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LeoRJ

Rumo a Machu Picchu em Moto Alugada em Cusco

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Aluguel da Moto:

 

Agencia da Pâmela

 

A Tornado, pede pra ela te cobrar 25 dólares ou 35 na Falcon. Já fui com as duas e a Tornado aguenta numa boa.

 

Com esse valor, pode pedir equipamento completo pra duas pessoas que ela te dá tranquilo. Casaco corta-vento, luvas, capacete...

 

O bom da moto é que vc faz o Valle Sagrado + Machu Picchu, tudo no seu tempo e sem guia chato perturbando.

 

Um roteiro barato de quatro dias que vc pode fazer tranquilamente:

 

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Tenho outros de 5 dias (U$290.00) e 7 dias (U$ 382.00). Mas se quer economia, o de 4 é ideal. E dá pra curtir muito !!!

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O valor também inclui os itens: kit com bomba, câmaras, cabos de freio e embreagem e algumas ferramentas.

 

O grau de dificuldade depende muito de que caminho vc vai querer ir.

 

Em 2007 eu fui por Ocobamba. Peguei neve, tempestade de gelo, abismos de mais de 1000 metros, passei por dentro de rios com água até a metade da moto, pontes de madeira amarradas por corda somente (balança pra caralho) e da largura de uma pessoa a pé.

 

Uma merda de caminho, e ainda encontrei um grupo de narcotraficantes junto com o Sendero Luminoso em Apurímac.

 

Um horror !!! Tinha hora que eu sentava no chão chorava e continuava o caminho.

 

E olha que me amarro em aventura e detesto caminho fácil.

 

Em 2008, fiz o caminho mais fácil, que é por Abra Málaga (o que está no roteiro acima) e é bem tranquilo e muito bonito.

 

Vc passa por todo Valle Sagrado, de Ollantaytambo (final do Valle) vc começa a subir pra Abra Málaga até chegar a 4300 metros.

 

Lá em cima é muito foda. Vários nevados e um frio da porra no inverno.

 

Depois disso vc desce mais uma hora + ou - até chegar em Alfamayo, que é no final do asfalto. Dali em diante é estrada de terra, mas bem conservada.

 

Vai descer até Santa Teresa. De la pra hidrelética e da hidrelétrica vc sobe andando pelos trilhos até chegar a MP.

 

O caminho dos trilhos é bem legal e seguro. E quase plano também. 3 horas de subida até Águas Calientes.

 

Levar lanterna, pois se chegar a hidrelétrica a noite, vai precisar dela pra subir.

 

Roteiro:

 

1º dia - Alugou a moto - Bota gasolina num posto que fica na subida de Saqsayhuaman (estrada que leva ao Valle Sagrado) - Conhece as ruínas de Pisac - Conhece as ruínas de Ollantaytambo - Dorme em um hotel que fica na parte de cima da cidade.

 

Esse hotel fica na entrada da cidade, numa esquina. Fácil de achar, tem dois andares e fica ao lado de uma garagem. Nesse hotel vc pode entrar com a moto. Custa 30 soles uma suíte. Pode chorar pra 25 se quiser.

 

2º dia - Abastecer a moto em Ollantaytambo (muito importante) - Pegar a estrada de asfalto até Alfamayo - Santa Maria - Santa Teresa - Hidrelétrica - Subir andando por 3 horas - Águas Calientes e dormir.

 

Abastecer a moto em Santa Teresa (só perguntar onde vende gasolina)

 

Não aceite ficar em qualquer hotel em Águas Calientes, procure bastante e pague uns 25 soles numa suíte.

 

3º dia - Ir bem cedo pra MP - Não perder a hora do trem que volta pra Hidrelétrica - Abastecer a moto novamente em Santa Teresa - Voltar a Ollantaytambo - Dormir lá.

 

4º dia - Abastecer a moto em Ollantaytambo - Subir pra Hilloc e Patacancha - Sair de Ollantaytambo no máximo 13:00 - Pegar a estrada via Chinchero e se precisar, abastecer no caminho, lembrando de não colocar gasolina demais, pois não precisa entregar a moto com gasolina.

 

 

Dicas Importantes:

 

O Valle Sagrado acaba em Ollantaytambo. Dali em diante é a estrada de Abra Málaga, que é asfaltada até Alfamayo (micro povoado a beira da estrada). Dali em diante é terra. Mas em boas condições.

 

Em Santa Maria, vc vai ter que pegar um caminho bem a esquerda (por trás de um restaurante). Pare pra perguntar, senão vai seguir na estrada principal até Quillabamba (longe pra caramba).

 

Dali vc segue pra Santa Teresa e depois pra Hidrelétrica.

 

Quando vc alugar a moto, a Pâmela vai te dar equipamento completo.

Capacete, luvas, goggles, casaco corta vento e impermeável, calça (não aceite é um saco usar ou carregar) e também um kit pra se furar o pneu. Ela vai dar um óleo pra passar na cadena (corrente) da moto. Se não passar todo dia pela manha, pode estourar. Lá é muito seco e frio. Tem que fazer isso !!

 

A Pâmela vai falar pra vc deixa a moto na casa da Júlia que é tia dela e mora em Santa Teresa. O problema é que se vc deixar a moto lá, vai ser uma merda pra chegar na hidrelétrica, que fica a 30 minutos de Santa Tereza.

 

Vai com a moto e para ela num barzinho que fica 50 metros antes do posto policial da entrada da estação de trem da hidro.

 

Além de ter polícia ali direto, o cara do bar é super tranquilo e dorme no local. Todo mundo deixa lá numa boa.

 

Dá uns 15 soles de gorjeta pra ele = 5 dólares. (quando chegar, não na volta). Ele não pede, mas consideração se paga com consideração.

 

Não cai na da velha nem na da Pâmela, pois elas vem com besteiras dizendo que é perigoso deixar a moto lá. Tudo isso pra vc ter que dormir na casa da tia dela e pagar uma grana pra velha.

 

Quem alugou a moto foi vc e vc quem decide o que fazer, não elas.

 

Em 2007 a velha vez uma grosseria dizendo que a moto era da Pâmela e eu não poderia ir pra hidro. Saiu batendo pé enquanto eu trocava a câmara furada num borracheiro.

 

Quando ela voltou, já estava pronta. Subi na moto, mandei ela pra PQP e fui embora.

 

Outra parada é não dar mole com gasolina. Qualquer cidadezinha maior que passar, bota mais um pouco. Pois quando tem tremor de terra, a estrada fecha e vc pode ter que voltar ou mudar de caminho.

 

Valle de Lares - Um Espetáculo à Parte

 

Valle de Lares é bem em cima da montanha. Um lugar muito bonito e frio. De lá, partem as caminhadas até Hilloc e Patacancha.

 

O problema é que Vale de Lares é bem longe do Valle Sagrado.

 

A subida é por Calca e demora de 5 a 7 horas pra chegar no topo. Do topo, vc pode continuar o caminho até chegar em Quillabamba (muito longe) e de lá vc vai pra Santa Maria, Santa Tereza, Hidrelétrica, Águas Calientes e no fim, Machu Picchu.

 

Esse caminho por Lares é bem difícil, pois são estradas desertas de terra, cascalho, pedras, rios e penhascos sem fim. Bem perigoso pra quem tem pouca habilidade em pilotar moto em terra.

 

O caminho por Ocobamba é praticamente impossível. É coisa de outro mundo mesmo. Estradas com penhascos de mais de 2000 metros de queda livre, tempestade de gelo, rios com quase um metro de profundidade... Não aconselho a ninguém que não seja suicida. Fui por lá em 2007, pois os outros caminhos estavam com bloqueios e deslizamentos de terra. Pretendo refazê-lo em 2009, mas tendo companhia. Sozinho nunca mais.

 

Na foto vc tem como ver os três caminhos:

 

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• Por Lares, passando por Quebrada Honda, Quillabamba e depois indo pra Santa Maria, que fica entre Maranura e Huayopata.

 

• Por Hilloc ou Willoc (depende se é escrito em espanhol ou quechua), Patacancha, Ocobamba, Quillabamba...

 

• Por Abra Málaga. É o único fácil e quase todo em asfalto. O da esquerda. passando por Huayopata e entrando direto em Santa Maria, que é bem próximo de Santa Teresa e da Hidrelétrica. O único perigo é num pedaço de trecho entre Santa Teresa e a Hidrelétrica. Um penhasco pequeno, com muita pedra e terra.

O perigo são algumas vans e carros que vem correndo na curva. Tem que buzinar bastante pra não te jogarem lá em baixo.

Não é brincadeira. Aconteceu comigo em 2008. Por pouco o viado do taxi não me deu uma porrada.

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Valeu LeoRJ,

 

obrigado pelas orientações aqui no fórum. Me registrei a pouco tempo, e, apesar de navegar por suas páginas diariamente, ainda fico meio perdido com tanto conteúdo. Espero ajudar com informações adquiridas em minhas viagens pelo Brasil, mas no momento estou focado nesta que farei depois do Natal.

 

Tô adorando a idéia de alugar uma moto pois o preço realmente fica muito atraente, considerando que os valores pagos com aluguel da moto e combustível (pelo menos no meu caso) serão "teoricamente" divididos por duas pessoas (vou levar a patroa).

 

Estou pensando em fazer o trajeto da planilha anexada, pois como não estarei sozinho quero algo mais "light" e econômico. Senão, certamente iria procurar mais aventura pelo caminho.

 

Gostaria de saber ainda se preciso tirar a Carteira Internacional de Habilitação ou pagar algum seguro obrigatório, e, caso seja afirmativa a resposta, quais procedimentos devo adotar no quesito "burocracia", senão o tempo que tenho para correr atrás disso não será suficiente.

 

Você tem noção da quilometragem percorrida nos quatro dias do percurso? As fotos estão bem bacanas.

 

Abraço.

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No Peru não precisa de nada. Leva só a sua CNH do Brasil, mesmo não sendo pra moto. E algum documento pra deixar com a Pâmela. Passaporte é melhor, mas RG pode também.

 

Já fui parado pela policia e é super tranquilo. Só falar que é Brasileiro que eles ficam até conversando com vc. Não pedem documento nenhum. Em Cusco claro !!!

 

Seguro também não. Nem perca seu tempo fazendo, pois não vai usar. A Pâmela botou contra roubo nas motos. Já incluso no preço.

 

Em 2007 fiz 1900km, esse ano não sei, pois nem olhei pro painel :roll: .

 

Essas fotos são de 2007, pois subi até Abra Málaga, mas teve um berumbe (tremor de terra com deslizamento de terra) e a estrada fechou.

 

Tive que voltar tudo e pegar a ''estrada'' pra Ocobamba e Quillabamba e voltei por Valle de Lares. Por isso que deu essa alta quilometragem.

 

Existem 3 caminhos:

 

1- Via Abra Málaga (Estrada Principal) Caminho mais fácil. O mais rápido.

2- Via Valle de Lares - Muito lindo e dificuldade média. O mais longo.

3- Via Ocobamba - Muito difícil e muito perigoso. O média distancia.

 

FOTO DO MAPA DE CUSCO

 

LINK PARA DOWNLOAD: http://w15.easy-share.com/1702668181.html

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Caro Léo,

 

muito obrigado pelas informações e pelo mapa. Por ele pude visualizar tranquilamente a forma de se chegar até Machu Picchu por trilha, ferrovia e rodovia.. muito bom mesmo, espero conseguir um desses por lá.

 

Bom tbm saber que não são necessários outros documentos alem da CNH brasileira. Não aguento mais ir a BH para comprar equipamentos e levar documentos na DPF.

 

Acredito que as únicas informações que me faltam agora são: como contactar a tal Pamela, pois os preços postados por você na tabela anexa estão menos da metade dos preços que encontrei em agencias buscadas pelo google. Há alguma boa referência para que eu possa procurá-la quando estiver por lá? e quanto tempo você levou para percorrer de ollantaytambo até a hidreletrica, pois dá impressão de ser uma distancia razoável, ainda mais com um tanto sendo de terra e estradas possivelmente sinuosas.

 

Bom, é isso aí, valeu mais uma vez.

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Isso mesmo... Os outros locadores cobram bem mais caro. Uns cobram até 50 dólares pela Tornado.

 

Manda email para esses dois, pois não sei qual está funcionando.

 

[email protected] e [email protected]

 

Sacred Valley moto Tours, en la calle Plateros # 399 (esquina de Siete Cuartones)

 

Eu tenho os telefones: 084-9606750 084-9672163

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Que nada... Só deixar o dólar baixar e ir pra lá. Com 1000 dólares dá pra ficar 30 dias, fazer uma semana de moto nas montanhas e ainda conhecer Machu Picchu.

 

Quado tiver afim de ir, me dá um toque, pois fazer o percurso em dupla é bem melhor. Dá pra correr e arriscar mais.

 

Sozinho (como sempre vou) tem que ficar calculando riscos o tempo todo, pois não vai ter nenhuma ajuda mesmo.

 

Abraço,

Leo

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Olá amigo, pretendo em meados de 2009, subir do ES para Machu-Pichu, via Assis Brasil no Acre e Cuzco.

Saberia informar qual a distância entre Assis Brasil e Cuzco e as condições das estradas? Grato. Sds/Jarilson.

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Vou postar o pouco que sei.

 

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Roteiro:

 

Rio Branco-Brasiléia: 220 km de estrada asfaltada.

 

Brasiléia-Assis Brasil: 110 km de asfalto. Assis Brasil, na fronteira tríplice, é separada da Bolívia por um igarapé e, do Peru, pelo Rio Acre.

 

Assis Brasil-Iñapari-Puerto Maldonado: 230 km. Iñapari é uma pequena cidade peruana. Puerto Maldonado é de porte médio e, para chegar até lá, passa-se pelo Rio Madre de Dios, um dos maiores afluentes da margem direita do Rio Amazonas.

 

Puerto Maldonado-Cuzco: 510 km. Esse percurso é de estrada de pedra e cascalho, rodeada de mata e montanhas até a cidade lendária de Cuzco, antes da subida para a Cordilheira dos Andes.

 

Cusco-Arequipa: 520 km.

 

Arequipa-Ilo: 310 km. De Ilo, cidade portuária, pode-se ter acesso à Rodovia Pan-americana.

 

Distância entre Rio Branco e o oceano Pacífico: 1.900 km.

 

Esse mapa mostra melhor, mas a KM diferente:

 

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Valeu Léo:

Vou de Cb-400, saindo de Brasília com a moto na caçamba da Montana até Porto Velho. De lá vou de moto para Cuzco, via Acre, em Julho/2009. Pretendia deixar a moto em Cuzco e ir até Machu Pichu de trem.

Porém seu relato, dicas e informações me fizeram mudar de idéia. Vou de moto mesmo até Machu pichu.

O que me faltavam eram essas informações que voce me deu. Obrigado.

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Edmundo

 

De Porto velho até Cusco que o caminho é mais difícil.

Pra ir de Cusco pra Machu Picchu, depois de ter percorrido todo esse caminho, é só alegria !!

 

O que precisar, pode contar comigo. Depois me manda seu email via MP, pois devo fazer esse caminho em Julho de 2009 também.

 

Ainda não sei, mas pretendo ir de Cusco a Puerto Maldonado e retornar. E depois ir de Cusco a Machu Picchu, pois vou levar minha namorada pra conhecer.

 

Como vou estar morando lá, devo comprar uma moto por lá mesmo.

 

Abraço,

Leo

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Leo,

 

Adorei esse seu roteiro Cuzco Machu Picchu 4 dias com moto alugada.

Vou faze-lo agora dia 24.

Mas tenho um problema, preciso encurtar para 3 dias.

Pode me falar oque posso fazer.

 

Pelo que li, tem todas dicas que preciso saber.

Sabe se mudou algo.

 

Att

 

 

Sean

::otemo::

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SEAN

 

Mudar não mudou não, mas tem que ver quando chegar lá, pois a estrada principal pode estar fechada devido a tremor ou deslizamentos.

 

Os preços não costumam mudar muito também.

 

Vai ter que ser assim:

 

1º dia - Moto de Cusco a Hidrelétrica / Dormir em Águas Calientes

 

2º dia - Visitar Machu Picchu / Dormir em Águas Calientes

 

3º dia - Descer no máximo às 06:00 pra pegar a moto / Chegar em Cusco a tempo de entregar a moto

 

É viável, mas vai deixar de conhecer as ruínas do Valle Sagrado.

 

Abraço,

Leo

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Leo,

 

Valeu pelas dicas.

Mas para ficar claro.

 

Chegarei em Cuzco dia 23 de tarde.

Daria para sair para algum local ou tenho que esperar dia seguinte?

 

Preciso estar em Cuzco de volta no dia 26 de manha.( exatas 10:00 )

Qto tempo levo de Aguas Calientes para Cuzco?

 

Valeuuuuu

 

Abraços

 

Sean

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No dia seguinte.

 

Da hidrelétrica a Cusco são umas 7 horas sem parar. Passeando demora mais. Fora as 2.5 horas que vc leva descendo a pé de Águas Calientes até a Hidrelétrica.

 

Com esse tempo que vc tem, pode esquecer, pois não dá mesmo. ::bad::::bad::::bad::

 

Melhor ir de trem. Mais garantido !!

 

Abraço,

Leo

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Olá Edmundo e Léo,

 

Moro em Belém e estou programando uma viagem á Machu Picchu em julho de 2009. Tenho uma Vstrom e uma Dr650 ambas suzuki mas ainda não sei com que moto vou. Pretendo sair de Manaus ou Rio Branco. Saio lá pelo dia 10/07.

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    • Por Paola Rafaelly
      12/12- SUCRE
      Fala gente! Vi que já tem uma galera acompanhando o relato e fico muito feliz de saber que estou ajudando alguém  Então, tentarei escrever o relato em até dois meses, afinal, quero escrever tudo bem detalhamente com preços e tudo mais, e sei que é bem chato ficar esperando um relato muito tempo. 
      Eu esqueci de falar que nós levamos todo nosso dinheiro em dólar, porque vale mais a pena, o real não compensa muito lá fora. Indico também trocarem o dinheiro aos poucos, porque você corre menos risco de perder dinheiro. Pra vocês terem noção, trocávamos nosso dinheiro aos poucos e pagávamos R$3,30 mais ou menos e quando fomos trocar da ultima vez, pagamos R$3,45, imagina quanto dinheiro não vai nesses 15 centavos.
      Bom, dito isso, vamos lá. Chegamos em Santa Cruz 1h20 e o nosso voo para Sucre seria só 11h. Passei as 10h mais entediantes da minha vida, tentando dormir naquele banco duro do aeroporto, mas sem sucesso né. Dada a hora do embarque, fizemos o check-in, foi bem tranquilo, mas façam com antecedência porque ouvi falar que sempre tem muita fila. Nós voamos com a Amaszonas e gostei da de voar com a companhia. O avião estava cheio com todos os bancos ocupados. Foi servido apenas um café com leite, mas não esperava mais que isso, eu tava na maior larica e o cafezinho deu pra dar uma enganada, uma dica é sempre levem uns snacks do Brasil, a larica vai bater e você não pensar duas vezes antes de gastar aquela grana no aeroporto. Por sorte, ainda tinha sobrado algumas comidinhas na mochila e eu comi. O voo durou uns 40min ou menos, foi bem rápido.

      Dica: Eu indico comprar a passagem aérea para Sucre, vi em muitos relatos que as estradas da Bolívia não são muitos boas e até um pouco perigosas, sem contar que a viagem é bem demorada, então invistam nisso. Compramos ainda no Brasil.
      Chegamos em Sucre e detalhe: não tínhamos nenhum boliviano, porque pensamos "ah, vamos deixar pra trocar dinheiro no aeroporto de Sucre" maior erro que cometemos. Quando chegamos no aeroporto e fomos procurar uma casa de cambio, NÃO TINHA NENHUMA! Nós fodemos legal haha Ficamos besta de como um aeroporto não tinha uma casa de cambio, e pior é que o aeroporto ficava no meio do nada, não tínhamos pra onde ir hahaha 
      Então, lá fomos nós procurar um taxista que aceitasse dólar ... Achamos um que estava cobrando Bs.60 e acabamos fechando por $10 (obvio que perdemos dinheiro). Depois de uns 20min. chegamos a Plaza de Armas. Como eu já tinha baixado o mapa da cidade e eu já tinha um hostel em mente, então foi fácil encontrar o lugar- se o mapa não tivesse nos levado para o lugar errado- mas depois de tanto andar, encontramos o bendito hostel. Ficamos no Kutur Berlin, super indico esse hostel galera, foi bom e barato, bem localizado e já tinha café incluso (melhor café da manhã da viagem). 
      Deixamos nossas coisas, tomamos uma ducha, fomos trocar dinheiro e finalmente comer. Eu estava quase desmaiando de fome, encontramos um restaurante bem legal (e barato ). Se chama Condor cafe, é um lugar bem aconchegante. Comprei um pastel de queso (com uma massa bem diferente do nosso pastel hahaha) e um refrigerante com aparência de xixi e gosto de guarana. 

       
      Depois fomos numa loja comprar agua e uma batatinha (que eu odiei). Fomos passear um pouco pela cidade e devo dizer que eu não dava nada pra Sucre, mas cheguei lá e me encontei pela cidade, ela é bem charmosa, vale a pena ficar um dia na cidade e conhecer seus principais pontos. Fomos no mirador de la Recoleta e em um outra praça, cujo nome não lemro. Fomos numa especie de parque dos dinossaouros (não é aquele pago), eu não sei porque, mas os bolivianos tem um apego com dinossauros, que eu não compreendo hahaha Depois fomos só andando e admirando a cidade. Fomos ao mercadão e acabamos comprando umas uvas com uma venderdora muito simpatica, que até nos deu umas uvas de brinde. 

      Eu queria ter mais fotos da cidade pra mostrar pra vocês, mas não vai ser possível e mais tarde eu conto o porquê. 
      Cuidado com o que vocês vão comer desse mercadão, porque os Bolivianos no geral não são muito higiênicos e algumas coisas são meio duvidosas. Se for comprar frutas, lave muito bem. Por exemplo, tinha uma mulher arrumando o cabelo da filha do lado das carnes (que também estavam com um cheiro bem estranho ). Então, fiquem espertos.
      Fomos procurar um lugar pra comprar nossas passagens para o Uyuni, a ideia inicial era comprar direto no terminal, mas não valia muito a pena porque teríamos que pagar o táxi, então íamos acabar gastando mais. Compramos no nosso hostel e pagamos um preço Ok, pagamos até mais barato do que havíamos planejado  Compramos pro dia seguinte as 18h.
      Fomos pra Plaza a noite e como estava no mês natalino a Plaza estava linda, toda iluminada <3 Ia ter meio que uma festa no hostel mas eu preferi dormir, porque eu estava morta. Dormi tão bem que nem ouvi o barulho da festa haha Já no outro dia, tomei aquele café da manhã divino do Hostel, como lá também é um restaurante, então o café da manhã é TOP. Acabei conhecendo o Tomek, da Polônia e a Francesca, da Alemanha. Ficamos conversando um bom tempo e a Francesca nos eu varias dicas do Uyuni. Saímos pra conhecer mais da cidade, mas eu já estava meio cansada da cidade, pois já tinha conhecido tudo lá  Almoçamos no hostel mesmo, encontramos o Tomek e almoçamos juntos. Não, e que almoço top hein haha Comi sopa como entrada (é sempre sopa), depois batata, arroz com mais alguma coisa, um refresco de Gergelim (horrível) e de sobremesa foi uma salada de frutas, adorei. 
      Como não tínhamos nada pra fazer, jogamos Uno com o Tomek e foi bem divertido (Uno uni as pessoas, já to avisando ). Tomek nos levou em um Cafe muito legal, que eu amei de verdade, se eu pudesse voltaria lá agora. Era uma loja de chocolate mas também uma cafeteria. Parece que eu experimentei o chocolate de verdade, o lugar se chama Para tí, se puder, vá nesse lugar.

       
      Já estava dando nosso horário, então fomos arrumar nossas coisas. Infelizmente não conseguimos nos despedir do Tomek, então tivemos que ir. Fomos pra Plaza para encontrar um táxi e acabamos encontrando um Brasileira, chamada Nádia e foi muito bom encontrar alguém da minha terra (e eu nem sabia que estava com saudades), ficamos um bom tempo conversando e quando percebi já estava um pouco atrasa para o embarque, então fomos comprar água e achar um táxi.
      Fiquem espertos com os táxis, pois assim que eles veem que você é turista,  já aumentam o preço. Eu indico perguntar sempre antes pra alguém ou algum nativo, quanto custa o táxi, porque assim você vai com o preço em mente. Se eles jogarem um preço muito diferente, já fala "no, no voy pagar eso, tengo poca plata" e ameaça ir embora, ele abaixam o preço rapidinho . Sempre pechinche, dá certo na maioria das vezes. Pegamos o táxi e depois de uns 15min chegamos. Parecia uma guerra, todo mundo gritando no seu ouvido, tentando te puxar pra agência deles haha é horrivel, foca no que você quer e não dá corda pra ninguém la hahaha chegamos no guichê pra pegar nossas passagens, comprem a passagem sempre com antecedência (pelo menos um dia antes) porque essa companhia (aviação 6 de Octubre) é a única que faz o trajeto direto pro Uyuni, então lota bem rápido.
      Pagamos a taxa do terminal e ficamos esperando dar o horário, nesse meio tempo conhecemos o Vicent, da França. Muito simpático, ele disse que ia pra Cusco na mesma época que a gente, então já trocamos contatos e combinamos de nos encontrar lá. Dado o horário nos despedimos dele e fomos pro ônibus. Tivemos que rodar o terminal inteiro pra encontrar a bosta daquele ônibus, que não estava no lugar indicado na passagem. Bolivia é terra sem lei galera, tivemos que ir pedindo informação até achar o bendito ônibus. Encontramos e fomos encarar 11h de viagem.
       
      GASTOS:
      Táxi: $10 
      Câmbio: $1= Bs.6,90 (Trocamos $165= Bs.1137)
      Água: Bs.5
      Batata: Bs.5
      Pastel de queso: Bs.9
      Refrigerante com aparência de xixi: Bs.6
      Uvas: Bs.20 
      Passagem pro Uyuni: Bs.80
      Almoço: Bs.23
      Café: Bs.9
      Água: Bs.6
      Táxi para o terminal: Bs.12
      Taxa do terminal: Bs.2,50
       
       
    • Por Micheli Cruz

      Para quem gosta de curtir um final de semana, férias, feriadão super tranquilo com a família em uma ilha paradisíaca localizada no baixo sul da Bahia irá se surpreender com os encantos naturais em que essa ilha nos proporciona.
      A idéia dessa viagem surgiu através do meu pai que é nativo e sempre convidou a família pra passar as férias e enfim concordei também a partir de 2008 em conhecer os encantos da ilha.
      A ilha de Boipeba é inserida no Arquipélago de Tinharé e é cercada de um lado pelo oceano e de outro pelo estuário do Rio do Inferno.
      Contemplada por uma floresta densa da Mata Atlântica, restinga, dunas, extensos manguezais e praias paradisíacas com coqueirais e recifes de grande valor ecológico e paisagístico.

      Quem for de Salvador enfrenta uns 300 km, a viagem é demorada. Sempre quando eu viajo vou pelo Ferryboat. Você pega uma estrada pela BA001 até a cidade de valença baixo sul da Bahia. E por Valença tem mais um trecho pela frente. A caminho você vai encontrar placas indicando Morro de São Paulo, Boipeba. Você segue o caminho onde tem escrito Boipeba, ainda vai passar por uma estrada de Barro até Torrinhas, onde você vai pegar um barco ou lancha se preferir.
      O bom de viajar pelo rio é ir descobrindo aqueles lugares que estão fora dos roteiros oficiais de turismo. Por exemplo, bares, restaurantes, flutuando no rio, frequentados pelos nativos. A dica aqui é comer ostra crua, cultivada aqui mesmo no rio.
      A maior atração de Boipeba está mesmo no mar. As piscinas naturais são de um azul tão forte e limpo que você tem a sensação de estar mergulhando num aquário. As piscinas ficam a mais de um quilômetro da praia.


    • Por leticiaMR
      Olá Pessoal,
      tudo bem?
       
      Fui para a Ilha de Boipeba, agora no reveillon.
      Eu e meu namorado começamos a nossa jornada no aeroporto de guarulhos no dia 29/12.
       
      CHEGANDO EM SALVADOR - COMO CHEGAR A ILHA
      Chegamos em Salvador ainda no dia 29/12 as 06h da manhã, de lá pegamos um Uber até o Terminal Marítimo de São Joaquim (R$40,00) ** lá o uber não esta regularizado, então vale a pena ficar de olha se tem algum CET ou PM)**
      Chegando no terminal e de se assustar, é lotado e o povo vai te atropelando, então relaxa e não deixa a muvuca te irritar. O Ferry sai lotado e demora mais de 1 hora de viagem ( até todo mundo entrar e etc e sai por R$4,80 de seg a sex) sábado e feriados R$7,50.
       
      O Ferry faz a travessia ate a cidade de Bom Despacho, de lá você toma um ônibus até a cidade de Valença. O horário dos ônibus é sincronizado com o Ferry, então na hora que você desembarcar do Ferry, não enrola muito e compra a passagem (R$23,00/pessoa) Tem uns caras que fecham o carro até Valença também, que sai um pouco mais caro que o ônibus, porém mais rápido (já que não faz parada). Sai em media uns R$30,00 por cabeça, fechando em 4 pessoas o carro.
       
      Chegando em Valença, existem 2 possibilidades
      1º Ir até o porto e pegar uma lancha direto para Boipeba (R$60,00/70,00) pessoa
      2º Pegar um ônibus até a cidade de Graciosa (R$3,50) e de graciosa pegar uma lancha de R$25,00/pessoa até Boipeba.
       
      Nos pegamos o ônibus e fomos até graciosa, pois a nossa grana era curta e vou te falar, compensa bastante. O ônibus é mega rápido e não demora nem 15 minutos pra chegar no porto de graciosa, lá já ter uma galera pra te levar.
       
      CHEGANDO EM BOIPEBA
       
      Depois da maratona de quase 5/6 horas de viagem, nos chegamos a Ilha de Boipeba
      No centrinho, onde o barco te deixa, você tem opções de mercadinhos, lanchonetes e etc, HAAAAAAA bom avisar, em Boipeba não existe caixa eletrônico e quase todos os comércios não aceitam cartão, então LEVEM DINHEIRO. Alguns estabelecimentos, até fazem um rolo ( você passa 200 no cartão e ele de dá 150). Mas nossa caminhada não terminada ali, já que o nosso camping era na Praia de Moreré (linda, maravilhosa, de tirar o folego). Ali no porto, tem uns meninos que oferecem carregar a sua bagagem nos carrinhos de rolimã por uns R$10 conto. Nos como somos roots, fomos andando.
       
      PARA CHEGAR EM MORERÉ
       
      Bom para chegar a praia, você precisa pegar um Trator, caminhamos até o ponto do trator (20 minutinhos) e de lá partimos R$10,00/pessoa. O Trator só sai com o minimo de 10 pessoas, então nos tivemos que esperar um tempo. Chegando em moreré, as opções ficam cada vez menores, existem apenas 2 mercadinhos ( que por milagre aceitavam cartão, mas os únicos lugares da praia inteira que aceitavam) Os preços são mais caros que no centrinho de Boipeba, então aconselhamos levar o máximo de coisas de casa ou comprar em Salvador e levar.
       
      CAMPING DO CEPACOL
       
      Nos ficamos no camping do cepacol, que fica na ponta esquerda da praia bem de frente pro mar.
      O camping é muito grande os dois campi ng do lado eram da mesma família. O Dono do camping é gente finíssima, assim como todo o pessoal que trabalha lá. Banheiro limpinho, lugar pra colocar a barraca com grana, uma cozinha com fogão a lenha e com alguns utensílios para cozinhas ( uma boa fazer uns rangos no camping, por que comer fora é caro, os pratos saem quase R$40/pessoa) No camping existem uns opções de café da manha MARAVILHOSAS, um pão de hambúrguer com um ovo (R$4,00) sucão daora de acerola (melhor da ilha) 4 dolatas tbm. Nenhuma opção de comida sai mais de R$10 reais. Além do mais, o camping é o mais movimentado ( se você quer uma boa bagunça. o cepacol é o lugar) Forro todos os dias, sambinha raiz. uma delicia mesmo. O valor do camping é R$20 reais a diária e se for casal ele faz por R$35 a diária.
       
      O QUE FAZER?
       
      Em geral todas as praias são muito lindas, dá pra ir andando até o centro de Boipeba e vendo as praias uma nice, a maioria tem poucos quiosques, então levem um lanchinho. Você pode pagar uma lancha e conhecer o Morro de São Paulo, saindo de moreré (R$100/pessoa) ou ir ate Castelhanos R$60,00 pessoa. Vocês tem que comer o bolinho de apim de lagosta do camping verde (em moreré), ELE É SENSASIONAL. Serio cara, parece um enroladinho de salsicha bem barrudo, e cheio de lagosta, sai 6 mangos e com uma cervejinha fica sensa.
       
      No centrinho de morerê, tem a barraca do Seu Cristóvão, que faz uma caipirinha otina R$10,00
      Mas o que vale é procurar por um PAULINHO, sai pergutando que alguém te fala onde encontrar o dito. O Paulinho pesca uma lagosta por R$40/kilo pra você meu chapa. Mas você precisa encomendar 1 dia antes. De resto o lugar é magico e qualquer coisa feita lá, vai ser incrível.







    • Por nnaomi
      Período: 01 a 09/12/2013
      Cidades: Cairú - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo (MSP)
       
      A Costa do Dendê tem natureza privilegiada com praias, baías, costões rochosos, rios, estuários, nascentes, lagoas e cachoeiras emolduradas por vegetação como manguezais, restingas e coqueirais. São 115 km de litoral. Inclui outros municípios, mas nessa viagem foi contemplado apenas Cairu, cujos locais mais famosos são Morro de São Paulo e Boipeba. Cairu deriva do tupi-guarani Aracajuru que significa Casa do Sol. Trata-se do arquipélago fluvial do Rio Una, cujas principais ilhas são Cairu, Tinharé e Boipeba. A sede da cidade de Cairu está localizada na ilha homônima e Morro de São Paulo na Ilha de Tinharé.
       
      MSP e Boipeba são duas ilhas vizinhas, tão próximas e tão distintas. É comum ficar hospedado em uma delas e conhecer a outra em um passeio bate e volta. Recomendam não dividir a estadia entre as duas ilhas, pois como são muito diferentes, ao gostar de uma, a probabilidade de antipatizar com a outra é alta. Entretanto, fiquei nas duas ilhas e gostei de ambas, cada qual com suas belezas e características peculiares. MSP tem mais infraestrutura, noites animadas, e recebe fluxo maior de turistas, já Boipeba lembra mais uma pacata vila de pescadores com praias mais tranquilas, ainda que a infraestrutura e o fluxo de turistas estejam crescendo. O que ambas têm em comum, são as belas praias e paisagens.
       
      Confira abaixo as dicas e o relato de viagem. Ficamos hospedados na Vila de Velha Boipeba na Ilha de Boipeba e na Vila em MSP.
       
      Obs.: Além da seção "Dicas" antes do relato, há outras dicas específicas espalhadas pela página. ATENÇÃO: Não possuo nenhum vínculo com pousada, hotel, restaurante, agência, loja e qualquer outro tipo de estabelecimento divulgado nos meus relatos de viagem. "Outras opções" referem-se às indicações que recebi de guias ou funcionários de CITs ou são provenientes de pesquisa. Dessa forma, alguns estabelecimentos, bem como alguns dos pontos turísticos, não foram visitados por mim e, portanto, recomendo que antes de utilizar qualquer serviço, verifique com a secretaria de turismo da cidade se os dados são atualizados e/ou verossímeis.
       
      Índice
       
      A cidade
       
      Como chegar
       
      Quando ir
       
      Onde ir em Boipeba
       
      Onde ir em Morro de SP
       
      Onde ir em Cairu
       
      Onde ir em Valença
       
      Onde ficar em Boipeba
       
      Onde ficar em Morro de SP
       
      Onde comer
       
      Dicas (Contatos úteis, Postos de Informações Turísticas, Links úteis, Receptivos Turísticos e Dicas)
       
      Mapas
       
      Sugestão de roteiros
       
      Relato de viagem
       
      Relatos 2013:
      21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi
    • Por vfmarques
      Em setembro de 2017 eu fui com meus pais para California, passei 2 semana por la. Segue abaixo o roteiro e relato da nossa viagem com algumas fotos:
      Aug 31 -> Toronto to San Francisco
      Sep 1 -> San Francisco
      Sep 2 -> San Franciso
      Sep 3 -> San Fransciso to Napa
      Sep 4 -> Napa to Lake Tahoe
      Sep 5 -> Lake Tahoe
      Sep 6-> Lake Tahoe to Yosemite
      Sep 7 -> Yosemite
      Sep 8 -> Yosemite to Monterey
      Sep 9 -> Big Sur
      Sep 10 -> Solvang & Santa Barbara
      Sep 11 -> compras no outlet
      Sep 12 -> Los Angeles area
      Sep 13 -> San Diego
      Sep 14 -> San Diego
      Sep 15 -> San Diego
      Sep 16 -> voo de volta para Toronto
      Sep 1: San Franciso
      Eu ja estive em San Francisco antes, voltei de novo para passear com meus pais ja que eles nao conheciam. De manha fomos passear no cable car, fomos ate Lombart Street. De la andamos ate  Firshman's Wharf and Pier 39. Estava super quente, a temperature estava batendo records de calor.  A tarde fomos andando devagar ate o bairro italiano - North beach e depois passeamos na Chinatown.
      Em San Francisco ficamos no hotel MayFlower, muito bom. Boa localizacao, bom cafe da manha, eu recomendo.


      Sep 2: San Franciso
      Hoje de manha nos comecamos com o city hall, fiquei super decepcionada com tanta gente dormindo na rua, especialmente jovens. Em volta do city hall, so tinha mendigos. De la fomos andando ate Alamo square. Depois andamos ate o Golden Gate park e dai para Union Square. 


      Sep 3: San Fransciso to Napa
      Pegamos o carro que tinh alugado logo de manha e nossa primeira parada foi Palace of Fine arts e depois Golden Gate bridge. Infelizmente era bem cedo e estava nebilna. Fomos ate Salsalito e andamos um pouco pela cidadezinha. De la fomos fomos ate Muir Woods, o estacionamento estava lotado, tinha gente parando quase 30 minutes da entrada do parque, ja estavamos desistindo quando o estacionamento do lado do parque abriu para 2 vagas :o) depois de passear pelo parque fomos em direcao ao Napa Valley onde iamos passar a noite. A estrada eh linda, parace um mar de plantacoes de uva. Paramos em alguns vinhedos no camigo... 




      Sep 4: Napa to Lake Tahoe
      Hoje de manha nos passeamos na area do Napa Valley, fomos ate Calestoga atraves da HWY 29, cheio de vinehos gigantes e dai voltamos pela estrada Silverado Road Trail, cheio de vinhedos tambem. A tarde pegamos a estrada em direcao ao Lake Tahoe.


       

      Sep 5:  Lake Tahoe
      De manha fomos em direcao a Esmerald Bay, com varias paradas para ver a vistas. De volta a cidade, eu queria ir na gondola, mas infezmente estava fechada, como era fora de temporada so abre em fim de semanas. Sorte que estava fechada, pois o tempo mudou rapido e comecou a chover forte. No fim da tarde parou e fomos andar pela regiao, adorei esse lugar. 


      Sep 6: Lake Tahoe to Yosemite
      Saimos cedo, pois tinhamos uma viagem longa ate Yosemite. Passamos pelo Lake Mono e dai entramos na HWY 120, conhecido como Tioga Pass que so abre durante o verao, nossa que estrada linda. Ja dentro do Yosemite park, tinhamos que ir ate o outro lado para ir em direcao ao nosso hotel. Passamos for varios lugares lindos: FairView Dome, Tenaya Lake, Olmsted Point, bridalveil fall,  Yosemite village e Lower Fall. O unico problema era a fumaca e cheiro de queimado, um pecado.
       



      Sep 7: Yosemite
      Dia para explorar parte do parque. Decidimos fazer a trilha para o Lake Mirror, ate chegar na trilha paramos varias vezes para foto. Depois da trilha fomos no Majestic Yosemite Hotel e dai fomos em direcao ao Glacier Point com varias paradas, Valley View, Tunnel View, Washburn Point. A vista do Glacier Point eh demais!! Uma pena que nao ia ficar mais no parque, um lugar que concerteza quero voltar para explorar mais.




      Sep 8: Yosemite to Monterey
      Pegamos a estrada cedo em direcao a costa. Chegando em Monterey, andamos pelo Fishrman's Wharf onde almocamos. A tarde passeamos um pouco em volta do aquario, mas nao entramos la. Depois fomos em direcao a Carmel, atraves da 17-mile drive. Passamos por Carmel River state beach ate chegar em Carmel-by-the-sea


      Sep 9: Big Sur
      Infelizmente a HWY 1 estava parciamente fechada por causa de um deslizamento de terra que aconteceu em Maio. Fomos ate Pfeiffer Park onde a estrada acabava, tivemos que voltar para Monterey e pegar HWY 101, dai fizemos un detour para descer denovo na HWY 1 para dirigir entre McWay Fall and Sand Dollar Beach e voltar para Hwy 101. Nossa utima parada do dia foi San Luis Obispo onde passamos a noite.



      Sep 10:  Solvang & Santa Barbara
      De manha passamos por Pismo beach e fomos em direcao a Solvang, bem dinamarquesa. Super legal a cidade, passamos horas andando por la. Dai fomos para Santa Barbara, outra cidade super gostosa.


      Sep 11:  compras no outlet
      Hoje nos passamos o dia no Camarillo outlet e depois fomos para LA.
      Sep 12:  Los Angeles area
      Hoje andamos em volta da area de Los Angeles, acabamos nao indo na cidade. Comecamos com Beverly Hill, parando na famosa Rodeo Drive e dai passeando de carro pelas mansoes. Depois fomos para Malibu. Depois fomos para Santa Monica, andamos na promenade e no famoso pier. Nossa ultima parada do dia foi Venice beach, onde andamos na boarwalk e visitamos os canais.




      Sep 13: San Diego
      Hoje dirigimos em direcao a San Diego, parando em varias cidades no caminho. Minha parada foi Long beach, depois veio Huntington beach, cidade cheia de surfistas. Passaos por Newport, com suas marinas e Dana Point, ate chegar em La Jolla. 



      Sep 14: San Diego
      Hoje comecamos o dia visitando Mission beach,. Deois fomos para o Balboa Park. A tarde nos fomos para Old Town, Ocean beach e Cabrillo National Monument.



      Sep 15: San Diego
      Ultimo dia em San Diego, comecamos com Coronado Island. Depois fomos no Gaslamp Quarter, passando pelo Pecto park. A tarde fomos no Sea Part village, andamos pelo Embarcadero ate o USS Midway Museum. Nossa ultima parada foi little italy antes de voltar para o hotel.


       
       
       
       
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