Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Entre para seguir isso  
samanthavasques

Mont Saint-Michel - Guia de Informações

Posts Recomendados

[info][align=justify]Este tópico é um Guia do Mont Saint-Michel que está sendo construido com informações de viagens realizadas pela equipe do site e também com informações de usuários que foram postadas nos fóruns relacionados ao tema aqui no Mochileiros.com. Os vídeos foram selecionados dos sites Youtube e Google Vídeo e servem apenas para ilustrar o guia. Este guia é atualizado periodicamente.

 

O Mochileiros.com é uma fonte gratuita de informações para viajantes de língua portuguesa e a contribuição de todos os membros é muito importante.

 

Veja como contribuir com o Guia do Mont Saint-Michel:

Faça perguntas ou deixe suas dicas no Tópico: Mont St. Michel - Perguntas e Respostas[/align][/info]

Compartilhar este post


Link para o post

[align=justify][t1]Mont Saint-Michel[/t1]

O Mont St. Michel é uma pequena ilha rochosa localizada a cerca de 1 Km da costa norte da França, na baía do Rio Couesnon, região da Normandia. O monte é conhecido por sua abadia beneditina medieval, que ocupa a maior parte da ilha.

 

800px-Mont_st_michel_aerial.jpgMont%20Saint%20Michel%204.JPGmont-st-michel.jpg

 

[picturethis=http://img91.imageshack.us/img91/5315/somiguelarcanjorafaellosi3.jpg 340 398 São Miguel Arcanjo][t1]História[/t1]

Foi a pedido de São Miguel (Saint Michel), o chefe da milícia celestial, que Aubert, bispo de Avranches, construiu e consagrou uma pequena igreja em 16 de outubro de 709. Em 966, a pedido do duque da Normandia, uma comunidade beneditina passou a viver no local, e no ano 1000 construiu uma igreja pré-romana.

No século XI foi fundada uma abadia no estilo romano no ápice da pedra, e a partir daí foram acrescentadas as construções do monastério.

No século XIV, o contexto da Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra fez necessárias construções militares para proteger a abadia, que resistiu a 30 anos de cerco.

A abadia do Mont St. Michel foi um grande centro espiritual e intelectual na Idade Média, sendo um dos mais importantes locais de peregrinação da época.

Enquanto a abadia desenvolvia-se, uma vila cresceu desde a Idade Média. Ela floresceu na parte sudeste da rocha, cercada pelas muralhas da Guerra dos Cem Anos e com vocação principalmente comercial.

Durante a Revolução Francesa, a abadia foi transformada em uma prisão. Em 1979 a UNESCO declarou o Mont Saint-Michel patrimônio mundial. Atualmente o monte recebe mais de 3 milhões de visitantes por ano.

Foto: São Miguel Arcanjo, por Rafaello Sanzio (Louvre)[/picturethis][/align]

Compartilhar este post


Link para o post

[align=justify][t1]Atrações[/t1]

 

Na entrada da cidade medieval encontra-se a antiga Casa da Guarda Burguesa, atualmente convertida em centro de informações turísticas.

 

[picturethis=http://www.francethisway.com/places/images/mont-saint-michel-2.jpg 270 360 Grand Rue][t3]Grande Rue[/t3]

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Após atravessar o imponente portão medieval alcança-se a Grand Rue, a rua principal do monte. Nela encontram-se museus, restaurantes, lojas e casas datando dos séculos XV e XVI. A rua é estrita e muito movimentada, povoada por turistas em todas as épocas do ano, única coisa que lembra os tempos modernos.

Também está localizada na Grand Rue a Igreja St. Pierre, o santo dos pescadores. Ao final da Grand Rue chega-se a Grande Degré, a grande escadaria, de onde se pode admirar a igreja da abadia e a vista da baía.

Foto: Grand Rue, France This Way[/picturethis]

 

[picturethis2=http://img228.imageshack.us/img228/2585/1001montstmichel31ft0.jpg 300 400 Abadia][t3]Abadia[/t3]

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

O monte dedicado ao Arcanjo Miguel em 708 tornou-se seu primeiro local de adoração. A abadia é um belo exemplo da arquitetura medieval. Além disto, impressiona também o silêncio e o ambiente calmo da abadia, seja enquanto se passeia por amplos salões ou estreitos degraus.

As entradas são adquiridas na abadia apenas, e é possível fazer visitas guiadas sem custo adicional com reserva antecipada. É possível acompanhas as missas, celebradas todos os dias, exceto segundas.

Foto: Abadia, Samantha Vasques[/picturethis2]

 

[picturethis=http://img443.imageshack.us/img443/3786/1001montstmichel65uy0.jpg 400 300 St Pierre][t3]Igreja Saint Pierre[/t3]

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Pequena igreja, com destaque para escultura que representa o Arcanjo Miguel matando o dragão.

Foto: Igreja St. Pierre, Samantha Vasques[/picturethis]

 

[picturethis2=http://img150.imageshack.us/img150/586/1001montstmichel63cu0.jpg 400 300 Maré][t3]Marés[/t3]

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

O monte é conectado ao continente por uma estreita ponte natural de areia, que costumava ser coberta pela maré alta, isolando a ilha. Atualmente, a modernização fez com que o acesso a ilha seja mantido independente da maré.

Durante a maré baixa é possível caminhar pelo solo arenoso da baía que cerca o monte, mas deve-se ter sempre cuidado pois as mudanças de maré são bruscas, com alterações do nível da água de até 1 metro por segundo.

Foto: Maré baixa, Samantha Vasques[/picturethis2][/align]

Compartilhar este post


Link para o post

[align=][t1]Como chegar ao Mont St. Michel[/t1]

 

[t3]Trem[/t3]

A estação de trem mais próxima do monte é a Pontorson. É possível chegar até lá saindo de Paris Montparnasse (via Rennes, 2 horas) ou Paris Saint-Lazare (via Caen, 2h40).

Pontorson é uma vila que fica a 10 Km ao sul do monte. A conexão pode ser feita através de ônibus pela Manéo, ônibus linha 6 Pontorson / Le Mont St Michel, com horários coincidindo com a chegada dos trens. Outra opção é alugar uma bicicleta

 

[t3]Ônibus[/t3]

Há saídas para o monte de Rennes (Gare Routière, leva 2h20) e Dol de Bretagne pela Les Courriers Bretons, com horários correspondentes aos de chegada dos trens de Paris nessas cidades.

 

[t3]Rodovia[/t3]

A11 Chartres-Le Mans-Laval; saída para Fougères na direção Le Mont Saint Michel

A13 para Rouen e Caen; de Caen A84 para Le Mont Saint Michel

Há estacionamento na entrada do monte, mas em alta temporada só é possível estacionar a no mínimo 2 Km de distância.[/align]

Compartilhar este post


Link para o post

[align=justify][t1]Onde comer no Mont St. Michel[/t1]

 

Há vários restaurantes ao longo da Grand Rue, com preços variados.

 

Não há fast-food ou outro tipo de lanche mais barato, portanto se estiver com pouco dinheiro é melhor levar um lanche na mochila.

 

Não deixe de fazer como os passarinhos do monte e provar os biscoitinhos amanteigados vendidos nas lojas, são tradicionais e uma delícia.[/align]

Compartilhar este post


Link para o post

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Entre para seguir isso  


×
×
  • Criar Novo...