Ir para conteúdo

Blumenau - Guia de Informações


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[info]Este tópico é um Guia que está sendo construido com informações de viagens realizadas pela equipe do site e também com informações de usuários que foram postadas nos fóruns relacionados ao tema aqui no Mochileiros.com.

Este guia é atualizado periodicamente.[/info]

 

Blumenau é conhecida em todo o Brasil como uma das cidades com maior influência germânica em sua cultura e história. Fundada em 1850 pelo filósofo alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, a cidade guarda fortes características européias, encantando visitantes do Brasil e exterior por sua arquitetura, gastronomia, natureza, indústrias, chope gelado e festas. Localizada estrategicamente próxima as importantes cidades do Mercosul e da estrutura portuária do Estado, é referência na educação, infra-estrutura e mão de obra qualificada.

 

Com 157 anos, Blumenau destaca-se pela economia pujante, na preservação do meio ambiente e na força produtiva e empreendedora da cidade. O que não falta em Blumenau são sotaques diferentes, influência das várias etnias que ajudam a tornar a cultura da cidade rica na diversidade. Os trajes típicos e danças ainda fazem parte das manifestações culturais nos clubes de Caça e Tiro e festas típicas.Blumenau é o típico exemplo de município que conseguiu unir suas origens ao que o Brasil tem de melhor: o jeito de ser brasileiro.

 

A cidade é um excelente centro de compras, oferecendo produtos como cristais e artigos têxteis, reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. Conhecida como cidade organizadora de grandes eventos e festas populares, com infra-estrutura profissional é sede do maior Centro de Eventos de Santa Catarina, o Parque Vila Germânica. Blumenau é, sem dúvida alguma, em cada atração que organiza, uma festa para os olhos.

 

 

[creditos]http://www.turismoblumenau.com.br/novo/site/index/index.php[/creditos]

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Arquitetura

Abaixo relacionamos importantes atrações culturais da cidade:

 

Rua XV de Novembro

No período colonial era conhecida por “Wurstrasse” (Rua da Lingüiça), por ser estreita e cheia de curvas. Em 1890, recebeu o nome atual e em 1902 teve seu traçado modificado para se tornar menos sinuosa. Em junho de 1999 os paralelepípedos implantados na década de 20 foram substituídos pelo atual “paver” - lajotas coloridas. O Conjunto Arquitetônico sinalizado, contempla possui 48 imóveis cadastrados como patrimônio histórico, dos quais, 10 foram escolhidos para terem suas fachadas rebatidas nas lajotas da via.

 

Em 1903, serviu de passagem para o primeiro automóvel da cidade.

 

Em 1923 a via começou a receber calçamento ganhando o título de primeira via calçada do interior de Santa Catarina, resistindo por quase 80 anos sem alteração.

 

No dia 6 de junho de 1999 foi retirado o primeiro dos paralelepípedos colocados na década de 1920 e substituídos pelas lajotas coloridas que atualmente compõem a belíssima paisagem da principal rua de Blumenau.

 

Vila Itoupava

Distrito situado a 25 km de Centro que ainda preserva os aspectos autênticos da colonização alemã, num verdadeiro resgate à memória de Blumenau Colônia. A maioria de seus moradores domina o idioma de origem e suas casas mantêm o estilo enxaimel, com floreiras, jardins e gramados bem cuidados, sem falar na simpatia dos moradores que fazem questão de cumprimentar a todos que passam. Localizada numa região de economia agrícola, o Agroturismo é o grande chamariz para atrair visitantes. Sua gastronomia é de dar água na boca: são bolos, cucas, doces, tortas, café colonial, frutas silvestres, melados, geléias, doces, bebidas feitas artesanalmente, além de restaurantes típicos que servem o marreco com repolho roxo, chucrute, etc. O distrito tem completa infra-estrutura para atender sua comunidade, com agência bancária, hospital, cartório e supermercados.

Mais informações: sedivi@blumenau.sc.gov.br

 

Fundação Cultural de Blumenau

Construída em 1875 antiga sede da Colônia, foi projetada pelo arquiteto Henrique Krohberger e ampliado em 1918, totalmente remodelada em 1939. Se chamava outrora de Palácio da Justiça.

 

O prédio em 20 de abril de 1940, data da inauguração oficialmente teve como funcionamento do Arquivo Municipal, Fórum, Delegacia Regional de Polícia e outras repartições municipais e estaduais. No ano de 1958, ocorreu um incêndio que destruiu parcialmente o prédio foi afetado. Comentou-se na época que o incêndio teria sido provocado criminosamente, pois neste local havia muitos processos jurídicos. O prédio abrigou a Prefeitura (até 1982), o Fórum com todas as repartições judiciais e policiais.

 

No prédio hoje é sediada a Fundação Cultural de Blumenau que oferece diversas atividades culturais como, escola de artes, cursos, exposições, artesanato, oficinas, galeria de arte entre outras. Como parte da revitalização da rua XV de Novembro, o prédio passou por uma completa renovação, com recuperação dos traços arquitetônicos da primeira construção. Um local de promoção do talento artístico da cidade.

 

Local: Rua XV de Novembro, 161 - Centro

Tel: (47) 3326-6871 / 3326-6870

2a a 6a das 8:00h às 12:00h e das 13:30h às 17:30h

Fechados aos sábados, domingos e feriados.

http://www.fcblu.com.br

 

Antigo Castelinho da Moelmann

Construído em 1978, foi o empresário blumenauense Udo Schadrack quem teve a idéia de edificar uma casa que chamasse a atenção de todos e lembrasse a origem da cidade. Para tanto, viajou à Alemanha e deparou com a mais velha prefeitura do país, construída em 1484, na cidade de Michelstadt. Retornando a Blumenau, o arquiteto Heinrich Herwing foi encarregado de concretizar o sonho do Sr. Schadrack. Por quase 21 anos o prédio foi utilizado pelas Lojas Moelmann que encerrou suas atividades no ano de 1999. De junho de 2002 a maio de 2007, a Secretaria Municipal de Turismo de Blumenau e o Conselho Municipal de Turismo, transferiram seus trabalhos para o prédio. Em 31 de maio, após completa revitalização que manteve suas características originais, foi reinaugurado para ser sede das lojas Havan. No local, além da loja de departamentos, o visitante pode saborear um delicioso chopp artesanal na choperia localizada no deck com vista para a Avenida Beira Rio e o rio Itajaí-Açú.

Local: Rua XV de Novembro, 1050

 

1º Agência dos Correios de Blumenau

Em 1927, num prédio construído pelo industrial Curt Hering é festivamente instalada a Agência dos Correios e Telégrafos de Blumenau. Atualmente, está sendo utilizado como loja.

Local: Alameda Rio Branco, 40 (em frente ao Grande Hotel).

 

Antigo Cine Busch

Blumenau foi uma das pioneiras no país na exibição cinematográfica, tendo sido realizadas sessões já no ano de 1900. O primeiro aparelho cinematográfico que foi estabelecido e passou a funcionar na cidade foi do Sr. Frederico Guilherme Busch, em meados 1907, no Salão Holetz, que se localizava neste local onde foi implantado, na década de 1940 este edifício no estilo Art Deco. O fim das atividades do Cine Busch, assim denominado em 1919, foi em 1993. Em 1997 o edifício passou fazer parte do Grande Hotel como centro de convenções.

Local: Alameda Rio Branco (ao lado do Grande Hotel).

 

Antiga Maternidade Johannastift

A comunidade evangélica inaugura no dia 30 de setembro de 1923, a Maternidade Johannastift, construída pelas senhoras evangélicas de Blumenau e administrada pela ordem das irmãs caricativas evangélicas. O nome escolhido faz parte de uma homenagem à principal doadora da instituição: Sra. Johanne Hering. O prédio teve sua arquitetura projetada de modo a não parecer com um hospital, guardando características de uma residência. Mais tarde, o prédio vinha a ser sede de um hotel e um dos mais conhecidos restaurantes da cidade, o Restaurante Cavalinho Branco. Foi reinaugurado em 2007, mantendo suas características arquitetônicas para servir de sede para a Casa do Comércio, administrada pelo CDL, onde além dos escritórios administrativos da instituição, conta com restaurante-escola e outros escritórios.

Local: Alameda Rio Branco

 

Prefeitura Municipal de Blumenau

Em janeiro de 1980, tiveram início as obras de construção da nova Prefeitura, no local onde funcionava a sede da Estação Ferroviária. O prédio foi inaugurado em 02 de setembro de 1982 com 10.500m². Seu estilo enxaimel foi inspirado nas antigas casas do período colonial. É uma das maiores e mais modernas prefeituras do estado e um dos prédios mais fotografados. A atual sede do Executivo e Legislativo de Blumenau é um dos exemplos da mistura entre a tradição e o progresso do município.

Local: Praça Victor Konder, 02

Fone: 3326-6999

 

Restaurante Frohsinn

Construído em 1968, no Morro do Aipim, tem vista panorâmica para o centro da cidade. O restaurante tem sua construção em estilo enxaimel, sendo a sua especialidade a comida típica alemã. Foi construído pela SERVITUR - Serviços Turísticos de Blumenau, para incrementar o movimento turístico na cidade.

Local: Rua Gertrud Sierich, s/nº Vorstardt

Fone: 3322-2137

 

Teatro Carlos Gomes

No dia 10 de dezembro de 1935, a Sociedade Teatral Frohsinn lançou a pedra fundamental da construção do novo teatro em seu novo endereço, Rua XV de Novembro.

O prédio foi projetado pelo Engenheiro/arquiteto Alemão Erwin Bruner.

A primeira parte das obras do teatro foi concluída em 1939 (compreendendo a parte externa, salão de festas e restaurante).

 

Em 1º de julho 1939 a Sociedade Teatral Frohsinn alterou definitivamente seu nome para Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes. A homenagem ao nome do teatro se fez pelo histórico representativo da música de Carlos Gomes.

 

Foi de grande relevância registrar um nome que destacou-se entre os demais pioneiros do teatro em Blumenau: Rose Gaertner. Seu papel como incentivadora é indiscutível e sua trajetória foi pautada por atitudes que a colocaram também como a primeira feminista da cidade.

 

O teatro possui em suas dependências um dos quatro palcos giratórios existentes no Brasil, comportando 1.170 pessoas na platéia, oferecendo à comunidade a escola de balé, teatro, dança, música e orquestra de câmara, além de local para realização de festas e eventos. Foi todo reformado com o auxílio de leis de incentivo à cultura, projeto de reurbanização da praça, assinado pela paisagista Ana Holzer e patrocinado pelo empresário Wander Weege.

 

As obras foram a reformulação dos passeios e canteiros e a colocação do mesmo revestimento colorido que cobre a rua XV de Novembro.

 

A nova praça teve em sua instalação duas esculturas em bronze do artista Pedro Dantas Rodrigues, encomendadas por Weege. "Uma delas representa o maestro Carlos Gomes regendo, e a outra faz uma referência ao índio universal, representando 'O Guarani', da ópera brasileira mais famosa", explica o artista. As esculturas medem 4 metros de altura e pesam 200 quilos cada uma.

Local: Rua XV de Novembro, 1181 - Centro

Tel: (47) 3322-7166

http://www.teatrocarlosgomes.com.br

 

 

[creditos]http://www.turismoblumenau.com.br/novo/site/index/index.php?IDSECAO=142&IDPAI=141[/creditos]

Link para o comentário
  • Membros de Honra

HOSPEDAGENS

 

Hotéis

BLU TERRACE HOTEL

Rua Mariana Bronneman, 230 - Velha

Fone: (47) 3037-1012

www.bluterracehotel.kit.net

 

CITY HOTEL

Rua Ângelo Dias, 263 – Centro

Fone: (47) 3322-2205

 

GARDEN TERRACE HOTEL

Rua Padre Jacobs, 45 – Centro

Fone: (47) 3326-3544

www.hoteisbrasil.com/garden

 

GRANDE HOTEL BLUMENAU

Alameda Rio Branco, 21 - Centro

Fone: (47) 3326-3544

www.hoteisbrasil.com/garden

 

HIMMELBLAU PALACE HOTEL

Rua: Sete de Setembro, 1415 – Centro

Fone: (47) 3326-5800

www.himmelblau.com.br

 

HOTEL BLUMENHOF

Rua das Missões, 103 – Ponta Aguda

Fone: (47) 3326-4868

www.hotelblumenhof.com.br

blumenhof@terra.com.br

 

HOTEL PLAZA BLUMENAU

Rua Sete de Setembro, 818 - Centro

Fone: (47) 3231-7000

www.plazahoteis.com.br

 

HOTEL DANÚBIO

Rua São Paulo, 374 - Itoupava Seca

Fone: (47) 3322-3902

www.hoteldanubio.hpg.com.br

 

HOTEL ESTEVAM

Rua Antônio da Veiga, 364 - Victor Konder

Fone: (47) 3340-1212

hestevam@terra.com.br

 

HOTEL HERMANN

Rua Marechal Floriano Peixoto, 213 – Centro

Fone: (47) 3322-4370

 

HOTEL GERANIUM BLUE TOWER

Rua Uruguai, 323 – Ponta Aguda

Fone: (47) 3326-0333

www.geranium.com.br

 

HOTEL GLÓRIA

Rua: Sete de Setembro, 954 – Centro

Fone: (47) 3326-1988

www.hotelgloria.com.br

 

HOTEL IBIS BLUMENAU

Rua Paul Hering, 67 - Centro

Fone: (47) 3221-4700

www.accorhotels.com.br

 

HOTEL KLOPPEL

Rua República Argentina, 2655 – Ponta Aguda

Fone: (47) 3340-5086

www.hotelkloppel.hpg.com.br

 

HOTEL REINLEINN

Rua 2 de Setembro, 3482 - Itoupava Norte

Fone: (47) 3323-0171

 

BLUMENAU TOURIST HOTEL

Rua Francisco Margarida, 67 - Itoupava Norte

Fone: (47) 3323-4640

 

HOTEL SÃO PAULO

Rua São Paulo, 688 - Centro

Fone: (47) 3340-1530

 

MERCURE APARTAMENTS

Rua Curt Hering, 80 - Centro

Fone:(47) 3326-7744

www.accorbrasil.com.br

 

HOTEL REX

Rua 7 de Setembro, 640 - Centro

Fone:: (47) 3326-5877

www.hotelrex.com.br

 

HOTEL STEINHAUSEN

Rua Minas Gerais, 53 – Velha

Fone:: (47) 3329-0160

www.hotelsteinhausen.com.br

 

HOTEL STEINHAUSEN

Rua Buenos Aires, 275 – Ponta Aguda

Fone: (47) 3322-5276

www.hotelsteinhausen.com.br

 

HOTEL ST. JOHN

Rua São Paulo, 3191 – Itoupava Seca

Fone: (47) 3323-4944

www.hoteljohn.cjb.net

 

MENDES HOTEL

Rua Itajaí, 1890 - Vorstadt

Fone: (47) 3322-1176

 

OÁSIS CHARTOUNI HOTEL

Rua Max Wermuth, 61 - Garcia

Fone:: (47) 3326-5951

www.oasischartounihotel.stmt.com.br

 

VIENA PARK HOTEL

Rua Hermann Huscher, 670

Fone: (47) 3334-8888

www.vienahotel.com.br

 

PRESTO HOTEL

Rua Dr. Pedro Zimmermann, 9798 - Itoupava Central

Fone: (47) 3337-1001

 

HOTEL SALTO DO NORTE

Rua Udo Deeke - Salto do Norte

Fone: (47) 333-0443

 

MIME HOTEL

Rod. BR 470 - KM 58, nº 4095 - Badenfurt

Fone: (47) 3144-8900

mimehotel@mime.com.br

 

EUROTAL PARK HOTEL

Rua Bernardo Scheidemantel, 100 - Testo Salto

Fone: (47) 3334-6003

 

HOTEL POUSADA XV

Rua XV de Novembro, 1290 - Centro

Fone: (47) 3322-8328

hotpou15@zaz.com.br

 

HOTEL SESC BLUMENAU

Rua Eng. Udo Deeke, 1.330 - Salto do Norte

Fone: (47) 3334-8100 Fax: (47) 3334-8104

E-mail: reservas-blumenau@sesc-sc.com.br

www.sesc-sc.com.br

 

 

 

Apart Hotel

MERCURE APARTAMENTS

Rua Curt Hering, 80 - Centro

Fone:(47) 3326-7744

www.accorbrasil.com.br

 

DUNA RESIDENCE APART HOTEL

Rua Theodoro Holtrup, 577 - Vila Nova

Fone: (47) 3323-3003

 

RESIDENCIAL MARILEO

Rua Cruzeiro, 128 - Vila Nova

Fone: (47) 3326-4827

marileo.bnu@terra.com.br

 

RESIDENCIAL APART HOTEL

Rua Almirante Tamandaré, 999 - Vila Nova

Fone/Fax: (47) 3340-2125

 

STEINHAUSEN APART HOTEL

Fone: (47) 3322-5276

www.hotelsteinhausen.com.br

Link para o comentário
  • Membros de Honra

http://www.blumenau.sc.gov.br esses campings.

 

Camping Florestal

Rua Almirante Tamandaré

Velha - em frente ao 10º BPM

Tel: (47) 9144-8687 begin_of_the_skype_highlighting (47) 9144-8687 end_of_the_skype_highlighting (com José)

 

Grupo Escoteiro Leões de Blumenau

(somente traillers e motorhome)

Rua Pastor Oswaldo Hess, 1701

Tel: (47) 3322-0135 begin_of_the_skype_highlighting (47) 3322-0135 end_of_the_skype_highlighting

gelb@terra.com.br

 

Recanto Silvestre

Rua Santa Maria 4269

Progresso

Tel: (47) 3336-5447/ 3336-5895

zilmacecilia@terra.com.br

 

Parque Aquático Recanto dos Anjos

Rua Gustavo Zimmermann 8800

Itoupava Central

Tel: (47) 3323-3018 begin_of_the_skype_highlighting (47) 3323-3018 end_of_the_skype_highlighting

www.parquerecantodosanjos.com.br

contato@parquerecantodosanjos.com.br

 

Parque Ecológico Spitzkopf

Rua Bruno Schreiber 3777

Progresso

Tel: (47) 3336-5422 begin_of_the_skype_highlighting (47) 3336-5422 end_of_the_skype_highlighting

www.spitzkopf.com.br

spitz_kopf@hotmail.com

 

Refúgio das Águas Cristalinas

Rua Santa Maria s/n

Progresso

Tel: (47) 3324-0240 begin_of_the_skype_highlighting (47) 3324-0240 end_of_the_skype_highlighting

 

Parque Aquático Portal do Sol

Rua Jordão, 2300 – Progresso

Tel: (47) 3336-5126 begin_of_the_skype_highlighting (47) 3336-5126 end_of_the_skype_highlighting

Aberto de outubro a março das 9:00h às 18:00h.(3ª a domingo)

Nas 2ª aberto das 12h às 18h.

www.parqueportaldosol.com.br

portalatende@parqueportaldosol.com.br

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • Membros de Honra

Onde acontece???????????

 

Parque Vila Germânica - O principal endereço

 

A Oktoberfest é uma festa que envolve toda a cidade, mas que se centraliza no Parque Vila Germânica, no Bairro da Velha, novo centro de festas e eventos, maior e mais moderno de Santa Catarina. O Parque é um complexo com 26 mil metros quadrados de área construída.

 

Além dos pavilhões, existe um conjunto de lojas que, por suas características arquitetônicas, ficou conhecido como Vila Germânica. Nestas lojas os visitantes encontram todos os tipos de lembranças de Blumenau e também artigos para a festa.

 

Durante todo o ano, o Centro de Eventos do Parque Vila Germânica é usado para feiras, exposições, congressos e espetáculos.

 

Rua XV de Novembro

 

A Rua XV de Novembro, principal via do Centro de Blumenau, também faz parte do cenário da festa, pois é ali que se realizam os desfiles no decorrer dos 17 dias de Oktoberfest.

 

Preços da Festa

 

Ingressos

 

Sábados e domingos os ingressos serão cobrados a partir das 15h;

Dias 04 e 18, a entrada é gratuita a partir das 11h;

Sextas e sábados e no dia 11, o ingresso custa R$ 15,00.

De segunda a quinta, custa R$ 5,00.

 

Pessoas vestidas com traje típico alemão não pagam entrada.

Obs: Meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos.

 

Chope

 

O copo de 400ml. custa R$ 4,00.

cartaz_Oktoberfest_Blumenau_2009.jpg

Link para o comentário
  • Membros de Honra

oktober.jpg

 

5230414.jpg

 

[li=Onde ficar???]http://www.turismoblumenau.com.br/novo/site/index/index.php?IDSECAO=170[/li]

 

 

Como chegar a Blumenau

 

Via Terrestre

A principal rodovia de acesso a Blumenau para quem chega pelo norte ou pelo sul do Estado de Santa Catarina é a BR-101.

Para quem vem do norte, há um acesso no trevo de São Francisco do Sul, na BR-101. Basta entrar à direita e seguir em direção a Guaramirim e Massaranduba. Outra opção na BR-101 é seguir em direção a Florianópolis e entrar à direita, na Blumenau – Navegantes.

Para quem vem do sul pela BR-101, a principal via de acesso é a rodovia Jorge Lacerda, à esquerda, no trevo de Itajaí que dá acesso a Ilhota.

Para quem vem do Planalto Serrano ou do Oeste de Santa Catarina, o acesso principal é pela BR-470.

 

 

Por via aérea Blumenau é servida pelo aeroporto de Navegantes, que fica a 54 km de distância.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Roteiro Cultural

 

Ponte Aldo Pereira de Andrade

 

Construída com material importado da Alemanha e inaugurada em 1931. Possui extensão de 315 metros e altura de 18 metros. Até meados de 1970, serviu de passagem para o trem que ia de Blumenau a Itajaí, transportando alimentos e produtos industrializados, por isso ficou conhecida como Ponte da Estrada de Ferro. Hoje, serve de ligação entre o centro da cidade e o bairro Ponta Aguda. Próximo à ponte foi construído o Mirante, que marca o ponto de chegada dos 17 primeiros imigrantes. Local privilegiado para aqueles que querem captar belas imagens.

 

Praça da Paz

 

Inaugurada em 2006, em comemoração ao centenário do Rotary Clube de Blumenau. Nela consta um monumento artesanal, em aço inox, com 2m de diâmetro. O Globo com as mãos abertas é um convite à paz, simbolizando a união com todos os povos da Terra .

 

Praça Victor Konder

 

Inaugurada em 1928, contempla o Marco Comemorativo à Independência do Brasil, o Monumento da Poesia e o Busto Victor Konder. Em 1930, o busto foi arrancado do pedestal e atirado ao Ribeirão da Velha, pelos revolucionários getulistas. A recolocação só aconteceu em 1947, dezessete anos depois. Na praça encontra-se também a Figueira, árvore plantada em 1903 pelo engenheiro Heinrich Kroehberger, considerada o palco da democracia, pois acolhe a população em suas manifestações.

 

Monumento 150 Anos de Blumenau

 

Obra do artista Evaldo Freygang inaugurada em 2000. Nelehá um mapa da cidade com duas pegadas humanas, simbolizando a chegada dos imigrantes. Composição de ferro e concreto do artista Evaldo Freygang.

 

 

Prefeitura Municipal de Blumenau

 

Prédio inaugurado em 1.982, no local onde funcionava a sede da antiga Estação Ferroviária.

A construção é uma imitação da técnica construtiva enxaimel, inspirada nas edificações do período colonial.

 

Macuca

 

Primeira locomotiva de Blumenau. Importada da Alemanha em 1908, chegou ao Brasil a bordo do Vapor Klobenz que também trazia oitocentas toneladas de material para a Estrada de Ferro Santa Catarina.

 

Curiosidade: O apelido “Macuca” foi dado devido à semelhança com a ave macuco, pois o apito lembrava seu pio e o ruído da descarga de sua caldeira parecia com o som produzido pelas suas asas.

 

 

Relógio das Flores

 

Inaugurado em 2000, em comemoração aos 150 anos de Blumenau, o relógio funciona à energia elétrica.

 

Curiosidade: Único no Estado. No Brasil existem apenas cinco relógios de flores: Poços de Caldas- MG, Petrópolis-RJ, Curitiba-PR, Garanhuns- PE e Blumenau.

 

 

Rua XV de Novembro

 

No início, era conhecida por “Wurstrasse” (Rua da Lingüiça), por ser estreita e cheia de curvas. Com a expansão da colônia, passou a denominar-se Rua do Comércio.

 

Curiosidade: Foi a primeira rua calçada em Santa Catarina, no ano de 1929. Hoje é palco dos desfiles da Oktoberfest, das comemorações do aniversário de Blumenau e do Stammtisch. Dos prédios, 10 têm as fachadas rebatidas (desenhadas) nas lajotas da via e contempladas no roteiro (nº 1526, 1404, 116/1122, 1050, 895, 801, 789, 667, 605 e 459). O curso de 1590 metros de extensão da Rua XV de Novembro é de uma beleza incontestável.

 

 

Teatro Carlos Gomes

 

Para acolher todos os grandes acontecimentos culturais da cidade, foi construído em 1939. Possui um dos quatro palcos giratórios do Brasil com platéia para 1.170 pessoas, ambiente climatizado e oferece também: escola de balé, teatro, dança, orquestra de câmara e Centro de Convenções.

 

Curiosidade: Em 1948, foi realizado o 1º Baile de Debutantes do Estado. Local em que, mais tarde, também debutou a atriz blumenauense Vera Fischer.

 

Feira de Artesanato

 

À altura do nº 1091 está o prédio da Feira de Artesanato, construído na década de 40, em estilo art déco. Desde 1998 são comercializados os trabalhos de mais de 40 artesãos. As edificações mais altas e de arquitetura mais refinada refletem o sucesso da colônia e os anseios da época pelo progresso.

 

 

Castelinho da Havan

 

Construído em 1978, pelo empresário Udo Schadrack, de família tradicional blumenauense, é uma réplica da prefeitura de Michelstadt, cidade localizada ao sul da Alemanha.

Link para o comentário
  • Silnei unpinned this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...