Ir para conteúdo

Combustível para Fogareiros


Posts Recomendados

  • Membros
Pessoal eu tenho um Omni fuel e já usei de tudo, sempre preferi a benzina mas devido ao preço e dificuldade pra compra atualmente tenho usado só o querosene que é muito seguro pra transporte e com uma chama mais quente que a maioria dos combustíveis, nunca tive problemas com entupimento, usando o bico apropriado e fazendo pré aquecimento fica tudo uma maravilha. Usem querosene comprado em posto , o melhor pra mim é o da lata petrobras.

Já usei muita gasolina podium, sem problemas.

 

abraço

Você escreveu que é difícil encontrar benzina, e por causa do preço; tem preferido o querosene. A benzina e o querosene têm o mesmo preço, entre nove e dez reais o litro. Em lojas que vendem matéria-prima para sapateiro vende benzina com nome comercial:

BENZOLIMPA e UNALIMP. Lojas que vendem materiais para relojoieiros também vende benzina.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Verdade Nilton,

obrigado pela dica,

Na verdade estou muito feliz com o meu fogareiro pelo fato de poder queimar qualquer combustível, inclusive aconselho o uso de determinado combustível de acordo com a trip, por exemplo qd saio em solo por 1 ou 2 dias, geralmente uso o gás mesmo principalmente pelo peso, mas saindo em dupla por mais de 2 dias, justifica o peso do querosene ou benzina....

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Olá amigos,

 

Eu tenho um fogareiro Campsor 10 (cópia chinesa do MSR Whisperlite), como na minha cidade não encontrei benzina, fiz esta pequena modificação citada nesse site http://etrike.wordpress.com/2012/11/20/msr-whisperlight-alcohol-mod/ (que restringe a passagem do ar) para usar álcool de posto, e para minha surpresa se saiu muito bem, fogo intenso e totalmente azul, sem fuligem, sem cheiro, e até agora sem sintomas de danificar o fogão ... enfim acho uma ótima alternativa. ::otemo::

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá amigos,

 

Eu tenho um fogareiro Campsor 10 (cópia chinesa do MSR Whisperlite), como na minha cidade não encontrei benzina, fiz esta pequena modificação citada nesse site http://etrike.wordpress.com/2012/11/20/msr-whisperlight-alcohol-mod/ (que restringe a passagem do ar) para usar álcool de posto, e para minha surpresa se saiu muito bem, fogo intenso e totalmente azul, sem fuligem, sem cheiro, e até agora sem sintomas de danificar o fogão ... enfim acho uma ótima alternativa. ::otemo::

 

Abraços.

 

Seria melhor você passar as informações básicas em português. A maioria dos mochileiros campistas e bushcrafters não compreende totalmente o idioma inglês.

Agradeço a dica.

abçs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Nilton,

 

Fiz um vídeo para demonstrar a modificação, é bem simples, com um cano que envolve no tubo do fogareiro fiz os furos para que possa ficar totalmente aberto e usar outros combustível normalmente, e que possa restringir a passagem do ar para usar o etanol, quaisquer duvidas dá um grito

segue o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=gstjQYmQZjs

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Olá pessoal, esta é minha primeira postagem. Li as diversas páginas deste tópico e não vi a resposta a minha pergunta( se existe, me passei, rsrs). Confeccionei uns fogareiros (espiriteiras) com lata de desodorante e um com um cantil metálico furado... a minha dúvida é em relação ao combustível. Como está bastante difícil encontrar álcool 92°Gl, pensei no querosene (sempre foi utilizado nas roças).

O ponto de fulgor, combustão e ignição do querosene são diferentes do álcool (óbvio), assim como o querosene, se não me engano, fornece mais calor na queima, possibilitando fervura mais rápida com menos tempo da água.

Fico pensando na segurança... o que seria mais seguro (diminuindo risco de autocombustão) transportar em uma garrafinha de agua mineral?

Qual o melhor custo benefício em relação a álcool e querosene (qual consigo cozinhar mais com menor quantidade)

Seria seguro uma mistura dos dois combustíveis em uma garrafa?

 

e por fim, aos mais experientes, quanto de combustível seria o ideal para eu levar em um acampamento de 4 dias para 3 pessoas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Querosene e uma merda para isso...

 

A chama e boa, tem baixo risco de explosão e é ate mais estável que o álcool.

 

Porém não tem queima limpa faz quilos de fumaça negra, muito mal cheiro que passa para a comida e a fuligem e difícil de sair e não deveria ser lavada em qualquer ambiente.

 

Use álcool automotivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Igor:

 

Eu uso álcool combustível na minha espiriteira sem problema. Mas vc tem que comprar um galão específico aprovado pelo INMETRO num posto de gasolina para o bombeiro vender para vc. O alcool é 95-96%.

 

Garrafinha de água mineral acho frágil. Se for de PET é mais resistente e seguro.

 

O querosene tem maior poder calórico (tem mais calorias por peso) porém tem as desvantagens que Bullseye citou.

 

Quatro dias/3 pessoas, depende do que vai cozinhar. Neste caso acho que benzina é a melhor solução, especialmente se usar uma panela grande para cozinhar uma quantidade para 3!

 

Abs, Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...