Ir para conteúdo

São Miguel das Missões - Gramado & Canela - Porto Alegre

Posts Recomendados

• Membros

Um dia “caiu a ficha” que se eu ficasse em casa nas férias esperando meus amigos me chamarem para alguma viagem bacana, eu não iria nem na esquina. Então resolvi fazer um roteiro turístico por conta própria e sozinha. A princípio iria para Buenos Aires e Bariloche, mas depois de leituras em vários sites e sabendo que meu espanhol não é grandes coisas, resolvi mudar o roteiro e conhecer: RIO GRANDE DO SUL. O roteiro RIO GRANDE DO SUL incluia: São Miguel das Missões, Gramado & Canela, Porto Alegre.

Saí no dia 19 de julho de 2012 de Belo Horizonte para ir a São Miguel das Missões. Recomendo pegar o voo até Caxias do Sul, de lá ir para Santo Ângelo e depois ir para São Miguel das Missões.

São Miguel das Missões é uma cidade onde tem as ruínas jesuítas da redenção de São Miguel Arcanjo.

20120805002440.JPG

As ruínas têm aproximadamente 300 anos de história e a cidade é considerada Patrimônio da Humanidade. Lá você pode visitar a fonte missioneira e ir algum benzedor local. O local das ruínas tem fama mística. O espetáculo Som & Luz é feito a noite nas ruínas, é bem simples, mas achei uma gracinha. A cidade é bem pequena, mas fiquei encantada. Algumas pessoas reconheceram que não era gaúcha e perguntavam:

De onde você é?

De Belo Horizonte.

Lá das Minas o povo sabe de São Miguel das Missões?

Sim, São Miguel é longe, mas é famoso.

Baaaaaá! ::hãã2::

Queria ter conhecido a aldeia indígena Guarani, mas ficava a 30 Km do local que fiquei hospedada (hostel credenciado HI, aliás o hostel de melhor infraestrutura que já me hospedei ::cool:::'>), não tinha condução até lá. Eles são muito pobres, então quando posso compro alguns produtos para ajudar e dar presentes para os outros, principalmente crianças: eles adoram arco e flecha.

Então fizeram uma propaganda da cidade de Santo Ângelo, resolvi saí mais cedo de São Miguel e ir para Santo Ângelo continuar minha aventura. Mas fiquei decepcionada. A cidade não tinha o mesmo clima de São Miguel. O museu tinha suásticas e algumas placas da cidade tinham suásticas pichadas ::ahhhh:: !. Fui tratada bem, mas não gostei da cidade. Aí que aumentou mais minha saudade de São Miguel.

Saí rapidinho de Santo Ângelo e fui para Gramado (caso alguém queira fazer isto, pegue o ônibus para Caxias do Sul e depois pegue outro ônibus para Gramado).

Cheguei em Gramado e comecei a me sentir bem novamente. Adorei ter ficado em Gramado, achei tudo lindo. Fui a vários museus que a cada ano parecem aumentar mais. O lago Negro é muito romântico. Caso esteja em mais de uma pessoa seria mais legal alugar um carro, principalmente para conhecer Canela, pois os passeios das agências de turismo de lá não incluem vários parques, sempre deixam um ou outro de fora. Tem algumas agências que fazem passeios personalizados, saem mais caros, mas achei a ideia interessante.

Por exemplo: Fiz o Tour Uva & Vinho pela Agência Jardineira das Hortênsias, saindo de Gramado passando por vinícolas (incluindo um curso ligeiro de degustação de vinho na Miolo) e lojas especializadas em Garibaldi, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa (roupas bem mais baratas que em Gramado). Adorei o passeio, mas perdemos um tempo na loja da Tramontina (para quê ver faqueiro se vc não pode levar no voo?). Uma outra colega de quarto, fez esse mesmo passeio por uma agência chamada Entre Amigos, então eles trocaram a Tramontina e foram para Nova Petrópolis e “sem querer querendo” assistiram um espetáculo os povos da nação. Ela contou que foi lindo. Eu não consegui ir para Nova Petrópolis, pois não tinha mais vaga na Jardineira das Hortênsias.

Fiz o passeio Itaimbezinho pela Jardineira. Nossa! Muito bom ver aquelas cachoeiras, o canyon Itaimbezinho, as plantas da Mata Atlântica e muitas araucárias. Muito bom. E o guia que foi comigo sabia informar muito bem, dá para perguntar até não poder mais. O canyon fica em São Francisco de Paula. Algumas agência incluem o tour Fortaleza, outro canyon que, pelas fotos, parecia ser muito lindo, mas eram bem longe e, me contaram, que o parque deste canyon não tem boa infraestrutura. O parque de Itaimbezinho tem uma maquete simples mostrando várias canyons entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina ::otemo:: .

Em Canela dá para conhecer o Parque Cascata do Caracol, Castelinho Caracol (local onde fica a casa da família Frazen que construiu a casa se pregos e vendem o Apfestrudel com sorvete), Parque do Pinheiro Grosso (tem um pinheiro lá de 700 anos, lindo), Parque da Ferradura (não pude conhecer devido a falta de tempo), Mundo a Vapor, Parque das Sequóias (não pude conhecer, pois avisaram que estava fechado depois que um tornando derrubou inúmeras sequoias e só sobraram umas 10); o Alpen Park (sem graça, acho mais interessante juntar dinheiro para ir Beto Carrero ou Disney), Catedral de Pedra (tem forte influência maçônica)...tem outros passeios lá mais foram este que mais me chamaram a atenção.

Alguns locais tem serviço (em alta temporada, em baixa tem que confirmar) de transporte gratuito para turistas. Inclui: Parque Floryball (lá tem patinação na pista de chocolate e cinema 7D), vários restaurante (Garfo & Bombacha, Foundies e Cafés Coloniais), Museu dos Cristais (dá para ver um Pórtico via Nova Petrópolis e tirar foto lá), Fábrica Lugano de Chocolate e algumas lojas que vendem vinhos e queijos.

Em Gramado tem muitas fábricas de chocolate, mas a que mais gostei foi a da Lugano, chocolate mais encorpado, sem ser aquele gosto açucarado. O chocolate quente deles é bom.

Adorei de muitos locais que fui: Museu da moda, Minimundo, Mundo Encantado (lembra presépio do Pipiripau), Museu de Cera, Museu dos Carros Antigos, Museu Supercarros (esse eu gostei muito, dá vontade de andar nos carros, mas é caro!), Museu & Pub Harley (só motos, também muito bom o clima do local), Lago Negro. Mas alguns não foram tão interessantes para mim: a Aldeia do Papai Noel (legal, mas bem voltado para crianças) e Museu Medieval (não vale o valor da entrada que você paga, o castelo é minúsculo e você não pode tirar foto de quase nada; o nome deveria ser Museu de Facas e Brasões. Interessante a história do proprietário do castelo que o construiu e forja armas, mesmo assim não vale o valor que se paga :| ).

A noite tem uns bares bacanas para sair lá. Um dia fomos ao BillBar, bar com boliche e sinuca. Estava bom, mas tinha um pequeno detalhe: eram 7 roqueiros e só tocava pagode ::carai:: . Até que um dos rapazes resolveu mexer no sistema de som. O segurança ficou irado. Quase fomos expulsos e fomos chamados de revoltados contra o sistema. ::lol4::

Caso você não seja rico, fuja das lojas da Av Borges de Medeiros, pois é tudo escandalosamente caro lá. È um absurdo. ::bad::

Para uma mineira de Belo Horizonte, o clima estava frio, mas para os gaúchos de Gramado o clima estava quente. Eles estão acostumados a temperaturas de 5°C durante o dia e -5°C a noite (ano anterior nevou duas vezes no inverno ::Cold::). Mas durante a minha estadia temperatura durante o dia chegava a 10°C, ou seja, sem chance de neve.

Gostei tanto de Gramado que não quis que acontecesse como aconteceu com São Miguel e mudei o meu número de hospedagens para mais e acabei ficando somente um dia em Porto Alegre.

Fiquei uma segunda feira lá e não pude ir a museus, pois estava fechado. Mas deu para ir ao passeio de barco no lago Guaíba, que é legalzinho: dá para ver a casa dos riquinhos de PoA, a dos pescadores e invasores. Pude dar um passeio pelo centro da cidade, foi neste momento que percebi uma falha no meu roteiro. Deveria ter colocado Porto Alegre em primeiro lugar no roteiro, pelo menos dois dias, para comprar coisinhas como gorros, luvas, blusas e queijos coloniais. Comprei tudo em Gramado e foi três vezes o valor de Porto Alegre. Uma luva em Gramado custava 60 reais, mas em PoA custa 18 ::toma:: .

Só fiquei preocupada com a localização do Hostel de PoA. O hostel é ótimo, mas a noite ficam travestis nas ruas (por volta das 20 horas), portanto não é seguro ficar sozinha neste bairro a noite. Fiz amizade com outros hóspedes e andei acompanhada.

Dia 31 de julho voltei a Belo Horizonte. Fiquei muito cansada fisicamente, mas minha mente estava no céu. Achei os rapazes bonitos ::love:: e as mulheres elegantes :evil: .

Pretendo ser mais cautelosa em próximos roteiros de vários dias, mas gostei tanto do Sul que pretendo voltar mais para conhecer mais as Missões e ir para os Pampas.

As dicas de Gramado coletei aqui nos mochileiros e fico muito grata de terem de me ajudado, assim que possível desejo ajudar outros também ::otemo:: .

Boa viagem a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros de Honra

Oi, Carla. Ajudou sim, obrigado pelo relato. Minha esposa já conhece Gramado e vamos juntos agora em novembro. Ela disse que dá para achar coisas bem em conta lá, talvez você não tenha tido tempo suficiente para procurar. Bom saber que o cânion foi legal, estamos pensando em tirar um dia de Gramado para irmos até lá. Quando puder, volte a Gramado entre novembro e janeiro, pelo que ela me disse o Natal Luz é imperdível.

Creio que o RS tenha mesmo muito a ser visto. Dessa vez iremos por apenas 4 dias, mas pretendemos passar um período maior no futuro, São Miguel parece ser bem legal.

Abraços.

Link para o comentário

• Membros

Alguns sites ::hãã2:: :

www.citral.com.br (Viação que transporta até Gramado)

www.rodoviáriasantoangelo.com.br (cidade anterior a São Miguel das Missões)

www.ouroeprata.com.br (viação que faz transporte até Santo Ângelo)

www.minimundo.com.br

www.mundoencantadoparque.com.br

www.observatorioecologico.com.br (observatório do Parque Cascata do Caracol)

www.agroturismogramado.com.br (não fui pela esta agência, mas parece um turismo mais rural, parece legal)

www.parqueterramagicaflorybal.com.br (Território dos Chocolates, tem cachoeira de chocolate, é pequeno; o cheiro de chocolate é perceptível).

www.florybal.com.br (tem outro parque temático deles com patinação na pista de chocolate e Casa dos Horrores; não deu tempo para eu ir).

www.museudeceradreamland.com.br (Grupo Beto Carrero)

www.supercarros.cc (Grupo Beto Carrero)

www.harleymotorshow.com.br (Grupo Beto Carrero)

www.castelinhocaracol.com.br (Família Frazen)

www.mundoavapor.com.br

www.museudamodadecanela.com.br

www.vitoriatur.tur.br

[email protected]

www.giordaniturismo.com.br (Passeio Maria Fumaça)

www.miolo.com.br

www.garfoebombacha.com.br (custa uns 98 reais, com transporte e alimentação, só bebidas parte; não deu tempo para ir)

www.papainoel.com.br (Aldeia do Papai Noel)

www.epopeiaitaliana.com.br (Parque de Bento Gonçalves, não fui, pois só fiquei sabendo dele quando fiz o Tour Uva & Vinho).

Ingressos:

O Alpen Park não tem ingresso para entrar no parque, mas você paga para ir aos brinquedos e os valores são a partir de 16 reais. O Museu do Cristal, Museu do Perfume e a Fábrica da Lugano também não se paga para entrar ::otemo:: .

Aldeia do Papai Noel, Minimundo, Museu Medieval, Mundo Encantado: 16,00.

Mundo a vapor: 16,00 (aceita carteirinha de estudante).

Museu da Moda: 25,00.

Museu de Pedras & Minerais: 10,00 (vc ganha uma pedrinha)

Castelinho Caracol (Família Frazen): 8,00

Parque do Caracol: 12,00 – Elevador Panorâmico para ver a Cascata: 9,00.

Museus Dreamland, Supercarros, Cera e Harley Motorshow: 60,00 (pacote com os 4 ingressos, pois cada ingresso separado fica uns 25 ou 30 reais; pertencem ao Grupo Beto Carrero).

Reino do Chocolate: 5,00 (mas o valor é abatido na compra de produtos).

Vinícola Miolo: 10,00 (mas 5,00 do valor é abatido na compra de produtos da marca Miolo).

Parque Nacional Aparados da Serra: 6 reais (para conhecer o cânion Itaimbezinho).

Florybal (Território dos Dinossauros): 30,00 (com direito a andar no DinoCarro) (o ingresso para o cinema 7D custa uns 15 reais).

Parque Municipal do Pinheiro Grosso: 6,00 (araucária de 700 anos).

Em Canela, durante o período de 13 a 29 de julho acontece a Festa Colonial, também em Nova Petrópolis. A festa tem shows típicos e feiras.

Em São Miguel os ingressos são 5 reais (um para conhecer as ruínas e outro para assistir o espetáculo Som & Luz).

Em Porto Alegre, gostei da loja Vitória Bijouterias (fica no centro, av Andradas, 1332) para comprar luvas e chapeus. São materiais bonitos e mais baratos que em Gramado. No Mercado de PoA tem queijos coloniais mais baratos que em Gramado. Final de inverno é bom para fazer compras no Shopping Total e no centro, os casacos de lã batido e tweed estão com desconto.

Na loja Gallego dá para comprar lenços e luvas, mais simples e baratos. São várias lojas no centro com diversos tipos de lenços e luvas. Vale a pena conferir antes de ir a Gramado & Canela no inverno.

Doce de leite no Sul é MU-MU. Adorei! ::otemo::

Abraços!!!

Link para o comentário

• 5 meses depois...
  • Membros

Olá, Carla!

Estou programando uma viagem parecida com a sua, mas com roteiro inverso rsrs

Dá pra fazer tour pelas vinícolas sem agência e sem carro alugado? - quero dizer, existe transporte público para isso?

Quero conhecer a Casa Valduga, e a Maria Fumaça não passa por ela...

Outra pergunta! O pessoal do hostel em São Miguel das Missões te deu dicas pra fazer passeios por lá? Você conheceu alguém que fez a caminhada missioneira?

obrigada!

Link para o comentário

• 7 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...