Ir para conteúdo

Guia e Dicas sobre Moedas, Cartões e Gastos na Colômbia


Posts Recomendados

  • Colaboradores
Oi vou viajar p Cartagena em setembro, gostaria de saber qto vale nossa moeda em relação ao peso colombiano, por exemplo, já sei que 1,00 = 1.800 pesos, mas isso dá pra comprar o que???? não tenho noção de valores de alimentação lá....e tb gostaria de saber se vale a pena trocar o real pelo peso no aeroporto, ou só o suficiente p chegar ao hotel e dps trocar mais....aqui no RJ não tem banco colombiano....me ajudem....agradeço....pq não sei qto levar, se nosso real vale mais do que o peso, etc....grata

 

 

1800 pesos é praticamente se vê tivesse 1,80 (reais) a mesma coisa que va compra com 1,80 aqui você compra lá. Pega de base um hostel fica em média 45000 é praticamente a mesma coisa do que no Brasil. Em média vc Pega um quarto compartilhado por 45 reais no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Pessoal,

voltei essa semana da Colômbia, os valores encontrados em 4 trocas foram:

1# Aeroporto de Bogotá em 29/11 - 1 dólar/2060 pesos (comparando com a cotação do cambio oficial - 1 dólar / 2206,19 pesos)

Um bom site para ver a cotação oficial do Peso, é (dolarhoy.com.co/) além de mostrar a cotação oficial do banco central colombiano, costuma botar o valor praticado nas casas de cambio(dando pra ter uma noção), ou pelo site do banco central colombiano (http://migre.me/nuCg4)

Nesse dia vi 3 casas de cambio no caminho:

1- no salão onde se retira as bagagens da esteira(essa pagava 1 dolar/2020)

2- num corredor após sair da sala da esteira das bagagens e entregar o papel da Aduana, mas antes de sair para o saguão livre do aeroporto (1/2060 - troquei aqui)

3- já no saguão do aeroporto, vi uma casa q estava pagando 1 dólar/2040

 

2# no dia 01 ou 02/12 (n lembro qual dia certo) troquei em uma casa de cambio no centro por 1 dolar /2050 pesos. Não lembro qual o dia exatamente mas pela serie oficial do cambio(que esteve maior nesses dias do que na 1a troca em 29/11) pode-se concluir que a troca no centro foi pior do que a feita no aeroporto

 

3# dia 3/12 - Aeroporto de bogotá(indo a medellin) - troquei 1 dolar / 2120 pesos. A troca foi feita na casa de cambio que pagava 1/2040 no dia 29/11. Nessa vez vi que tinha uma outra casa de cambio no saguão principal que pagava também 1 dolar/2040

Por curiosidade olhei no aeroporto de medellin, ao chegar, quanto estava. As 2 casas de lá também paga 1/2120

 

4# - dia 10/12 - cidade amuralhada Cartagena, não lembro o nome da rua, sei que tinha umas 5 casas de cambio nela... troca feita por 1 dolar / 2140

Nesse dia, o câmbio oficial estava bem acima dos dias das outras trocas, e mesmo assim o valor na casa de câmbio não foi tão melhor do que nas outras vezes.

Em 29/11 estava $2.206,19 no oficial; e em 10/12 estava $2.350,01. Assim, acredito que o melhor lugar para trocar foi no aeroporto de Bogotá

 

SAQUE NO CARTÃO (banco do brasil):

para testar essa forma de gasto, no dia 29/11 fiz tb um saque de 300 mil pesos(máximo q o caixa eletrônico q eu usei permitiu naquele dia, sábado ás 20h)

O BB converte a moeda sacada em dólar e depois gera o valor em reais: Os 300 mil pesos viraram 140 dolares, dando um valor de 2142 pesos por dólar. Junto a isso um valor de U$$8,93 do IOF, totalizando o custo do saque em U$$148,93, além de uma tarifa fixa de 12 reais por saque.

O valor debitado na conta foi R$404,69, incluindo os R$ 12 reais da tarifa.

 

Comparando modalidades (trocar dolar em espécie x sacar direto no exterior)

DOLAR EM ESPECIE

Dólar comprado na CEF, dia 23/11, ao custo efetivo(valor do cambio + IOF + tarifa) de R$2,618 (dolar comercial estava R$2,53 nesse dia da compra)

Troca do aeroporto de Bogotá em 29/11 = 2060 pesos por dólar

Quantidade de pesos obtidos por Real = 2060 / 2,618 = R$ 786 pesos por real

 

SAQUE NO EXTERIOR

300 mil pesos / 404,69 = 741 pesos por real

 

Assim, o modo mais econômico foi levar dólares em espécie.

Uma 3a opção seria levar Real em espécie, muitos acham que vai ser vantajoso fazer apenas uma conversão de câmbio (real direto para pesos), do que ter uma perda trocando em Dólar no brasil e depois trocando na Colômbia para pesos.

Não lembro exatamente a cotação de câmbio para reais nas casas de câmbio da Colômbia, mas lembro que era abaixo de 700 pesos por real, disparado a pior forma de gastar.

 

Saque no exterior tem a vantagem de n ter o risco de carregar muito em dinheiro em espécie. Dependendo do banco a ser utilizado (tarifa do saque + taxa de cambio praticada para conversão) pode ser que a diferença fique bem próxima de levar dolár em espécie. No caso do BB a diferença foi a perda de um pouco mais de 5%.

 

Resumindo, se n quer correr riscos de levar muito dinheiro em espécie, faça saques no cartão , do contrário leve dólares.

Levar Reais jamais, a cotação é a pior de todas e vc continua tendo o risco de perder o dinheiro em espécie.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Saque no exterior tem a vantagem de n ter o risco de carregar muito em dinheiro em espécie. Dependendo do banco a ser utilizado (tarifa do saque + taxa de cambio praticada para conversão) pode ser que a diferença fique bem próxima de levar dolár em espécie. No caso do BB a diferença foi a perda de um pouco mais de 5%.

 

Resumindo, se n quer correr riscos de levar muito dinheiro em espécie, faça saques no cartão , do contrário leve dólares.

Levar Reais jamais, a cotação é a pior de todas e vc continua tendo o risco de perder o dinheiro em espécie.

 

dei o quote apenas nessa parte, mas seu post todo me ajudou MUITO mesmo

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Oi pessoal!

Preciso de ajuda...sou uma mochileira de merda que não saca nada de números e contas...eu juro que li o post inteiro e fiz algumas contas, mas nada entra nessa cachola de jeito nenhum, então assumo minha incompetência e peço ajuda...vamos lá: Rio de Janeiro, dólar a 2,70! A cotação que vi na net diz que o real na Colômbia ta valendo 904, 98 COP e o dólar 2.445 COP. O que é melhor para mim que vou viajar em fevereiro, levar dólar ou real?

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá mochileiros, sou nova aqui no grupo e na vida de mochileira, portanto peço que relevem se eu perguntar alguma besteira ta?

Começo minha viagem no proximo dia 21/03 chegando em Bogota e ficando uns 3 ou 4 dias (isso pode mudar de acordo com o interesse na cidade) e depois sigo de bus ate Cartagena que é onde pretendo ficar por um tempo.

Minha duvida é se é melhor comprar pesos colombiandos aqui mesmo no Brasil ou na Colombia. E se alguem tem uma casa de cambio que faca esse tramite por um preço justo. Estou no Ceara e é dificil uma casa de cambio que tenha pesos por aqui.

Help me pleaaaaase!!!!!! ::sos::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, quando fui para Bogotá em dez/14 troquei real lá mesmo. Moro em MG e não achei nenhuma casa de cambio que tivesse COP. No GRU troquei um pouco, pq como sempre a cotação era péssima, 1 real era +- 530 pesos. E lá no centro de Bogotá troquei mais, não lembro exatamente se 1 real era 770, 780 pesos, por aí. Cartagena não sei te dizer pois só estive em Bogotá, mas em praticamente todas as casas de câmbio que passei trocavam real. Boa viagem! Achei Bogotá um encanto, tomara que goste tb!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigada LeticiaMM. Vou levar alguns poucos dolares so por precaução, ja que chego la em um sabado a noite e posso ter dificuldades pra trocar pelo horario. Mas é otimo saber que trocam real em Bogota pq assim posso deixar pra fazer isso por la e pesquisar a melhor taxa.

Estou pensando em ficar no hostel North House que fica na ciudad rosa. Voce tem alguma sugestao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ah sim, leve um pouco de dólares, também cheguei num sábado a noite, e no domingo fui a Zipaquira e Cerro Monserrate, acabei gastando por volta de 60mil pesos nesse dia incluindo almoço, que foi o que troquei no aeroporto. Ai na segunda já consegui trocar mais. Pior que não sei te indicar hostel, pq fiquei hospedada na casa de um colombiano que conheci no Peru, numa viagem anterior, mas no domingo quando passeávamos a tarde pela Candelária vi muitos hostels por lá. Pelo que li esse North House fica próximo da Zona Rosa, é bem localizado, na área mais badalada e tem por perto uma estação da Transmilenio, o que facilita muito a locomoção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...