Ir para conteúdo

Pico dos Marins - Cinco desconhecidos + batizado = História pra contar pro resto da vida!!!


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Poxa, Carol. Fino de mais seu relato. PARABÉNS.

Gosto de mais de estar na montanha. Contemplo toda beleza do lugar que estou. Mas o que tenho pra mim é que por mais que o lugar seja fantástico, a viagem só é completa com a presença dos amigos (mesmo que se conheçam a 10 anos ou a 10 minutos). Pra mim são as pessoas que fazem valer a pena a viagem, e quando é completado por um lugar sensacional igual o marins, não há nada melhor. Nítido o espirito de grupo de vcs.

Marins já tá na minha lista pro ano que vem, rs.

Vlw pelo relato. Show de bola...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 42
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Oi Samuca!!!!

Ai!!! que bom que você gostou do relato!!!

 

Aquele lugar é demais! Mas vc falou tudo agora. A trip só tá completa com a companhia! Na boa..... Ali eu tava com os amigos de infância de verdade!!!!!! hahahahahaha

Imagina!? Todo o perrengue que eu passei com um mala do meu lado! Nossa!!!! aí eu ia voltar mega desidratada de tanto chorar.... ia do começo ao fim! hahahahahahah

 

Vai sim! Tô muito feliz por ter conhecido Marins e acredito que ninguém pode morrer sem passar lá! rsrs

 

Antes de ir, dá uma checada na previsão do tempo. Parece que tem um período de chuva. Daí não recomendo pq é mega perigoso...rsrs

Nós olhamos com antecedência e a previsão tava apontando chuva. Fomos, mas com o plano B caso chovesse realmente.

Mas graças a Deus deu tudo certo e a única água que caiu foi quando abri o berreiro! hauhauhauahauhauha

 

beijos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ai, Carol!

Adorei, me emocionei, ri do seu relato! Lembrei dos meus chororôs, do meu medo de não conseguir,

do peso da mochila e também da bagagem imensa que a gente carrega pela vida!

Parabéns pela conquista!

Muitos abraços, boa sorte em todas as próximas e... Espero que calhe de ir junto! Hahaha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Bi!!!!!!

Ai que delicia!!!!! Nossa! eu ri sozinha montando esse relato e escolhendo as fotos!!!

Vc passou por isso tb? Pensei que o povo fosse falar: "meu!!! que chorona!!!" hahahahahahaha

 

Ah! vou fazer o que? na próxima eu terei que me preparar mais pra não chorar tanto, né?! hahaha

 

Fico muuuuito feliz que tenha gostado!

Tomara que calhe, hein?! Será massa!!!! rsrsrsrsrs

 

beijocas!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Otaviooooooooooooo!!!

Sabe o que acabei de perceber??? Vc fez o relato que salvei nos favoritos. Em Santa Catarina. Nossa!!! Pirei!!!!!

Ainda indiquei pro Juliano (que tava comigo em Marins) o seu relato!!!! Incrível!!!!!!!!!

 

beijos

Legal que gostou, o relato quem fez foi o Getúlio, parceiro de caminhadas. A Serra Geral de SC é uma benção de Deus mesmo, o lugar mais incrível que já conheci.

Um roteiro legal pra vocês seria o Pico Paraná, não fica tão longe de SP e é uma montanha magnífica, com camping na base (e possibilidade de camping nas montanhas também) e várias caminhadas legais, desde os picos mais próximos do Dilson (acamp. base) como Itapiroca, Caratuva, o próprio PP, travessias extensas e montanhas mais afastadas, como Ciririca, Agudos, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Otavio!!!!

 

Pensei que fosse seu. Que confusão, hein?! haha

Mas fiquei morrendo de vontade!!!!!

 

Pico Paraná eu nunca ouvi falar. Aliás...até mês passado não sabia direito nem o que era Pico! ::lol4::

 

Vou dar uma pesquisada. Pra mim... ficou com gostinho de quero mais!rsrs

Obrigada pelas dicas!

 

beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Olá Carol!

 

 

[...] o relato quem fez foi o Getúlio, parceiro de caminhadas. [...]

 

 

Falando em mim... Ói eu aqui... :mrgreen:

 

Belo relato menina! Gostei muito. Sem dúvida uma trip emocionante, com direito a todos os ingredientes necessários a uma "iniciação": perrengue, frio, medo, cansaço, incerteza, Amigos (isso mesmo, com "A" maiúsculo), superação, emoção, estrelas... e por aí vai...

 

Vou fazer uma crítica, construtiva, mas necessária - a todos os 5 participantes e a quem mais ler este tópico. ::toma::

 

Não me levem a mal, mas onde já se viu montar uma trip dessas entre desconhecidos, especialmente levando uma (?) pessoa sem qualquer experiência anterior numa caminhada desse porte??? Pode parecer exagero (você agora sabe que não é, certo?!) mas este tipo de situação pode facilmente levar uma pessoa despreparada a situações extremas de stress psicológico e físico, podendo causar acidentes sérios, que num ambiente como aquele pode ser fatal - isso além de colocar os outros membros do grupo, ainda que experientes, em risco.

 

Vocês tiveram sorte (você mais ainda, pois topou com um grupo bacana e que foi bem compreensivo - veja adiante outros comentários), não saiu nada errado, mas não se pode contar com a sorte nessas situações. Não vou ficar também imaginando ou citando o que poderia ter acontecido de ruim, já foi, passou. Planejamento + conhecimento prévio de pessoas e lugares é que podem proporcionar alguma segurança (note que eu disse "podem" e "alguma"). Já vi muitos grupos se formarem para trips por aqui e depois relatarem seus sucessos. Aqui nunca soube, mas já li em outros sites de viagens e trekking relatos de pessoas que simplesmente foram abandonadas na trilha pelos "companheiros" por terem apresentando alguma dificuldade no percurso. Eu mesmo já me enfiei em alguns perrengues que marcamos aqui pelo Fórum com pessoas que não conhecia ou conhecia muito pouco - com a diferença de que eu (e os outros envolvidos) sabíamos no que estávamos nos metendo. Tenham CUIDADO neste sentido, se informem bem ANTES. O CUIDADO nunca é demais. Que fique o ALERTA. É um Fórum aberto a quem quiser ler e é minha obrigação, como cidadão, forista e montanhista advertir. Não gostaria de ver alguém, quem quer que seja, algum dia, sem a devida cautela (ou noção de perigo, como queiram) ter problemas ou se acidentar por causa de uma situação semelhante por ter lido ou se espelhado em algum tópico aqui do Mochileiros.com ou ainda de qualquer outro sítio.

 

 

 

Essa com certeza é a história mais louca que tenho pra contar, mas eu espero de coração que não seja a única!

[...]

 

Cara!!! ali acho qe a minha ficha tinha caído! Pela primeira vez eu tava tentando administrar todo aquele cansaço, junto com a bagunça de sentimentos e os 11 quilos da mochila!!! ui!!!

 

[...]

 

O Edu tava carregando 17 quilos e pegou a minha mochila com mais 11 quilos e subiu.

Eu não entendi como alguém que eu nunca tinha visto na vida... tá! ok!!! estávamos subindo um pico algumas horas... mas como alguém que não tem intimidade comigo, não é meu amigo, não faz parte do meu convívio tava fazendo aquilo por mim!

Uma hora eu ia chegar no pico. talvez a noite, mas eu não tinha como ficar ali sozinha... então uma hora eu tinha que subir.... mas eu não tava entendendo como alguém podia me ajudar daquela forma.

Tudo muito distante da minha realidade... da minha rotina!!!

Enfim.... acho que pela primeira vez eu entendi pra que servem as nossas mãos... pra estender quando alguém realmente precisar!

 

Ele continuou subindo e parava pra me olhar... ver em que ponto eu estava, e me orientava "vai por ali, segue aqui!" e assim subimos.

 

[...]

 

Eu tinha uma única certeza... a de que sozinho não somos nada nessa vida e não chegaremos a lugar algum!

Pra chegar lá em cima você não precisa apresentar sua carteira, seu diploma, tão pouco preencher ficha com o perfil pra ver se preenche os pré-requisitos! rsrsrsrs

 

Quando o susto começou a passar, sentei numa pedra e desembestei a chorar! Falo mesmo!!! todo mundo viu!!!! hauhauahuahauhauahauh

Eu não sei pq chorei.... eu acho que juntou um pouco o susto com a alegria, com a emoção de ver tudo aquilo!!! sei lá!

Talvez gratidão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu só agradecia a Deus por conseguir chegar lá em cima, por ter colocado pessoas tão bacanas no meu caminho!!! Por tudo !!!!

 

[...]

 

Acho que terei muita história pra contar! Sempre lembrarei com muito carinho de cada momento! Lembrarei pra sempre do peso da mochila e de como foi importante a ajuda que recebi.

Acho que levarei para sempre cada sensação de gratidão cada vez que uma mão me foi estendida!!!!

 

[...]

 

 

Fiz questão de citar estes trechos, não a toa. Estas passagens são um retrato do que é um montanhista. Não conheço o cidadão (Edu) mas pela descrição não pode ser outra coisa. Montanhismo, além do óbvio - subir montanhas, ascender cumes, escalar, enfim, é apoiar os companheiros nas mais diversas situações, tanto as boas quanto as ruins, e especialmente nestas manter a cabeça no lugar, o braço forte e a mão amiga, seja para carregar a mochila, seja para injetar ânimo, compartilhar a água escassa, carregar os feridos... etc. É o que separa uma amizade comum daquela amizade (diria mais, irmandade) que se forja nas montanhas. Montanhismo é muito mais do que o pico, do que atingir o cume, é o processo, é a subida (e a descida) com todos que saíram.

 

 

 

[...]

 

Não me canso de olhar as fotos e os vídeos. Cada vez que vejo as muralhas de pedras ou a neblina me dá frio na barriga, mas tenho saudades e uma imensa vontade de voltar.... claro!!! que devidamente equipada, acompanhada e fisicamente preparada! rsrsrs

 

 

O maior equipamento você adquiriu nesta trip, não tenha dúvida. A experiência vivida supera tudo, especialmente os equipamentos.

E o "vírus" já te infectou. Sinto te informar, mas não há cura! ::lol4::::otemo::

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Gvogetta, concordo com seu alerta e assino embaixo. Muito bom que as pessoas tenham em mente que o montanhismo nao seja somente montar um grupo (ainda mais com desconhecidos) e seguir. Tampouco que chegar ao cume seja o único objetivo, ignorando todo o percurso e todos os seus degraus.

 

De certa forma, considero sim uma atitude irresponsável as pessoas se juntarem sem se conhecer se seguir numa trip sem uma certa experiência. Mas veja, no nosso caso tivemos duas pessoas com conhecimento pleno do local, sendo uma delas inclusive bombeiro militar, na qual tivemos o prazer de desfrutar da sua experiência. Inclusive, ele foi um anjo e, apesar de ser sua sétima subida, desfrutou como se fosse a primeira! (Na verdade, poderia ser a milesima, nunca seria a mesma coisa hauah).

Quando eu convidei Carol, imaginei que ela tivesse experiência, mas quando ela disse que nao tinha, apesar de nao conhecer, fiz questão de firmar compromisso com ela desde o inicio de que estaríamos junto dela. Alias, se acontecesse dela desistir, tenho certeza que todos voltariam.

 

Quando fiz o convite, sabia que nao era algo impossível sequer ora um iniciante. A prova é que a Carol resistiu bravamente.

Ela superou muitos dos seus limites. Ou melhor. Talvez tenha alcançado os que pensu que jamais alcançaria.

 

Tambem foi minha primeira experiência em montanhismo desse nível. Tive a preocupação de conhecer o Pico dos Marins, saber seus problemas, e compartilhar com todos do grupo. Sempre nos alertávamos sobre os possíveis perrengues. Portanto, nao foi algo tao irresponsável quanto pareceu uahauhau.

Tudo foi plenamente conversado antes da viagem. Tanto que nao tivemos surpresas (a nao ser pela bela paisagem)

 

Aproveitamos muito o caminho ate o cume. Eu por exemplo nao parava de fotografar! Fiz das tripas coração pra tirar uma câmera enorme no meio do caminho sempre que via algo surpreendente. E acredite: tudo era surpreendente!

 

A Carol, antes de qualquer coisa, merece os parabéns pela superação.

Seu alerta é bastante pertinente, entendi completamente sua intencao e por isso assino embaixo. Inclusive levarei algumas de suas passagens escritas aqui pras próximas aventuras, amigo. Mas gostaria respeitosamente de deixar registrado que a irresponsabilidade acima dita nao é exatamente como disseste. Por isso, os apontamentos.

 

Grande abraço a voce e obrigado por ter agregado sua experiência!

Carolzinhainhainhainhainha, saudade!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Vou copiar aqui um aviso do AltaMontanha:

"Atenção: O portal AltaMontanha (e agora o mochileiros.com :mrgreen: ) alertam que as atividades de montanhismo são adrenantes e viciam logo ao seu primeiro uso. Os perigos existem , principalmente quando os limites não são respeitados, porém é uma atividade muito segura se praticada com moderação, consciência e respeito a natureza."

::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

 

[...]

 

A Carol, antes de qualquer coisa, merece os parabéns pela superação.

Seu alerta é bastante pertinente, entendi completamente sua intencao e por isso assino embaixo. Inclusive levarei algumas de suas passagens escritas aqui pras próximas aventuras, amigo. Mas gostaria respeitosamente de deixar registrado que a irresponsabilidade acima dita nao é exatamente como disseste. Por isso, os apontamentos.

 

[...]

 

 

 

Olá Verner e Carol!

 

 

Sem dúvida a Carol merece os parabéns! Aliás até me esqueci (agora que percebi) de parabenizá-la pelo feito. :oops:

 

Eu não falei nada sobre irresponsabilidade, ao menos diretamente, só fiz o alerta, vocês entenderam o real sentido das minhas observações e outros que lerem o relato certamente entenderão também. Esse é o espírito da coisa.

 

Bacana que você tenha esclarecido algumas das circunstâncias nesse seu último post (compromisso de apoio, troca de informações prévia, etc.). Da forma como foi postado originalmente pela Carol no relato dá uma maior impressão de que alguns cuidados teriam sido relegados. E só para esclarecer, o fato de existir no grupo uma ou mais pessoas experientes, habilitadas e conhecedoras da trilha ou do terreno minimiza mas não afasta o risco de um sinistro.

 

Abraço e boas trips a vocês! Não deixem de compartilhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...