Ir para conteúdo

Farmácia Básica / Kit de Primeiros Socorros


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

 

seria um problema utilizá-los sem conhecimento médico.

 

 

todo medicamento... toda vitamina... todo complemento alimentar... toda dieta... todo fitoterapico e homeopatico... deve ser receitado por medico...

 

nos brasileiros é que temos mania (feia) de dar uma de "medicos"... e ensinar coisas (receitas malucas, as vezes) que nao dominamos...

 

existe um ditado popular que diz: "EM MEDICINA NEM SEMPRE NEM JAMAIS"

 

ou seja, nada é 100% seguro...

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Infelizmente em Portugal a auto-medicação também é um grande problema e anualmente morre muita gente devido a essa situação.

 

As pessoas têm sempre a mania de fazer as mezinhas caseiras ou de tomar alguns comprimidos a mais, para ter o efeito desejado, mais rapidamente, e no fim acabam por sair prejudicadas dessas brincadeiras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Colaboradores

OI galera,

 

 

Todos esses kits descritos anteriormente são ótimos, e acho que deve ser assim mesmo os kits são particulares e direcionados para uso individual , cada pessoa sabe das suas necessidades, e de acordo com o local visitado o kit aumenta ou diminui, ou também de acordo com a formação de cada um.

 

Uma coisa muito importante é que a pessoa deve ter experiência com o uso dos medicamentos que irá levar , ou seja, já devem ser de uso corriqueiro ou pelo menos já devem ter sido usados em outras ocasiões, pois assim, podemos evitar as reações alérgicas aos componentes da fórmula. Deve-se evitar também fornecer medicamentos pra outras pessoas que não são do seu convívio, pelos mesmos motivos anteriores, vc pode ajudar a pessoa de outra maneira...

 

Acho que podemos dividir em 2 kits o básico e o avançado:

 

Kit básico:

 

- neosaldina ( febre, dor de cabeça)

 

- Trimedal ( resfriados, gripe, febre)

 

- Descongestinante nasal aturgil

 

- diclofenaco sódico ( dor muscular, articular, antinflamatório)

 

- diclofenaco gel

 

- fenergan ( alergias, picada de abelhas)

 

- dexametasona comp. 4 mg ( picada de abelhas, junto com fenergan)

 

- allegra ( antialérgico, antihistamínico, rinites, sem efeito sedativo)

 

- carvão ativado ( adstringente de toxinas, diarréia)

 

- cefalexina ( antibiótico de largo espectro, usar na emergência, --ferimentos-- mas procurar rapidamente um outro específico)

 

-clorin ( purificador de água)

 

-pomada quadriderm ( vai servir pra tudo desde picada de inseto até frieira, depois que acabar a viagem convém usar uma pomada específica)

 

- povidine

 

- ataduras 15 cm X 4 m

 

- gaze

 

-esparadrapo micropore ( pode substituir o bandaid)

 

 

Kit Avançado: Acho que esse kit deveria ser usado preferencialmente por médicos, enfermeiros, ou pessoas que tenham treinamento técnico para tal.

 

- Dexametazona injetável 2 ampolas uso E.V. ou I.M.( reações alérgicas graves, trauma )

 

- Fenergam Inj. I.M. ( Reações alérgicas )

 

- Adrenalina I.M , E.V., S.C. ( anafilaxia)

 

- Tenoxican 20 mg I.M ,E.V. ( Antiinflamatório , analgésico)

 

- Hidrocortizona 500 mg I.M, E.V. ( reações alérgicas respiratórias)

 

- diprospan I.M ( lombociatalgia intensa, rinite alérgica não responsiva)

 

- lidocaína 2% ( anestesia local)

 

- Buscopan composto E.V. ( cólica renal)

 

- Tramal 50 S.C. , E.V. ( opióide, reservado para dores não responsivas a analgésicos)

 

- Gilcose 50% ampolas E.V. ,V.O ( hipoglicemia, diluições)

 

- Rifocina spray

 

- ceftriaxona I.M, E.V ( antibiótico injetável de largo espectro)

 

- Seringas variadas 20, 10, 5 ml

 

- Agulhas variadas 40x12, 30x8, 25x 07

 

- scalps variados 21, 23

 

- Água p/ injeção E.V. ( diluições)

 

- Fio de sutura Nylon 3-0, 4-0, 2-0 Cat gut 3-0, 2-0, 0

 

- 1 porta agulha –tesoura pequeno.

 

- 1 tesoura romba-fina

 

- 1 pinça hemostática halsted

 

 

 

todo esse kit cabe dentro de uma pequena bolsa/frasqueira, e pesa aprox 500 gramas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Sempre carrego um kit primeiros socorros hiper básica, mas como sou adepta de trekking, meu maior problema está em cuidar das picadas de inseto e da coceira que fica depois delas.

Na minha última viagem fui pra Boiçucanga/SP, fiquei num camping legal (Porongaba), mas fiquei com tantas picadas que começaram a inchar, pq sou alérgica tb. Ninguem merece ficar se coçando parecendo que tem sarna e ficar toda inchada depois.

Mas como Deus é bom, descobri com uma funcionária do camping que existe um tal de "complexo B" que é ótimo.

Então, a dica é esta: Compre o complexo B e comece a tomá-lo 1 semana antes do seu passeio pela natureza.

Vou pra Maromba agora no carnaval e já comecei a tomá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Olá Pessoal,

 

Primeiros socorros é um tópico que procuro me manter atualizado porque geralmente fazia roteiros SL (Solo & Light, ou seja, sozinho e com pouca carga).

 

Eu tava lendo os tópicos relacionados com Primeiros Socorros do Fórum e resolvi dar uma contribuição...

 

Tem um produto spray que é um super coringa, ele ser para tratar feridas, assaduras, queimaduras, e mais uma renca de coisas... Como eu só conheço um com estas características, vou passar o nome e fabricante... Curativo Líquido Nextcare da 3M.

 

Vcs podem achar maiores informações sobre ele, pesquisando no Google... é só colocar "spray curativo tudo".

 

Eu já o usei inúmeras vezes para fazer curativos em animais (trabalho em petshop) porque ele reduz o incomodo instantaneamente (cachorro não aceita recomendação de não coçar!!) e apresenta resultado rápido!! Em mim já usei em bolhas, assaduras, arranhados, picadas de mosquitos, queimaduras, alergia de contato e cortes... Curva de aprendizado dolorida!!

 

E mais duas dicas fundamentais...

 

1. Monte seu kit de primeiros socorros com cuidado e quando achar de tá no jeito, marque uma consulta com seu médico (clínico geral, psiquiatra não vale neste caso!!), leve o kit, mostre para ele e explique para que e para onde vc vai levar toda aquela tralha... Ouça o que ele vai de dizer com atenção!! Ele pode te alerta de alguma interação medicamentosa que pode te criar problemas quando vc não tiver ninguém para recorrer. Se vc achar que ele não deu a devida atenção, marque com outro(s)! Uma amiga minha levou seu kit a todos os médicos que foi durante um ano, enquanto se preparava para a trilha inca, acabou conseguindo companhia para a viagem!! ::otemo::

 

2. Experimente, use as coisas que vc vai levar, em casa, antes de se jogar no mundo, para saber se tudo vai funcionar como o esperado... Aprender a fazer o que quer que seja na trilha é (muito) mais complicado, e geralmente, mais doloroso!!

 

Grande abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Galera!

Eu montei uma caixa, que ficou muito top! E não gastei quase nada!(A maioria foi na 1,99)

Comprei:

-Uma caixa de pvc com tranca

-uma caixa de cotonetes

-uma caixa de ban-daid

-um frasco de Agua oxigenada

-um joguinho com estilete e tesoura

Na farmacia

-Atadura

-Dorflex

-gelol

 

Quem tiver mais uma dica, algo que não pode faltar posta ai!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Tk,

Já tem um topico sobre este mesmo assunto na Area de Equipamentos ( Kit Primeiros Socorros ) e outro com muito mais dicas dentro do Guia do Mochileiro de 1ª Viagem ( Farmácia Básica / Kit de Primeiros Socorros)

 

Para nao abrirmos outro topico com o mesmo assunto, eu vou trancar esse aqui e depois incluí-lo no tópico da area Mochileiro de 1ª Viagem, ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Tão importante quanto o kit, é saber o que fazer com ele e como improvisar, normalmente estamos no meio do nada e não temos muito recurso disponível. Pensando nisso um amigo meu (bombeiro há 17 anos e escalador) estará dando um curso no mês que vem, mais infos no link http://www.tacio.com.br/tacio/blog/2010/04/curso-de-primeiros-socorros-em-areas.shtml

 

Qualquer dúvida entre em contato.

 

Tacio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Uma pequena coisa que me "salvou" de um perrengue maior:

Voltando da trilha do Corcovado de Ubatuba eu dei o azar de cruzar com um enfurecido enxame de insetos (na hora, nao deu pra ver se eram abelhas ou marimbondos silvestres). Levei várias ferroadas nas pernas (contei pelo menos cinco pontos de inchaço depois) e em poucos minutos, tá lá a reacao alergica me deixando com o rosto empolado, labios, palmas das mãos e pés inchados, dores e coceiras pelo corpo. Mesmo sabendo que eu nao costumo ter reações alergicas a qualquer picada, costumo levar no meu kit-farmacia, alguns comprimidos do generico do anti-alergico Polaramine (maleato de dexclorfeniramina), que tem grande eficácia para picadas de insetos (porem não em casos extremos). E foi o que segurou a onda e me deu condições de terminar a trilha e poder tomar o anti-alergico correto para o caso ( que seria o mesmo principio ativo do polaramine , porem associado com a Betametasona) e cortar totalmente o efeito da alergia.

 

Ou seja: LEVEM UM ANTI-ALERGICO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...