Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores
Valeu Camila!!!

Só mais uma dúvida, do Rio de Janeiro é melhor ir pra Teresópolis ou Petrópolis?

Devo iniciar a travessia em Petrópolis, preciso ver a logística de chegar, deixar as tralhas, fazer a travessia, buscar as tralhas e voltar pro Rio.

 

No que diz respeito ao trajeto, tanto faz. Tanto Petrópolis quanto Teresópolis ficam relativamente perto do Rio. Precisa ficar de olho é nos horários de pico da subida e descida da serra, geralmente as manhãs e fins de tarde, especialmente segunda e sexta que embolam. Além disso, a subida da serra de Petrópolis está em obras com a construção da outra pista e costumam interditar alguns trechos, mas avisam por aqui: http://www.novaserraconcer.com.br/OProjeto/Interdi%C3%A7%C3%B5es.aspx

 

O ideal seria deixar suas tralhas em Terê pra já tê-las em mãos quando acabar a travessia. Aí você teria que ir do Rio pra Terê, deixar as tralhas lá e ir pra Petrópolis, onde vai começar a travessia...

De qualquer maneira, se deixar em Petrópolis, vai ter que retornar para pegá-las. Deixando-as em Terê, a vantagem é que vai poupar uma viagem depois do cansaço da travessia.

 

Pelo que entendi você vem de ônibus, certo?

Rio x Terê, Terê x Petrópolis e vice versa: http://www.viacaoteresopolis.com.br

Petrópolis x Rio e vice versa: http://unica-facil.com.br

 

[]'s

Camila

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Otávio, um item muito importante nessa travessia é o horário.

Vc obrigatoriamente terá de pernoitar no Açu e na Pedra do Sino.

 

O PN não permite acampar em lugares que não sejam na área de camping desses Abrigos.

Já presenciei situações que em qualquer outro parque passaria batido, mas lá não. Eles multam mesmo.

 

Por isso inicie a caminhada por Petrópolis de manhã p/ dar tempo de vc conhecer a Cachoeira Véu da Noiva e chegar no Açú antes do anoitecer.

Creio que 08:00 ou 09:00 hrs no máximo.

 

 

Abcs

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Nas 2x que fiz essa travessia comecei bem cedo e fui chegar no final da tarde no Açú, mas estava com uma cargueira bem pesada.

O desnível desde a Portaria até o Açú é de pouco mais de 1000 mts, mas o trajeto é longo.

Mas como vc estará com mochila bem leve, sem eqtos de campings, creio que dê p/ chegar no Açú sem problemas.

 

Terminando o último trecho de subida, vc chegará no Chapadão, que é no plano.

Não tendo o ruço p/ atrapalhar a caminhada dali em diante, creio que mesmo sem luz natural dê p/ chegar no Açú sem maiores dificuldades.

 

 

Abcs

Link para o comentário
  • Membros

Otávio,

Você já deu muitas dicas que eu aproveitei. Agora vou dar uns palpites. Caso você possa aproveitar, ficarei feliz.

Estive lá no final de setembro do ano passado. Não sei como você vai até o Rio. Eu fui de avião e estava mais barato que de ônibus. Do aeroporto até a rodoviária pega-se um busão chamado "frescão", estava 12 reais quando estive lá.

Da rodoviária até Petropolis pega-se um ônibus que sai de hora em hora, 23 pilas. Da rodoviária de Petrópolis, mais um busão até o terminal Correias e de lá mais um até o Bairro Bonfim. Tem uma pousada barata bem na porta do parque, chamada Vila Açu. Paguei 50 pilas num quarto coletivo. Só que só tinha eu no quarto. Café da manhã incluído. A moça que toma conta é muito legal. Caso você for de carro pode conversar com ela e deixar o carro lá, junto com barraca, etc. Depois dá para voltar de mototáxi, ou de ônibus.

 

Saímos às 9;30. Passamos na gruta do presidente, cachoeira véu de noiva, cachoeira das andorinhas e mesmo num rítmo bem maneiro, com muitas paradas para fotos e umas 4 ou 5 paradas para água e lanchinhos, chegamos no Açu antes das 3 da tarde.

 

Estou pretendendo ir de novo e aproveitar o resto da tarde do primeiro dia para fazer um bate-volta até os portais de hércules.

 

Quanto ao abrigo, quando estive lá tinha barraca para alugar (20 pilas), o banho era 10 pilas (5 minutos) e o cara marca no relógio, se demorar ele bate na porta. Quanto à cozinha, ela tem de tudo, só tem que levar a comida, e o custo era de 10 reais pra 4 pessoas. Isto é, se estiverem em 4 pessoas e qualquer um tiver pago a cozinha, todos os 4 podem utilizá-la. Eu fui com minha propria barraca, fiquei acampado, e pude usar a cozinha sem problema.

 

O "bivaque" no abrigo, não é bem um bivaque. É mais um acantonamento que um bivaque. Tem um cômodo amplo onde você joga seu isolante e já era. Também tem a opção de beliches. Se não me engano, o bivaque era 25 pilas e no beliche 40 pilas.

 

Os caras que trabalham no abrigo são super gente boa. A gente ficou um tempão conversando à noite. Os caras contam muitas estórias boas do parque, dos guias e das pessoas que passam por lá.

 

A propósito, está pensando em ir quando?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Augusto, tenho estudado bem a travessia (coisa que costumo fazer sempre que vou a algum lugar desconhecido) e já tenho um mapa com a trilha plotada e tracklog pro GPS. Creio que eu chegue mesmo com ruço. ::cool:::'>

Grande ajuda Ronaldo, valeu!!! Tirou as últimas dúvidas que eu tinha. Minha ideia é chegar no Rio beeem cedo, tipo 6~7 da matina, pra subir a Petrópolis a tempo de chegar no Açu no mesmo dia. Como o ônibus Curitiba-Rio só chega 10 da manhã vou fazer uma ponte Curitiba-SP-Rio, aí consigo chegar cedo. Vou ver a possibilidade de voar até o Rio, mas no inverno o aeroporto de Curitiba quase sempre está fechado de manhã cedinho por causa da neblina...

Não vou de carro porque do Rio pretendo ir pro PARNA Caparaó, subir o Bandeira e adjacências. Minhas férias serão de 5 a 13 de julho (vamos nessa? ::cool:::'> ), e como no Caparaó vou ficar 4 dias acampado pretendo bivacar mesmo no Açu e Sino, pra ter um pouco de conforto e subir leve. Por isso vou deixar as tralhas de acampamento na rodoviária do Rio e pegar na volta.

Eu vi as fotos do bivaque no site indicado pelo Augusto http://www.parnaso.tur.br/, já deu pra ver como será.

Aliás acho essa coisa de abrigo com cama, bivaque, cozinha uma maravilha!!! Sei que tem gente contra, que acha isso uma facilidade que acaba levando os farofas pra montanha, etc... mas veja o exemplo do Pico Paraná: antes era uma montanha respeitada, limpa, que poucos acessavam. Hoje é uma muvuca, cheia de lixo e gente mal educada. E não é um abrigo que vai incentivar a farofagem a ir até a montanha.

Se o PP (que é um parque que não sai do papel) tivesse uma organização como o PARNASO, com portaria, abrigo, etc, com certeza estaria mais limpo e organizado. Não adianta querer que uma trilha aonde passam 50-100 pessoas por final de semana continue "pura"...

Parabéns ao PARNASO, que as boas ideias de lá sejam copiadas pelas demais unidades de conservação e parques do Brasil.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Blz Otávio.

 

Como vc vai pela primeira vez é bom sempre ter um tempo a mais porque dá p/ conhecer todas as coisas interessantes no percurso.

E são muitas. Vai por mim.

Existem trechos onde dá p/ ficar parado na crista ou no topo de algum morro só p/ ficar admirando a vista, que é uma das melhores que eu já vi até hoje.

No aspecto visual, é um Parque sem comparação.

 

Eu já penso diferente de vc na questão da administração. Considero uma negação.

São "capitalistas" demais. Só pensam em dinheiro.

Entregar a exploração dos Abrigos p/ uma ONG é um absurdo.

Copia o exemplo do que acontece lá no Caparaó e vc não precisa entregar a admn dos abrigos a alguma empresa ou ONG. Qdo vc for lá no Caparaó, vc vai ver - se tudo der certo, tô indo lá depois da Copa.

Na Serra dos Órgãos p/ uma travessia normal sai quase $50,00.

E os descontos dados p/ quem é membro de clube excursionista é outra aberração. Vc tá privilegiando alguns em detrimento da maioria.

 

Vc vai no Caparaó e vê a infraestrutura que eles disponibilizam e é de dar inveja.

Bem melhor que a do Serra dos Órgãos e não se cobra mais por isso.

E uma travessia lá é metade do preço.

Itatiaia é outro exemplo.

Boas áreas de campings e não se cobra mais por isso. Abrigos também não dá p/ reclamar: Rebouças e o novo Agua Branca.

Só é ruim o Rebouças porque vive lotado. É muito difícil conseguir vaga lá, mesmo em dia de semana. Certa vez tive que improvisar, achando que ia encontrar vaga ou no Abrigo ou no Camping.

Lá uma travessia normal sai por pouco mais de $15,00.

 

Não entendo como isso pode acontecer em parques nacionais diferentes.

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Ok, vamos por parte. Também achei caro e estranho uma ONG administrar uma estrutura federal. Mas o que é melhor, ter o abrigo, mesmo que caro (e usa quem quer) ou não ter nada, e a montanha ficar a mercê de montanhistas e "montanhistas", aqueles que não cuidam de nada, largam papel higiênico na trilha, etc...

O que eu gostei é o parque disponibilizar a estrutura abrigo em si, como faz Itatiaia (Itatiaia que me espere!). Pelo que vi no Caparaó só tem camping, não tem abrigo.

Pode parecer coisa de preguiçoso querer uma cama, cozinha e banho quente na montanha, mas veja meu caso. De lá vou para o Caparó ficar mais 4 dias, num total de 9 dias viajando, caminhando e acampando sem nenhum pernoite em pousada ou hotel. Já estou meio velhinho e gosto de um pouco de conforto. :wink: Talvez se eu morasse perto e/ou estivesse repetindo a trilha ficasse no camping pra economizar uns trocados, mas vou viajar 14 horas pra chegar lá!!!

Minha opção pelo bivaque é pelo conforto e ineditismo de dormir num abrigo de montanha: o bivaque é 25 pila, o camping e uso da cozinha somando dá 16 pila; não carregar barraca, fogareiro, panela, prato e talher na minha opinião vale os 9 pila de troco.

Na volta (se a ida der certo! :mrgreen: ) venho aqui e conto minha impressão e comparação dos parques.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...