Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Olá Danilo!

 

Realmente, continua assim. Não há cobrança por montanha ou por dia de permanência. A cobrança de entrada/estacionamento é feita por pessoa e depende do horário de entrada, conforme a tabela divulgada (antes ou depois das 7h da manhã - ou seja, acordar o Dilson mais cedo custa mais caro - ele ganha assim hora-extra). É um absurdo a cobrança e deve estar rendendo um bom lucro pois a quantidade de gente que tem ido prá lá todo FDS é absurda... No feriado da páscoa/2011, segundo relato de amigos, contavam-se mais de 40 barracas só no A1 e A2 e proximidades... ::ahhhh::

 

O acesso pela Fazenda da Bolinha tem sido mais barato (R$ 3,00/pessoa). De brinde você ganha a companhia de alguns cães-guia :mrgreen:

 

Abraços!

Salve salve Getúlio,

Infelizmente feriados são proibitivos p/ visitar o Pico. Imagina a zona que não vira aquilo.......... ::putz::::grr::

 

Não que acampar ao lado de 40 barracas seja problemático, já tive experiências em El Chaltén - Argentina com muito mais barracas e o lugar eram um santuário, mas a grande maioria que costuma visitar o PP aos feriados não clama pelo sossego.

 

 

Bons tempos quando se podia ir em pleno carnaval e acampar no Caratuva assim:

20110706093324.jpg

Conjunto de barracas a esquerda são nós: Marcão (marcospfl) com seu irmão e primo, e meu irmão e eu.

 

Mas fazer o que né?! Bora continuar nossas vias. ::otemo::

 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pois é Danilo,

 

Justamente o ponto onde queria chegar. Não é somente o fato da quantidade de pessoas (o que para os locais de acampamento possíveis na região do PP já é problemático em razão da degradação causada) mas pela quantidade de "zueira" que lá se encontra, especialmente nos feriados prolongados.

 

Infelizmente, levando em consideração a definição do termo, não se fabricam mais montanhistas como antigamente... ::vapapu::

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Farofagens à parte, o máximo que já fiz nesta área foi comer miojo chips! ::hahaha::

 

E... teve uma vez, há vários anos, fiz um serviço number 2 que não cobri adequadamente. Mea culpa. ::prestessao::

Mas hoje já sou mais consciente.

 

Quanto à questão da farofagem, tem o farofa ignorante e o farofa maloqueiro. Acho que deveria ter um cartaz na casa do sítio (não na entrada da trilha, porque aí ninguém vai ler) com as regras básicas de conduta, e avisando do risco de punição aos meliantes. E aos que, mesmo com advertências, persistirem no erro, o lance é tirr foto na moita, e passar ao Dílson (que terá todo o prazer em avisa o IAP, nesta parte, ponto pra ele) ou até mesmo ao próprio IAP. Já vi relatos dele botar no tronco junto ao IAP um pessoal que cortou lageana porque elas estavam atrapalhando a armação de barracas pouco antes da bifurcação de acesso ao Caratuva, e eles tiveram que desembolsar 1500 pila.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • Membros

Estive no PP ontém, levantei informações por aqui sobre a trilha que ajudaram muito!

 

Meu primo Castanha e eu chegamos no Dilson as 22:00hs, em cima do horário de fechamento. Se atrasássemos facilmente seríamos barrados na fazenda, o horário de fechamento das 22h as 7h é regra.

Iniciamos a subida ás 4h30m e chegamos depois de 7h10, indo devagar para preservar o joelho, rs. Pegamos um tempo excelente, aberto, pouquíssimas nuvens que se concentravam abaixo, sentido baía de Antonina. Apenas uma barraca estava no pico. Na volta encontramos 2 grupos subindo, um que caminhava para dormir no A2 e outro armado no A1, ambos fariam cume dia seguinte. Voltamos em 7hs e chegamos no Dilson ás 21h.

 

Pegamos água no A2, resquícios da chuva de final de ano, que salvou, pois do contrário haveria escassez até voltar para a bica (7h depois ... com apenas 2 litros = um copinho de agua de 290 ml por hora, muito pouco para o verão e um sol pra cada um!). Não achei boa a aparência das águas do costado do Caratuva, mas se eu tivesse o "clorinho" para limpar a água eu beberia na boa. Essa época do ano o Dilson disse que é menos frequentada, o inverno á mais requisitado. Tivemos sorte com a chuva e com o visual, pois hoje o tempo voltou a fechar aqui em Ctba.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Natividade,

 

Essa época não é movimentada por 2 motivos:

- Chuvas;

- Farofas de verão;

 

Estou terminando minhas férias com um gostinho de "poderia ter curtido o PP", mas a previsão do tempo sempre estava contra. Rodar mais de 400km e só tomar chuvar não é mto interessante.... AHuiOAuahouhAUhAhua.

 

Valeu pelas infos!

 

Assim que melhorar esse tempo, pretendo dar um pulo na serra num feriado qualquer. ::otemo::

 

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Pessoal!

 

Natividade, essa idéia de chegar na Fazenda do Dilson à noite, antes das 22h e dormir lá para começar a caminhada beem cedo é muito boa, especialmente no verão, por dois motivos:

 

1) Chegar às 7h para dar entrada na fazenda e depois se arrumar e pegar o rumo da trilha de subida acaba atrasando muito e se começa a caminhar muito tarde, pegando depois sol muito forte na cachola, o que aumentará consideravelmente o consumo de água e o desgaste físico, além de perder a vista matutina, a melhor no verão, na minha opinião por não se ter a interferência da condensação das encostas da serra próximas;

 

2) A trilha fica mais tranquila com menos gente caminhando e menos "engarrafamento", além de evitar a descida do pior trecho, na volta, sob a chuva de final de tarde (os famigerados degraus da via ferrata antes do cume).

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá gvogetta e Danilo beleza?!

 

A princípio íamos subir assim que a porteira se abrisse, mas como vc falou, até arrumar as malas, preencher a papeleta e ouvir as informações do Dilson (que não são poucas, felizmente!) a gente só iria começar a caminhar as 8 horas. O tempo estimado ida e volta são 12 horas, então no mínimo voltaríamos às 20 horas. Achamos arriscado e pensei em dormir lá e começar assim que levantar. Dormimos na casinha de madeira, na base. Alí no chão da cozinha, sobre um lençol, rs. De noite montamos o lanche para a trilha (um saco de pao, com presunto e cream cheese) e arrumamos a mochila de ataque. Levantamos as 4h, tomamos um café (pao com requeijão e presunto, 1 litro de choco milk) e iniciamos a subida as 4h30.

No Getúlio já estava clareando e tiramos a lanterna. No caminho passamos de barra de cereal, amêndoas e castanhas. Comprei um complemento alimentar (sem recomendação médica - errado!) chamado body pack com uns 10 comprimidos. Tomei eles no Getúlio, deu uma energia em mim que eu não parava de falar. Meu primo Castanha me apelidou de Forest. Ele não acreditava que eu ia subindo e falando ao mesmo tempo, ele ofegante. Acbou tomando aos poucos um body pack durante a trilha. Levamos também um Gu em gel sabor frutas vermelhas, eu aprovei. Também tentei o tal óleo de coco. Estava preocupado em relação à alimentação, já que a 6 meses pratico 3 vezes por semana 5km de corrida leve, entao em relação ao condicionamento achei que estaria um pouco preparado, além do psicológico estar bom e preparado para fazer o cume e voltar em seguida, por isso o cuidado na ida para não machucar o joelho. Uma pessoa que encontramos na volta, armado no A1, estava com fortes dores no joelho devido ao peso na cargueira e acredito, falta de condicionamento.

Depois que voltamos, ficou uma vontade de "quero mais", ou: e agora? Qual o próximo desafio? O PP não é uma trilha fácil e mais de 10 horas de atividade é algo bem puxado. Agora é aumentar a frequencia e distância nas corridas e planejar "Equador - Julho-12". Valeu a pena!

Outra possibilidade que eu achei bem interessante é iniciar a caminhada meia noite, para chegar no pico as 6h e ver o nascer do sol e ter tempo de sobra para poder voltar numa boa, mas a lanterna precisa ser boa...rs!

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Existe também outras trilhas na região que infelizmente eu conheço bem pouco, por falta de tempo, mas que sem dúvidas vale muito a pena fazê-las. Mas antes, além de preparo, é bom conversar com a galera que frequenta-as pra não correr o risco de se perder ou sofrer algum acidente.

 

Só conheço o Caratuva e o Itapiroca, que são "vertentes" da trilha principal. Vale uma boa conversa com o Dilson pra te explicar bem como entrar nessas vias.

Na primeira vez que eu fui, as trilhas eram separadas por fitas coloridas:

- Amarelo: Caratuba

- Branca: PP

- Vermelha: Itapiroca

 

Mas nas últimas vezes que fui já não existia mais fita nenhuma, nem a placa indicativa da via do ITAPIROCA estava mais lá, então vale o papo com o pessoal.

 

Um "passeio" que eu gosto de fazer é subir o Caratuva e pegar uma trilha no cume sentido ao A1 (SE). Além de você contemplar o PP com olhos de observador, o restante da vista é lindíssima!!!

 

20120109131902.jpg

 

... assim que parar essa chuvarada eu vou ter que pegar a motoca e fazer uma visita. Ooooooo saudade!!!! ::mmm:::otemo::

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Beleza moçada!

 

Danilo, quando pensar em algo por aqui dá um toque...

 

Natividade, bacana o relato. Só não recomendo fazer as trilhas na região do PP à noite, mesmo com lanterna boa, para quem não tenha MUITA PRÁTICA em caminhada noturna em trilhas. Pode parecer bobagem e também não gosto de amedrontar ninguém, mas à noite é muito mais difícil perceber as irregularidades no terreno e pequenas ameaças em potencial, como ofídios e insetos (especialmente no verão), o que pode facilmente causar um acidente que, naquela região tende a aumentar de proporções devido à dificuldade e demora no resgate. No mais, o nascer do sol sobre o Ibitiraquire é sensacional, e s p e t a c u l a r!

 

A região da Serra do ibitiraquire (Pico Paraná) possui dezenas de trilhas e variantes para diversas montanhas da área. Caratuva e Itapiroca são as mais próximas para quem sobre pela fazenda do Dilson, pois são no caminho para o PP. Só de cumes tem ainda o Tucum, Camapuã, Ciririca, Cerro Verde, Taquapiroca, Agudos, Taipabuçu, Ferraria só para citar alguns dos principais... Dá para interligá-los em várias opções de travessia e existem variantes das trilhas de acesso que se interligam a trilhas históricas como a do Cristovão/Caminho da Conceição e Graciosa. Enfim, tem muita opção de trilha naquela área, tanto para ataque, quanto para pernoite e travessia.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...