Ir para conteúdo

Bolívia Chile e Peru 24(+11) Dias realmente Inesquecíveis ! (Janeiro 2013)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

11º Dia - Arequipa, Hermanos e Mudança de Planos !

 

Abro os olhos. Já esta claro !!

 

- Onde estou ? (Me pergunto)

 

Olho bem ao redor !! Estou em um beliche. Busco memória do que tinha acontecido. Lembrei. Estava no Wild Rover Arequipa !! ::lol4::

Não sei com vocês, mas quando estou muito cansado, as vezes acordo sem saber onde estou.

Sentei, e quando respirei fundo, com aquela cara de feliz por ter tido uma noite muito boa, sinto um odor azedo ::xiu:: ! Olho para baixo. Era onde o Paulo estava dormindo. As meninas estavam no outro beliche ao lado.

Ai pensei comigo. Cheiro Azedo + Festa = Vômito. É, o Paulo deu uma exagerada na noite anterior, e o estômago dele não gostou nada. Minha primeira preocupação foi a minha mochila !! Estava logo abaixo da cama dele. UFFFAA !! Ele não vomitou nela ! Mas o cheiro no quarto estava forte. :mrgreen:

Levantei, tomei cuidado pra não pisar em nada líquido( "if you know what i mean " ) e sai do quarto. Ar fresco.

Estava nos quartos logo acima da piscina. Já havia um pessoal tomando café da manhã abaixo. Desci, e também fui tomar o dsayuno.

Tinha um pessoal perto da piscina tocando violão, umas européias "flambando" seus corpos ao lado da piscina( para conseguir aquele bronze de palmito bem peculiar das branquinhas), e uns latinos na mesa ao lado. Peguei meu café, pães, e sentei no balcão, pra desfrutar do meu desayuno.

 

Dali um pouco, fui auspiciosamente chegando ao lado dos violeiros, e fiquei curtindo as músicas latinas.

Logo em seguida, ao terminar uma música, falei pro cara que estava tocando :

 

- Buena Canción !!

 

Ai ja puxei conversa e nos apresentamos :

 

- Mucho Gusto, Mauro de Brasil !!

- Mucho Gusta, Alfredo de Chile !!

 

E ele me apresentou a sua galera. Me perguntou se eu tocava violão, e quando respondi afirmativamente, ele me passou o violão, e começamos a tocar algumas músicas. Nesse meio tempo, a Poli, Adriana e Paulo desceram do quarto, e foram tomar café. O dia começou a esquestar, e um pessoal entrou na piscina.

Continuamos tocando violão durante um tempo. Foi muito bacana. :D

 

Não lembro se falei isso aqui no relato, mas na noite anterior, no hostel, conheci o Juan, um cara que nasceu no Brasil, mas mora no chile desde os 4 anos. Junto com ele, conheci o Rafael(Gaúcho de Porto Alegre), que é primo dele, e estava morando no chile com o Juan. E junto veio o Sebastian e Renato. Resumindo, conheci o grupo, a partir do Juan. Mal sabia eu que naquele momento esse grupo teria um papel tão importante como teve na minha viagem.

Voltando, encontrei na piscina o Rafael que tinha acabado de acordar, junto com o Sebastian e o Renato. Além deles, conheci também um Colombiano Chamado André, e mais um Chileno, que estava viajando sozinho, chamado Alvaro ! E encontrei o Shakhar, o indiano da noite anteiror..

Eles estavam se preparando para dar uma volta no centro da cidade. A idéia de andar, conhecer, descobrir a cidade na bota, me chamou atenção.

Perguntei a eles se havia problema em ir junto. E era óbviu que não tinha.

Pegamos o mapa fornecido no Hostel, e partimos, sem um objetivo em mente, só o de conhecer a cidade. Logo que saímos do hostel, compramos água para a caminhada. Uma água de 1 litro, lembro que paguei s./1,5 .

Começamos vendo um parque onde havia várias lhamas, andamos perto do rio, fomos a Plaza de Armas e a um mirante em uma parte alta da cidade. Acho que andamos por umas 3 ou 4 horas !! :)

20130119_145511.jpg.b012a044ff4491d3a8f15d456941a81e.jpg

20130119_151009.jpg.92a34368d1b2d49b68bf4a8caebc3c76.jpg

20130119_153303.jpg.ad108f235907eb54fd09cda467cc86bf.jpg

20130119_154505.jpg.c896ae3dc58364c2ada908ab6e93a765.jpg

20130119_154530.jpg.390f102438b681f76ed4b4866308c688.jpg

20130119_160349.jpg.61a21c7b0ea2cec169e19a6f5ec372a1.jpg

20130119_160700.jpg.5f39d9d506519e7de39e6513f0d343ce.jpg

20130119_162815.jpg.196786b0186f6804c0351114d2a3d39d.jpg

O interessante foi a gente andando na cidade, vezes falando espanhol, mas na maioria das vezes falando em inglês, por causa do Shakhar(Se Lê Shakerrar), que era indiano e só falanva inglês ! Lembro que pra mim, aquele momento se tornou inesquecível. Discutimos sobre cultura, como que é a comida na Colômbia, India, Chile. Mujeres :twisted: , de tudo um pouco. Foi inesquecível.

Bom, depois de um tempo, começamos a ficar com fome. Começamos a procurar um lugar para comer, e não só um lugar para comer, mas um lugar barato para comer. !! hehehe ! ::tchann::

Entramos em uma restaurante Japonês, mas não como os do Brasil. Era um bem simplezinho, mas tinha aparência de ser bom. E logo na entrada, havia menu por 5 soles, e outros pratos na média de 6 a 10 sóles.

Só uma anetoda. O Menu é sempre uma sopa, a comida, e a sobremesa. Vale a pena.

Voltando, o Rafael, que além de Gaúcho, era meu tradutor quando eles falavam muito rápido em espanhol, pediu um prato chamado Lhomo Saltado !

Quando ele pediu, falei que queria o mesmo, pois estava 6 soles, mas não tinha idéia do que era. Só sei que não era Lombo Saltando, como brinquei na hora.

Logo depois, o prato chegou. E olha, pensa em um prazo size Pedreiro ( ::tchann:: ) com arroz temperado, Picadinho de carne com cebola, tomate e batata frita e um leve toque de pimenta. Foi a melhor coisa que tinha comido no Peru. Hehehe E fez parte do meu cardápio sempre quando ia comer em qualquer restaurante lá. Lhomo Saltado é "Totalmente excelênte", Agarantido viu !! Olha a foto do Danado :

20130119_164550.jpg.a392cf88fa60b2453de94ef941d1bac9.jpg

Quando estávamos voltando para o hostel, chegamos à uma calçadão, e logo a frente havia a região do mercado, com muitas lojas e comércio.

Não sei se falei com vocês, mas levei roupa pra uma semana só. Levei umas 5 camisetas, 2 shorts, 2 calças, meias e cuecas. Só que esqueci algumas meias e cuecas em cima da minha cama quando sai de casa ::putz:: . E naquele ponto, estava precisando comprar.

Para vocês terem uma ideia, para sair naquela manha, precisei emprestar uma meia do Juan.

E essa foi outra coisa que gostei no Juan e seus amigos. Mal me conheciam, e já nos tornamos irmão instantâneos. O Juan me emprestou a meia sem falar nada. Cara parceiro demais.

Falei com o pessoal, e o André se juntou comigo, e nos dirigimos para o mercado para comprar meias e cuecas. Procuramos um poucos, e fechei 3 cuecas e 3 meias por 35 soles ! ::cool:::'> Ótima qualidade !

Andamos mais pelo mercado, por alguns comércios, e voltamos para o hostel.

Nisso já estava anoitecendo.

Chegando no hostel, tomei um banho, e fui para o bar. Encontrei o Renato e Juan, que não foram com a gente andar pela cidade, por causa da Ressaca da noite anterior !! Nos juntamos, mais tarde encontramos todo o pessoal, e fomos festar !!

Sinceramente não me lembro muito bem dessa noite ::tchann:: , só lembro que fiquei bem mais próximo dos chilenos. Festamos bastante, isso eu lembro. Nos despedimos do Shakhar e do André, pois eles iriam para Huacachina. Talvez até nos encontrássemos lá, pois no meu roteiro, eu iria pra lá depois de arequipa.

Bom, agora tu deve estar se remoendo para saber :

- Você não vai fazer o Canion del Colca, ou o trekking, subir o El Mist ou escalada em Arequipa Mauro ?

 

Bom gente, como já falei para vocês, o clima entre o pessoal e eu, principalmente as meninas, não estava muito bom. Com o Paulo e não tive problema algum, e vice-versa. Só que com as meninas, não era bem assim. Tanto que passei o dia todo com os caras que conheci, e male má vi eles naquele dia. Só no bar de noite.

Como o clima estava chato, eu estava me sentindo mal com tudo isso acontecendo. E relmente estava estragando minha viagem. :roll:

Dava para ver que não estávamos na mesma sintonia, sabe ? Na mesma "Vibe" ? Eles estavam me isolando.

Foi por isso que não quis fazer nada, só ficar com os meus novos "Hermanos".(Foi a melhor coisa que fiz)

 

Naquela noite em especial, tivemos uma conversa Rafa, Juan, Seba e Renato. Estávamos conversando sobre o que iriámos fazer. Nisso, perguntei como quem não queria nada, para onde ele iriam depois de Arequipa. Me disseram que era Cusco ! ::hãã::

Na hora, pensei. Como havia gastado coisa que não havia planejado, tive vários gastos a mais, e se fosse para Huacachina, poderia estar estourando meu orçamento. Eu tinha nas mãos 1300 dólares no começo da viagem, e queria/podia gastar isso, sem tocar na minha reserva.

Nesse instante, pensei um pouco, balanceei as possibilidade, e disse essa frase:

 

- Que tal yo ir para Cusco con usteds ?

 

Na hora, os caras ja começaram a dizer.. Claro hermano, vamos con nosotros. Tu és muy bienvenido !! :lol:

Mas me perguntaram porque, pois eu estava com os brasileiros.

Expliquei toda a situação, do que havia acontecido, das dicussões e clima chato.

Os caras me receberam de braços abertos. Impressionante como em pouco menos de um dia, já viramos Hermanos.

Depois que tomei a decisão, fiquei de conversar com o pessoal no outro dia, para acertar tudo.

Mas agora, era hora de comemorar os novos planos e os novos irmãos que fiz. E bora festar ::hahaha::::hahaha::

:twisted:

 

Dicas/Observações

 

:arrow: Nunca compre um mapa da cidade, eles sempre oferecem o mapa com os pontos turísticos, restaurantes e tudo quanté tipo de coisa no hostel.

Tanto em Sta. Cruz, Uyuni, SPA e Arequipa tinham mapas do centro urbano !! Acho que menos SPA, pq a cidade é um ovo ! ::tchann::

:arrow: Não tenha medo de falar com ninguém. É sério. Nem de falar o Inglês errado. A maioria dos gringos só falam Inglês. Você tem a vantagem de saber falar o Inglês(mesmo que for o básico), entender e falar em espanhol(portunhol) e português. E confie em mim, na viagem eu praticamente aprendi o inglês. Mas nunca tive medo de falar errado. E sempre perguntava o que tinha dúvida.

:arrow: Saia para andar em Arequipa. O Plaza del Armas de Arequipa, pra mim, é o mais bonito que vi.

:arrow: Uma água custa s./ 2,5 a de 2litros, um almoço bom, uns s./ 6 soles. A cerveja custa 6 soles.

:arrow: O Wild Rover oferece vários pratos e bebidas, mas lembre-se que sempre é mais caro no Hostel !

:arrow: Eu não fiz o canion del colca, mas recomedo a todos. O trekking mesmo. Várias pessoas fizeram, e eu pretendo fazer quando for refazer essa viagem, daqui uns anos !

:arrow: Taxi lá é muito barato. Custa em média 4 soles ! Vale a pena andar. O transporte coletivo acho que custa s./ 0,80 !

:arrow: Ande pelo Mercado municipal, é um lugar muito bacana, e que tu encontra comida, bebida, e coisas tradicionais a um preço baixo.

:arrow: Os caras do bar sao irlandeses, e te falo com certeza, aqueles caras são doidos !!! Todo irlandês é loco !! ::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 286
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores
Caaaara, tá muito bom isso!!!! ::otemo::

 

Só me animo mais, mais, e por isso compro minhas passagens até sta. cruz essa semana. E com certeza vo fazer seu roteiro cara.

 

Vlw mesmo e continua ae po...rsrs

 

Legal cara !! Calma pequeno Padawan, essa parte do relato ta meio anuviada na minha mente ! ::lol4::

Mas ta saindo !! O duro é tempo !!

 

 

Maurp parabens pelo relato esta muito show :lol:

Começo a trip dia 28 agora com meu namorado PELOAMORDEDEUS termine até lá hehehe

 

Beijão

 

Obrigado Suzane !! Vou fazer o possível viu !! ::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Ah...estou lendo aqui e achando um máximo! Encontrei com o Álvaro em La Paz (eu acho) fina de fev ou início de março...era até aniver dele... figura de tudo rsrs

 

O Alvaro é uma figura !! Ele ta trampando ainda no Wild Rover ? Tinha que ter chamado ele de Pequeño niño !! Ele fica doido !!! ::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Amigo! Vou fazer o mochilão em julho e seu relato tem sido inspirador! Chorei de rir com algumas das desgraças aheuaheuah. Anotei o nome dos bons lugares e das furadas também! Continue o bom trabalho o/

 

Cara, o que me motiva é a satisfação em ver que meu relato esta sendo proveitoso pra os meus irmãos e irmãs mochileiros(as). Obrigado mesmo !

E pode deixar, que to continuando. Acho que até sexta sai mais um dia !!!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

12º Dia - Sussa Day(Again) - Kart, conversas, piscina e Ida para Cusco !

 

O dia começa cedo para mim.

Bom, pelo menos foi isso que pensei ! Logo que abro os olhos, começo a tatear meu travesseiro em busca do meu cel(costume antigo), meto a mão, e nada.

Lá vem Tráveiz.

Coração bate forte ! Sento na cama, dou aquele olhar em volta do quarto, e olho para o chão. Sem sinais de "gorfos"(Vômitos), desci com cuidado para não acordar ninguém e fui para fora.

Começo a olhar minha mochila de ataque atrás do meu cel. NADA :shock: Dei mais uma olhada. Nada denovo !! Pronto, perdi meu cel também !!

::lol4:: Aquele ponto, ja tinha ligado o Foda-se. Até pensei comigo na hora :

 

- Queria comprar outro mesmo !

 

Hehe!!

Bom, fui pra fora tentar descobrir que horas eram.

Desci para a piscina do hostel, tinha uma gringaiada flambando os lombinhos na piscina, e aquele pessoal do dia anteiror, do violão, na piscina denovo. Paguei meu café, pão com geléia e sentei com os caras.

Fui no quarto dos caras, os meus mais novos hermanos, e constatei que todos estavam dormindo ainda. Voltei pra piscina e fiquei lá com os violeiros.

De repente, chega o irlândes gordão do bar, meio borracho, convidando a gente para andar de Kart. ::hahaha::

Gostei da idéia. Ele disse que era a uns 10 min de lá, de taxi. E era 10 soles 12 voltas, ou 20 soles, não lembro. Ai que que eu fiz ?

Fui !! hehehe

Isso era umas 10:00 da manhã. Bem nessa hora, o Sebastian, Alvaro e Renato estavam indo para a rodoviária para comprar as passagens de busão para Cusco. Peguei 100 s./ e dei na mão do Álvaro, para ele comprar a minha junto também ! Avisei que estava indo para o kart, e já voltaria.

O Irlandês juntou uma galerinha e partimos para o lugar do kart. Fica a uns 10 min de taxi, pagamos acho que 4 soles no taxi. Dividido em 4, 1 sol para cada !

Chegamos lá, cada um comprou seus bilhetes, e entramos na fila para andar ! Bem na hora de subir, não estavam querendo deixar o Irlandes loco entrar no KArt, estavam falando que ele estava borracho ! Ele entendia muito pouco espanhol, e ajudei a intermediar com os caras, falando que o cara era loco assim por natureza, que ele não tava borracho e tal. Depois de muito converseiro, consegui que eles liberassem ele.

Todos entraram no Kart.

Estavam nessa ordem :

 

Barman Irlandês Louco gordo

Barman Irlandes Louco magro

Barman Inglês Louco Magro 2

Bargirl Americana normal

Chileno Violeiro[/color]

Eu

Outro Brasileiro que não lembro o nome !! [/color]

 

Logo quando todos estavam em seus respectivos Karts, o cara liberou a saida. Ao invés de todos sairem sem rumo, o gordão comandou a gente em para em linha reta, como se fosse largada de corrida.

 

- ARE YOU READYYYYYYYYYYYYY ? Grita o Gordão.

- FUCKING YES

 

Hahahah !!

Os caras são loucos !! Era um batendo no outro, eu bate no Irlandês Magrelo 2 e rodamos, foi uma loucura !! ::hahaha::

Foi foda.

Depois de um tempo, acabaram os tickets, e já fomos indo embora !

 

Chegando no hostel, encontrei o Juan, Rafa, Renato, Seba e Álvaro. Eles tinham ido na rodoviária e comprado as passagens para as 10:30 da noite. Só que com um detalhe. No ato da compra da passagem, era necessário dar o nome de cada um. E como eles não sabia o meu sobrenome, colocaram Mauro Gonzales !!! ::lol4::

Então, prazer galera, Mauro Gonzales !! :lol:

Dei risada quando vi minha passagem com esse nome, fiquei com medo de dar merda, mas fazer o que né ? A gente da um jeito !

Bom, logo em seguida, chamei o Paulo, Poli e Adriana para conversar. Já fazia praticamente um dia e meio que nós não nos falávamos.

Sentamos ao lado da piscina e começamos a conversar.

 

Começei falando que quando combinamos de nos encontrar no fórum aqui dos mochileiros, frizei bem a parte que, se por algum motivo a gente não se desse bem, cada um iria seguir seu caminho. E expliquei que para mim não estava legal. Para não dar muita conversa aqui(que é a parte chata da viagem), resumindo falei que não estava dando certo a gente junto.

Na hora todos concordaram. Falei que iria seguir meu caminho agora sozinho, com meus hermanos, mas se eles precizassem, daria o meu guia de viagem, e ajudaria com qualque coisa. Não estava com rancor de ninguém, só que simplismente não deu certo.

Logo em seguida, acertamos o que as meninas deviam para mim, eu paguei o Paulo o que faltava, pedi a camera da Poliana, para fazer o Backup para o meu hd externo(pelo menos esse não perdi), e nos despedimos formalmente.

Pronto, agora finalmente estava sem um peso nas costas.

Logo em seguida, os caras estavam saindo para comer, e me chamaram. Mis Hermanos !!! Mas antes fizemos o check-in e guardamos nossas mochilas na sala de bagagem do hostel.

E vamos andar novamente pela Plaza, pela cidade, e achar um lugar bom para comer.

Uma coisa que gostei de primeira, é que os caras sempre queriam economizar nas comidas. Só na "Cerveza" e drinks, que eles não economizavam.

Encontramos um outro restaurantes Japonês, e dá-lhe lhomo saltado !

 

DSCN3831.JPG.9a073ceeac4d1b80b248229bcd490ffc.JPG

DSCN3833.JPG.f310136acbe2988ba3bb27376ba315e0.JPG

DSCN3834.JPG.bbad0d5b3c4367e607d1434675512303.JPG

Voltamos para o hostel, ficamos na beira da piscina, e ficamos matando o tempo até a noite.

 

DSCN3838.JPG.4c5242d71edf60feea53f118d0d934e9.JPG

Uma hora antes do ônibus, saímos para o terminal terrestre ! Fomos em Taxi separados.

Foi o Juan, Rafa e eu em um, e o Álvaro, Sebastian e Renato em outro.(lá os taxis são pequenos, parecem carrinho de brinquedo. Só cabem 3 com mochilas)

Chegando no terminal de bus, entramos e começamos a procurar os caras. Eles estavam com as passagens. Procuramos e procuramos, e nada. Estranho.

Passado uns 15 minutos, começamos a ficar preocupados. Nos separamos para procurar e nada. :shock:

Faltando 20 min para o horário de bus, o coração bateu mais forte e pensei :

 

- Vish !

 

Sem passagem, metade do grupo sumido. E agora José ?

Resolvi entrar na fila, para comprar o dereito de uso do terminal. E o Rafa e o Juan já estavam doidos. Derrepente, sinto alguém puxar a minha mochila.

MANOO, VÉIOOOOOOOOO, MANOOOOOOOOOO...... ja cerrei o punho e ia virar no soco quando ouço a voz conhecida do Seba(Sebastian). Ele veio nos buscar.

Ele veio dizendo que era no terminal de baixo, onde iríamos pegar o bus. O motorista nos deixou na entrada errada. E também, como a gente ia saber ?

Foram o Nato(Renato), o Seba e o Alvaro que compraram as passagens.

Fomos correndo para o outro terminal, que no mesmo lugar, só que em um prédio abaixo, e conseguimos embarcar.

Quando apresentei a passagem, bateu aquele medinho né ! Será que ele iria pedir a ID do Mauro Gonzales ?

Mas não pediu não !! :D

Embarcamos. Não conseguimos sentar juntos no busão, mas estavámos no mesmo, e isso era o importante.

Esperamos, e esperamos, e esperamos. E nada. Começou a ficar calor no ônibus.

O ônibus era selado, e o ar condicionado estava desligado.

Como eu sou o cara que sempre vai lá falar, levantei e pedi para o motorista ligar o ar. Ele me disse que poderia ligar por enquanto, mas como Cusco é muito frio, ele tinha que deixar desligado, se não congelava.

Depois de um tempo, o busão saiu. E começou a ficar quente. Quente. MUITO QUENTE !! INFERNAL.

O cara da outra fileira de bancos tirou a camiseta.

Parecia uma Sauna aquele lugar.

Nisso, o tiozinho que estava do meu lado, começou a puxar conversa. Foi até legal no começo, mas ele não me deixou em paz durante umas 2 horas. Eu fechava o Olho, ele me acordava. Puta cara chato! Mas é a vida né !

Logo em seguida, fechei os olhos, e tentei dormir, mesmo com aquele calor. E com a frase na cabeça :

- Estou indo para cusco !! ::hahaha::

 

Dicas/Observações

 

:arrow: Eu não fiz nada em Arequipa, só fiquei na esbórnia mesmo !

:arrow: Não tenha medo de viajar sozinho. O Medo vai bater, mas não deixe ele te controlar. Nem sempre é um bicho de sete cabeças. As vezes tem 6 só ! ::tchann::

:arrow: Tente comprar as passagens algumas horas ou dias antes de embarcar. As melhores empresas lotam rápido os Buses !

:arrow: O almoço me custou 6 soles, já com a Chichia Murata(refresco a base de mandioca, típico do Peru). A passagem de bus para Cusco custou 60 soles ! E tirando a parte do ar condicionado, era um ótimo bus. Eu passei calor, mas encontrei gente depois me falando que passaram frio na viagem.

Então, é sorte mesmo.

:arrow: Tome cuidado nos terminais de buses. Lá tem muita gente, então, cuide de suas coisas !

:arrow: Ande de kart, é doido !

:arrow: Todos os Wild Rover tem agência de Turismo dentro. Da pra tu fechar o passeios lá se preferir.

:arrow: Curta a cidade de Arequipa, é uma cidade muito agradável e barata. Pagava 2 soles em uma agua de 2 litro, ou até menos. O Wild rover foi 19 soles a noite.

:arrow: Antes de fazer o check-in, olhe bem o seu quarto, para ver se não esta esquecendo nada. Eu esqueci uma camiseta lá !

:arrow: Esqueci de contar, mas comprei uma camiseta com o símbolo do turismo no Peru por 15 soles. Mas não aconselho ninguem a comprar essa, o tecido é uma merda ! Comprei em umas lojas que ficam perto do Hostel !

:arrow: Lá em Arequipa existe o Starbucks, KFC e Mac. Donalds. Para os viciados, fica a dica. É um pouquinho mais barato que aqui. Eu curti um capuccino lá !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...