Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Peça ajuda, compartilhe informações, ajude outros viajantes e encontre companheiros de viagem!
    Faça parte da nossa comunidade! 

Entre para seguir isso  
MauroBrandão

Líbano - Guia de Informações

Posts Recomendados

O Líbano é um pequeno país montanhoso situado no Médio Oriente. Faz fronteira a sul com Israel, a norte e a leste com a Síria, sendo banhado a oeste pelo Mar Mediterrâneo. A sua capital, e maior cidade, é Beirute.

O Líbano divide-se em seis províncias (árabe: muhafazat; singular muhafazah). Entre elas encontra-se Beirute, a menor de todas em extensão (19,8 km2 e que tem como capital a própria cidade de Beirute), mas que é a mais populosa, industrializada e rica de todo o país, além de ser centro financeiro e turístico de todo o Oriente Médio.

O clima do Líbano é do tipo mediterrâneo moderado, com verões quentes e secos e invernos frios e chuvosos. A pluviosidade é maior nas áreas montanhosas e no Vale do Bekaa do que na costa. Nas montanhas do Monte-Líbano cai neve que permanece nos cumes até ao começo do

O árabe é a língua oficial do país, sendo falado na sua forma de dialecto libanês. Este dialecto é intelegível para os arabofónos do Médio Oriente, caracterizando-se pela presença de várias palavras estrangeiras oriundas do francês, inglês, turco e italiano.

O francês e o inglês são as segundas línguas do país, sendo entendidas por cerca de 50% da população. A língua arménia é utilizada pela minoria arménia do país.

Visite o Líbano otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_19194_visite_o_libano5.jpg

Transportes

Aeroportos

O Líbano possui poucos aeroportos, são alguns poucos militares, algumas bases aéreas em algumas cidades, e o principal do país, o único internacional da nação, o Aeroporto Internacional de Beirute, rebatizado após o atentado que matou o ex-primeiro ministro do país e passou a se chamar Aeroporto Internacional Rafik Hariri, moderno o aeroporto atende à grandes empresas aéreas do mundo, e é parada de escala para grande números de vôos que vão de países do Ocidente para países do Extremo Oriente e Oriente Médio.

Portos

O Líbano possui vários portos por seu litoral, porém três merecem maior destaque. Sidon, no sul do Líbano: seu porto é também chamado de porto petrolífero, já que atende os países produtores de petróleo no comércio e na evacuação de produtos desses países para a União Européia e Estados Unidos. Trípoli, no norte do Líbano: importante porto do norte do país, atende mercadorias em geral porém não possui a mesma magnitude que o porto da capital Beirute, a capital e maior cidade do Líbano: além de Beirute ser a porta de entrada do Líbano por via aérea, é também por mar, já que possui o maior e o mais bem equipado porto de todo o país, é também considerado o porto mais movimentado do Mediterrâneo Oriental. Abastece todo o país e evacua toda sua produção, além de ser também o ponto de acolhimento de vários turistas

Estradas

As estradas libanesas em geral estão em bom estado e poucas são as estradas não pavimentadas, com os pesados bombardeios de Israel ao Líbano, todo seu sistema rodoviário ficou comprometido

Ferrovias

O Líbano não conta com muitas ferrovias, contudo o suficiente para abastecer suas necessidades

Idioma

O idioma oficial é o árabe, mas o ensino do francês e do inglês é obrigatório nas escolas, facilitando, assim, as relações de comércio e intercambio cultural.

Visite o Líbano

O Líbano é um belo país situado no extremo leste do Mediterrâneo. Está localizado no ponto de encontro de três continentes – Europa, Ásia e África – fazendo fronteira ao Norte e ao Leste com a Síria, e ao Sul com os territórios palestinos ocupados. Sua costa possui aproximadamente 225 km de extensão, por onde se espraiam cinco cidades: Beirute, Byblos, Sidon, Tripoli e Tyro.

 

A beleza do Líbano é iluminada pela sua geografia, com sua larga planície costeira e suas duas cadeias de montanhas ao norte e ao sul (as montanhas do Monte-Líbano e Anti-Líbano). O fértil Vale de Bekaa, com seus rios Litani e Orontes, separam essas montanhas e regam o terreno. Residindo majestosamente sobre o vale, existem dois dos maiores picos: do mundo o Qournet Assouda no Norte do Monte Líbano (altitude 3.083 metros) e o Jabal al-Sheikh no sul da região do Anti-Líbano (altitude 2.814 metros).

O clima mediterrâneo moderado permite que seus visitantes desfrutem de 250 dias ensolarados por ano, cerca de 4 meses. O inverno é úmido na costa e nevado na região das montanhas, já o verão é quente na costa e úmido nas montanhas. É possível que no outono você possa esquiar nas montanhas e nadar no litoral no mesmo dia!

Lugares históricos e turísticos mais visitados: Byblos, Beirute,Zahle, Baalbeck, Sidon, Tyro, Gruta de Jeita, Trípoli, Beiteddine, Cedros, Museu e Casa de Gibran Khalil Gibran em Becharre, Teir El-Damar, Anjar, Harissa

 

 

Panorana

A Embaixada do Líbano no Brasil está localizada em Brasília.

Nosso endereço:

SES 805 - Avenida das Nações - Lote 17

Brasília - DF - Brasil CEP 70411-900

 

Nossos telefones são:

Chancelaria (Gabinete do Embaixador):

(61) 3443-5552 / 3443-3808

Falar com Soraya Tkachenko

Serviço Consular (vistos, documentação):

(61) 3443-8570

Falar com Angélica ou Najah

Fax: (61) 3443-8574

 

Para perguntas e respostas entre no tópico Líbano - Perguntas e Respostas clique aqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Visto para o Líbano

» Moeda: Libra libanesa

» Fuso Horário: UTC +2

» Código Telefônico: 961

» Possui relacões diplomáticas com o Brasil

Vistos Consulares: Brasileiros Necessitam de visto de entrada.

Documentos necessários

Passaporte válido mínimo 6 meses original + cópia das páginas 1,2, e 3.

- Formulário preenchido e assinado

- 1 foto 3x4 recente

- Cópia RG

- À Negócios acrescentar: carta da empresa

Outros documentos poderão ser solicitados pelo Consulado, após análise do pedido de visto, como: Extratos bancários + Cópia da Carteira Profissional e Cópia dos três últimos holerites OU Cópia do Contrato Social e Declaração do Contador informando os três últimos rendimentos;

O Consulado do Líbano de São Paulo somente aceita pedidos de vistos pessoalmente.

Prazo: 05 a 07 dias

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

1: A validade do visto depende da análise consular.

2: O visto pode ser também obtido em um dos aeroportos de fronteira com o Líbano.

3: Para menores, os pais deverão assinar o formulário para menor e acrescentar autorização dos mesmos, com firma reconhecida em cartório por AUTENTICIDADE.

4: Caso o requerente seja descendente de Libanês, deve enviar ao Consulado , cópia de um documento que comprove a naturalidade da família.

5: O requerente de visto de entrada no Líbano, não pode ter em seu passaporte o carimbo de entrada em Israel; pois, o Líbano não permite a entrada em seu território de pessoas que já tenham visitado Israel.

Embaixada e Consulados Brasileiros no Exterior:

Consulado Geral do Brasil em Beirute.

Edifício Zakhem Plaza, 1º andar

Esquina das ruas 44 e 45. Setor 5 (Kalaa).

B.P. 55447 - Sin El Fil - Líbano.

Tel: (+9611) 49-0401/2/3.

Fax: (+9611) 49-0405

e-mail: [email protected] ou [email protected]

site: http://www.consulatgeneraldubresil.org

Embaixada e Consulados estrangeiros no Brasil:

Embaixada do Líbano em Brasilia

SES Avenida das Nações quadra 805 lote 17

CEP: 70.411-900 - Brasília - DF

Tel: (61) 3443-5552 / 3808 / 8570

Fax: (61) 3443-8574

Site: http://www.libano.org.br

E-mail: [email protected]

Consulado Geral do Líbano em São Paulo - SP

Av. Paulista, 688 16º Andar Bela Vista

São Paulo SP CEP: 01310-100

Tel: (11) 3262-0604

Fax: (11) 3289-5081

E-mail: [email protected]

Consulado Geral do Líbano de Rio de Janeiro - RJ

Rua D. Mariana, 39 Botafogo

Rio de Janeiro RJ CEP: 22280-020

Tel: (21) 2539-2125

Fax: (21) 2539-1905 / (21) 2286-1659

E-mail: [email protected]

Consulado Honorário do Líbano em Porto Alegre - RS

Rua Dr. Flores, 263 Conj. 1004

Porto Alegre RS CEP: 90020-122

Tel: (51) 3211-2214 / (51) 3211-2277

Fax: (51) 3226-9668

E-mail: [email protected]

Consulado Honorário do Líbano em Curitiba - PR

Rua Barão do Rio Branco, 63 Conj. 1809 18º Andar

Curitiba PR CEP: 80010-900

Tel: (41) 3029-9300 14.30h após falar Madalena

Fax: (41) 3022-7709

E-mail: [email protected]

Obs

* FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE VISTO LÍBANO EM SÃO PAULO -entrar em vistos.com.br e baixar o formulário.clique aqui para perguntas e respostas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

lebanon-5.jpg

Talvez nenhum dos 14 países que eu visitei na minha viagem de volta-ao-mundo tenha um talento tão pouco aproveitado para o turismo como o Líbano. Minha mãe, pai, amigos aventureiros, viajados ou cautelosos: independente da personalidade, acho que todos eles curtiriam demais esse país. E você também. Saiba porque.

 

É tudo pertinho

 

O país inteiro é quatro vezes menor do que o estado do Rio de Janeiro. Você sai da capital, Beirute, moderninha, pseudo-européia e pretensiosa, e chega a Tripoli, pura jóia árabe, em pouco mais de uma hora. No caminho entre as duas, Byblos, com suas ruínas romanas e Batroun, com sua parede fenícia e limonada imbatível, são outros destinos incríveis. Raramente você precisa passar mais de uma hora num carro ou ônibus em cada trecho para conhecer todo o país.

Viajar aqui é muito fácil

 

Nada de reservas de passagens, terminais de ônibus, estações de trem: o sistema local funciona com vans e mini-ônibus que correm a estrada norte-sul do país. Todas as cidades interessantes ficam às margens dessa rodovia. Pare na beira da estrada e em menos de 3 minutos um deles vai passar em direção ao seu destino. Perfeito pra viagem seguir seu ritmo biológico: se tiver cansado, durma mais um pouquinho, se tiver energia, pule da cama mais cedo. Você nunca vai perder o ônibus.

 

A lendária hospitalidade árabe

lebanon-9.jpg

 

Quando a gente já tinha se preparado para passar o Natal no quarto de hotel, recebemos o convite para passar a ceia com uma família, convidados por um rapaz que acabávamos de conhecer num vinhedo.

 

Mais de uma vez, ao se perder em algum lugar, ao invés de direções recebemos convites para entrar na casa de alguém e compartilhar chá e doces.

 

Há mais libaneses no Brasil (entre 6 e 7 milhões) do que no Líbano (cerca de 4 milhões). Aqui, quase todo mundo tem um primo ou tio na terrinha. Garantia de amigos instantâneos.

 

E o assédio a turistas é quase inexistente, mesmo nos pontos de maior interesse.

 

História, paisagens e cultura

lebanon-8.jpg

 

 

Se você curte história: algumas das cidades mais antigas do mundo, como Byblos e Sidon estão aqui. Em Baalbeck você pode visitar as maiores ruínas romanas fora da Itália. Vestígios da triste guerra civil, como prédios abandonados e metralhados estão a cada esquina de Beirute.

 

(Bônus: voce nao vai ter que dividir as ruínas com centenas de turistas como em Acrópole de Atenas).

 

Se você curte natureza, o país é um prato cheio, com seus 300 dias de sol por ano, a beleza do Mar Mediterrâneo, neve nas montanhas, cedros e trilhas.

lebanon-4.jpg

 

E, com exceção de Beirute, o país é pouco ocidentalizado, apesar de grande parte da população falar inglês e francês. Você vai ser exposto à novas músicas, aromas e costumes bem únicos.

lebanon-7.jpg

 

A comida

 

Tabouleh, fattoush, hommos, shish tawouk, kafta, sfiha, kibe. Doces perfumados de água de rosas, recheados de nozes, pistache e amêndoas. Café turco, narguilé, vinho e arak. A comida libanesa, apesar de bastante familiar para os brasileiros, aqui é ainda mais deliciosa, variada e saudável.

lebanon-3.jpg

lebanon-2.jpg

 

O país é seguro?

 

Como se sabe, a situação política do país é volátil. A fronteira com o Israel, no sul, é tensa e a viagem pra lá requer informação e cautela. Mas, principalmente em Beirute, a quantidade de obras é imensa, o que dá um certo indício da fé dos compradores e construtores na estabilidade e crescimento do país.

 

Mesmo assim, recomenda-se checar antes da sua viagem as últimas notícias dos jornais e pesquisar com viajantes que acabam de voltar sobre a situação atual.

 

Quanto à crime, os episódios de roubo ou violência são raríssimos. Vá sem medo.

lebanon-6.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este post está impedido de receber novas mensagens
Entre para seguir isso  



×
×
  • Criar Novo...