Ir para conteúdo
Kássio Massa

Rio Mogi pela segunda vez

Posts Recomendados

Fala galera! Tive que me ausentar um pouco das trilhas devido à faculdade, mas já estou de volta! ::hãã2::

A trip que segue foi feita no feriadão de 7 de Setembro deste ano. Uma trilha conhecida por muitos, e que eu já havia realizado no ano passado. Mas como todo belo lugar, este sempre merece um retorno!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Trip realizada no dia 7 de Setembro de 2012

Por Kassio Massa (eu), Daiane Vasconcelos, Fábio Bregiatto, Gabriel Medina, James Vincent, Kassio Massa e Raphael Yamamoto e Renata E.

A calmaria aparente em meu 2º semestre de Arquitetura e Urbanismo parece conspirar a favor de trilhas mais duradouras, mesmo aquelas já realizadas ha certo tempo, mas que por sua beleza ímpar, merecem um breve retorno. E assim resolvemos descer a Serra do Mar, repercorrendo a peabiru conhecida como Trilha Raiz da Serra, ou mesmo, Trilha do Vale do Rio Mogi, remanescente de um histórico caminho que rasgava o país, mas que hoje, possui nada mais que alguns quilômetros entre a vila de construção inglesa Paranapiacaba e o pólo petroquímico de Cubatão.

Era feriado prolongado em território nacional, e nós, mais uma vez, aproveitávamos a ocasião para uma trip de rio que não nos exigisse uma logística complexa. Pois bem, como deste grupo, formado por oito pessoas, apenas eu e o Gabriel conhecíamos a Trilha do Rio Mogi, optamos por ela, já que, apesar de a termos feita com uma pernoite, na outra vez - devido à presença diurna de guardas da Secretaria do Meio Ambiente no início da trilha, que barram qualquer transeunte que intencione trilhar por aquele vale -, obtive informações e cheguei à conclusão de que poderíamos tentar iniciar e terminar os 13km totais da travessia em um único dia, facilitando na questão do peso e volume.

Pois bem, naquela nublada manhã, descíamos do coletivo que nos deixava no estacionamento de Paranapiacaba, às 7h30, vindos de Rio Grande da Serra. A neblina tomava conta da paisagem, escondendo de nossas vistas qualquer horizonte. A entrada da trilha, desimpedida, apresentava apenas uma placa, intimidadora à primeira vista, que informava claramente a interdição da trilha. Os primeiros 100 metros da trilha constituem uma descida e requerem certa perícia, devido ao solo constantemente escorregadio do qual poucos escapam sem levar algum rola. O primeiro, como de costume, fui eu, seguido pelo Raphael, que caiu de bunda, de maneira nem um pouco discreta!

th_DSCN6242.jpgth_DSCN6243.jpg

Transposto este primeiro obstáculo da travessia, a via passa a bordejar a encosta da serra, de modo suave, sem muita declividade. Passamos a primeira torre, a segunda, e por fim, chegamos à famosa bifurcação da "Trilha das Fitas", a qual até os mais conhecedores do lugar se confundem e adentram. Desta vez, dois senhores entraram neste caminho, gerando certo tumulto em nosso grupo, já que todos, exceto eu e o Gabriel, estavam convictos de que aquele seria o caminho correto. Disse a eles que, já que a dúvida existia em boa parte do grupo, eu iria averiguar o caminho para certificá-los de que o rumo a ser tomado era o da esquerda, uma via totalmente acidentada e que repele intuitivamente qualquer um. Após 5min de caminhada pela tal trilha, reconheci vários elementos pelos quais passamos na outra ocasião, quando também tomamos a Trilha das Fitas, por engano. Dentre estes elementos está um desmoronamento de parte da trilha que forma uma curva brusca, apresentando pedras e muita terra no local. Retornei ao grupo e confirmei os caminhos.

Esta bifurcação é facilmente reconhecível, pois no meio do caminho, exatamente onde este se divide, há uma árvore de tamanho considerável. O caminho correto é o da esquerda, enquanto o da direita é a Trilha das Fitas que, segundo informações que coletei posteriormente, também é um suposto acesso ao Rio Mogi.

Por fim, tomamos o caminho da esquerda e em pouco tempo atingimos a 3ª torre, onde a peabiru se divide novamente. Enquanto o caminho à esquerda segue em direção ao fundo do vale, encontrando um dos afluentes do Rio Mogi no chamado "Poço Formoso", o caminho à direita segue acompanhando as demais torres até encontrar o Rio Mogi, 4,5km à frente. Aproveitamos este ponto para esperar parte do grupo que havia ficado para trás, mais especificamente, o Fábio e a Renata. Após os aguardar por quase 30min, eu e o Gabriel decidimos retornar pela trilha, a fim de encontrá-los, pois ambos não haviam nos alcançado. Os encontramos exatamente na bifurcação da Trilha das Fitas, bem próximos. Porém, segundo o Fábio, sua parceira não estava em condições de continuar conosco, pois havia lesionado seu pé no Metrô, quando estava a caminho do local de encontro do grupo. Orientei-os a respeito do caminho de volta, que até aquela parte não apresentava nenhum obstáculo, e nos despedimos.

A exemplo da Renata, jamais devemos exceder nossos limites, principalmente numa trilha como esta. Neste caso, a melhor decisão foi retornar enquanto ainda era possível. Em uma conversa posterior com o Fábio, Renata se recuperou de sua lesão, disseram pretender retornar à região para completar a travessia.

De volta ao grupo, demos continuidade à caminhada, sempre acompanhando as torres de alta tensão. Na 5ª torre, é preciso atenção, pois a trilha realiza um "S". Para prosseguir, é necessário passar por debaixo da torre e seguir na direção de Paranapiacaba. Logo, o caminho dá uma guinada de 180º e volta a seguir em direção a Cubatão. Sem ressalvas durante aproximadamente 1h de trilha serra abaixo, alguns riachos e pequenos aluviões são cruzados, num caminho que continuava a apresentar torres consecutivas e nenhuma bifurcação. O cadarço do meu tênis direito insistia em se desprender a qualquer galho ou raiz que aparecesse no meio do caminho.

th_DSCN6244.jpg

Após cerca de 3h desde o início da trilha, atingimos o último dos notáveis afluentes do Mogi antes do fim do trecho em trilha da travessia. Daqui em diante, já é possível avistar trechos do fundo do vale, inclusive o encontro deste afluente com o rio principal, um espetáculo puramente natural!

386357_350177865067105_1660662404_n.jpgth_DSCN6245.jpg383328_350179741733584_1791726597_n.jpg

A última hora do trecho de trilha bordeja uma íngreme encosta, com vista parcial para o fundo do vale, e logo após, mergulha novamente mata adentro, ficando difícil escutar o som do rio. No entanto, este caminho encontra um banco de areia, mais à frente, já nas margens do Rio Mogi. Este local é conhecido como "Prainha", pela sua geografia peculiar. O banco de areia, que na verdade, é formado por pequenas pedras e seixos de coloração clara, é abraçado pelas águas cristalinas do rio, de cor verde-esmeralda.

216874_350178838400341_349651034_n.jpg

Os senhores que vimos entrar na Trilha das Fitas, cerca de 2h30 atrás, finalmente, nos alcançaram. Além deles, havia um quarteto de rapazes curtindo a Prainha, com quem trocamos informações, antes que os mesmos saíssem dali de volta a Paranapiacaba. Fomos alertados sobre um suposto reforço de vigilância nas imediações do pátio de manobras da MRS, em Cubatão - último trecho da travessia. Os agradecemos e nos despedimos deles.

th_DSCN6250.jpg

Após cerca de 1h, decidimos prosseguir, seguindo agora pelo leito do rio, uma vez que daqui em diante, não há mais trilha. A água, que não costumava ficar acima dos joelhos, não era obstáculo para o grupo, muito pelo contrário, estava muito boa! Em cerca de 30min seguindo pelo leito do Rio Mogi, pisando de pedra em pedra, atingimos a Pedra do Pulo, uma enorme e desgastada rocha localizada na margem esquerda, de onde costuma-se saltar em um poço ao seu lado, com aproximadamente 2m de profundidade.

th_DSCN6252.jpgth_DSCN6253.jpg

th_DSCN6254.jpg

10442_350181251733433_2123609348_n.jpg

th_DSCN6251.jpg246747_350181161733442_1323304961_n.jpg

th_DSCN6262.jpgth_DSCN6269.jpg

260147_350183991733159_1200779545_n.jpg

th_DSCN625802.jpg

th_DSCN6259.jpg

A partir deste ponto, o rio passa a apresentar poços cada vez mais amplos e profundos, sendo necessário seguirmos pelas suas laterais, mas sem maiores problemas. Algumas "ilhas" são encontradas e podem facilitar a caminhada, havendo, inclusive, pequenas trilhas abertas pelos caminhantes. às 15h, atingimos a confluência dos rios da Onça e Mogi. O rio da Onça é formado pelos rios da Solvay, Vermelho e das Pedras, na região conhecida por Serra do Meio, e rasga a Serra do Mar no chamado Vale da Morte.

th_DSCN6275.jpg408334_350184338399791_1828559575_n.jpg

399718_350181421733416_346878461_n.jpg431307_350184045066487_699201312_n.jpg

O Trecho que se seguia a partir da confluência apresentava uma paisagem, de certa forma, deprimente, uma vez que o pólo petroquímico de Cubatão já podia ser visto às margens do rio. À direita, um amontoado de contêineres nos avisava que deveríamos ficar atentos à margem esquerda, onde haviam caminhos de acesso ao pátio de manobras da MRS.

th_DSCN6278.jpg

Assim que algumas torres de energia puderam ser avistadas á nossa esquerda, abandonamos o rio, que nesta parte, passava a ter uma profundidade maior. Subimos uma discreta ladeira que nos deixou em frente à antiga Estação Raiz da Serra, uma das paradas do antigo "Serra Velha", o primeiro sistema Funicular a operar entre Paranapiacaba e Cubatão.

th_DSCN6280.jpgth_DSCN6281.jpg

314270_350184718399753_2011961256_n.jpgth_DSCN6286.jpg

Nesta estação, paramos para descansar por um tempo, mas logo seguimos pela estrada de serviço do pátio rumo à rotatória da Usiminas (antiga Cosipa). Seria uma caminhada de cerca de 3km, se não tivéssemos sido salvos por um funcionário da MRS, que gentilmente, nos ofereceu carona e nos deixou próximos à saída. Agora, restava apenas cruzar os inúmeros trilhos de estacionamento de vagões de carga e caminhar por aproximadamente 150m até o ponto de ônibus.

th_DSCN6290.jpgth_DSCN6293.jpg

296557_350186625066229_1442372511_n.jpg

Ainda no ponto, eu e o Gabriel, que tínhamos compromissos no dia seguinte, nos despedimos do pessoal, que ainda seguiria para a Prainha Branca, no Guarujá, e passariam o restante do feriadão por lá. O retorno meu e do Gabriel se resumiu a ser praticamente idêntico às demais vezes, embalados em profundo sono rumo ao Terminal Jabaquara, em São Paulo, seguido do percurso de Metrô e ainda um segundo ônibus.

th_DSCN6294.jpg

O 7 de Setembro simboliza nada mais que a Independência do Brasil, mas para nós, talvez, simbolize algo a mais, uma outra independência mais íntima e vibrante: a independência da mesmice, do cotidiano monótono e dos padrões impostos por um sistema aparentemente aprisionador. Aparentemente...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora