Ir para conteúdo

Por todos os caminhos da Estrada Real- Caminho Velho - Dos diamantes - Do Sabarabuçu - Caminho Novo


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Por Todos os Caminhos da Estrada Real

 

 

Caminho Velho (Paraty - Ouro Preto)

 

 

Trecho: São João Del Rei - Tiradentes

 

 

P1060352.JPG

Marco na avenida Tancredo Neves - centro de são João Del Rei

 

P1060369.JPG

cheguei em Tiradentes já a noite , cansado e sem disposição nenhuma de procurar hotel. Um grande evento de Gastronomia na cidade quase me deixa sem hospedagem, por sorte uma desistencia de ultima hora me salvou de dormir na praça. Por conta disso a hospedagem mais cara de todos os caminhos R$120,00

 

P1060383.JPG

Ainda de madrugada e num angulo pouco comum da igreja matriz de Tiradentes.

 

P1060388.JPG

Ao fundo a imponente serra de são Jose encoberta pela nebrina. E eu pensando, quantas historias já se passaram por essas ruas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 107
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Por Todos os Caminhos da Estrada Real

 

 

Caminho Velho (Paraty - Ouro Preto)

 

Trecho: Prados - Lagoa Dourada

 

P1060411.JPG

Insisti para tirar uma foto dele, timido, ele preferiu tirar uma foto minha ao lado da Xizelinha dele... Luiz é um cara tão nota dez, que insistiu para que eu conhece o sitio dele, que infelizmente ficou para uma proxima.

 

P1060420.JPG

 

P1060421.JPG

 

P1060424.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Por Todos os Caminhos da Estrada Real

 

 

Caminho Velho (Paraty - Ouro Preto)

 

Trecho: Lagoa Dourada - Ouro Preto

 

 

Neste trecho dois equipamentos me fizeram falta o primeiro foi o GPS, me perdi por varias vezes, e quase não encontrei informações precisas com os locais,

varias foram as vezes que devido a proximidade intercalei o caminho velho com o caminho novo, porem eu queria ser fiel ao caminho velho, depois de muitas idas e vindas resolvi subir pela serra do Itacolomi asfaltada, a contra gosto, porem me encantei novamente com aquela serra que anos atras já havia me proporcionado deliciosas curvas.

 

O outro equipamento que fez falta foi a bateria reserva para cãmera fotografica, economizei em tirar fotos justo onde eu considerava mais importante, que era minha chegada em Ouro Preto.

 

P1060449.JPG

 

P1060466.JPG

 

P1060469.JPG

Ainda na Serra ao avistar Ouro Preto, já começava festejar o termino do primeiro caminho "O caminho velho"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Algumas considerações do caminho velho da ER

 

Rodei + ou - 750 km entra Paraty e Ouro Preto sendo 500 em estradas de Terra em ótimo estado " Sem chuva"

 

Cuidado com hospedagem de ultima hora, algumas cidades como Paraty,Tiradentes, Prado, Ouro Preto sempre acontecem eventos, pousadas e hoteis ficam lotados, eu mesmo só consegui me hospedar em Tiradentes por causa de uma desistencia e paguei caro, R$ 120,00 sendo que a media é R$ 70,00 fora de ocasião especiais. nesse trecho dormi em Paraty, Baependi e Tiradentes.

 

Aconselho rodar na Estrada Real "Off road" no maximo trezentos km por dia para poder fotografar e conhecer com calma.

 

Neste trecho para quem não conhece, os lugares indispensaveis para fotografar e conhecer são Paraty, Tiradentes,Ouro Preto, Carrancas merece uma atenção especial para os amantes da natureza Principalmentes pelos Campos, Serras e Cachoeiras.

 

Abastecimento e manutenção para a Moto é tranquilo em qualquer cidade da ER.

 

Para quem como eu vai sem GPS aprenda a navegar pelos Marcos da ER, Maiores informações neste link :http://www.estradareal.tur.br/sinalizacao

 

Se você não tem experiencia Off Road com chuva, fique atento a época que escolher fazer o Caminho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Por Todos os Caminhos da Estrada Real

 

 

Caminho dos Diamantes : (Ouro Preto - Diamantina)

 

 

Um Pouquinho de historia

 

 

O primeiro diamante, no Brasil, foi encontrado em 1714, num garimpo de ouro denominado de São Pedro, córrego do Machado ou Pinheiro, próximo a Diamantina-MG. A partir de Diamantina, novas e importantes descobertas irradiaram-se para diversos distritos do país; para norte, na Chapada Diamantina (Bahia); para sul, nas regiões de Coromandel e Alto Paranaíba (Minas Gerais e Goiás) e para oeste nas regiões de Poxoreu e Alto Paraguai, no Mato Grosso. Todas as regiões produtoras de diamantes no Brasil, inclusive as de descobertas mais recentes (por exemplo Juína, MT), guardam até hoje um ponto comum: todos os depósitos são secundários, restritos a aluviões, coluviões, terraços, geologicamente antigos ou recentes. Não há registro de produção de diamantes no Brasil, até hoje, oriundos de depósitos primários (kimberlitos, latu sensu). A partir das descobertas de Diamantina, o Brasil passou a ocupar o primeiro lugar como produtor mundial de diamantes, desbancando a Índia, posição que manteve por cerca de 150 anos. Estima-se que neste período tenham sido produzidos cerca de 13 milhões de quilates de diamantes de qualidade, isto é equivalente a duas toneladas métricas de gemas .

 

 

Fonte: http://www.leonardobrum.com.br/brasil.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Por Todos os Caminhos da Estrada Real

 

 

Caminho dos Diamantes : (Ouro Preto - Diamantina)

 

Trecho: Ouro Preto - Bento Rodrigues

 

 

Eu havia acabado de terminar o caminho Velho e minha intenção era passar a noite em Ouro Preto, só que devido a um evento musical os hoteis e pousadas da cidade estavam lotados. E como passava pouco das três da tarde resolvi iniciar o caminho dos Diamantes naquela tarde mesmo.

 

 

P1060472.JPG

 

Tentei encontrar algum Marco da ER no centro da cidade, porem ninguem soube me informar se havia um, fui no centro de apoio ao turista e nem ali souberam me informar e para não sair de mãos abanado ganhei um mapa da ER que acabou sendo essencial no restante da Viagem. Como não encontrei um Marco zero conclui que no Museu da Inconfidência seria uma ótima largada para o caminho dos Diamantes.

 

P1040908.JPG

 

Igreja de São Francisco de Paula - Já a caminho de Mariana olho pro alto da colina e sem descer da Moto tiro a ultima foto de Ouro Preto.

 

P1060479.JPG

 

Igrejas São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo, Mariana-MG. Eu fico pirado com a riqueza, com o tamanho e com a quantidade de igrejas, Não é possivel que naquela epoca havia tantos fieis assim. Tiro por exemplo essas duas joias uma ao lado da outra.

 

P1060487.JPG

 

Marco inicial da ER em Mariana, ao lado da Estação.

 

P1060492.JPG

 

Inicio Off do trecho dos Diamantes. Eu estava tão ansioso nesse caminho que me esqueci que iria dormir em Mariana, toquei pra frente e descobri que só conseguiria pouso em Bento Rodrigues e que chegando lá que eu procurasse pelo bar da Sandra unico ponto de apoio desse trecho.

 

P1060497.JPG

 

Bar da Sandra. Bento Rodrigues

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Cara, que fantástica viagem..... Tenho muita vontade de fazer esta viagem e com esse maravilhoso relato só aumenta esta vontade.

Parabéns pelas fotos e pela coragem....

Continua ai que estamos acompanhando.

 

Valew....

 

raffael

 

Das minhas viagens, muitas foram inspiradas pelos relatos que li aqui no Mochileiros...

Não sou muito bom em dicas, o que move esse Site, mas pelo menos tento inspirar outros também...

 

valew.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Por Todos os Caminhos da Estrada Real

 

 

Caminho dos Diamantes : (Ouro Preto - Diamantina)

 

Bar da Sandra

 

Minha Mãe sempre diz, Quem vê cara não vê coração.

 

Quando muitos km antes fui informado que não havia pousadas e nem outra forma de hospedagem naquele trecho, mas que era pra mim tentar algo no bar da Sandra, em Bento Rodrigues, pequeno patrimonio km a frente. Logo pensei comigo, Oba hoje vou dormir na zona e assim fui sem pressa todo contente.

 

 

P1060514.JPG

 

Bar da Sandra, unico ponto de apoio com pouso do trecho - R$ 20,o pouso numa cama simples porem limpa e confortavel

 

Ontem a noite a Sandra me contou um pouco da historia do lugar e que aquele movimento do bar acontecia todos os domingos, era ali que maridos esposas filhos e amigos do lugar se encontravam para uma divertida tarde de domingo. Nos outros dias da semana ela e outras duas irmãs cuidavam do bar onde começaram servindo almoço para os que passavam por ali, depois ela teve a ideia de fazer alguns quartos e começou a oferecer pouso e assim vão tocando o lugar herdado pelo pai, pioneiro a mais de oitenta anos na região.

Volto a mencionar o ditado de minha mãe, "quem vê cara, não vê coração" . O Bar da Sandra Lugar onde três irmãs se juntaram para ganhar a vida honestamente, dando abrigo aos que passam e oferecendo a unica diversão para os dali.

Quando acabou o jogo, todos se foram, a noite chegou eu unico hospede e da janela do quarto vi em poucos minutos as ultimas luzes do lugar se apagando.

 

P1060515.JPG

 

As cinco da manhã já havia tirado varias fotos do lugar, esperava ansioso pelo cafe que a Sandra gentilmente me ofereceu as seis.

 

P1060520.JPG

 

Bem antes do bar abrir eu estava pronto para partir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Por Todos os Caminhos da Estrada Real

 

 

Caminho dos Diamantes : (Ouro Preto - Diamantina)

 

Trecho: Bento Rodrigues - Santa Barbara

Nesse trecho a Serra do Espinhaço " Unica Cordilheira Brasileira" começa a me demonstrar todo seu esplendor. Toda hora eu tinha que me lembrar que a ER era minha unica meta naquela viagem, não posso dizer que me arrependo de ter passado por ali tão rapidamente, mas por dentro eu já me prometia eu tenho que voltar nesse lugar e quando for, sera com o tempo que o lugar merece.

 

P1060523.JPG

 

A neblina daquele dia que estava acabando de nascer, aumentava ainda mais toda emoção que um Motociclista solo pode sentir ao passar por caminhos tão surpreendentes.

 

P1060525.JPG

 

Igreja de Nossa Senhora de Nazaré - Santa Rita Durão

 

P1060529.JPG

 

P1060531.JPG

 

Caçar os Marcos centrais nas cidades era uma fixação minha. Me aborrece perceber que muitos moradores da cidade desconhecem o motivo dos Marcos, inclusive alguns sequer tinham percebido a presença deles, Um exemplo foi esse em Santa Barbara que um morador surpreso, comentou comigo que sempre passou pela praça e nunca tinha percebido o Marco. Contente em ter despertado a curiosidade nele, segui meu caminho.

 

P1060530.JPG

 

SANTA BÁRBARA/MG - Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua - Marco da ER aos pés da Arvore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...