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  • Membros de Honra

Oi Nika.

Eu desestimulo vc a tentar fazer essa trilha só de bussola e carta topografica.

Ela não chega a ser tão facil não.

Se vc não tem experiencia em trilhas na mata fechada, não recomendo faze-la.

 

Tente fazer a trilha de sepituba até o Bonete e de lá tente chegar só na Praia de Indaiauba e depois volte.

Dali p/ frente a trilha é na mata fechada e vc não tem referencia nenhuma p/ onde está indo.

 

No trecho Sepituba-Bonete existem varios lugares planos onde vc pode acampar. Não só perto das cachoeiras, mas também em otros trechos.

 

Se vc não aguentar o tranco, volte de barco lá do Bonete.

 

 

Abcs

 

Oi pessoal, tudo bem?

Seguinte, eu tenho pouca experiencia em acampamentos e trilhas, mas fiquei mto afim de fazer oa trilha até Castelhanos. Queria algumas dicas, pois a sou quase que uma novata. Ai vão elas, que são muitas, mas qualquer ajuda é bem vinda:

é muito dificil fazer a trilha orientando-se com uma bussola e uma carta nautica?

Quais os perigos que posso encontrar acampando na cachoeira da Lage e na praia vermelha, como esta no relato do augusto?

tem como chegar do Bonete até Castelhanos de outra forma, sem ser a trilha?

E saindo do bonete, o único lugar "acampavel" é a Praia vermelha?

Quanto tempo levaria de trilha do Bonete até a Praia vermelha?

 

Desculpem a "chuva" de perguntas, é que quero fazer o percurso com toda segurança possivel, mesmo sendo inexperiente na área!

Obrigada desde já

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  • 2 meses depois...
  • Respostas 303
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  • Membros de Honra

Como chegar

 

Ilhabela está localizada a 210Km da capital São Paulo. É necessário ir até a cidade de São Sebastião, onde uma balsa faz o trajeto até a ilha em aproximadamente 15min.

 

* Rodoviária de São Sebastião, 3892-1072

* Rodoviária de Ilhabela, 3895-8709

* Viação Ilhabela (ônibus urbano), 3895-8258

 

 

Quando ir

 

Depende das suas intenções. Em dezembro, janeiro, fevereiro e julho é alta temporada, a ilha fica cheia, normalmente há fila na balsa e a Rodovia dos Tamoios fica congestionada. O mesmo acontece em feriados. Em julho o local fica muito cheio por causa Semana de Vela. Se quiser agito é um prato cheio, mas se quiser sossego fuja desses períodos.

 

 

Onde ir

 

Pontos listados, de Norte a Sul:

* Praia do Sino, do Pinto, Pacuíba e Jabaquara ao norte

* Na Vila:

o Igreja Matriz N. Sra D’Ajuda, aos pés do Morro do Baepi, das 6 às 20h

o Igreja N. Sra D’Ajuda e Bom Sucesso, Pça Alfredo Oliani

o Câmara Municipal

o Casarão, antiga Prefeitura e atual Espaço Cultural

o Praça Coronel Julião, à noite, canoa iluminada

o Rua do Meio

* Cachoeira da Toca: a 5 Km da balsa, estrada de Castelhanos, 9767-7360. Além da cachoeira a atração do lugar é o alambique que produzia a cachaça. Acesso pago

* Cachoeira Água Branca: na entrada do Parque Estadual de Ilhabela, estrada de Castelhanos, 3896-2660, das 9 às 16h30. Trilha bem demarcada e fácil de ser seguida

* Praia de Castelhanos, acesso pela estrada de Castelhanos só pode ser feito por barco/lancha ou jipe/moto/bicicleta. São 19Km percorridos em 1h40min

* Trilha Cachoeira do Gato: 30min de caminhada. O percurso começa no canto esquerdo da praia de Castelhanos

* Ilha das Cabras, local de mergulho

* Praias Portinho, Feiticeira, Grande, Curral e Veloso ao sul

* Cachoeira dos 3 Tombos: acesso por rua asfaltada antes da Praia da Feiticeira. A pé são 15min de subida forte, pelo asfalto, até o início da trilha. A trilha em si é curta e fácil de ser percorrida

* Cachoeira do Veloso: acesso pela praia do Veloso

* Trilha Praia do Bonete: a trilha começa em Sepituba e é uma antiga estrada, muito esburacada. São aproximadamente 15Km percorridos em cerca de 4h sem paradas, atravessando 2 rios com cachoeiras, a da Lage e a do Areado

* Trilha Enchovas e Indaiatuba: a trilha sai da praia do Bonete, são cerca de 2Km (pouco menos de 1h) até Enchovas e mais 1Km até Indaiatuba.

 

 

Contatos úteis:

 

* Informações Turísticas, R. Dr. Carvalho, 80, Centro, (12) 3896-2440, [email protected] Há mais alguns postos espalhados em pontos estratégicos, como Praia do Perequê, Balsa e Praia da Feiticeira

* Secretaria de Turismo, R. Bartolomeu de Gusmão, 140 Bairro Pequeá, 3896-2440/3896-1091, [email protected]

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  • Membros de Honra

# Melhor transporte: parece uma dica óbvia, mas se locomover de carro pela ilha é mais fácil; moto também parece uma boa opção, pois dá acesso a lugares difíceis como, por exemplo, à Praia de Castelhanos. Alguns pontos são distantes e não atendidos por ônibus. Lógico que sempre existe a opção de táxi, confortável, prática, porém dispendiosa na ilha

 

# Transporte público: existem linhas de ônibus, mas os horários para determinados destinos podem ser reduzidos, principalmente nos finais de semana. Agora, o trecho Vila-Balsa é bem atendido, com horários mais frequentes. A melhor forma de saber horários é conversar com moradores locais nos pontos de ônibus

 

# Melhor local para se hospedar: se estiver de carro, qualquer lugar é bom. Nesse caso, a escolha pode ser feita em função da atividade preferida, pode-se optar por praias badaladas ou mais tranquilas, por exemplo. Sem transporte próprio e sem vontade de ficar isolado, opte por um ponto entre a Vila e a balsa

 

# Para quem curte agitação, feriados prolongados e alta-temporada são ótimos, mas quem quer fugir de congestionamentos e fila na balsa deve evitar esses períodos

 

# É um destino um pouco caro, pois é frequentado pelos paulistanos abastados e por turistas estrangeiros, mas há várias opções na ilha desde camping e pousadas simples até hotéis muito luxuosos. O mesmo acontece com os restaurantes

 

# A sinalização é boa, em toda esquina há uma placa indicando quais hotéis/pousadas ficam naquele rua, basta seguir pela avenida principal que vai beirando a orla

 

# Toda praia tem uma placa com o nome dela e indicando qual a distância para a próxima

 

# Dizem que o agito e as praias mais bonitas estão ao sul, nas praias da Feiticeira, Grande, Curral e Veloso. Mas não gostei da praia da Feiticeira

 

# Dizem que as praias mais bonitas do norte, são as mais isoladas, como a Jabaquara. Também disseram que a Praia do Sino, a do Pinto e a de Pacuíba são bonitas

 

# Há várias agências de turismo no centro comercial, em quiosques na Praia do Perequê. Normalmente o pessoal da pousada/hotel indicam, telefonam e até reservam os passeios para os hóspedes

 

# Passeios de agências como trilhas off-road e escuna são tabelados e as agências praticam os mesmos valores. O que pode ser diferente é o tipo veículo/embarcação utilizado e os horários de saída e retorno. Informe-se previamente para selecionar o mais adequado para as suas necessidades

 

# A estrada para a praia de Castelhanos só pode ser percorrida por jipes, motos, bicicletas ou a pé, pelo menos na época que fui, início de outubro/2007. Conheço uma pessoa que foi de carro tipo pampa/saveiro, mas isso foi há alguns anos, quando a estrada estava em condições melhores. Até a metade do caminho ainda é possível ir de carro, mas na parte da descida é impossível mesmo que o veículo seja 4x4.

 

# Passeio off-road de Castelhanos: leva-se quase 2h para chegar a praia (dependendo das condições da estrada na ocasião e contando algumas paradas curtas no meio do caminho para ver a paisagem e/ou tirar fotos), mais 2h para voltar e mais o tempo da trilha da cachoeira do Gato, sobra pouco tempo para curtir a praia e a cachoeira. Se quiser curtir o local é necessário sair bem cedo e voltar mais tarde. Verifique com agências os horários. Fui com a agência Mar e Terra e gostei. Saímos tarde, quase 11h e voltamos pouco depois das 16h, foi muito corrido, quase nem paramos na praia, pois fizemos a trilha da cachoeira, mas era o que encaixava no meu horário, pois tínhamos acabado de chegar à ilha naquele dia. Mas se já estivesse hospedada na ilha, gostaria de sair bem mais cedo e talvez voltar mais tarde também.

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  • Membros de Honra

Passei apenas um final d semana na ilha, entao nao experimentei varios restaurantes diferentes e tal.

Almocei no Restaurante Cheiro Verde, Rua da Padroeira, 109, Centro, 3896-3245. É bom.

À noite pedimos marmitex do Restaurante Tempero da Ilha, 3894-9480. Eles entregam pizzas, lanches e marmitex. A comida é boa e o preço bom, considerando-se que estamos em Ilhabela.

 

Agora sei q tem alguns restaurantes self-service no Pereque:

* Restaurante Max Paladar, Av São João, 243, Bairro Perequê, 3896-3700, self-service por Kg

* Restaurante do Cura, R. Princesa Isabel, 337, Praia do Perequê, 3896-1301/1341, [email protected], self-service, por Kg

mas estes eu nao experimentei, entao nao posso dizer se é bom.

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  • Membros de Honra

Fiquei no Feiticeira Praia Hotel, R. Helena Alves de Carvalho, 258, 3894-9420/0232, a 5km da balsa, a 250m da Praia do Portinho e a 500m da Praia da Feiticeira, http://www.feiticeirapraiahotel.com.br O café da manhã era bom, as instalações do hotel bonitas e bem cuidadas, o quarto confortável, local bonito. Considero muito bom, mas para quem está de carro ou quem quer curtir as praias próximas. Para quem esta s/ carro, fica dificil, pois horarios d onibus sao escassos aos finais de semana.

 

Quando fiz minha pesquisa antes d ir p/ lá, separei algumas pousadas, (em ordem crescente de distância da Vila, aproximadamente):

 

* Pousada Manga Rosa, R. Francisco Gomes da Silva Prado, 34, Saco do Indaiá, 3896-1118, perto da Praia da Vila e de Santa Tereza, a 3 quadras da Vila e a 7Km da balsa, http://www.mangarosailhabela.com.br

* Hotel Pousada Nautilus, Av. Força Exp. Brasileira, 184, Saco do Indaia (Vila), 3896-1575, http://www.pousadanautilus.com.br

* Pousada dos Hibiscos, Av. Pedro de Paula Moraes, 720, Saco da Capela, 3896-1375, a 800m da Vila e a 80m da praia do Saco da Capela, http://www.pousadadoshibiscos.com.br

* Pousada Montemar, R. Joaquim José da Silva, 281, Praia de Itaguassu, 3896-1643/2702, a 3,5Km da balsa e 1,5Km da Vila, http://www.pousadamontemar.com.br

* Pousada Golfinho, Av. Almirante Tamandaré, 871, Praia do Itaguassu, 3896-6612, a 2,5 da balsa e a outro tanto da Vila, http://www.pousadagolfinho.com.br

* Pousada Aporan, R. Jacob Eduardo Toedtli, 218, Itaquanduba, 3896-3031/2396, entre as Praias de Itaguassu e Engenho d'Água, a 4Km da balsa, 1Km do Centro Comercial/Praia do Perequê, 2,5Km do Centro Histórico (Vila) e a 2 quadras da av. da praia, http://www.aporan.com.br

* Pousada Perequê, R. Armando da Silva Pinto, 90, 3896-1813/1105, a 2,5Km da balsa e a 3Km da Vila, http://www.pousadapereque.com.br

* Pousada Panorama, Via Panorâmica, 45, 3896-5926/9161-2839, a 3Km da balsa, http://www.pousadapanorama.com.br

* Hotel Petit Village, R. Morro da Cruz, 241, 3896-1392/1393/2966, http://www.hotelpetitvillage.com.br

* Pousada Rafimar, Praia do Perequê, a 2 km da balsa (norte) e 4 km da Vila, em frente a Restaurante Max, http://www.rafimar.com.br

* Pousada Recanto da Cachoeira, R. Benedito Garcez, 164, Água Branca, a 2Km da balsa, 1,5Km do centro, 5Km da vila, 1,5Km da Praia Perequê, http://www.ecoilha.com.br

* Pousada das Maritacas, Av. Princesa Isabel, 1788, Perequê, a 1km da balsa e a 200m da Praia do Perequê, http://www.pousadadasmaritacas.com.br

* Pousada Refúgio do Pirata, Estrada do Camarão, 396, Barra Velha, 3895-8896, http://www.refugiodopirata.net

* Pousada Villa Nina, R. D Maria Primeira, 156, 3894-1960, a 4,5Km da balsa, a 200m da praia da Feiticeira, http://www.villanina.com.br

* Pousada Lacosta, Av. Riachuelo, 5.531, 3894-1001/1535, a 90m da Praia Grande, 150m da Praia do Julião, 600m da Praia da Feiticeira, a 5,5Km da balsa, a 12Km da Vila, http://www.pousadalacosta.com.br

* Pousada Villa da Prainha, Av. Riachuelo, 5457, 3894-9449/1948, a 300m das praias do Julião e Grande, entre as praias da Feiticeira e Curral, a 5,6Km da balsa, a 11Km da Vila, http://www.pousadavilladaprainha.com.br

* Pousada Mirante da Praia Grande, Av. Riachuelo, 1909, 3894-1110/1246, a 60m da praia Grande, a 200m da Praia do Julião, http://www.mirantedapraiagrande.com.br

* Pousada Banana Verde, R. Manoel Pombo, 305, Bexiga, 3894-16069165, a 900m da praia do Curral, a 7Km da balsa e a 12Km do centro, http://www.pousadabananaverde.com.br

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  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Se vc tá procurando algo parecido com superagui (já fiquei em um camping lá), vc não vai encontrar muita opção lá no Bonete.

Se não me engano, são 4 pousadas. Os preços são altos e o melhor mesmo é ficar nos campings (são 2).

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  • Membros de Honra

Fiz uma vez até a Cachoeira da Lage. Estavamos em 3.

Como tinha escurecido tivemos que acampar p/ no dia seguinte seguir p/ o Bonete. Só não continuamos porque queriamos conhecer a Cachoeira.

 

Mas pode ficar tranquilo. Levando uma boa lanterna vc consegue fazer essa trilha.

O unico problema que pode acontecer é vc cruzar com algum bicho ou cobra pelo caminho.

Existem 2 trechos que vc cruza rios, mas a agua não passa dos joelhos. É só tomar cuidado.

 

 

Abcs

 

 

Ola, gostaria de saber ser alguem já fez a trilha pro Bonete durante a noite.

Bj

Fabi

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  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi pessoal,

Eu vou para ilha bella agora em fevereiro, ai já vi varias dicar muito boas aqui, mas eu to pensando em levar a bicleta para andar por lá, ai queria saber aqui se é a boa mesmo levar!!! Pq já vi que tem lugar que são trilhas muito longas p/ ih a pé, ai tava pensando se derrepende não daria para fazer de bicicleta, ou se esse caminho só dá mesmo p/ fazer com um 4X4??

 

Abçs

Rafael

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  • Silnei changed the title to Ilhabela

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    • Por Thays Soares
      Ola , boa tarde galera . Em agosto estarei de ferias e gostaria de fazer uma road trip de sp a minas gerais , porem to em duvida sobre as paradas . Terei disponivel cerca de 8 dias ao todo para realizar a viagem de ida e volta , queria sugestoes de paradas . gosto de trilhas, rios , cachoeiras , se possivel um roteiro que incluisse capitolio ! desde ja agradeço pela ajuda 
    • Por Carolina Rosaboni
      Chegando na praia do Bonete todas as nossas esperanças de sinal foram por água abaixo lá só chega Wi-Fi para as maquininhas de cartão e a luz vai até as 18h, então estejam preparados para ficarem incomunicáveis já chegando em Ilhabela, na parte Sul quase não tem sinal. Assim que pisamos fui no primeiro restaurante que encontrei e esqueci de pegar o nome pra tomar um Coca, como uma boa viciada, todos os atendentes foram super gente boa e me emprestaram o celular só para avisar que estava viva. reparamos que tinha uma ducha na porta desse restaurante e um camping do lado. 

      Nos afastamos e assistimos ao pôr do sol, em menos de meia hora a praia ficou vazia e um breu que só. Tomamos banho naquela ducha mesmo apenas iluminados pelas estrelas (dava pra ver a constelação das três marias inteirinha, o céu de lá é perfeito) e nos dirigimos para a outra ponta da praia para ver se havia possibilidade de armar a barraca. Já de aviso NEM TENTE, os moradores viram a noite com lanternas procurando se tem alguém com barraca e são bastante mal educados, chegam totalmente na ignorância só de te ver com as coisas se você não está se dirigindo a um dos campings. Mas felizmente uma mulher de São Sebastião veio nos pedir um isqueiro emprestado e disse que era super tranquilo só dormir na praia, ela e o marido estavam nessa a dois dias. 
       
      Estendemos a barraca debaixo de umas árvores perto deles e fomos atrás de comida no outro comércio que tinha na praia e tinha a aparência de estar aberto, a barraca do Cacau, assim que nos viram passando nos trataram muito, mas muito mal mesmo, com respostas vagas e sem olhar na nossa cara, até indicaram um lugar na vila que poderia estar aberto, mas depois de toda essa recepção decidimos não ir e comer o resto do que tínhamos levado para a trilha. Capotamos de cansaço às 20h, um pouco depois fui acordada pela luz da lua cheia que iluminava a praia inteira como uma lanterna em nossas cabeças, o céu de lá realmente não tem explicação e tirando os mosquitos não tivemos muitas preocupações de noite. 
      No outro dia acordamos com o nascer do sol e um grupo de golfinhos bem na nossa frente, se tivesse bateria teria sido uma foto perfeita. Nos lavamos no rio que encontra o mar bem na beira da praia e estendemos as roupas com uma corda entre as árvores. O comércio abria no final da manhã e compramos mais água e apenas salgadinhos, os preços eram bem fora do nosso padrão. Lá na vila descobrimos que havia uma trilha para outra cachoeira, mas no dia anterior um menino tinha morrido de picada de cobra, o que nos desencorajou totalmente de explorar. Acabamos  ficando pela praia mesmo pois o dia estava lindo, ao meio dia a orla se encheu de lanchas e jet skis e fomos almoçar no bar do Cacau mesmo que prometeu um PF que alimentaria 3 pessoas. Nossa sorte foi que pedimos dois, pois a porção dava  para um pouco mais de uma pessoa, mas estávamos felizes de estar comendo comida dessa vez. 

      Já eram 14h30 e tínhamos acabado de comer, literalmente do além surgiu uma ventania muito forte, daquelas de tirar as pessoas do chão. Corremos para guardar tudo e nos abrigamos no bar do Cacau enquanto observamos os barcos do tinham virado e estavam sendo arrastados, logo mais começou uma chuva forte de 2h. Nos informaram que iriam fechar e não poderíamos ficar abrigados lá, nem passar a noite na praia como no primeiro dia pois chovia, e barraca nem pensar se não irão destruí-la. Ficamos um tempinho debaixo de uma árvore e fui procurar o gerente do bar que conhecemos no primeiro dia e contei toda a história e que não tínhamos dinheiro para o camping se poderíamos dormir no chão do bar e tentariamos pagar um barco bem cedinho no dia seguinte. Ele até deixaria, mas tinha uma confraternização de Ano Novo com o dono do bar, mas a sogra dele nos deixaria ficar nos bancos na frente do bar dela que tinha um pouquinho de cobertura. Eu já estava super contente, mas fui encontrar o casal de amigos que estava abrigado no bar da praia esperando sermos desalojados novamente e contei tudo o que o gerente havia me falado. 
       
      Resolvemos tentar a sorte até a confraternização começar, umas 20h dois casais chegaram para arrumar as mesas e estávamos nos dirigindo ao bar da D. Rosinha que fica no povoado. O C. (vou chamá-lo assim para preservar a identidade, mas serei eternamente grata)  dono do bar se compadeceu da nossa miséria e salvou nosso ano novo, além de nos abrigar em seu quintal para montar a barraca, oferecer banho quente, ofereceram uma ceia maravilhosa e passamos o Ano Novo com sua família super gente boa, até me fez voltar a ter fé no pessoal de Bonete que tinha sido extremamente rude até o momento conosco. Os sobrinhos dele nos levaram para um bar que tocava música ao vivo no povoado e pulamos as ondinhas na praia. No outro dia acordamos às 8h e conseguimos um barco de volta para ilha por “apenas” R$60 (por causa do ano novo o mínimo seria R$80 ou R$90, mas o cara nos fez preço de temporada, pois era amigo do C. ) Por causa da tempestade  no dia anterior os golfinhos não apareceram, mas o barqueiro nos levou para conhecer o buraco do cação, que mesmo muito profundo dá pra ver o fundo de tão cristalina a água é
      Resumo: o Bonete é um lugar maravilhoso para visitar, uma das praias mais lindas que fui e dá pra dormir na areia tranquilamente, mas vá preparado financeiramente para imprevistos,  pois não é sempre que almas boas aparecem. E se for de trilha se prepare pois o clima lá muda em dois segundos, sempre bom levar o dinheiro do barco e não conte com o cartão sempre, pois lá o wi-fi é bem limitado o barqueiro só aceita dinheiro por exemplo

      Almoço: R$ 30 por prato + 10%
      Cerveja: R$ 6 skol
      Coca cola R$ 6 na mercearia e no bar do Cacau R$ 5 no primeiro restaurante
      Fofura R$ 5
      Shot de pinga da ilha R$7
      Barco para Ilhabela R$ 60 por pessoa
    • Por Carolina Rosaboni
      Decidi super em cima da hora com um casal de amigos a passar a virada em um camping em Ilhabela. Um grupo de amigos desse casal tinha fechado o Camping da Lage e iria conseguir um lugar para nós no dia primeiro depois de passar a virada na praia e subiriamos de trilha, o único problema é que esse grupo de amigos não nos informou em que praia iria virar. Calculando o tempo que levaria para chegar na praia do Bonete, que é a praia que tem uma trilha que sai desse Camping, e pensando no trânsito da virada, resolvemos que era melhor ir no dia seguinte, dia 30 e resolveriamos lá no Bonete onde iríamos ficar. Com fé e coragem pegamos um Blablacar às 5h30 lá do Tietê depois de quase virar a noite tentando lembrar de pegar tudo para o camping, chegamos na balsa para Ilhabela às 10h devido o trânsito de pessoas indo para o litoral. Até aí bem tranquilo, o pedestre não paga e ela sai de 30 em 30 min. Chegando lá fui tentar sacar dinheiro, mas me informaram que não tinha banco na Ilha (o que é mentira, pois depois achei vários na região central, inclusive o meu banco) e esse casal ficou me apressando para ir direto para o ônibus da trilha pois estavam com medo chover, parei só para comprar 2 águas e gelo para mantê-las geladas em minha sacolinha térmica. Já começamos a ser atacados pela fauna local e meu repelente parecia tempero de mosquito, é bom comprar o repelente da ilha que eu fiz mais tarde na viagem e é caro, mas é a unica coisa que salva. Fomos então pegar o ônibus que vai a parte Sul da ilha com meus poucos reais em espécie, comprei a ida e a volta (5 reais cada passagem e em tempos de não pandemia a passagem de domingo sairia por 1 real), foi a pior besteira que poderíamos ter feito. Chegando no ponto final desse ônibus não existe nada, nem sinal de celular (na verdade o sinal e qualquer mercado ou farmácia estão a mais de 5Km de onde o ônibus para) Nos informamos com o motorista que disse que a entrada da trilha estava um pouco a frente pela estrada de terra, andamos cerca de 40 min até a porteira do Parque Estadual, usualmente eles pedem que você marque um horário para a trilha, porém como nossa viagem foi super repentina nem pesquisamos sobre. (Recomendo que façam exatamente o contrário de nós e tente marcar.) Após assinar um termo de responsabilidade pudemos entrar, e o guardinha foi super simpático quando contamos que estávamos indo pra Lage e por isso podíamos entrar e avisou  que por causa do COVID o parque estaria fechado nos dias 1, 2 e 3. Finalmente iríamos começar a trilha de 12 Km de subidas e descidas ao meio dia em ponto. O guardinha comentou que tinha atleta que fazia em 1h mas a maioria em 5h, calculamos que em umas 3h já estaríamos lá (Claro que desconsideramos a falta de sono, fome e o peso das mochilas e a geladeira, até alí estava tudo bem) e também comentou que passando a Lage já era 20% do caminho. Já no começo da trilha tem bastante subidas, uma em principal que é bem íngreme e asfaltada dá em uma vista linda, onde o céu e o mar se confundem em dias de céu limpo, eu comecei a passar bem mal de fome. Depois de vomitar toda água que tinha no meu estômago,  pois não comia desde a noite anterior (o erro gigantesco, sempre coma algo leve, mas que te sustente antes de fazer a trilha) paramos para comer bananas que deram aquela revigorada de leve, mas ainda sentia falta de uma alimentação. Voltamos a trilha e chegamos na bifurcação indicando o camping da Lage e a praia do Bonete. O Camping era o único local da trilha que teria WiFi, mas como a Bonete estava bem longe e eles realmente estavam com medo da chuva fomos direto. Chegando na cachoeira da Lage previsão era de chuva fomos tentar a sorte com sinal na praia do  paramos para comer e relaxar um pouco, tirar umas fotos do lugar , eram já 13h .

      Revigorados voltamos a trilha 30 min depois, foi o trecho mais longo da trilha, o bom é que é quase impossível se perder na trilha do Bonete não tem bifurcações ou trilhas paralelas e você sempre vai estar acompanhado de um calango, em um momento avistamos uma cobra e eu não esperei muito para tentar descobrir mais sobre ela ( depois nos informaram que é bem comum mordida de cobra por lá, principalmente de Jararaca, mas a que vimos não matava, só necrosava a pele). Após uma longa subida seguida de uma descida, chega-se a segunda cachoeira apenas nos molhamos para tirar o suor e seguimos para o Bonete, já eram 15h40 e ainda não havia chovido, uns banhistas nos disseram que era mais 1h de atleta (to até agora tentando entender essa medida deles). Daí o trajeto spo sobe e você fica sem entender nada como vai chegar na praia só subindo, até chegar em um descampado que dá pra avistar a praia e deu aquela animada na nossa alma acabada, finalmente começam as descidas, mas fomos tomando bastante cuidado pois essa parte da trilha estava bem castigada pelas chuvas anteriores e sofreu horrores de erosão, tinha que ir prestando bastante atenção. Finalmente chegamos às 17h30, um tempo até que ok pela quantidade de coisas e nosso cansaço. Na escada que dava acesso a praia uma mulher nos recepcionou e comentou que tinha um grupo que tinha acabado de chegar e tinha saído às 8h da entrada do parque. Mas quem vai só com a água deixando as malas virem de barco geralmente demora umas 2h 

      Tempo total gasto de SP até a praia do Bonete: 12h
      Tempo total gasto na trilha: 5h30
       
      Blablacar: R$ 66 pra cada
      Água e comidinhas: R$ 40 pra cada
       
    • Por Luan Castro
      Companhia para viagem esse mês de dezembro 01/12 ~ 30/12, tiver de partida ou tiver pensando em e,  da um toque no e-mail [email protected]
      E vamos la.
       
    • Por Par de Sorrisos
      Caminhada no Centro Historico de ITU, SÃO PAULO: Cidade dos EXAGEROS ⛪️☎ | Vlog viajante 🌎
       
       
      Oi gente! Convidamos você a um passeio pelo Centro Histórico de Itu. Essa cidade do interior de São Paulo que tem muita história pra contar. Passeamos por lá e mostramos um pouquinho pra vocês um pedaço do Centro da cidade, onde está o o tão famoso Orelhão de Itu.   00:00 Intro 00:30 Itu, São Paulo 01:04 Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelaria 02:00 Praça Padre Miguel 02:27 Orelhão de Itu 03:07 Loja Exageros de Itu 05:14 Centro Historico de ITU 05:51 Bloopers 06:32 Despedida   Espero que gostem fizemos com muito carinho.   Sejam felizes e bebam água.   Um beijo! 💙   Inscreva-se em nosso canal: https://bit.ly/2MY7eF2   Junte-se a nós em nossas aventuras: • Facebook | https://facebook.com/pardesorrisos/ • Instagram | https://instagram.com/pardesorrisos/ • Patreon | https://www.patreon.com/pardesorrisos/   A música que nos acompanha • Spotify | https://spoti.fi/2MZz1oq   Entre em contato conosco: [email protected] Par de sorrisos é a visão de Wilfredo Chiquito e Helen Negrisoli de nossas aventuras ao redor do mundo. Junte-se a nós!

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