Ir para conteúdo

Trekking na Serra Fina - Pedra da Mina


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Augusto, fiquei com o pé atrás sobre esse lance da trilha do paiolinho.

 

Não conheço ninguem para ser nosso guia, e estava muito afim de encarar a trilha... estou caçando mais informações, de repente um mapa ou mais indicações, mas tá dificil.

 

Essa trilha do paiolinho, é muito utilizada? Ela é "óbvia", bem visível, tem algum "totem" ou indicação no caminho?

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 139
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Fala Samuel.

 

Nas 2x em q cheguei no topo da Pedra da Mina, estava fazendo a travessia de ponta a ponta, por isso nunca fiz essa trilha, entrando pelo Paiolinho.

 

Conheço algumas pessoas q já fizeram. Essas dicas foram repassadas a mim já a algum tempo.

 

 

Uma pessoa q pode lhe ajudar é o

 

Erasmo Arrivabene - erasmohb@gmail.com

 

Ele já fez essa trilha e passou os dados p/ uma carta topográfica.

 

Espero q ajude.

 

 

Abcs.

 

 

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Colegas

 

Fui e voltei vivo da Pedra da Mina nesse fim de semana.Ceu azul,lua cheia, e -5 graus de madrugada com gelo na barraca,nascer do sol, maravilhoso.

Fui pelo Paiolinho ,8 horas de subidão de matar,25 kgs nas costas,a trilha é bem marcada,Que qiser dicas entre em contato.

 

Abraços

 

Nilton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oba!!!! Primeiro, parabéns pela viagem, Nilton E parabéns por voltar vivo, senão sua msg ia ser psicografada - ou psicodigitada! (hehehe)! Segundo: Vou te entupir de perguntas!!!! :-)

 

- Então a trilha é bem marcada? (essa é uma das minhas principais preocupações, vou com a namorada e não quero entrar em roubada).

- Tem pontos de água pelo caminho, ou é preciso levar todo o suprimento desde o início?

- E para acampar, vcs ficaram no cume mesmo? (eu estava pensando em arrumar um ponto antes do topo, para ficar protegido do vento).

- Esse tempo de subida, 8 horas, foi indo sem pressa, tranquilo, ou o caminho é puxado? A maioria da trilha é ingreme?

- Em tempo: 25kl é muita coisa, não é não? O q vc levou?!

 

Putz, q tanto de pergunta, desculpe-me, é que fiquei empolgado!

 

Se possível, passe umas dicas sobre o seu roteiro, sobre a trilha, etc...

 

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Samuel e demais colegas interessados .

 

Como disse antes ,eu peguei as info com o meu colega de trilha para a Pedra da Mina via Pailoinho.

Antes respondendo ao Samuel :

-A trilha é bem marcada veja as anotações abaixo pois tem um ou outro ponto que pode gerar duvida.

-Apesar de ser conhecida pela escassez de água ,tem pontos na subida e na base da Pedra no vale do RHUA onde é possivel acampar se no topo estiver ventando ou cheio de gente.Veja nas anotações.

Alias no topo só cabem umas 4 barracas de duas pessoas e é bem exposto,Nós tivemos sorte pois estavamos só nós ,sem vento e lua cheia.

-A outra opção é acampar na base um pouco acima do Rhua onde cabem umas 8 barracas numa area plana e protegida.Dali ate o topo leva uns 40 minutos

-Se a trilha é ingrime ?....Putz ,eu tenho um condicionamento bom e achei que não conseguiria principalmente quando meu amigo disse :"Faltam umas 7 horas e isso foi só para esquentar...!!"

- Eu sempre tenho a mochila mais pesada do grupo,sou famoso por isso....e dessa vez não foi diferente ,ela estava com uns 25 kgs ou mais mesmo tendo tirado tido que é superfluo.

Levei uma barraca North Face(2 pessoas) bem leve ,o sleep para -5 Cº,Isolante Therma-rest(um pouco pesado),Fogareiro Coleman Peak 1 de benzina com reservatorio cheio para nao levar a garrafa extra,um kit de panelas(retirei uma delas),um bastao,e o resto ,so o basico,uma troca de roupa para dormir e andar no dia seguinte.

O pessoal mais friorento dormiu com tres camadas de roupas.

-Mesmo tendo agua cheguei ao topo com 5 lts pois eu bebo muito.

O relato a seguir NAO conta as paradas pois no total levamos oito horas de subida.

Qualquer duvida estamos ai.

 

- Diario de bordo data estelar.....

 

-zera o cronômetro e começa a caminhada na placa da Fazenda Serra Fina - altitude 1550m;

 

- 7 minutos: bifurcação. Ambas as trilhas se juntam menos de 10m à frente;

 

- 15 minutos: bifurcação. Tomar à esquerda (descida);

 

- 29 minutos: primeiro riacho. Antes de chegar neste ponto, tem duas tronqueiras (porteiras de arame farpado);

 

- 32 minutos: bifurcação. Subir à direita;

 

- 48 minutos: segundo riacho;

 

- 52 minutos: pequena clareira. Tomar à direita (tem uma panela, fitas e marcação numa árvore). Subida longa e íngreme, entre a mata;

 

- 1h08min: final da primeira subida e início de outro subidão, com menos vegetação porém areia e pedrinhas = escorregões;

 

- 1h25min: final do segundo subidão;

 

- 1h36min: clareira do acampamento base e ULTIMO PONTO d'água - altitude 2000m. ATENÇÃO: logo a seguir a trilha segue pelo meio do capim elefante, em direção ao espigão mais elevado e íngreme. Neste início da trilha há um trecho mais aberto e pisado que começa a descer; ESTE CAMINHO NÃO É O CORRETO! O CAMINHO CORRETO É PARA CIMA, NA DIREÇÃO DO ESPIGÃO;

 

 

- 3h20min: alto do primeiro espigão. A seguir, a trilha faz um sobe-e-desce por três cocurutos de altura semelhante à do espigão.

 

- 3h56min: no terceiro cocuruto, tomar a trilha à esquerda, para descer ao pequeno vale entre o cocuruto e o segundo espigão, que também é íngreme e aparentemente sem caminho para subir;

 

- 4h54min: alto do segundo espigão; a trilha desce para o outro lado do pico, e segue por cocurutos menores e mais baixos, à esquerda, para subir a Pedra da Mina por seu lado menos íngreme;

 

- 6h13min: alto da Pedra da Mina - altitude 2796 m.

 

 

Abraco

 

Nilton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Mais uma dica

 

Para o jantar tente o prato pronto da PANCO que tem feijoada,arroz carreteiro,risoto,dobradinha chama-se PRONTO PARA SERVIR ,voce esquenta por 7 minutos na embalagem mesmo e depois e so comer .E mais pratico ,alimenta mais que o tradicional miojo e a embalagem e pequena(www.panco.com.br).

 

inte mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Excelente relato Nilton, pretendo subir esse ano ainda em Setembro, isso se o tempo ajudar.. senão fica pro próximo ano.

 

Só uma dúvida o acampamento q fica a 40 min do topo é na própria trilha ou em alguma bifurcação? E quanto tempo vc levou pra descer?

 

Pra chegar na Fazenda Serra Fina é muito ruim a estrada? Se puder passe umas coordenadas de como chegar lá..

 

Ah, mais uma coisa... vc comentou sobre o Therma Rest, quanto pesa mais ou menos? Vi na feira esse final de semana e interessou muito, achei confortável e mais quente que isolante comum.. só o preço quu achei meio salgado na Half Dome.. em torno de R$300.. vale a pena o investimento?

 

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...