Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Filtro de Água natural

 

 

Trata-se apenas uma solução de ultimo recurso para limpar água, naqueles momentos em que a única fonte de água, não é de fiar.

 

Com uma palhinha(levo sempre nas minhas caminhadas/acampamentos, devido à sua extrema leveza e utilidade), ou um pau oco, colocar bocadinhos muito pequenos de carvão activo no meio da palhinha/pau, para remover alguns químicos, odores, etc.

Adicionar areia e pedras pequeninas de ambos os lados da palhinha, encostado ao carvão, de forma a remover as impurezas da água (terra, maioritariamente).

Por fim adicionar erva em ambas as pontas da palhinha para evitar maus sabores e bocados de areia/carvão.

Opcional: Se quiserem também podem adicionar um bocado de t-shirt/pano no bocal da palhinha/pau para terem mesmo a certeza que não passa nada.

 

Quando tiverem o filtro natural feito, recomendo-vos a passarem água por ele umas duas ou três vezes para limpar todo o interior, visto que ao inicio a água poderá estar algo suja.

 

---------------------

| Tecido |

| Erva |

| Areia e Pedras |

| Carvão activo |

| Areia e Pedras |

| Erva |

---------------------

 

Volto a insistir que esta é apenas uma solução de ultimo recurso, para aquelas alturas em que necessitam de água para beber, a disponível não é de confiança e não a podem ferver por falta de meios ou tempo disponível.

Convém sempre andar com um filtro de água ou comprimidos para a desinfectar.

 

Não se esqueçam muitas vezes que água parada nunca deve ser bebida, devido à possível existência de bactérias e vírus nocivos para a nossa saúde. Mesmo que a água esteja em movimento, pareça limpa e fresca, existe a possibilidade de um animal ter defecado ou morrido perto desse curso de água o que acabaria por a infectar, por isso nunca fiar!

 

Intoxicações, diarreias e infecções devido à ingestão de água contaminada, não acontece só aos outros. 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Alguám falou em colocar lona por de baixo da barraca e outra por cima... Eu aconselho(experiência própria não muito agradável) colocar a lona que iria de baixo da barraca, dentro da barraca. Vai ficar tipo um "reforço" no chão da barraca. Na vez em que coloquei de baixo da barraca, choveu com vento danado e a água empoçou entre a lona e o chão da barraca, molhei todas as minhas coisas; pior de tudo que não tinha sol pra secar, passei móh frio. Eu sou mais especializado em jornadas e acampamentos com caminhadas, mínimo de peso possível , a idéia de cortar o cabo da escova dental é uma boa. Lonas que eu aconselho são aquelas de obra(preta - barraco do MST), pois elas são muuuuuuuito baratas, muito mesmo. Se comparando com as de fibra e as de caminhão. Eu ultilizo muito a rede(Kampa), mais tenho um problema sempre que ainda não consegui resolver(+OU- resolvi), é que não consigo cobrir a rede "totalmente", sempre fica um pedacinho pra fora da cobertura, quando chove vem escorrendo pela corda(minha solução foi amarrar um pedacinho de sisal que dae a água escorre pelo sisal e cai no chão), mas não é tão eficiente pois se chover pra valer já era.

 

Oque eu sempre faço para iluminar o camping é usar velas. Uma dica para fazer um "lampião" é cortar a garrafa Pet +ou- quando a garrafa faz a curva pra começar o gargalo, dae coloca um pouco de areia ou terra dentro pra fixar a vela. Pra carregar, faça 2 furinhos na parte de cima e amarra qualquer coisa(eu uso o sisal). Se quiser que dure bastante, use vela de sétimo dia que também é boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Alguám falou em colocar lona por de baixo da barraca e outra por cima... Eu aconselho(experiência própria não muito agradável) colocar a lona que iria de baixo da barraca, dentro da barraca. Vai ficar tipo um "reforço" no chão da barraca. Na vez em que coloquei de baixo da barraca, choveu com vento danado e a água empoçou entre a lona e o chão da barraca, molhei todas as minhas coisas; pior de tudo que não tinha sol pra secar, passei móh frio. Eu sou mais especializado em jornadas e acampamentos com caminhadas, mínimo de peso possível , a idéia de cortar o cabo da escova dental é uma boa. Lonas que eu aconselho são aquelas de obra(preta - barraco do MST), pois elas são muuuuuuuito baratas, muito mesmo. Se comparando com as de fibra e as de caminhão. Eu ultilizo muito a rede(Kampa), mais tenho um problema sempre que ainda não consegui resolver(+OU- resolvi), é que não consigo cobrir a rede "totalmente", sempre fica um pedacinho pra fora da cobertura, quando chove vem escorrendo pela corda(minha solução foi amarrar um pedacinho de sisal que dae a água escorre pelo sisal e cai no chão), mas não é tão eficiente pois se chover pra valer já era.

 

Oque eu sempre faço para iluminar o camping é usar velas. Uma dica para fazer um "lampião" é cortar a garrafa Pet +ou- quando a garrafa faz a curva pra começar o gargalo, dae coloca um pouco de areia ou terra dentro pra fixar a vela. Pra carregar, faça 2 furinhos na parte de cima e amarra qualquer coisa(eu uso o sisal). Se quiser que dure bastante, use vela de sétimo dia que também é boa.

 

experimentou colocar uma argola ou mosquetão na corda de amarrar a rede? no meio? a água tende a escorrer pelo mosquetão....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

FERVER AGUÁ NA GARRAFA PET.

 

Basta encher a garrafa Pet de água e colocar a garrafa sem tampa numa fogueira e esperar a água ferver, pode colocar bem próximo do fogo que a garrafa pode até derreter um pouco,mas não vai furar.

Se estiver fazendo um churrasco, aproveita o brazeiro e ferve a água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
FERVER AGUÁ NA GARRAFA PET.

 

Basta encher a garrafa Pet de água e colocar a garrafa sem tampa numa fogueira e esperar a água ferver, pode colocar bem próximo do fogo que a garrafa pode até derreter um pouco,mas não vai furar.

Se estiver fazendo um churrasco, aproveita o brazeiro e ferve a água.

 

...

-Lembrando que este método de ferver água dentro da garrafa pet, deve ser usado somente em situações de urgência, posto que o plástico da garrafa quando aquecido pode liberar substâncias tóxicas para a água, Contudo, na falta de recipiente adequado, e na necessidade de ferver água, é um método válido sim. E pode-se deixar a garrafa fechada com a tampa, pois o aumento da pressão interna fará com que a água eleve sua temperatura de fervura, o que facilitará na desinfecção da mesma, apenas deve-se ter o cuidado de não enche-la muito , e também, não demorar muito no fogo... e quando for abrir a garrafa, esperar antes a garra esfriar, pois se abrir muito aquecida pode espirrar água quente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Uma dica para quem esqueceu o sabão e precisa lavar panelas (ou prefere não usar sabão) é colocar terra dentro e esfregar. A terra vai absorver a gordura. De todo modo, descarte a água de lavagem fora do córrego. Ok, o óleo contamina o solo, mas vc descartaria ele de qualquer maneira, só que usando terra, vc não agrega sabão....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Uma dica para quem esqueceu o sabão e precisa lavar panelas (ou prefere não usar sabão) é colocar terra dentro e esfregar. A terra vai absorver a gordura. De todo modo, descarte a água de lavagem fora do córrego. Ok, o óleo contamina o solo, mas vc descartaria ele de qualquer maneira, só que usando terra, vc não agrega sabão....

Boa dica Patrick!

Normalmente não utilizo sabão, vai nessa base ai.

 

Salvo exceções, quando os amigos levam calabresa, né não Haole?! ::hãã2:: ... dai não tem caminhão de terra que limpe aquilo! ::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...