Ir para conteúdo

Combustível para Fogareiros


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Hum... gases que poderiam ser liberados na queima, Peter? :?:

Não tenho fogareiros pressurizados, mas acho que como o tema foi levantado, poderíamos ir além nesta questão, até pra evitar um uso indevido ou para identificar uma nova fonte de combustível. ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

peter,

respeitosamente, discordo de vc... benzina é o nome comercial de um solvente cuja base é benzeno... benzina é pelo menos 95-98% benzeno.

num cai nessa de wikipédia não que o artigo tá cheio de absurdos... http://pt.wikipedia.org/wiki/Benzina

 

nào posso garantir que continue sendo assim(afinal, comercialMENTE falando... tem muita farsa no mercado), mas benzina sempre foi e sempre vai ser benzeno!

a grande sacada de usar um hidrocarboneto aromático como combustível é que a estrutura ressonante armazena MUITA energia, e toda ela é liberada na queima... é por isso que ela é o combustível de escolha: muita energia em pouco volume ::otemo::

 

mais energia que benzina só se vc usar uma garrafa de benzina pré-pressurizada com etino, hehehe... trem bão pra mandar campo base pelos ares!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Samuel:

 

Posso estar enganado, mas do tempo que trabalhava como engº químico, benzina (white gas) era uma fração de hidrocarbonetos leves, tanto que alguns o chamam de nafta leve. Na fração pesada da nafta está o benzeno, mas não tem a volatilidade do white gas. Que eu saiba white gas (EUA) é o mesmo que benzina.

 

Embora, de fato a wikipedia tem algumas info. incorretas muitas são confiáveis:

 

Shellite (Australia), also known as white gas (North America), white spirit (outside the UK) or Coleman fuel, is a white liquid with a hydrocarbon odour. Shellite has a freeze point lower than −30 °C (−22 °F), and a boiling point of 47 °C (117 °F). The composition of shellite is 95% paraffins and naphthenes, less than 5% aromatic hydrocarbons and less than 0.5% benzene.

 

Fico preocupado com esta info. que benzina=benzeno porque benzeno é carcinogênico e eu não gostaria de ter isto estocado em casa, como de fato tenho. Acho que jamais comercializariam benzina como combustível de fogareiro se houvesse tanto risco a saúde como é o caso do benzeno.

 

Abs, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

peter,

eu me rendo! fica difícil argumentar com um engenheiro, hahaha!!!

 

falando seriamente, acho que o problema é outro...

 

na lígua inglesa, "benzine" é exatamente o que vc descreve... já "benzyne" é o que eu descrevo...

como não tínhamos "Y" na língua portuguesa, suponho que o termo "benzina" tenha sido usado indistintamente pras duas substâncias - hidrocarbonetos alifáticos leves (aqui eu uso como éter de petróleo) e pra benzeno comercial. daí a confusão.

 

não vi no site da msr nenhuma referência à benzine ou benzyne como combustível, apenas "white gas" (=benzine), o que me leva a crer que vc está, sim, correto.

 

todavia, mesmo a nossa gasolina contém uma fração bastante significativa de aromáticos, e portanto, a não ser que se use um "varsol" ou outro solvente alifático leve, vc tá queimando aromáticos ainda, hehehe...

 

eu já usei benzeno PA num fogareiro e o troço é MUUUUITO melhor que outros combustíveis (exeto éter sulfúrico ::love:: )... tudo por conta desse lance de ter muita energia amarzenada no anel aromático (só perde pra benzina pressurizada com etino). e como eu acredito que um combustível altamente energético é melhor, por render energia por volume...

 

bão, mas fica a advertência: benzeno é cancerígeno, tolueno é tóxico... use por sua conta e risco ::tchann::

(eu usarei... ::otemo:: )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Gente, pra não acharem que o Samuel é doido (pelo menos MAIS doido que o nível daqui), o cara não é um mero "experimentador". É profissional do ramo que envolve experiêcias....

Mas então, Magrão e Peter, e o tolueno? (vcs ficam desfilando sapiência e não respondem pro tosco aqui) hahahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

cacius,

deve sim funcionar, e muito bem... todavia, depois dos alertas do peter, eu não me sinto confortável pra recomendar expressamente. apenas pra usar, por minha conta e risco, no MEU futuro fogareiro hehehe...

 

se te resta a mínima dúvida ou insegurança, NÃO use, pricipalmente em uma espiriteira, hehehe...

 

ah, e obrigado pelas considerções quanto à minha sanidada mental, hahahahaha!!!! ::lol4::::lol4::::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Prezados:

 

De fato há sites onde o pessoal fala benzina=benzeno. O problema é que benzina é um nome comercial, não um nome científico e assim outros eventualmente podem apropriá-lo para descrever outro produto.

 

No Santo Google, usando "benzina retificada", descobrimos que o nº CAS (nº de referência internacional) da benzina é 64742-49-0. Consultando este nº CAS, vemos que corresponde a uma mistura de hidocarbonetos leves, normalmente hexanos e heptanos.

 

Acho que vale a pena usar o benzeno ou tolueno só se for muito mais barato que a benzina e em local aberto. Se a queima for incompleta, podemos acabar cheirando vapores de benzeno. Isto se agrava se estivermos cozinhando dentro da barraca devido a chuva. E na manipulação as vezes deixamos cair algo na pele, o que é ruim no caso do benzeno.

 

Abraços, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

pessoal,

 

essa conversa tá muito interessante, mas como profissional da área de saúde só posso dizer que o benzeno é altamente cancerígeno, incluisve na época de faculdade manipulávamos ela na capela ( era usada pra fixar lãminas de parasitologia),

mas como proprietário de um fogareiro multicombustível digo que não tenho coragem de colocar solvente nele, acho que poderia causar desgaste excessivo dos componentes,

como já defendi em vários posts anteriores sou fiel defensor do querosene, seguro, limpo ( quando bem regulado), e muito barato, encontrado em qualquer lugar.... e ainda nunca tive problemas com entupimento, basta uma boa manutenção preventiva.

 

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...