Ir para conteúdo

PERU - Cusco - Machu Picchu (5 dias) - Relato de viagem e passeios na cidade (com fotos)


Posts Recomendados

  • Membros

cusco.png

 

63993446.png

 

Vou contar minha experiência em Cusco (14-18 de Junho de 2012 - Programa Urbano - Casal)

 

 

 

Dia 01 - Hospedagem (Royal Inka II - Plaza Regocijo - 50-100m da Plaza de Armas), Descanso e dia livre.

 

gedc2369.jpg

Foto 1 - Fachada do Hotel - Royal Inka II - Plaza Regocijo, 299

Diária Doble (casal) R$ 192,00

(o hotel foi para mim uma grande surpresa, pois compramos o pacote com tudo incluso em uma promoção de site de compras coletivas, não esperava tanto, surpresa BOA)

 

 

gedc2341z.jpg

Foto 2 - Interior - Jardim de Inverno

 

Saímos do Hotel (eu e Márcia, minha namorada) e decidimos andar pelas redondezas, imediatamente ao lado do hotel notamos vários caixas ATM, há também no terminal terrestre (rodoviária) e por todo o centro, ao menos não tivemos preocupação nenhuma quanto à isso. Conhecemos o Museu do Chocolate e do Cacau (Calle Garcillaso, 210 no 1º andar) onde pode-se tomar um chocolate quente e apreciar a vista da Plaza Regocijo

 

gedc2377a.jpg

Foto 3 - Vista da Plaza Regocijo - Museu do Chocolate e do Cacau

 

Após a parada para o chocolate quente, continuamos à subir a Calle Garcillaso e chegamos até a Plaza de San Francisco, onde por comemoração do Dias dos Pais havia várias barracas de comida (servindo Cuy e Cerveja Cusqueña). Curtimos as sacadas típicas, a Fechada do Templo de San Francisco de Asis, o Arco Santa Clara e experimentamos a saborosa Inka Cola (vale à pena experimentar, como diz uma amiga peruana: "tem gostinho de infância"). Atravessamos o Arco Santa Clara e chegamos à Plaza San Pedro, onde fica o famoso Mercado Municipal (Mercado de San Pedro), perca algum tempo passando de estande em estande e é ai que os souvenirs costumam ter preços bons (lembranças para amigos, parentes e coleção de imãs de geladeira).

 

 

gedc3212.jpg

Foto 4 - Arco Santa Clara

 

 

 

gedc2425.jpg

Foto 5 - Mercado de San Pedro

 

 

gedc2427.jpg

Foto 6 - Interior do Mercado de San Pedro

 

Saímos do Mercado já no final da tarde com a temperatura despencando ::Cold:: , sendo assim resolvemos retornar ao Hotel para banho e melhorar o vestuário (usei camiseta, blusa de fleece + jaqueta de Fleece, calça jeans com meias grossas e cachecol e deu para segurar legal o frio). A temperatura variou de 22ºC até 3ºC na madrugada, agradeço por não ter visto nem sinal de chuva em nenhum dos dias. Saímos para jantar (Filet ao molho madeira e Massa), não quisemos arriscar nada de diferente no primeiro dia. O friozinho bom pediu chocolate quente, paramos na Calle Plateros pertinho da Plaza de Armas, muito bom. De lá continuamos nosso passeio pela Plaza que fica linda durante à noite e pelas lojas locais (que fecham as 22h - horário local), já cansados pela viagem retornamos ao hotel e fomos dormir.

 

 

Dia 2 - Hotel e Dia Livre para Passeio

 

Começamos o dia cedo, 8h da manhã a fanfarra passou bem debaixo da janela e era tudo festa, comemoração de finados + comemoração do dia dos Pais. Tava valendo tudo... hora de acordar. Café da manhã no hotel com direito a montagem do omelete - tipo "escolha os ingredientes" (cuidado com as pimentas "Aji"). Como bons turistas de primeira viagem, Guia debaixo do braço (utilizamos para essa viagem o Guia Visual PERU da Folha de São Paulo (posteriormente descobri o Guia Criativo para o Viajante Independente na América do Sul, que contém muito mais informações sobre Cusco do que o anterior e digamos que se complementam)), fomos procurar pelo mapa oficial da cidade e informações turísticas, principalmente onde poderíamos comprar o tal BOLETO TURÍSTICO (Boleto turístico é o ingresso de Cusco para vários parques e museus, custa 130 Nuevos Soles e tem validade), não vou contar sobre o Boleto, pois pode haver alguma variação nas localidades e é um prazer descobrir coisas novas por si só, mas vou dar a dica de onde encontrar tanto o mapa (gratuito), quanto o boleto (S / 130) e ainda por cima ser muitoooooo bem atendido.

 

Información Turística Oficial Dir cetur Calle Mantas, 117 Tel. 222032

 

 

gedc2470c.jpg

 

FOTO 7 - Dir Cetur

 

 

gedc2473.jpg

FOTO 8 - Comemoração Finados na Calle Mantas

 

Após uma pausa para conhecermos o comércio das redondezas, apreciarmos o cortejo de finados e tirarmos várias fotos, decidimos "descer" pela Av. El Sol (principal Avenida de Cusco).

 

Pausa obrigatória - Convento de San Domingo - Templo Mayor Inca de Qorikancha (reserve a manhã ou tarde para conhecer o convento com calma e aprecie tanto as maravilhas Incas, quanto as maravilhas Espanholas) o Ingresso para Qorikancha custa (S/ 10) e pode-se optar pelo passeio guiado.

 

 

gedc2570.jpg

FOTO 9 - Qorikancha

 

 

gedc2566.jpg

FOTO 10 - Templo del Sol - Qorikancha (conta a lenda que suas paredes eram banhadas à ouro)

 

 

gedc2529.jpg

FOTO 11 - Vista do Interior de Qorikancha

 

gedc2547.jpg

FOTO 12 - Qorikancha - Jardim

 

Se continuar descendo pela Av. El Sol poderá encontrar o Centro Artesanal de Cusco com suas barracas que vendem de tudo, inclusive prataria.

 

 

gedc2519.jpg

FOTO 13 - Centro Artesanal de Cusco

 

 

gedc2520.jpg

FOTO 14 - Centro Artesanal de Cusco - interior

 

Mais além ainda, não sei se lá é o final ou o início da Av. El Sol, está o Monumento Pachacutec, que conta a história do grande Imperador Inca (acredita-se que seja o responsável pela construção do Sítio de Machu Picchu). Entrada (S / 2)

 

 

gedc3141t.jpg

FOTO 15 - Monumento Pachacutec

 

Vale chamar a atenção pelas pinturas espalhadas pela Av. El Sol

 

 

gedc3189.jpg

FOTO 16 - Av. El Sol

 

gedc2516.jpg

FOTO 17 - Av. El Sol

 

gedc2477a.jpg

FOTO 18 - Av. El Sol

 

UMA DICA ESPECIAL

 

Um dia antes de irmos à Machu Picchu, decidimos fazer uma pequena "imersão" e visitamos o Museu de Machu Picchu, lá existem fotos da descoberta do sítio, peças, fotos atuais, mapas, documentos das expedições, enfim, muito bacana de se conhecer e com certeza fez toda a diferença em nosso passeio no dia seguinte

 

 

gedc2582.jpg

FOTO 19 - MUSEO MACHU PICCHU - CASA CONCHA (entrada S/20) Lunes a Viernes 8-18h (Calle Santa Catalina Ancha, 320)

 

OBS. Cuidado com os dias e horários dos museus, nem todos abrem aos finais de semana...

 

Após nossa Peregrinação, o dia estava terminando e era hora de jantar. Fomos de Pizza. Apreciar o comércio local sem pressa e curtir a Plaza de Armas e as informações ali contidas (Tupac Amaru - último imperador Inca, sua família e seus "capitães", foram degolados na Plaza de Armas e na Plaza Regocijo), além de descobrirmos que onde foi a prisão de Tupac Amaru ao lado da Compañia de Jesus, hoje é a Faculdade de Direito de Cusco, um baita valor simbólico. Para terminar a noite, um Café na Starbucks Cusco - Plaza de Armas.

 

Dia 03 - Ollantaytambo - Águas Calientes - Machu Picchu

 

O terceiro dia começou muitoooooo cedo, 4h da manhã nossa guia nos aguardava com uma Van para irmos até a Estação de trem de Ollantaytambo, tudo extremamente organizado e pontual. Fomos de Inca Rail (http://www.incarail.com) no vagão executivo. Serviço de bordo: suco ou água, chocolate com castanhas e bolacha sabor parmesão, simples, porém, agradável. Boa oportunidade para tirar fotos, filmar o trajeto e bater papo com os passageiros que o tempo todo foram bem animados.

 

 

gedc2662.jpg

FOTO 20 - Estação de Águas Calientes - INCA RAIL

 

 

Descemos do trem, avistamos uma placa com todas as sinalizações e em seguida encontramos nossa guia. Atravessa-se uma ponte e pronto, você está no terminal Águas Calientes de ônibus com destino à Machu Picchu (U$ 16 a passagem, preço salgado... ::ahhhh::

). Chegando em Machu Picchu (9h) a guia nos orienta a deixarmos roupas de frio e demais coisas em uma mochila no guarda-volumes (S / 5), usarmos os banheiros (S / 1) e levarmos somente o necessário, lembrando que não é permitido alimentar-se no sítio, portanto, é uma boa hora para parar na lanchonete. Nossa visita guiada durou 3 horas e depois disso decidimos ficar até o final do dia em Machu Picchu (lógico ::hahaha:: ), fomos até a Ponte Inca (o início da trilha fica à direita de quem sobe para a casa do "Guardião" e vale à pena de ser feita (duração: 1h - ida e volta) - vide foto abaixo, realmente os Inkas não tinham medo de altura... ::essa:: ) e voltamos para Águas Calientes em tempo de pegar o almoço (às 16 horas).

 

capach.png

 

DICA- Se o intuito for fazer belas fotos do sítio, opine pela manhã para que possa pegar o SOL no LESTE (direita do sítio) e dar volume às formas. O sol do meio dia cria sombras bem duras e o do final da tarde fica ofuscando suas fotos dependendo do local onde estiver (pára-sol obrigatório). Procure chegar bem cedo no sítio e vir embora bem tarde.

 

gedc2943m.jpg

FOTO 21 - Sítio de Machu Picchu - A "cereja do bolo" do passeio - Entrada S/128 (Horário de entrada no Parque - 6:00 - 16:00)

 

 

gedc2756.jpg

FOTO 22 - Huayna Picchu

 

 

gedc2729.jpg

FOTO 23 - A casa do "Guardião" - Motanha "Machu Picchu" à esquerda da casa

 

 

gedc2796.jpg

FOTO 24 - Huayna Picchu (Montanha Nova) - Sítio de Machu Picchu

 

 

gedc2707.jpg

FOTO 25 - Sítio de Machu Picchu

 

 

gedc2708.jpg

FOTO 26 - Machu Picchu

 

 

gedc2724.jpg

FOTO 27 - Templo del Sol - Tumba Real

 

 

gedc2763.jpg

FOTO 28 - Intihuatana - Praça Sagrada

 

 

gedc2766.jpg

FOTO 29 - Porta de Entrada da Cidade de Machu Picchu

 

 

gedc2928.jpg

FOTO 30 - Vista de Machu Picchu à partir da casa do Guardião

 

 

gedc2942.jpg

FOTO 31 - Área Agrícola de Machu Picchu - Casa - Márcia e uma das Lhamas do Parque (são mansas, porém, arredias)

 

gedc2856.jpg

FOTO 32 - Ponte Inca (trilha pirambeira, merece respeito e cuidado em alguns trechos)

 

 

gedc2878.jpg

FOTO 33 - Parada na Trilha para a Ponte Inca

 

 

Sobre Águas Calientes - é uma cidade bem simpática e não somente o lugar onde se embarca para Machu Picchu, possui banhos termais e várias lojas com quadros e artesanato local, além de boa culinária. Aproveite para conhecer.

 

 

gedc2964.jpg

FOTO 34 - Rio Urubamba - Águas Calientes

 

gedc3013.jpg

FOTO 35 - Rio Urubamba - Águas Calientes

 

 

gedc2975.jpg

FOTO 36 - Águas Calientes

 

 

gedc3003.jpg

FOTO 37 - Águas Calientes

 

 

gedc2991.jpg

FOTO 38 - Comércio em Águas Calientes

 

Voltamos para Ollantaytambo onde nossa VAN nos aguardava....porém....após ver fotos de "Ollanta" fiquei com vontade de voltar para conhecer e passar ao menos 1 dia ou 2 nas proximidades, considerem isso...

 

Final do Dia 03, acabados de cansaço, porém, com alma revigorada.

 

Obs. Mesmo ligeiramente acostumados com altitude em Cusco, essa ida e volta para Machu Picchu nos provocou um ligeiro SOROCHE, mas nada que uma garrafa de OXISHOT (Oxigênio medicinal vendido em farmácias variando de S/17 ~ S/36 dependendo do volume) e umas Sorojchi Pills não resolvessem (advertência sobre as Sorojchi Pills - contém Ácido Acetil Salicílico AAS - "Aspirina" - pessoas que possuem reação à Aspirina, AAS e afins são proibidas de tomar) e aproveitando o adendo medicações, a tal pílula contra enjoo que eles vendem em terminais rodoviários é o nosso "PLASIL" - metoclopramida (anti-emético, contra vômito) e não medicação contra ENJOO, se você sofre desse mal, leve a sua medicação de costume, consulte seu médico de confiança para prescrever.

 

gedc3039.jpg

FOTO 39 - Márcia e o OXYSHOT

 

Dia 04 - Cusco - dia livre

 

Devidamente descansados do dia anterior, café da manhã pelo hotel e vamos bater perna.

 

Hoje é dia de arte, vamos conhecer o bairro de San Blas (Cuesta San Blas) o bairro dos artistas. Aqui compensa vocês perderem ao menos um dia. Em cada porta uma história. Pinturas, cerâmica, Camisetas com estampas lindas e muita arte e artistas. A Escola de Cusco é focada na Arte Sacra e os tons do céu retrados nas imagens são apocalipticos, com muito marrom e dourado...

 

 

gedc3051.jpg

FOTO 40 - Cuesta San Blas

 

 

gedc3053.jpg

FOTO 41 - Bairro de San Blas (Cuesta San Blas)

 

 

gedc3075.jpg

FOTO 42 - Bairro San Blas

 

 

gedc3105.jpg

FOTO 43 - San Blas - Cuesta San Blas

 

Após nossa ida à San Blas, fomos curtir mais um pouco a Plaza de Armas, conhecer vários Hostels (pensando em voltar) e o comércio das ruas próximas.

 

Bem próximo à Plaza de Armas está o Museo Inka (Cuesta del Almirante, 103) Lunes a Sabado - 8 - 19h (S/10), onde além de apreciar toda a cultura Inca da região de Cusco, pode-se cohecer objetos das outras culturas ex. Chavín, múmias, maquetes de Machu Picchu, História dos imperadores Incas, móveis da época espanhola cobertos por pérolas, cerâmicas e peças de decoração para venda e muita coisa bacana...

 

 

gedc3237.jpg

FOTO 44 - MUSEO INKA

 

 

gedc3243.jpg

FOTO 45 - MUSEO INKA

 

Não deixe de conhecer a famosa Pedra dos 12 ângulos (Calle Triunfo - Calle Hatunrumiyoc) e as pedras que se tornam verdes no solstício de inverno e representam a trilogia INCA: Puma, Condor, Serpente.

 

 

 

gedc3041.jpg

 

FOTO 46 - Pedra dos 12 ângulos (Márcia e eu)

 

Noite: jantar - pizza com pasta de Alho....deliciosa (S/18)

 

 

gedc3127.jpg

FOTO 47 - Pizzeria (Calle Plateros)

 

Dia 05 - Cusco - dia Livre

 

Dia de Conhecer à fundo a Plaza de Armas (Catedral, Compañia de Jesus) e tempo para fotografia

 

A Catedral é um espetáculo (ingresso S/25), merece uma visita sem pressa e atenção ao altar de 400kg de prata e o Senhor dos terremotos (Jesus Negro) que está em uma Catedral lateral na Nave principal. Pode-se conhecer as criptas onde estão os corpos dos sacerdotes e em cada igreja lateral da grande nave um tema com várias artes. Na igreja do Triunfo (nome dado para lembrar a vitória Espanhola) estão as cinzas do historiador Garcilaso de La Vega.

 

 

 

gedc3024.jpg

FOTO 48 - Catedral - Plaza de Armas

 

 

gedc3111.jpg

FOTO 49 - Plaza de Armas - Compañia de Jesus

 

 

gedc2488.jpg

FOTO 50 - Compañia de Jesus - Plaza de Armas

 

 

gedc2498.jpg

FOTO 51 - Compañia de Jesus

 

 

gedc3228.jpg

FOTO 52 - Márcia com as crianças

 

 

gedc2581.jpg

FOTO 53 - Calles de Cusco

 

 

gedc3186.jpg

FOTO 54 - Cusco - "umbigo do mundo"

 

E para finalizar, nos últimos momentos de curtição na Plaza de Armas, descobrimos um "BONDINHO" que faz o City tour, mas ficou para a próxima...fica a dica

 

gedc3257.jpg

 

FOTO 55 - Tranvia de Cusco

 

 

Espero que tenham gostado, foi meu primeiro post aqui no FORUM .

 

gedc2578.jpg

FOTO 56 - CUZCO

 

 

Grande Abraço

 

"Silveira"

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 24
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

  • Membros
::otemo:: Otimas as fotos, parabéns!!! fiquei mais ancioso por essa viagem e valew pelas dicas de fotos em MP.

 

 

Obrigado pelos elogios KIRL, em breve estarei concluindo um blog com toda a história detalhada (espero concluí-lo antes do final do mês ainda) e quem sabe algo não aparece de útil ou dica nova. Assim que estiver mais ou menos eu envio o link.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...