Ir para conteúdo

Maranhão - Roteiros e Meios de Transporte entre Cidades


Posts Recomendados

  • Respostas 227
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Vou postar algumas informações que recebi do Marcelobborges.

Talvez seja util para alguem.

 

Sim, eu fui aos Lençóis Maranhenses, lugar lindo de verdade.

Infelizmente não posso dar dicas quanto a gastos com hospedagem e alimentação, pois já faz um bom tempo que estive por lá.

Fui aos Lençóis no ano de 2005, saindo de ônibus de São Luis do Maranhão. Eu tinha apenas dois dias para passear por lá, então optei por ir a Barreirinhas que tinha e tem a melhor estrutura para visitantes.

Sobre os Lençóis posso dizer que foi um dos visuais mais impressionantes que já presenciei nas minhas viagens pelo país. Aquelas dunas a perder de vista, entrecortadas por lagoas são realmente fantásticas. Sem contar o banho nas lagoas é mto gostoso.

Mas, atenção, na época das secas as lagoas somem.

Fiquei em uma pousada bem confortárvel no centro de Barreirinhas e que tinha um preço justo, com café da manhã. Infelizmente não me lembro o nome dela e nem o quanto paguei.

Para acesso aos Lençóis fui com uma agência local. Foram bem atenciosos mas achei o passeio bem curto (o dia inteiro), pois conhecemos apenas uma pontinha do parque. Na época eu sabia que dentre vários passeios possíveis, havia a possibilidade de se fazer a travessia a pé, dos Lençóis. Hoje, em Barreirinhas, eles fazem essa travessia também com quadriciclos, que, aliás, são uma febre ali e também em São Luís.

Infelizmente, pelo tempo que eu dispunha, não pude fazer a travessia do parque, mas até hoje eu tenho vontade de fazer esse passeio.

Na época eu ouvi muito falar sobre a localidade de Queimada dos Britos. Outro acesso, à oeste de Barreirnhas, aos Lençóis. Não fui à localidade, mas ouvi falar na região, que era um pouco mais rústico e que era possível contratar um guia para a travessia. 

A Região dos Lençóis é dividida entre os Lençóis Maranhenses, propriamente ditos e os Pequenos Lençóis, que ficam na margem direita do Rio Caburé. Andei apenas por um pedaço dos pequenos lençóis e não presenciei a formação de lagoas, mas o visual de areia a perder de vista também é impressionante. A areia dos pequenos lençóis é mais amarela que dos Lençóis, pois, segundo informações do guia, tem argila misturada.

Achei muito interessante o processo de avanço das dunas sobre a vegetação das margens, que vai morrendo conforme sobe o nível da areia.

Para ir aos pequenos lençois fiz um passeio de barco pelo rio Caburé até a sua foz. Recomendo esse passeio. As águas do Caburé são uma delícia para banho e o visual das margens é muito legal, pois é sempre entrecortado com vegetação e areia. Vale a pena subir no farol próximo à foz do rio. A vista é linda lá de cima.

Voltei à região dos Lençóis  em 2009, para o casamento de um amigo de São Luís. Barreirinhas cresceu e mudou muito rápido, pois, além de destino turístico nacional, é opção de veraneio da população de São Luís. Proliferaram os condomínios às margens do rio, além hotéis e restaurantes. Nos finais de semana e feriados, o tráfego de lanchas no rio caburé é constante. Talvez, no futuro, não haja vegetação na margem direita do rio.

Dessa última vez fiquei apenas na cidade e não fui ao parque. Como estava hospedado em um condomínio, infelizmente não frequentei o comércio da cidade e não posso lhe dar dicas gastronômicas e de hospedagem.

Se for aos Lençóis e tiver um tempo disponível para outros passeios, eu recomendo conhecer a Delta do Rio Parnaíba, que fica na divisa do Maranhão com o Piauí.  Prá quem se encanta com flora e fauna é um belo passeio pelos inúmeros canais de rio e mangue, que levam o Parnaíba a desaguar no mar.

Me desculpe por qualquer erro de português ou mesmo se o texto estiver truncado, mas estou aproveitando meu horário de almoço para escrevê-lo rapidamente.

Espero que o que escrevi tenha servido pelo menos para aumentar sua votade de conhecer esse lugar maravilhoso.

Link para o comentário
  • Membros

Galera, percebi que há inúmeras dúvidas sobre os Lençóis Maranhenses.

 

Já tive uma pousada na região, mais precisamente em Santo Amaro. Trabalhei por mais de três anos por lá. Conheço bem os Lençóis.

 

Se alguém precisar de alguma ajuda, dica, tirar dúvida, pode contar comigo. Me disponho.

Mas, em geral, não acompanho muito o fórum - é melhor me enviar um e-mail.

 

Um abraço a todos!

 

Glaucia

Link para o comentário
  • Membros

Olá meus caros!

Estou planejando ir na primeira semana de Junho para os lençois (Barreirinhas), mas o pacote inclui apenas 2 noites lá. Como não consegui adiar minhas férias, gostaria de saber se nessa época o risco de chuvas ainda é grande? Como está o clima em 2011 por aí? No caso de chuva, imagino que ficaria no hotel/pousada os 2 dias sem poder aproveitar o objetivo da viagem. =/ Sendo assim tentaria ir em outro ano...

Obrigado por qualquer dica! Abraço a todos!

Marcos

Link para o comentário
  • Membros

Pessoal,

Já li bastante sobre os lençóis mas até agora ainda não formei uma opinião clara sobre onde ficar. Conforme compreendi, existem dois grandes pontos para se ficar: Santo Amaro e Barreirinhas. Vi um roteiro no qual se passa por pequenos vilarejos como Betânia e Queimado dos Britos. Mas, conforme vi, dá pra ir pra esses lugares indo e vindo de Santo Amaro, então a idéia é ficar lá e conhecer esses locais de bate e volta. Outra possibilidade é conhecer tudo a partir de Barreirinhas. Gostaria de saber a opinbião de vocês sobre o que é melhor:

 

a. Ficar em Barreirinhas o tempo todo e fazer passeios saindo de lá e passar uma noite no canto do atins

b. Dividir o tempo entre Barreirinhas e Santo Amaro de forma a conhece Queimado de Britos e Betânia de bate-vola e passar um dia no Canto do Atins. É facil se mover entre esses 3 pontos?

c. Ir um dia a Santo Amaro, um dia para Queimado de Britos... etc.

 

Uma pergunta importante: o que se tem pra fazer de noite nos lençóis? Alguma cidade concentra algum movimento maior de noite ou tem algum evento típico?

 

Abs

Link para o comentário
  • Colaboradores

Elton,

 

Em São Luis tem as praias, o centro histórico, lagoa da jansen, museus, casa do artesanato CEPRAMA, os arraias pois, é tempo de são joão, arraial da lagoa, os do centro, nos bairos, em São Luis todo. Beber tiquira,guaraná jesus, comer torta de camarão, sururu,carangueijo,caldeirada,arroz de cuxá... Conhecer os minicípios de Raposa por lá vc faz o passeio de barco com duração de 3:30 passando por ilhas, praias desertas, fronhas ( pequenas dunas tem esse nome com referencia aos grandes lençóis) igarapés... em torno de R$40,00 por pessoa quem faz esse passeio é a fox tour procure no Google.

 

São José de Ribamar, distante uns 30km pode ir de van,R$4,00 taxí...

 

Lençóis em Barreirinhas: Tem vans e carros de linha que saem todos os dias á toda hora de São Luis R$35,00 passagem, tem agencias que vendem esse pacote bate e volta de 1 ou 2 dias fica à seu critério. Passeio de barco p/ praia de caburé descendo o rio preguiças passando pelos povoados de vassouras, mandacaru (nesse terás que subir o farol) depois caburé te indico ficar no (Paturi )R$ 50,00, lagoa azul e lagoa bonita R$50,00, um banho no rio preguiças no povoado de São Domingos, vc pode ir táxi ou moto táxi R$5,00 tem bar restaurante e aceita cartão VISA e MASTER, descida de bóia no rio cardosa R$60,00, comer no restaurante Terraço Preguiças no beira rio, na noite dançar forrozinho pé de serra no restaurante Marina.

 

Atins R$ combine com o dono do barco ou pode ir de barco de linha (demora muito, pois vai devagar demais) R$10,00 ou de toyota de linha R$ 15,00 a passagem 2 horas p/ chegar. No Atins conheça o canto do atins, as lagoas por perto, comer na casa de Luzia o famoso camarão grelhado, passeio de cavalo.

 

As lagoas ficam cheias logo depois das chuvas até meados de outubro então as lagoas estarão cheias no seu limite máximo porque junho ainda chove.

 

Santo Amaro: saem vans todos doas manhã e tarde com horário marcado a van te busca onde vc estiver hospedado R$ 35,00 á R$ 40,00 já com a toyota inclusa p/ chegar na cidade.

 

Passeios p/ lagoa da gaivota....... neste tópico veja as dicas de Santo Amaro gente que foi que ainda vaitem tudo aqui neste mesmo tópico que vc está.

 

Cidade de Morros: tem banhos no rio una pousada com fundos p/ o rio tem a pousada Pedra Grande, cachoeiras do urubu, cachoeira do arruda essas vc só alcança de carro traçado 4x4 mais te informa dos valores nas pousadas, elas fecham pacote com outros hóspedes 1 dia vale a pena p/ esse lugar. De lá vc pode seguir p/ Barreirinhas ou Santo Amaro que fica no caminho na mesma MA 402. Morros é linda vc pode alugar carro em São Luis também.

 

Tutóia: tem vans e carros de linha que saem todos os dias mais vc pode ir por Barreirinhas de toyota de linha R$15,00 a passagem, 2horas ou fretar toyota ( mais caro) ou ir de caburé (entre em contato antes não sei o valor mais fiz percurso contrário e paguei R$25,00 no passeio de tutóia p/ caburé mais foi só um passeio não tem passeio de caburé/ tutóia) em tutóia tem o passeio do delta das américas R$50,00 com água e frutas., passa por ilhas, igarapés, dunas e lagoas é o dia todo. Entre em contato com tutóia tour caso vá NÃO FIQUE NA POUSADA EMBARCAÇÃO, é péssima a comida atendimento e quartos ,TUDO. Te indico Guarás o dono faz os passeios e cobra pouco p/ seus hóspedes.

 

Praias de andreza, do amor... tem várias.

 

Conhecer lagoinha vc pode ir de táxi ou moto táxi é baratinho; Barro duro, p/ lá também é baratinho.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...