Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Maicon... , cara é como te disse.. tudo depende da finalidade.. do quanto vc pretende gastar.. e etc... a D3000 é camera de entrada na nikon.. é uma camera simples.. sem muitos recursos.. mas é uma ótima pedida para quem esta começando.. mas eu volto a dizer que nada adianta ter um corpo excelente e uma lente furreca.. invista em lentes... não pense tanto no corpo...

 

abço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 211
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Salve!

 

Vou fazer minha primeira contribuição aqui para o fórum!

 

Estou pesquisando há alguns meses qual seria a melhor opção de câmera DSLR pra eu comprar e cheguei à conclusão que é a D5000. Nesse tempo li muitos reviews e manuais de câmeras da Nikon e Canon, que são as que eu mais gosto (isso é importante pq não estou dizendo que são melhores que outras, e sim falando do meu gosto por fotografia).

 

Mas o grande problema foi decidir entre quais Nikon escolher, estava em dúvida entre a D40, a D3000, a D90 e a D5000. O que me fez decidir foi o preço!

 

A D40 e a D3000 descartei por não as considerar com tendo um bom custo benefício, já que a única D40 nova, e sem ser refurbished, que encontrei, foi na Amazon por U$ 600 (ela costumava custar em torno de U$ 450). Já a D3000 não considero o seu preço normal justo. Portanto, a briga ficou entre a D90 e a D5000.

 

Dentre estas, considero que a escolha varia de pessoa pra pessoa. Pessoalmente, optei pela D5000 por ser mais leve e barata que a D90. A D90 é mais pesada por ter um corpo maior com mais botões (o que implica em você acessar as funções de maneira mais rápida), com o motor de foco nele (isso é útil pra quem tem as antigas lentes da Nikkor e pra economizar uma grana nas lentes, já que as sem motor são mais baratas), e alguns componentes internos melhores que não irão fazer você bater uma foto melhor.

 

A D5000 é conhecida por ser internamente igual à D90 (exceto uma coisa ou outra que a fazem ser mais cara, como exemplificado acima), mas no corpo de uma D40.

 

Pra ser mais claro, vou listar os itens que de fato (falo de fato, pq os valores de megapixel, densidade de pixel, e outras coisas, são muito próximos pra exibirem alguma diferença prática) me fizeram optar pela D5000 ao invés da D3000.

 

FPS

D3000 = 3.0

D5000 = 4.0

 

VÍDEO

D3000: não grava

D5000: grava em HD (apesar de muitos dizerem não ser mto bom, to postando uns links abaixo de vídeos feitos pelo Mike Kobal com uma D90)

 

 

ALGUNS LINKS/REVIEWS INTERESSANTES

http://www.dpreview.com/reviews/specs/Nikon/nikon_d3000.asp

http://www.dpreview.com/reviews/specs/Nikon/nikon_d5000.asp

http://www.dpreview.com/reviews/specs/Nikon/nikon_d90.asp

http://www.digitalreview.ca/content/Nikon-D5000-D90-Compared-to-Canon-Rebel-T1i-500D.shtml

http://www.kenrockwell.com/nikon/d3000.htm

http://www.kenrockwell.com/nikon/d5000.htm

http://www.kenrockwell.com/nikon/d90.htm

 

 

SUGESTÕES INTERESSANTES DE COMPRA PARA A D5000 NOS EUA

http://www.adorama.com/INKD5000K1.html?searchinfo=d5000

http://www.adorama.com/NK5018AFDU.html?searchinfo=aF+Nikkor+50mm+f%2f1.8D

 

 

*a D90 não tem mais funções que a D5000

** o motor de foco das D3000 e D5000 fica na lente

*** a lente Nikon 50mm f/1.8D AF é boa para fotos noturnas (lentes zoom são mais escuras, para fotos noturnas com elas é preciso longa exposição) e seu foco é manual na D3000 e D5000 por ser AF (foco automático nas D3000 e D5000 só com lentes AF-S, que contam com motor de foco na própria lente)

**** na época em que o Ken Rockwell escreveu esse review sobre a D5000 ainda haviam D40 por U$ 450...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala cara.. vou dar uns pitacos sobre as suas explicações e tals...

 

Vc falou que a D3000 não tem um bom custo beneficio.. não é bem assim.. a máquina é excelente.. e esta ali para um tipo de publico diferente.. é a camera de entrada da nikon e etc....

 

Sobre a D40.. eu acho que entre D3000 e D5000 eu ficaria com a D40.. porém vc queria comprar nova.. ai não tem como mesmo....

 

Agora quando vc fala que a D90 só tem perfumaria comparado a D5000 que são cameras iguais e etc.. tenho que discordar totalmente de vc... são cameras diferenciadas.... o motor de foco é algo primordial em maquinas fotografias... é de conhecimento de todo interessado em fotografia que existem ótimas lentes antigas muito melhorres que as fabricadas hoje... e que só funcionam o auto foco em cameras que não tem motor de foco... não adianta vc querer economizar agora.. achando que ta economizando pq o corpo da D5000 é mais barato e etc.. vc vai gastar mais tarde tendo de comprar lentes AF-S... outra coisa... mesmo lentes AF-S funcionam mais rapidas em cameras com motores de foco interno... A construção da D90 é bem superior ao da D5000 a pegada... entre outras coisas.. o visor superior que não existe na D5000 é essencial... vc quando começar a fotografar ira sentir muita falta disso.. juntamente com os botões de facil acesso...

 

Vc colocou referencias de filmagem ... eu so daqueles que pensa da seguinte forma... Máquina de foto é para tirar foto... Máquina de video é para filmar... não levaria isso em conta de forma alguma.. até pq o tempo maximo de filmagem nessas cameras é de 5 minutos... e só em foco manual...

 

mas não se sinta agredido por favor rs.. é só uma explicação... acho que as coisas não são tão simples assim...

 

P.s.. cuidado com om que vc le nos reviews do KEN.. ele fala muita besteira.... muita coisa marketing... ok... cuidado rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

poderia quase assinar o que o adam escreveu, só tirando a questão da filmagem, que acho bem legal ter na câmera.

 

Eu iria de D90 sem dúvidas!!!!!!!!!!!!!!! o sensor é o mesmo da D300, ou seja, um baita sensor...e possui motor de foco...o motor de foco já justifica por si só a compra da D90. Saskuat, vc não tem idéia da quantidade de boas e baratas lentes que vc deixaria de usar em Af por ter uma cam sem AF...e acredite, fazer foco manual nessas DSLRs de entrada é coisa bem difícil, devido ao VF escuro e pequeno que em geral possuem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Imagina Adam, pelo contrário, o que mais me aborrecia em fóruns de fotografia é a falta de opinião dos usuários! Mas não me sinto à vontade quando colocam palavras na minha boca, eu não disse em nenhum momento que a D90 só tem perfumaria...

 

Vou replicar usando algo que disse no post anterior:

Dentre estas, considero que a escolha varia de pessoa pra pessoa. Pessoalmente, optei pela D5000 por ser mais leve e barata que a D90.

 

Eu não falei que a D90 é pior q a D5000, até mesmo pq não a considero. O que EU não gosto da D90 é que ela é mto pesada, me dou melhor com uma câmera mais leve, mas isso varia de pessoa para pessoa... Apenas falei aqui o que me levou a escolher a D5000.

 

O que citei como fatores que me fizeram optar pela D5000 foi para ajudar as pessoas que não tiveram a oportunidade que eu tive de testar decentemente as câmeras citadas no meu post acima. Todas as câmeras no tópico anterior eu usei, inclusive a Canon Rebel T1i de um dos reviews. O que eu quis foi passar a impressão de quem já as usou, e não ficar repetindo informações que achei por aí em reviews (não que estas não sejam importantes).

 

Acho importante também levar em conta o local onde está ocorrendo a discussão. Em um fórum de fotografia, onde alguém busca uma câmera para fins profissionais ou próximo disso, eu diria para optarem pela D90. A minha opção pela D5000 só deve ser considerada em meio a um público de mochileiros.

 

Pra mim, o fator peso é fundamental! Eu tremo bem mais com uma D90 do que com uma D5000, e isso sem ter feito cinco horas de caminhada com uma mochila pesada nas costas...

 

Outra coisa que tem que ser pensada é se o que câmeras mais caras oferecem realmente valem a pena pra você. O meu caso serve de exemplo: eu até poderia comprar a D90 se quisesse, mas pra isso sacrifaria a minha viagem pela Bolívia e Peru em pelo menos um ano, ou pra não sacrificar não poderia comprar as lentes que eu acho necessárias para a viagem. Optando pela D5000 vou ter uma câmera que me atende, com as lentes que eu quero, sem ter que abrir mão dela.

 

Só pra terminar, não falei que a D3000 é ruim, o que EU disse é que não a considero com um bom custo benefício por ser mais lenta que a D5000 e não fazer vídeos. Discordo quando você diz que câmera é apenas pra bater fotos, ao menos que você esteja dizendo isso para um fotógrafo profissional... Na minha opinião há coisas em viagens que só podem ser registradas em vídeo, como um diário rápido por exemplo, e se eu puder fazer isso usando o mesmo equipamento com que fotografo é excelente! É menos peso e volume que carrego!

 

Já tinha ouvido gente falando isso do Ken mesmo, por isso passei outros reviews junto. Mas eu gosto de uma coisa que vários fotógrafos profissionais dizem, inclusive ele, e que imagino q vc deva conhecer também, que o mais importante da fotografia é o fotógrafo.

 

trotatorres, eu até tenho idéia de quantas boas lentes eu deixaria de usar por não ter motor de foco no corpo, o que você nem faz idéia é da grana limitada que eu tenho pra gastar! hehe

 

(para comprar a D90 com as lentes que quero vou ter que desembolsar U$ 400 a mais)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Saskuat, Concordo contigo em várias coisas.. estamos num forum de mochileiros e não de fotografia... mas para muitos aqui a fotografia é um hobby assim como trekking e etc... e muita gente tem um bom conhecimento..... então não podemos falar ou escrever como se eles não entendessem muito....temos de falar os prós e contras dos equipamentos como profissionais... ai cada usuario vai ver o que é melhor ou pior para ele....

 

o que o trota disse é bem verdade... vc tendo uma camera sem motor de foco vc perde muitas ótimas opções... como a belisssima Nikkon 50mm F1.8... vc falou de verba... eu ja tive inumeras cameras fotograficas na minha vida... e a grande maioria delas eu comprei semi novas... sai muito mais barato e se souber comprar são tão confiaveis como as novas....

 

Não estou te criticando nem colocando palavras na sua boca rs.. pelo amor de deus rs...longe disso rs..só quis deixar mais claros para os outros que leem o forum não pensarem errado dos equipamentos...

 

Achei estranho vc falar que treme mais com o peso da D90 do que com a D5000... normalmente deveria ser o contrário rs..quanto maior o peso maior a firmeza... por isso que prefiro cameras maiores... a firmeza na mão é mto maior rs..mas isso deve variar de pessoa para pessoa....

 

Mas é como vc disse ...independende do equipamento o que importa é o fotografo...se o cara for bom ele faz ótimas fotos mesmo com uma compacta....

 

Trota...quando falei da função de filmagem das cameras.... isso é uma opinião propria minha ok... rs ...prefiro ter uma filmadora para isso rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Na real Adam, não acho que você tenha distorcido meu comentário propositadamente, só imagino que tenha se expressado mal. Se estivéssemos tendo essa conversa pessoalmente não acredito que esse mal entendido ocorreria, mas como não é o caso eu prefiro deixar as coisas bem claras. Peço que não me leve a mal por isso…

 

Bom, sei lá, eu tremo mais com a D90. Não sei se é pq não tenho experiência suficiente (com essa câmera na mão ou como o fotógrafo amador que sou), se é pelo o que eu faço (sou estudante de arquitetura, normalmente minhas fotos envolvem um dia todo em campo com uma mochila nas costas) ou se é pq sou estranho msm…

 

Mas indo ao que interessa: o fóda das semi novas, no caso falo da D90, é que só a achei no Mercado Livre, e não confio muito em comprar algo usado sem ver pessoalmente. Você indica algum outro lugar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Saskuat..,

 

Cara.. quanto a comprar semi novas... é só de pessoas que vc saiba que tenha procedencia e tals... por isso sugiro que procure em foruns de fotografia....e tudo mais...

 

Pode tambem optar por comprar nova em lugares mais baratos como www.bhphoto.com ...ou no paraguai...

 

abço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

oi gente,

eu queria fazer uma pergunta...eu estou comecando a usar essas cameras agora e ainda não consegui entender direito como funcionam esses numeros...o querem dizer as informações que aparecem ao lado das objetivas como exemplo: Nikon 55-200mm f/4-5.6G ?

como eu sei o quando de zoom uma objetiva me oferece:

valeu

bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...