Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Vai sossegado Glauco.

Nas 2x que fiz essa travessia, não precisei usar a corda, que tanto falam.

O mergulho é um trecho onde vc vai escorregando por uma pedra por uns 2 a 3 mts.

Como ela é bem inclinada, o ideal é descer sem a mochila, jogando-a ou descendo com uma pequena cordinha. Até aquelas de nylon serve.

Já o cavalinho é um trecho de subida muito ingreme também que tá ao lado de um abismo.

Ele é muito perigoso mesmo.

O ideal também é jogar a mochila ou puxa-la com uma corda e passar pelo trecho sem ela.

Não recomendo de jeito nenhum tentar subir com a mochila nas costas.

No youtube vc encontra vários videos de como passar pelo trecho.

É só passar sem a mochila e junto do paredão, longe da beirada do abismo.

 

Abcs

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Eu já acho mais difícil subir o Cavalinho pelo lado do paredão (direita). Pelo lado do abismo tem uma pedra, e subindo nela fica muito mais fácil o acesso a pedra que temos que "cavalgar" (sentar como num cavalo) pra subir. Claro, é mais exposto, quem tem medo de altura pode sentir alguma dificuldade, mas pelo lado do paredão a pedra "cela" fica muito longe.

Mas não é nada do outro mundo, um monte de gente passa sem corda. É só ter cuidado.

O mergulho é mais tranquilo. E faça como o Augusto falou, tire a mochila das costas. Eu fui com mochila e ela te joga pra frente, pois você tem que colar as costas na pedra pra descer, e a mochila não deixa... :?

Mas dá pra jogar a mochila pra baixo, é uns 2 metros, no fundo do vale.

Link para o comentário
  • Membros
Olá pessoal!

Estou preparando para ir em agosto, e gostaria de tirar algumas duvida com vocês.

No site PARNASO diz "alguns trechos técnicos, onde pode ser necessário usar cordas, principalmente nos lances do Mergulho e do Cavalinho", pesquisei sobre estes dois lugares e tive uma noção boa do que esta por vir. Mas esta questão da corda eu entendo pouco, não sei se seria necessário uma corda "profissional" tipo semi-estática usadas em rapel, ou uma corda / cordelete comum. O que vocês me indicam, orientam?

 

Corda, corda mesmo não precisa.

Leva um cordelete, ou cordinha de varal. 8 a 10 metros são suficientes.

Eu desci o mergulho coma mochila, um tanto com a bunda encostada na pedra.

Já o cavalinho dá prá subir com a mochila também, só que sem ela fica mais fácil. Eu concordo com o Otávio. Pelo lado da pedra fica menos exposto, só que pelo "lado do abismo" é mais fácil. Precisa de menos esforço. É só ir para a esquerda até onde der e depois jogar a perna direita sobre a pedra deitadae "montar a cavalo" nela.

 

Se levar o cordelete é só amarrá-lo na mochila, no mergulho desce primeiro a mochila e no cavalinho sobe com a cordinha e puxa a mochila.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Obrigado pelas informações Augusto, Otávio Luiz, e Ronaldopxo.

Fiquei mais tranquilo, sendo assim, um cordelete, ou até mesmo um paracorde já da para puxar e descer a mochila nestes trechos. Evitando mais peso na mochila.

Referente a estas estratégias para descer (mergulho) e subir (cavalinho), deu para ter uma noção boa através dos vídeos no youtube. Vou anotar estas dicas!

Valeu!

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros
Pessoal,

 

caminhando sem pressa e em condições normais de temperatura e pressão, mais ou menos a que horas se chega a portaria de Terê?

 

Fiz os 3 dias, partindo de Petropolis. Saímos do último acampamento lá pelas 9h (nos demos esse "luxo" de acordar tarde..rs) chegamos na portaria de Terê umas 15h.

Caminhando tranquilo, sem pressa, tirando fotos e eu com o pé torcido rs

Link para o comentário
  • Colaboradores
Pessoal,

 

caminhando sem pressa e em condições normais de temperatura e pressão, mais ou menos a que horas se chega a portaria de Terê?

 

Fiz os 3 dias, partindo de Petropolis. Saímos do último acampamento lá pelas 9h (nos demos esse "luxo" de acordar tarde..rs) chegamos na portaria de Terê umas 15h.

Caminhando tranquilo, sem pressa, tirando fotos e eu com o pé torcido rs

 

valeu marcio! acho que nao poderei ter esse luxo, depois da caminhada é mais 420km até chegar em casa

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...