Ir para conteúdo

Expedição fotográfica - Bolívia


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Bom, do dia 09 ao dia 18 de junho de 2006, foi promovido pelo fotografo e alpinista Tacio Phillip Sansonoviski, uma expedição fotográfica para a Bolívia. Eu e meu amigo Daniel Pará resolvemos embarcar nesta aventura.

 

Tentarei passar um pouco do que vi na Bolívia para que fique aqui, um registro da beleza do país e, convido também o Daniel a expor seu brilhante trabalho também neste tópico.

 

Foto oficial da viagem:

Bolivia062006855.jpg

 

Este é o grupo de fotógrafos que participou do safári.

 

A viagem foi toda organizada, visando a fotografia, por isso o nome de safári fotográfico, pois os roteiros e passeios foram desenvolvidos para tal.

 

Irei separar por dias para facilitar a visualização das imagens.

 

Dia 09:

 

Eu e Daniel partimos de Florianópolis no dia 09 pelas 07 da manhã e aguardamos os demais para checkin no aeroporto de guarulhos as 14 horas. Nosso vôo partiu as 16 horas através da Cia Aerosur com escala em Sta. Cruz de la Sierra, Cochabamba e por fim chegando ao destino, La Paz. Chegamos por volta da meia noite e fomos direto para o hotel.

 

Dia 10:

 

Segundo Tacio, este dia era livre. Para nos acostumarmos com a altitude, afinal são 3.800 metros de altitude e a cidade parece com ouro preto, é ladeira em cima de ladeira. Neste dia, 10 de junho, acontecia uma das maiores festas da Bolívia, a celebração da Festa de Gran Poder. Uma festa Pagã, onde várias religiões, desfilam vestidas tipicamente, com músicas tradicionais por toda a cidade. A festa foi das 8 da manha até as 11 da noite, e acreditem, não consegui uma foto decente sequer

 

Dia 11:

 

Juntamente com um transporte particular e um guia altamente qualificado, partimos todos juntos para conhecer o Vale de la luna.

 

Antes paramos em um mirante. Depois, foto da cerveja mais bebida na Bolívia.

bolivia_04.jpg

 

_MG_8416.jpg

 

 

O vale de la luna, é formado por um relevo excêntrico e arenoso, uma espécie de desfiladeiro. Enquanto passávamos pelo local, éramos agraciado com musica local tocada pela flauta de um índio.

_MG_8419.jpg

 

_MG_8425.jpg

 

_MG_8424.jpg

 

 

Na volta, paramos em vários mirantes, para podermos observar a peculiaridade das contruções de La Paz, onde a maioria de suas casas não tem reboco ou pintura.

 

_MG_8518.jpg

 

bolivia_02.jpg

 

_MG_8536.jpg

 

Huayna Potosi, montanha que fica aos arredores de La Paz.

_MG_8539.jpg

 

Lua cheia em La Paz. Fundo, monte Illimani.

_MG_8548.jpg

 

Dia 12:

 

Juntamente com nosso guia Juan, pegamos um microônibus e nos deslocamos para Tiwanacu. Um sitio arqueológico que fica aproximadamente a 1 hora e meia de La Paz. Acredita-se que lá foi o início da civilização, que de lá surgiu a humaniadade. Muitas evidências comprovam a evolução da espécie, uma verdadeira aula de história.

 

Este tipo de fotografia não é meu forte, então não tenho muitas fotos de lá.

 

_MG_8581.jpg

 

Essas cabeças, representam reis. Neste local, estudiosos sentavam e estudavam a astronomia.

_MG_8593.jpg

 

_MG_8596.jpg

 

Templo que é proibido fotografar.

_MG_8637.jpg

 

Daniel fotografando a base de propina

daniel.jpg

 

Após o passeio, fomos almoçar e o cardápio foi claro, carne de lhama.

 

Dia 13:

 

Este era o dia mais esperado por nós. O dia que iríamos subir o Chacaltaya, montanha com 5.410 metros, onde ficava situada a pista de sky mais alta do mundo, agora desativada. Se nos 3.800 metros de La Paz já era complicado caminhar o que dirá a mais de 5000 metros. Para um melhor desempenho, deixamos para escalar após o almoço, claro que teria que ser bem leve, então pela manha fomos fazer um passeio na cidade.

 

Praça da igreja

_MG_8687.jpg

 

Viaduto principal:

_MG_8682.jpg

 

No centro de La Paz, apenas circulam táxis e vans, dificilmente se encontra carros, e o transito é caótico.

_MG_8689.jpg

 

Palácio do governo:

_MG_8704.jpg

 

_MG_8727.jpg

 

Após o almoço, pegamos nosso transporte e começamos a subida para a base do chacaltaya. Antes, uma parada para caçar umas lhamas....

_MG_8754.jpg

 

Vou retirar um trecho que acho muito legal do guia viagem sobre o Chacaltaya. “Programaço. Uma Van velha leva você até a base da montanha, serpenteando os abismos da estrada da morte, onde em algumas curvas o motorista grita o lado para os passageiros ficarem para fazer contra-peso e o ônibus não tombar na curva”. Quano li isso dei risada né, mas acreditem é verdade.... Nunca vi nada parecido com aquilo, chegamos enfim a base da montanha meio desesperados, mas aí a recompensa foi imediata...

 

Huayna Potosi

_MG_8762.jpg

 

_MG_8766.jpg

 

_MG_8773.jpg

 

A venda…

_MG_8785.jpg

 

Visual durante a subida

_MG_8788.jpg

 

_MG_8797.jpg

 

No topo...

_MG_8800.jpg

 

Potosi ao cair a luz da tarde

_MG_8801.jpg

 

_MG_8811.jpg

 

Na volta sobrou tempo pra fazer uma noturnica em la paz....

_MG_8819.jpg

 

Dia 14:

 

Na noite do dia 13 passei muito mal por causa do esforço feito na altitude e da má alimentação. Tínhamos uma viagem para a praia de copacabana nesta manhã bem cedo. Viajei a base de dramim + buscopam + tylenol. 4 horas de viagem até chegar ao lago titicaca e mais precisamente a praia de copacabana.

 

_MG_8830.jpg

 

A bolívia tem como explicação de sua miséria, o fato de com sua guerra contra o Chile, terem perdido a saída para o mar, não podendo assim exportar via mar. Em todos os lugares ouvimos isto, inclusive esta na placa do estreito de tikina.

_MG_8845.jpg

 

Praia de Copacabana

_MG_8849.jpg

 

_MG_8851.jpg

 

_MG_8853.jpg

 

Nosso café da manhã, eta chazinho que ajuda....

_MG_8865.jpg

 

Bom, passeamos pela cidade de copacabana e no cair do sol, eu o daniel para e mais um amigo que fizemos na viagem inventamos de subir um morro com uns 400 metros de altura, chamado de calvário, para pegarmos o por do sol. O pior não foi isso, tive que subir duas vezes, pois fui surpeendido por um problema estomacal. Enfim, algumas fotos lá de cima:

 

_MG_8907.jpg

 

_MG_8908.jpg

 

_MG_0358.jpg

 

_MG_8911.jpg

 

_MG_8917.jpg

 

_MG_8927.jpg

 

Dia 15:

Acordamos cedo para fazer um passeio pelo lago titicaca. Conhecer Isla del Sol e Isla del Luna. Fomos surpeendidos pelo frio que fez de madrugada e que fazia durante a manhã. Mas enfim encaramos o passeio.

 

_MG_8934.jpg

 

_MG_8957.jpg

 

_MG_8980.jpg

 

_MG_8986copy.jpg

 

_MG_9031.jpg

 

_MG_9032.jpg

 

_MG_9079.jpg

 

Na volta, pegamos o ônibus e voltamos pelo estreito de tikina, na balsa, tempo para uma parada para fazer um por do sol....

 

IMG_1048.jpg

 

Dia 16 e 17: Estes dois dias ficou como livre a programação. Qualquer um faria o q quisesse. Os mais lights, foram de táxi visitar vilarejos mais afastados, os mais hard core tentaram escalar a Huayna Potosi, montanha muito difícil que precisa de muita técnica de alpinismo (por causa do frio e cansaço, acabaram não conseguindo). Bom, fomos até a agência de turismo que estava fazendo o passeio conosco e queríamos algo legal mas não muito pesado. O guia nos indicou um passeio a base da montanha condoriri, partindo do vilarejo de Tuni, em uma caminhada leve de duas horas ate a base da montanha, onde ficaríamos acampados e voltaríamos no outro dia. Pareceu perfeito.... apenas pareceu....

 

Partimos de van de La Paz com um guia e com mantimentos, saco de dormir, barracas, etc. 2 horas de viagem por uma estrada terrível de chão batido terrível. Chegamos meio dia em ponto em Tuni. Imaginem a menor cidade onde já foram. Agora pense em uma cidade sem ruas.... Ainda assim não vão imaginar Tuni....

 

_MG_9091.jpg

 

Lá as crianças, tem queimaduras de segundo grau por causa da altitude (5.000 metros) e por causa da baixa temperatura, quase sempre abaixo de 0. A pobreza é impressionante, mas as crianças são extremamente carinhosas.

 

_MG_9089.jpg

 

As pessoas que vivem lá, ganham sua vida apenas alugando mulas para os turistas. Então vamos a caminhada.

_MG_9090.jpg

 

Quando começamos a caminhar, percebemos que não ia ser bem como falaram.... Grandes subidas entre os vales e o guia acelerando demais, o que na altitude, não é nada agradável.

_MG_9110.jpg

 

Passamos por diversos lagos, que são tanques particulares de trutas, propriedades privada, resumindo, o presidente da Bolívia estatiza a Petrobrás mas permite que usem a paisagem natural boliviana para ganhar dinheiro, sem pagar impostos e prejudicar o meio ambiente.

_MG_9100.jpg

 

Quase 4 horas se passaram e nada de chegar a base do acampamento. O frio e o mal estar estão presentes desde a primeira subida, as mulheres não agüentam mais (estávamos em 6 pessoas) e, o Daniel mostra sinal de cansaço e indisposição.

 

Enfim avistamos o acampamento, pena não termos força suficiente para poder admirar tamanha beleza....

 

_MG_9131.jpg

 

_MG_9134.jpg

 

_MG_9136.jpg

 

Esta altura, a temperatura já beirava os -10 graus e ainda eram 5 da tarde. Bom, erguemos o acampamento, a dor de cabeça estourando e ficamos conversando na barraca maior onde acendemos o fogo para nos esquentarmos para depois irmos dormir na barraca e nos sacos de dormir. O frio era tão intenso que o corpo adormecia e não tinha como conseguir dormir. No outro dia demanhã, muitos quiseram ainda ficar no acampamento, e eu e o guia junto com mais duas pessoas saímos para fazer uma busca. Incrível, os lagos haviam congelados, e deu tempo de fazer mais uma foto, a última da viagem:

_MG_9146.jpg

 

 

A volta foi mais tranqüila e, chegamos em La Paz próximo das 16 horas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

AMEI suas fotos.

Parabéns pelo trabalho.. ficaram lindas as cores e a composição.

 

Vem cá, qual a possibilidade de eu ter essas cores sem usar um filtro? =( Vou pra lá em julho de 2009, mas.... minha pobre s5100 não comporta tanta sofisticação rs. (até lá eu espero estar com um srl) 8)

 

Alguma dica pra os fotografos amadores quando forem fotografar as paisagens da bolivia? :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Bom, eu uso equipamento slr, então dificilmente com compactas voce terá condições de trabalhar em situacoes de baixa luz e abordar a profundidade de campo que é possivel em uma slr.

 

Eu praticamente estudei fotografia pela internet atraves de foruns. Quando senti a necessidade comecei a fazer cursos de fotografia basica, iluminacao, manipulacao de imagem, etc....

 

Aconselho sempre uma boa leitura em alguns foruns, lá alem de trocar ideias, existem salas com tutoriais e dicas de varios assuntos relacionados a fotografia. Eu participo sempre de:

 

www.digiforum.com.br

www.brfoto.com.br

www.mundofotografico.com.br

 

Mariana, em relacao ao ceu azul, na bolivia, voce nao precisa se preocupar. Eu nao usei filtro, isso mesmo, o ceu é assim absurdamente azul. Voce vai apavorar....

 

O que aconselho é, pensar em um meio de backup, é importante... Eu fui com 12GB em cartao memoria e um HD 60GB wolverine. Assim ia descarregando as imagens no HD para poder utilizar os cartoes, pq minha camera gera um arquivo de 12mb.

 

Outra coisa importante sao as baterias. Lá, por ser muito frio, elas descarregam extremamente rápido. Tente colocar a bateria dentro de calca, cueca, etc... quanto mais aquecida mais ela dura e, nao esqueca das baterias reservas....

 

PS: quero muito voltar lá em 2010. Vale a pena, excelente custo-beneficio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Mariana, em relacao ao ceu azul, na bolivia, voce nao precisa se preocupar. Eu nao usei filtro, isso mesmo, o ceu é assim absurdamente azul. Voce vai apavorar....

 

:o Já fiquei! Jura? Sem filtro? Cara, agora fiquei boba... :shock:

Posso perguntar qual seu equipo?

 

Ai ai uma srl na minha vida... rs.

 

O que aconselho é, pensar em um meio de backup, é importante... Eu fui com 12GB em cartao memoria e um HD 60GB wolverine. Assim ia descarregando as imagens no HD para poder utilizar os cartoes, pq minha camera gera um arquivo de 12mb.

 

Eu pensei nisso, mas... não estou querendo levar laptop... você levou ou usou pcs locais? Fácil de achar lans por lá?

 

Outra coisa importante sao as baterias. Lá, por ser muito frio, elas descarregam extremamente rápido. Tente colocar a bateria dentro de calca, cueca, etc... quanto mais aquecida mais ela dura e, nao esqueca das baterias reservas....

 

É, eu aprendi isso da pior maneira, chegando na hora H e a maquina morrendo. Ainda bem que eu ando sempre com 12 pilhas em viagem (minha máquina usa 4).

 

Valeu pelas dicas! :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Mariana, basicamente tenho este set de equipamentos:

 

- Cameras:

Canon EOS 5D

Canon EOS 1D Mark II

 

- Lentes:

15mm fisheye 2.8

24-70 L 2.8

70-200 2.8 L IS

300mm L f/4

17-40 L f/4

85mm 1.8

50mm 1.4

 

Mais flashes, tripes, etc...

 

Na bolivia, principalmente em La Paz, voce encontra varias cabines telefonicas com computadores ligados a internet, mas nao cheguei a parceber se dava pra backupear dvds. O meu wolverine com os cartoes deram para o gasto. Ainda tinha um ipod 60Gb caso precisasse de outro dispositivo para armazenar as fotos.

 

Jesieltrevisam, poxa que bacana. De todos os foruns que participo, o mundofotografico é o que menos sou ativo, nao sei porque, mas acabei tendo mais amizades nos outros foruns. Mas vou postar lá sim as fotos da bolivia e da áfrica tambem que fui este ano, que tem um link aqui no mochileiros no topico de relatos de viagens.

 

Eu moderador do digiforum ja faz um tempinho! ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

rkoerich parabéns pelas fotos, to entrando no mundo das slr agora e estou colhendo varias dicas, as suas com certeza vão me ajudar!!!

 

mariana estava com o mesmo problema seu, estava entra sony a200, a nikon d60 e a canon XS, comprei hj a Canon XS aqui em sp, optei por ela após alguns amigos fotografos dizerem que ela é mais fácil para achar lentes e acessórios. A sony me disseram que como está lançando agora suas slr's elas não são muito confiáveis.

 

qq coisa posso te passar o contato da loja, comprei em boas condições e preço!!!

 

Agora posso ir para Torres del Paine sussegado!!!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...