Ir para conteúdo

Alimentos práticos para camping (sugestões)


Posts Recomendados

  • Membros

A questão e que com 300 gramas vc consegue carregar uma bateria extra de 4000ma e um fogareiro de queima de biomassa.

 

Olha esses modelos todos sao gasificadores de madeira.

 

http://www.akfiles.com/forums/showthread.php?t=108826

 

http://www.backpackinglight.com/cgi-bin/backpackinglight/forums/thread_display.html?forum_thread_id=14765

 

Levando um biolite vc tem a mesma autonomia elétrica com 700 gramas a mais...

 

A equação dele so vale a pena se vc for carregar mais equipamentos elétricos como gps maquina fotográfica beacons e radio comunicador.

 

Ou trilhas com uso constante do celular por mais de 8 dias o que e raro quase impossível diria. Pois o celular durante a trilha não fica ligado ou se ligado para usar como maquina fotográfica fica sempre em modo avião ou no mínimo com modo de dados do celular desativado.

 

Se quer ter uma forma de backup emergencial de carga de celular uma bateria extra e mais leve, mais confiável, rápida e funcional.

 

Na emergência vc prefere conectar o celular e usar prontamente, pois da para ligar e usar o celular enquanto conectado com a bateria reserva, ou prefere parar tudo desmontar o fogareiro, ascender o fogo, esperar para a temperatura funcionante ser alcançada por o celular para carregar, esperar mais de 10 minutos para uma carga útil desconectar o celular e usar ele?

 

A diferença de tempos chega há 30 minutos nas simulações de campo. Quando feito a simulação de intercorrencia mais comum que são ligadas a chuvas, hipotermia e outros chega ate 45 minutos o tempo de pegar a madeira seca, preparar um ambiente próprio para o fogareiro funcionar sem a chuva apagar, fazer o aquecimento, carregar um mínimo para uma chamada de emergência.

 

Percebe a diferença de 5 minutos e sem necessidade de atenção maior para 45 minutos, mais atenção maior e gasto energético para isso?

 

Lembrando que uma pessoa ferida conecta a bateria e fala ao celular dependendo do estado não conseguirá fazer uso do fogareiro a contento.

 

Ainda mais em ambientes de mata atlântica que freqüenta onde algumas vezes so se consegue madeira seca usando núcleos de galhos grossos, pois a superfícies e os galhos pequenos e fumos estão completamente molhados.

 

A equação simplesmente não bate.

 

E se tiver em grupo pequeno a energia que poderia estar sendo investida no ferido e gasta para fazer o fogo cuidar do fogareiro e fazer a ligação.

 

Nenhuma simulação ou uso real com o biolite consegue ser bom com exceção de trilhas longas com múltiplos equipamentos eletrônicos sendo usados de forma constante.

 

Contando com o peso do material de limpeza a equação dos gasificadores perde mais ainda em relação a material de limpeza que usa nesses modelos quando comparados com espiriteiras. Aí economiza mais peso ainda.

 

O conjunto mais otimizado na ponta do lápis e uma espiriteira mais combustível e uma bateria extra. Para uma travessia de 5 dias da para fazer com 350 gramas limpos...

 

Outro detalhe e que o peso do biolite e constante não diminui com o tempo coisa que acontece com a espiriteira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quando eu e amigos vamos para a mata, ficamos de dez à vinte dias acampados. Mesmo que eu levasse 5 baterias reservas não duraria os dez dias. Por isso a necessidade de um fogareiro carregador de bateria aparelhos eletrônicos. Enquanto se usa o fogareiro, pode-se deixar o aparelho conectado. Mesmo após o fogareiro apagado ainda carrega.

Eu e meus amigos não fazemis treking, somos mateiros. Ficamos muitos dias no mato. Alguns destes amigos meus ficaram morando em uma cabana na mata por um período de nove meses. Íam à cidade comprar slimentos, velas, produtos de limpesa, álcool, óleo diesel, bebidas alcoólicas, pilhas/baterias para lanternas e rádio; um suprimento para vinte dias, no mínimo, e retornavam para a cabana na mata (atlântica). Eu nunca fiquei mais de um mês.

E usamos lenha para cozinhar e esquentar água para tomar bannho em dias muito frios. Mesmo com chuva conseguimos pegar lenha sêca: os galhos na copa das árvores. Amarro uma travessa, um pedaço de caule grosso com 20 à 30 cm de comprimento, na ponta de uma corda. Giro e lanço-o para o alto da copa da àrvore (essa travessa amarrada na corda) de modo que enrosque nos galhos. Penduro na corda e a pucho com força: a galheira quebra e cai no chão. Quando a galheira é grande, difícil de quebrar, puchamos a corda em duas ou mais pessoas.

Tiramos a casca dos galhos, se estiver úmida. E usamos no fogão à lenha improvisado. Ou cortamos com o machado troncos de árvores mortas e ressequidas.

Desse modo se tem "munição" (gravetos) para usar o fogareio biolite, e enquanto cozinha ou esquenta a água, aproveita para recarregar o celular ao mesmo tempo.

 

Buliseye, tem espiriteira que funciona como o fogareiro biolite?

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal, eu fugi do tema deste tópico. Mas este assunto sobre o fogareiro biolite é interssante. Creio que é de interesse de quem faz acampamentos em selva, por muitos dias.

 

Num outro tópico vi e li sobre uma panela que recarrega aparelhos eletrônicos. Me pareceu ser mais prático do que o fogareiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pesquise no google/web/you tube para ver e saber onde comprar.

 

Nessa panela dá para cozinhar os seus alimentos e aindar recarregar a bateria do seu equipamento ao mesmo tempo.

Você nunca vai ficar sem energia no seu tablet/smartphone/gps/rádio frequência modulada am fm

quando estiver acampampando ou fazendo travessia em região selvagem, longe dos núcleos urbano e rural.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não tem nenhuma espiriteira com carregador...

 

Quanto as baterias e panelas mesmo 20 dias não sei se a equação equaliza.

 

Veja que as panelas são pesadas e dificilmente o uso do celular seria intenso a ponto da bateria dele não durar 2 3 dias. Uma bateria de 4000ma carrega cerca de dias cargas ou seja teria 8-9 dias de energia.

 

Caso leve uma bateria de 10.000 daria os 20 dias.

 

E muito mais leve.

 

Se for usar o biolite como carregador continuo funcionaria, mas para carregador de emergência esquece... Ate carregar algo ja se passou muito tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...