Ir para conteúdo

Cidadania Portuguesa - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Vou reforçar o que falou a Joyce com minha experiência recente... Você tem duas etapas no processo.

 

Primeiro é legalizar o casamento dos seus pais perante Portugal. Como seus pais são separados judicialmente, acho que só precisaria regularizar a situação da sua mãe por lá, se já não tiver. Tipo, se ela casou aqui e transcreveu o casamento ou casou por lá, tem que transcrever o divórcio. Se não se encontra em nenhum destes casos, não sei se precisa transcrever o casamento e depois o divórcio, mas acho que é só tirar o bilhete de identidade português, se já não tiver, com a situação civil separado. Tem que entrar em contato com o consulado pra saber isso certinho.

 

Depois, com a situação da sua mãe regularizada, você dá entrada no seu processo. Tira a cidadania, depois o bilhete de identidade e só depois o passaporte. Esse processo demora pelo menos 6 meses.

 

Quanto a resolver isso em Portugal, só vale a pena se você já morar lá durante todo o processo. De qualquer forma, o prazo vai ser similar.

 

Abs

Link para o comentário
  • Respostas 110
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá pessoal...

 

quando tirei (eu e meus irmãos) a cidadania portuguesa, foi uma novela. Mas, no final deu tudo certo.

O processo demorou mais de 1 ano, isso pq sou FILHA de português.

Fiz tudo através do consulado de Santos (pois moro aqui).

Muita coisa da documentação (averbações, certidões etc) foi pedida pela internet ao Cartórios de PT, e não tivemos problema. Os documentos chegavam logo (no máximo 1 mês de espera). O que demorou mais foi a buroracia no Consulado.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

É, Lu...

 

O problema mesmo é a burocracia. Tem coisas que se agenda pra se fazer 3 meses depois!! Aí esse prazo que eles dão não tem como não estourar...

Eu tenho família em Portugal, então já pedia pra eles tudo com antecedência e fluíam mais rápido os processos e os agendamentos.

 

 

Roberto,

 

Uma coisa que esqueci: minha avó e meu pai estavam com os nomes errados. Cada lugar constava de um jeito. Preenchi os formulários com uma dessas versões dos nomes deles e deu certo, veio a documentação com os nomes corretos. Não me estressei em consertar nada...

 

Abs

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Com respeito e carinho à todos os Mochileiros Amigos,

 

 

Agradeço muito à simpatia e, a acolhida prestada à mim, neste tópico e, às pessoas que realmente, se colocam à disposição para me ajudarem.

Gostaria apenas de um esclarescimento dos amigos, em especial ao leocaetano, é necessário que as certidões, enfim, os documentos apresentados precisam de algum tipo de reconhecimento do consulado ? algum carimbo, algum tipo de registro ?

Leocaetano, você obteve sua cidadania aqui no BRasil ou, foi em Portugal ? neste caso, o que você acha de se buscar e se pedir a cidadania lá mesmo em Portugal ?

Peço desculpas aos amigos pela ausência mas, meu trabalho é do tipo de escala ou seja, faço plantão de 12 horas às vezes 24 horas, e desta forma, chego acabado e, sem ânimo muitas vezes pra escrever aqui ao s grandes amigos.

 

Desde já muita paz à todos os amigos e, se precisarem de algo, basta mandar uma mensagem e, naquilo o que puder, me coloco desde já à disposição de vocês.

 

 

Até breve, Roberto !

Link para o comentário
  • Membros

Alguém sabe me dizer quanto tempo, em média, leva-se p/ obter o BI Português? Meu processo de naturalização foi deferido em Agosto deste ano e dei entrada em meu BI em Setembro, aqui, no RJ.

O consulado realmente manda o BI p/ a residência do requerente?

Obrigado a quem puder ajudar.

Leo

Link para o comentário
  • Membros

Boa Tarde Leo,

 

O consulado no RJ, primeiramente, me disse que levaria entre 30 a 45 dias úteis. Nesta última semana eles (consulado RJ) me disseram que o prazo é de 60 a 90 dias úteis. Liguei tb pra Portugal e me passaram que meu BI já saiu de lá há mais de 15 dias.

 

Tô meio preocupado, pois já acertei quase tudo pra viajar dentro de 60 dias úteis (coloquei o prazo máximo que o consulado me passou, primeiramente + 15 dias úteis como segurança) após o pedido do BI.

 

Vi aqui na página que vc tinha escrito que recebeu a cidadania por volta da Agosto, não foi? Vc já recebeu seu BI? Levou esse tempo todo mesmo?

 

Obrigado pela resposta anterior e agradeço se puder dar mais informações.

 

Grande abraço,

 

Léo

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...