Ir para conteúdo

Cidadania Alemã - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros
Olá pessoal,

 

Sou Valdete Maria Tenfen, descendente do alemão "Gerhard Heinrich Tenfenne" e estou buscando a cidadania alemã.

 

Ocorre que para isso se faz necessário alguns documentos; primeiramente é comprovar a chegada ao Brasil, todos os alemães que chegaram no Brasil antes de 01 de janeiro de 1904, tinham que se registrarem a cada dez anos em um Consulado Alemão, sob pena de perderem a nascionalidade alemã.

 

Peço encarecidamente se alguém pode me ajudar onde consegui-lo, ou souber se algum descendente da família Tenfen conseguiu a dupla cidadania, ficarei muito agradecida.

 

Tenho as seguintes informações:

 

Imigrante - "Gerhard Heinrich Tenfenne" (nascido em 1859 - Westfália - Alemanha).

Ele chegou primeiramente no Rio de Janeiro, depois se estabeleceu em Santa Catarina.

 

Filiação - Johann Gerhard Tenfenne (nascido em 1829 e falecido em1896).

- Gertrud Albers (nascida em 1830 e falecida em 1917)

 

Atenciosamente,

Valdete Maria Tenfen

Para sua segurança o endereço de email foi editado

 

Também faço parte da família Tenfen e estou com a mesma dúvida.

Você teve algum progresso em coseguir sua cidadania?

 

Abraço!

=]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 263
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá!!! No Memorial do Imigrante pode ser que tenha a chegada do seu ascendente.

Tente também no site: ancestry.com

O que foi muito bom para mim foi ter ido me consultar com o Consulado Honorário de Rolândia com toda a documentação que possuía em mãos antes de abrir o processo.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá!!! No Memorial do Imigrante pode ser que tenha a chegada do seu ascendente.

Tente também no site: ancestry.com

O que foi muito bom para mim foi ter ido me consultar com o Consulado Honorário de Rolândia com toda a documentação que possuía em mãos antes de abrir o processo.

 

Boa sorte.

 

Meu trisavô veio em 1899, apenas não sei se ele manteve sua cidadania indo no consulado de 10 em 10 anos.

Qual e-mail do consulado você usou para conseguir a matricula consular?

 

Muit obrigado pelas informações!!

=]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mandei e-mail ao Consulado de Porto Alegre. Não me recordo endereço de e-mail, mas no site deve ter.

Mandei e-mail com o nome, data de nascimento, data da chegada ao Brasil, ... enfim, todos os dados que tenho.

Demoraram um mês para me responder e obtive uma notícia positiva, de que ele havia se matriculado.

Para quem mora em Porto Alegre, ou quer ir até lá, é gratuito o documento (Matricula Consular).

Como moro no interior do estado de SP paguei o envio pelo Correio. Demorou um mês para chegar.

 

Tudo que envolve cidadania demora mesmo...rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mandei e-mail para vários órgãos ligados a cidadanias na Alemanha e não obtive resposta por e-mail, mas 2 meses depois de ter entrado em contato também recebi uma cópia da Matrícula Consular, sem qualquer custo...

Foi uma surpresa ótima!

 

O livro original, de Matrícula Consular, está em Porto Alegre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Mandei e-mail para vários órgãos ligados a cidadanias na Alemanha e não obtive resposta por e-mail, mas 2 meses depois de ter entrado em contato também recebi uma cópia da Matrícula Consular, sem qualquer custo...

Foi uma surpresa ótima!

 

O livro original, de Matrícula Consular, está em Porto Alegre.

 

Muitíssimo obrigado, você está sendo de grande ajuda!

 

=]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Boa tarde pessoal.

 

Alguem já teve problemas em conseguir a certidão de nascimento e casamento do ascendente alemão, pelo fato de o documento provavelmente ter sido destruido em época de guerra?

 

Meu bisavô nasceu em 1880 em Mülhausen (Alemanha), hoje Mulhouse (França). Desde 1919 a cidade é território francês.

 

Consegui junto ao Arquivo Nacional no RJ o Registro de Estrangeiros da lei de 1938, informando filiação, cidade de nascimento, passaporte militar, navio de chegada ao país, e também uma carta da Embaixada da Espanha atestando a veracidade dele como cidadão alemão e filho legitimo de um casamento entre alemães. Nesta mesma carta é dito que a Embaixada da Espanha era responsável por defender os direitos dos alemães na cidade.

 

Será que com essa documentação eu consigo iniciar o processo de cidadania?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá,

 

Acho que no seu caso, por ser um caso muito diferente, você deveria fazer uma consulta, com todos os documentos que possui em mãos, em um Consulado da Alemanha antes de começar o processo (preenchimento de fichas e tradução de documentos).

Eu tirei todas as minhas dúvidas na 1a visita e na 2a fui com tudo pronto para entrar com o processo.

 

Ps. Entrei pelo Consulado de Rolândia, Paraná. Acredito que por ser Consulado Honorário e ter menor fluxo de pessoas eles me deram muita atenção. Foram legais inclusive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...