Ir para conteúdo

1º Mochilão - Ajuda com roteiro Bolívia-Peru Jan/2013


Posts Recomendados

  • Respostas 24
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 1 mês depois...
  • Membros

voltei para pedir um help novamente,rs! :D

 

bom, estive conversando com as pessoas q vão me acompanhar na viagem e com alguns amigos q voltaram de la por agora, e decidimos fazer uma mudança e acabar espichando para o Chile. Pois, já que para ir de Cusco até Uyuni demoraria muito tempo, resolvemos passar esse tempo voltando por outros lugares novos, e não simplismente sair pulando de ônibus em ônibus em lugares já visitados pra chegar em Uyuni.

 

Assim, ao inves de fazer o retorno passando por Puno/Copacabana/La Paz de novo, a idéia é passar por Arequipa, Arica, e ficar uns dois dias em San Pedro para fazer uns passeios por lá.

 

Assim, a mudança fica a partir do 12º dia:

 

12º dia - Arequipa

13º dia - Arica

14º dia - San Pedro

15º dia - San Pedro

16º dia - Uyuni

17º dia - Uyuni

18º dia - Uyuni

19º dia - Potossi

20º dia - Sucre

21º dia - Santa Cruz

22º dia - Belo Horizonte

 

o que acham?

 

 

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Alguem sabe o tempo gasto e preços aproximados para os trajetos entre Cusco/Arequipa e San Pedro/Uyuni??

 

Pelo que andei pesquisando, normalmente é feito o passeio em Uyuni primeiro que já deixa o grupo no último dia em San Pedro. Como no meu caso estou fazendo o inverso, existe algum passeio em San Pedro que pode ser feita essa mesma logística?? Ou esse trajeto só pode ser feito por ônibus rodoviário?

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E ae galera, td bem?

Estou com meu roteiro pronto para o mochilão entre Bolívia e Peru! Tive que fazer algumas alterações no ultimo roteiro que tinha planejado, pois com esse novo roteiro consigo passar o reveillon em Cusco que é mais animado e tb conhecer o Salar de Uyuni e fazer o role de 3 dias por ele, o que não dava pra fazer pelo outro roteiro. Mas tb estou com umas duvidas estratégicas em relação a distâncias e caminhos para chegar de um local ao outro e vou aproveitar a duvida do Túlio e a experiencia de quem já viajou. Segue ortteiro, se poderem me ajudar eu agradeço muito!

16/12 – saída de São Paulo/GRU e chegada em La Paz no fim da tarde

16 a 19/12 – La Paz

19 a 20/12 – viagem de bus de La Paz a Uyuni – 12hs de bus a noite

20/12 – chegar em Uyuni já comprar a passagem de uyuni para arequipa e comprar o passeio 4 x 4 pelo Salar para sairmos naquela mesma manhã– fazer o maximo para não ter que se hospedar lá

20 a 23/12 – salar de uyuni

23/12 ou 24/12 – viagem de bus de Uyuni a Arequipa – 19 horas de bus a noite (acho que não tem passagem direto a arequipa..deve ter que ir a árica ou tacna e depois para arequipa)-confirmar o itinerário de bus!

24 a 26 ou 27/12 – Arequipa

27 a 28/12 – viagem de bus de Arequipa a Cusco – 9 hs de viagem a noite

28 a 01/01 – Cusco e MP – réveillon em Cusco!!!

01/01 a 02/01 – viagem de bus de Cusco a Puno – 8 hs de viagem a noite – tentar não se hospedar em Puno, apenas passear de dia e pegar o bus para Copa no mesmo dia se houver e depois ir de Puno a Copa - 4 hs de viagem de bus

02 a 04/01 – Copacabana e isla Del sol

04 ou 05/01 – Copacabana a La paz – 4 hs de bus e La paz – São Paulo/Guarulhos

Em La Paz e Cusco ficarei hospedada no Loki. Preciso de indicação de hostels em Arequipa, Copacabana e Isla del Sol, por favor!

Tenho algumas duvidas...se alguem que está com um roteiro mais elaborado ou que já teha ido poder me ajudar, eu agradeço muito:

1) Para viajar de La Paz a Uyuni é só de bus mesmo né? Será que existe a possibilidade de ir de avião?

2) O role de 4x4 pelo Salar de 3 dias, no ultimo dia eles nos deixam aonde saímos, ou seja, saímos de Uyuni e voltamos para Uyuni, certo?

3) Não existe bus direto de Uyuni a Arequipa, correto? Alguém sabe em qual cidade temos que trocar de bus? Ou existe a possibilidade de fazer parte do caminho de avião?

4) Compensa mais ficar hospedado em Copa e visitar a Isla e voltar no mesmo dia ou ficar um dia na Isla e fazer a trilha pela ilha?

Bem..e pra quem estiver nesses lugares nessas datas, nos veremos em breve!

Obrigada,

abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Elaine,

Seguem as sugestões que sei:

 

Em La Paz e Cusco ficarei hospedada no Loki. Preciso de indicação de hostels em Arequipa, Copacabana e Isla del Sol, por favor!

 

Arequipa:

 

The Point Arequipa Hostel - Avenida Lima 515 Vallecito Quartos Desde:$7.00

Hostal Real San Felipe - San Juan de Dios #304 Quartos Desde:$16.00

Posada de Cayma - Leon XIII -19 – Cayma Quartos Desde:$9.00

Buena Vista Hostal - Calle Ugarte 623 Quartos Desde:$10.00

Hostal Cayma - Urb.El Bosque No.18 Cayma Quartos Desde:$12.50

Hostal El Condor - Calle San Juan de Dios, 525

Hotel Real - http://www.arequipahotels.net/hotel-real - Calle Santo Domingo, 305 – Próximo à Plaza das Armas

Diária de S/ 70,00 o casal. Quarto Individual com banho privado + Café da Manhã

Posada Del Parque - http://www.posadadelparque.com - Calle Dean Valdivia, 238 – 4 quadras da Plaza das Armas

Diária de S/ 75,00 o casal. Quarto Individual com banho privado + Café da Manhã

*Tem lavanderia e uma agência de turismo na pousada

Home Sweet Home - http://www.homesweethome-peru.com - Calle Rivero, 509 – Diária de R$ 18,00 o casal.

Quarto Individual com banho privado + Café da Manhã

Los Andes Bed & Breakfast - http://www.losandesarequipa.com - Calle La Merced, 123 – Diária de S/ 50,00 o casal.

Quarto Individual com banho privado + Café da Manhã. Cozinha, bagageiro, lavanderia.

Arequipa Suites Plaza Hostal Portal de Flores 102, Plaza de Armas- http://www.asuitesplaza.com 30 soles, localização perfeita e ambiente perfeito também, em cima deste hostal estão o restaurante Terrace.

 

Copacabana/Isla del Sol:

 

Hotel Ambassador - C. Jauregui, fone 8622.216, 1p U$6,90, 2p U$13,85, café incluído, TV no 2º andar, banheiros privativos, quartos simples, limpos; bem localizado e satisfatório.

Residencial Rosário - Plaza 2 de Febrero, fone 8622.010, 1p U$2,30/3,85 (sem/com banheiro), café da manha entre U$0,75 (continental) e U$2,30 (completo), almoço ou jantar por U$1,55. Tem sala com TV e vídeo. Confortável, com preços melhores para grupos.

Hostal Center - Rua Principal, em frente a praça, U$ 4,5 (35 Bol) para duas pessoas com quarto duplo e banheiro privativo). A noite ir ao Café Bar Sol y Luna, Av. 16 de Julio 3.

Hotel Utama - (calle Michel Perez, esquina com San Antonio), 20 bolivianos (5 dólares), com banheiro privado e café da manhã.

Hotel Wendy Mar – 20 Bol por um quarto com cama box e banheiro privado. Alguns ainda têm vista pro Titicaca. O hotel é novo e muito bom.

Hotel Emperador – 10 Bls (2,5 U$)

 

1) Para viajar de La Paz a Uyuni é só de bus mesmo né? Será que existe a possibilidade de ir de avião?

 

Existem 4 maneiras de ir à Uyuni partindo de La Paz:

1º Bus convencional (La Paz> Oruro>Uyuni) - média de 100 bols - aprox. 16 horas de viagem.

2º Bus turístico (La Paz>Uyuni) - média 170 bols - aprox. 12 horas de viagem

3º Bus + Trem (bus: La Paz>Oruro + Trem:Oruro>Uyuni) - média 150 bols - 4 horas + 7 horas (se o trem não atrasar)

4º Aviãohttp://www.amaszonas.com - média de 960 bols - aprox. 40 minutos

 

2) O role de 4x4 pelo Salar de 3 dias, no ultimo dia eles nos deixam aonde saímos, ou seja, saímos de Uyuni e voltamos para Uyuni, certo?

 

Errado! vc pode optar pelo transfer até San Pedro do Atacama, aliás é o mais usual já que o tour pelo salar termina bem perto da fronteira com o Chile. Para voltar a Uyuni terá de encarar pelo menos 8 horas dentro de um 4x4 até lá (cansativo).

Outra dica importante é já carimbar a saida da Bolivia em Uyuni e evitar filas e ter de pagar propina na aduana boliviana, procure pelo posta da imigracion em Uyuni.

 

3) Não existe bus direto de Uyuni a Arequipa, correto? Alguém sabe em qual cidade temos que trocar de bus? Ou existe a possibilidade de fazer parte do caminho de avião?

 

Acredito que o mais fácil é ficar em SPA após o Salar e de lá ir pra Calama>Arica>Tacna>Arequipa (bus), ou pegar um vôo de Calama à Arequipa (sem que tem mas não sem qual companhia nem o valor). Outra opção é voltar a Oruro ou La Paz e de lá ir á Arequipa passando por Desaguadero, já na fronteira com o Peru.

Particularmente aconselho a primeira opção, pois os buses no chile são muito confortáveis, pontuais e geralmente as viagens são noturnas. Caso opte por La Paz> Arequipa sente do lado esquerdo do bus para curtir a paisagem do parque nacional Lauca (viagem diurna)

 

4) Compensa mais ficar hospedado em Copa e visitar a Isla e voltar no mesmo dia ou ficar um dia na Isla e fazer a trilha pela ilha?

 

Compensa fazer a trilha de qualquer maneira, nem que seja caminhando e parando o tempo todo por conta da altitude. Quanto a dormir na Ilha ou em Copa é uma opção que deve levar em consideração o horário que chegar e a oferta de lanchas para retornar. Aconselho reservar aproximadamente 5 horas para o trekking, pois o ritmo pode variar bastente de pessoa p/ pessoa.

 

Espero ter ajudado,

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Leo, vc ajudou demais!! eu postei minhas perguntas em varios lugares pq estava preocupada com essas questoes e não conseguia esclarece-las...até surgir seu super roteiro e me ajudar muuuuito! hehe! Realmente vou aceitar sua sugestao...já ficar em SP do Atacama depois do role do Salar e de lá pegar o bus e fazer Calama, Arica, Tacna e Arequipa. Espero que os horarios dos buses meio que coincidam..pq quero me hospedar somente em Arequipa.

Aproveitando, vi no outro forum que vc disse que chove muito em dez/jan..serah que tem risco de não liberarem o passeio pelo Salar??!! Outra coisa, essa epoca eh frio na Bolivia e no Peru?? Obrigada mais uma vez Leo!! Abs!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Elaine,

 

Vc vai perder um dia todo no deslocamento até Arequipa. Saia as 20h ou as 22h (nã me recordo) de SPA no bus da TurBus para Arica (9 horas de viagem), vai chegar lá por volta das 5 da manhã, curta um pouco a cidade (vá ao morro de Arica ver do mirante o oceano pacífico) e pegue um taxi, isso mesmo: taxi, até Tacna pois assim o tempo que vai perder na alfândega é bem menor (cerca de 1h) do que ter de esperar 40 pessoas do busão passar por ela e o preço nem é muito diferente assim, vc pega este taxi no terminal internacional de Arica, em Tacna vc embarca para Arequipa de hora em hora, então são várias opções e o tempo de viagem até lá é de aprox 7 horas, ou seja: 1ª noite no busão de SPA>Arica e 2ª noite já em Arequipa.

O risco de parte do passieo ao Salar estar interditado é real, mas trata-se da parte alagável do salar, ou seja, toda aquela área branca de sal propriamente dita. Isso acontece por dois motivos: a penetração da água é mais lenta na camada de sal e a área alagada pode ser muito funda para se transitar, outro motivo é que mesmo em lugares onde a lâmina d`agua não seja espessa, o sal pode esconder crateras do tamanho de um 4x4 e portanto muito perigoso.

De qualquer maneira não desconsidere o passeio, o máximo que pode acontecer é ter de circundar a parte do salar alagada ao invés de passar por ela propriamente dito, mas esta parte é só o primeiro dia dos 3 dias de passeio, ou seja, tem muita coisa linda de se ver com ou sem muita chuva.

Dez/Jan é verão na Bolívia e no Peru assim como no Brasil e portanto tem muitas chuvas. Mas não se engane com o fato de ser verão, pois no que se refere a temperatura eles tem um verão bem esquitinho, rssrs. Dá uma olhada nas temperaturas e chuvas de cada país:

Bolívia

20120919233641.JPG

Peru

20120919233658.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...