Ir para conteúdo

Cidadania Italiana - Perguntas e Respostas


joycebruja

Posts Recomendados

  • Membros

Michel e outros entendidos, por favor me ajudem

 

Estou com algumas dúvidas: Eu estou indo pra Itália para reconhecer a cidadania italiana e tenho um amigo que levou os meus docs traduzidos e legalizados no comune onde darei entrada para verificar se falta alguma coisa. Faltou! Eles pediram a certidão de casamento e divórcio da minha mãe, que está me transmitindo a cidadania. Eu achei na minha casa as duas certidões, mas existem problemas. A certidão de casamento é uma cópia autenticada. No MRE eles legalizam, mas no consulado italiano eu não sei, acho que só original. Acho que eu consigo a original no cartório aonde foi feito, mas não tenho certeza. A certidão de divórcio, é uma "Certidão de Divórcio com averbação de separação", um documento de uma página, do tamanho de um RG, com frente e verso, contendo o texto da certidão de casamento de um lado e a averbação do divórcio e separação judicial no outro. Essa é original, mas no Consulado Italiano de Porto Alegre diz o seguinte: "Caso de pessoas divorciadas. No caso de divórcio estabelecido por sentença, o requerente deverá apresentar a separação e o divórcio: petição inicial, audiência, sentença e transito em julgado de ambas...". Isso é um problema, pois essa certidão que eu tenho é de divórcio estabelecido por sentença e toda essa papelada (petição inicial, audiência, sentença, etc.) eu não vejo possibilidade de conseguir. Acho que é bom eu deixar claro que na minha certidão de inteiro teor, já traduzida e legalizada, diz que eu sou filho da minha mãe, que é professora, 28 anos de idade, separada consensualmente, etc.... ou seja, no "Certificato Integrale" já fala da separação. Ainda assim é preciso dessa documentação de divórcio, sendo que a minha mãe nem vai requerer cidadania?

Eu li em algum lugar que com a certidão de inteiro teor, não precisaria do divórcio, mas o cara do Ufficio Anagrafe solicitou, daí para eu poder questionar ele, eu preciso de uma lei que diga isso. Existe alguma? Na Circolare K.28 eu não achei nada que dissesse isso, aliás nem diz que precisa do divórcio, apenas do casamento.

Não levem a mal o grande texto, mas se tudo isso for necessário vai inviabilizar o meu processo.

 

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 161
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Boa Noite amigos do mochileiros,

 

Esse é o meu primeiro contato com vocês, venho pesquisando a algum tempo sobre os documentos da minha cidadania italiana. Gostaria de saber se vocês poderiam me dar umas dicas:

Em primeiro lugar, tenho todos os documentos do meu ascendente italiano original( o certificado de batismo original italiano(copia autenticada original de verona) e o o certificado de casamento nas mesmas condições, a certidão de óbito do italiano no brasil e todos os documentos de nascimento, casamento e óbito de meu bisavô brasileiro, meu avó brasileiro e o nascimento e casamento de meu pai) Todos esses documento originais. Já fui ao consulado geral de itália no rio, e me pre agendaram no final do ano passado. Gostaria de saber o que mais tenho que providenciar, e como seria possível agilizar o mais rápido possível essa cidadania, porque eu e meu marido estamos pretendendo imigrar para a europa no final de 2011. Sobre como arrumar emprego, quanto dinheiro levar, qual cidade escolher fica para outro papo, queria mesmo aqui nesse post uma ajuda sobre a documentação.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi,

 

Eu ainda não fiz a minha cidadania, mas pretendo ir em Agosto pra fazer. Na verdade eu não tenho tanto conhecimento das leis, mas acho que desses docs que tu falou o que falta é a CNN (Certidão Negativa de Naturalização) do teu parente italiano e os teus documentos né (nascimento, casamento). O meu parente italiano também é da província de Verona e, da mesma forma que tu, eu só tenho o certificado de batismo dele, não tenho a certidão de nascimento. Eu me informei no comune onde darei entrada na Itália e o cara me questionou o motivo de eu não ter a cart. de nascimento do italiano. Eu li que na província de Verona, a obrigatoriedade do registro de nascimento vale para pessoas nascidas depois de 1871, e o meu parente é de 1872, então teoricamente eu deveria ter essa certidão. Muitas pessoas que entendem do assunto me disseram que como batismo eu consigo sem problemas, mas eu solicitei no local onde ele nasceu a certidão, só que ainda não me responderam. O seu parente nasceu em que ano? você também não conseguiu a certidão de nascimento?

 

Abraço

 

Uriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá

 

Sobre a CNN ela não é mais retirada pelo ministério da justiça e departamento de estrangeiros, agora é retirada pela internet,

 

http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJ15F4A0A2ITEMID1943A84F3F9B4EAE99403BF09D77B078PTBRIE.htm

 

esse é o link para a e-certidão.... meu parente nasceu em 4 de maio de 1866 na cidade de sommacampanha 40km de verona portanto não necessito desse documento. Eu estou querendo agilizar minha cidadania, em quanto tempo se tira ela na italia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Michel e outros entendidos, por favor me ajudem

 

Estou com algumas dúvidas: Eu estou indo pra Itália para reconhecer a cidadania italiana e tenho um amigo que levou os meus docs traduzidos e legalizados no comune onde darei entrada para verificar se falta alguma coisa. Faltou! Eles pediram a certidão de casamento e divórcio da minha mãe, que está me transmitindo a cidadania. Eu achei na minha casa as duas certidões, mas existem problemas. A certidão de casamento é uma cópia autenticada. No MRE eles legalizam, mas no consulado italiano eu não sei, acho que só original. Acho que eu consigo a original no cartório aonde foi feito, mas não tenho certeza. A certidão de divórcio, é uma "Certidão de Divórcio com averbação de separação", um documento de uma página, do tamanho de um RG, com frente e verso, contendo o texto da certidão de casamento de um lado e a averbação do divórcio e separação judicial no outro. Essa é original, mas no Consulado Italiano de Porto Alegre diz o seguinte: "Caso de pessoas divorciadas. No caso de divórcio estabelecido por sentença, o requerente deverá apresentar a separação e o divórcio: petição inicial, audiência, sentença e transito em julgado de ambas...". Isso é um problema, pois essa certidão que eu tenho é de divórcio estabelecido por sentença e toda essa papelada (petição inicial, audiência, sentença, etc.) eu não vejo possibilidade de conseguir. Acho que é bom eu deixar claro que na minha certidão de inteiro teor, já traduzida e legalizada, diz que eu sou filho da minha mãe, que é professora, 28 anos de idade, separada consensualmente, etc.... ou seja, no "Certificato Integrale" já fala da separação. Ainda assim é preciso dessa documentação de divórcio, sendo que a minha mãe nem vai requerer cidadania?

Eu li em algum lugar que com a certidão de inteiro teor, não precisaria do divórcio, mas o cara do Ufficio Anagrafe solicitou, daí para eu poder questionar ele, eu preciso de uma lei que diga isso. Existe alguma? Na Circolare K.28 eu não achei nada que dissesse isso, aliás nem diz que precisa do divórcio, apenas do casamento.

Não levem a mal o grande texto, mas se tudo isso for necessário vai inviabilizar o meu processo.

 

Obrigado!!

 

Uriel...

Problema serio o seu, pois de fato o comune pode exigir.

Se voce ainda nao saiu do Brasil, resolva isto de antemao, nem que tenhas que postergar a viagem. Nao va pra Italia porque fulano falou isto ou aquilo.

Como sua mae, na linhagem, eh aquela que te transmite a cidadania, eles vao exigir que a documentaçao nao deixe duvidas.

O que o Consulado pede, eh o legal. Contudo, sem ter dar certeza, é possivel que com a certidao de inteiro teor (em outro comune) voce consiga passar. Mas como disse atras, sem certeza... vai que chegando la, te exigem o mesmo documento, e dai???

Minha proposta é a seguinte... sabendo que tens direito a cidadania.... Faça as traduçoes de todos os documentos e legalize tmb este de inteiro teor da sua mae. Se quiseres, posso ver depois no comune onde moro, pra ser se esta tudo ok para o processo.

Quando tem divorcio, exigem que tenhas as certidoes, infelizmente...

Qualquer duvida, estamos ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Boa Noite amigos do mochileiros,

 

Esse é o meu primeiro contato com vocês, venho pesquisando a algum tempo sobre os documentos da minha cidadania italiana. Gostaria de saber se vocês poderiam me dar umas dicas:

Em primeiro lugar, tenho todos os documentos do meu ascendente italiano original( o certificado de batismo original italiano(copia autenticada original de verona) e o o certificado de casamento nas mesmas condições, a certidão de óbito do italiano no brasil e todos os documentos de nascimento, casamento e óbito de meu bisavô brasileiro, meu avó brasileiro e o nascimento e casamento de meu pai) Todos esses documento originais. Já fui ao consulado geral de itália no rio, e me pre agendaram no final do ano passado. Gostaria de saber o que mais tenho que providenciar, e como seria possível agilizar o mais rápido possível essa cidadania, porque eu e meu marido estamos pretendendo imigrar para a europa no final de 2011. Sobre como arrumar emprego, quanto dinheiro levar, qual cidade escolher fica para outro papo, queria mesmo aqui nesse post uma ajuda sobre a documentação.

 

Abraços

 

Thays...

A documentaçao devera, segundo os consulados no Brasil, serem todas de inteiro teor (possui mais informaçoes do que uma simples certidao), desde o seu ascendente (bisavo, trisavo, etc) ate voce, em seguida devera ser traduzida por um tradumentor juramentado, e posteriormente legalizada por um consulado italiano no Brasil.

Se voce optar pelo Brasil, podera levar 20 anos, caso opte pela Italia, poderas ser cidada italiana em ate 3 meses.

Outras duvidas estamos ai...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá. Eu tenho todos os documentos aqui no Brasil ja traduzidos por tradutor juramentado. Mas o agendamento foi feito so para 2017.

Eu gostaria de saber se eu posso ir para a Itália com esses documentos sem a assinatura do consulado Italiano no Brasil e, tentar conseguir tirar a cidadania pela comune que meu bisavo nasceu?

Por favor me informe para eu poder fazer a coisa certa.

Muito obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Michel,

 

Tenho lido que para entrar na Itália e reconhecer a cidadania é preciso de um seguro saúde, certo?? Eu fiz um seguro aqui em Porto Alegre, o CDAM (Certificado de Direito de Assistência Médica) que dá direito a utilização do serviço público de saúde italiano. Eu fiz por 3 meses, já que entrarei com visto de turista...

O que tu acha?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
Olá. Eu tenho todos os documentos aqui no Brasil ja traduzidos por tradutor juramentado. Mas o agendamento foi feito so para 2017.

Eu gostaria de saber se eu posso ir para a Itália com esses documentos sem a assinatura do consulado Italiano no Brasil e, tentar conseguir tirar a cidadania pela comune que meu bisavo nasceu?

Por favor me informe para eu poder fazer a coisa certa.

Muito obrigada

 

Oie Ca... nem venha.. sera dinheiro gasto a toa, a menos que deseja fazer um passeio pela Europa.

Uma das exigencias pra dar entrada no processo na Italia eh a legalizaçao dos documentos, e dependendo do consulado brasileiro, pode-se se esperar 5 anos.

Boa sorte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...