Ir para conteúdo

Opinião: Rota Romântica da Alemanha, Munique e Áustria - Agosto 2013 (máx 16 dias)


Posts Recomendados

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Oi gente, antes de tudo queria agradecer a todas as dicas q sao colocadas aqui por vcs, principalmente por mariojr e marcos. Estão nos ajudando bastante.

 

Irei em lua-de-mel para a Alemanha, mas temos um problema enorme: tempo. Só conseguimos 10 noites pra passar lá, já excluindo o tempo de ida e volta.

 

Bom, chegaremos e voltaremos por Frankfurt. Depois de mt ler aqui e ali, decidimos priorizar a Rota Romantica. Mas estamos perdidos, devido a quantidade de coisas pra se ver e os pouquissimos dias q temos.

 

Pensamos em dormir em Frankfurt e passar uma manhã, seguindo pra Wurzburg. De lá, até Fussen, pensamos em dedicar 4 dias (vamos estudar direitinho as rotas, cidades, onde dormir). Aceitamos sugestoes, rs.

 

De Fussen, pensamos em ir pra Munique, passar 3 dias. Como Salsburg eh perto (150 kms), pensamos em fazer um bate-e-volta pra lá. Vale a pena?

 

Dps seguiriamos pra Numberg (passando uma noite) e seguiriamos de volta pra Frankfurt no dia da viagem de volta (que eh 22 horas).

 

Q vcs acham? Tem algo pra gente priorizar ou descartar? Toda ajuda será bem-vinda.

 

Mt obrigado a todos :)

Link para o comentário
  • Membros de Honra

De nada, Cesar. Com 10 dias você verá muita coisa. Veja que o Mario em 8 viu, mas num ritmo bem rápido.

 

Você disse que priorizaria a Rota Romântica, mas não é bem o que indica o seu plano. Você vai para Würzburg pela manhã, até aí ok. Mas pelo que entendi já vai seguir direto para Füssen, que é o fim da rota. Eu diria até que Füssen já nem deveria fazer parte da rota, pois já está no extremo sul da Baviera, com alguma mudança de cultura e arquitetura.

 

Se quiser aproveitar a Rota Romântica, precisaria de umas 3 ou 4 noites. Veja que está pulando Rothenburg ob der Tauber, indiscutivelmente a cidade mais famosa da rota. É muito difícil ver alguém dizendo que não gostou de lá. Fora as demais cidades que citei nos comentários anteriores.

 

4 noites para Füssen e região está ok, te permitirá ver muita coisa legal nos arredores. Também já falei a respeito aqui no tópico.

 

3 noites para Munique com bate e volta para Salzburg está ok, assim como uma noite para Nuremberg, desde que você comece o dia bem cedo. A cidade é a maior de todas as que você vai visitar.

 

Com isso, seriam 4 para a Rota, 4 para os Alpes, 3 para Munique e um para Nuremberg, totalizando 12 noites. Como você só tem 10, acho que pode fazer mais ou menos assim - se estiver de carro, fique 4 noites em Rothenburg ob der Tauber e faça day trips para o resto da rota, incluindo Nuremberg (se estiver de trem, opte por Nuremberg como base). Depois mais 4 em Füssen, com mais day trips para os arredores (Garmisch-Partenkirchen é uma base melhor para quem está de transporte público). 2 noites em Munique, chegando bem cedo e saindo bem tarde, para dar tempo de fazer o bate e volta para Salzburg. Aí fica mais razoável.

 

Se você viajar fora do período da Oktoberfest e fora de julho e agosto, dá para tentar hospedagem por lá mesmo e deixar o roteiro flexível. Assim, se gostar mais de um lugar, vai ficando, se achar que tá bom, siga em frente. Mas é bom anotar todas as opções, para não sair de um lugar e perder coisas legais porque não sabia que havia.

Link para o comentário
  • Membros

Olá Cesar,

 

Fique tranquilo, mesmo considerando que é uma viagem de lua de mel, em que o ritmo deve ser um pouco mais tranquilo os 10 dias livres é um tempo razoável para aproveitar os lugares que você mencionou , principalmente se você organizar seu tempo direitinho.

 

Você não citou qual época irá viajar e isso pode fazer diferença, porque como o Marcos citou, Munique em época de férias e festas pode ser um pesadelo para quem quer tranquilidade. Além disso, as atrações da rota romântica costumam ter horário bem restrito de visitação a medida que vai ficando mais próximo do inverno. Via de regra são cidades pequenas, com pouca vida noturna, o que não é necessariamente uma desvantagem em uma viagem de lua de mel.

 

Mas voltando ao seu roteiro, ele está no caminho certo. Pelo que entendi você pretende ficar 1 noite em Frankfurt, 1 noite em wurzburg, 4 noites entre wurzburg e fussen ( não necessariamente em Fussen), 3 noites em munique e 1 noite em nuremberg.

 

1 noite em Frankfurt é suficiente, visite a praça Romer, tome um apfelwein em sauschenhausen, descanse da viagem e vá para a Rota Romântica. Para uma visão melhor de Frankfurt dá uma olhada nos pontos turísticos de lá : http://avidadoviajante.blogspot.com.br/2013/01/europa-2013-como-e-passar-o-reveillon.html

 

Como o marcos bem falou, na Rota Romântica não dá pra perder Rothenburg ob the Tauber. Se não quiser ficar pulando de hotel, 2 noites em Rothenburg e 2 em Fussen estão de bom tamanho para a região. Atrações imperdíveis são os museus e muralhas de Rothenburg obt e cidades vizinhas como Nordlingen, além dos castelos de Ludwig II e a paisagem dos Alpes : lagos, montanhas, teleféricos, etc..

 

Para ter o feeling de uma cidade murada dá uma olhada aqui : http://avidadoviajante.blogspot.com.br/search/label/Alemanha%20%3A%20Rothenburg%20obt

 

Já para o castelo mais famoso da região, o Neuschwanstein, dá uma olhada aqui : http://avidadoviajante.blogspot.com.br/search/label/Alemanha%20%3A%20Fussen

 

Quanto a Munique e Nuremberg, talvez você tenha que fazer algum retoque. São cidades maiores e com uma variada coleção de atrações (cervejarias, museus, igrejas, etc), inclusive noturnas. Há quem ache três dias suficiente para se conhecer Munique, eu acho pouco, principalmente se você quiser fazer o bate-e-volta para Salzburg que leva um dia inteiro. Nuremberg eu visitei em um dia, foi corrido, e tambem não deu tempo de visitar tudo o que gostaria, e achei uma cidade bem mais agradável do que imaginava antes de visitá-la. Se você não quiser correr muito e gostar de museus e atrações históricas, quatro dias em Munique serão bem aproveitados. E se não se incomodar em dá uma acelerada no ritmo, deixe do jeito que está mesmo.

 

Atrações de Nuremberg : http://avidadoviajante.blogspot.com.br/search/label/Alemanha%20%3A%20Nuremberg

Link para o comentário
  • Membros

Pessoal, valeu pelas dicas. Pesquisando aqui e ali, vendo suas sugestoes, fechamos o seguinte itinerario:

 

- 2 noites em Frankfurt (incluindo a da chegada, pois chegaremos no fim do dia);

 

- Alugamos um carro e vamos pra Wurzburg, dormindo em Rothenburg (2 noites);

 

- Dps, seguimos para Fussen, onde dormimos 2 noites;

 

- Seguimos para Munique, devolvendo o carro e dormindo 2 noites;

 

- De trem, vamos pra Nuremberg, passando 1 noite;

 

- De trem, seguimos pra Frankfurt, para embarcar de noite.

 

O q vcs acharam? Vamos agora, no final de maio, inicio de junho. Ja estou com os hoteis quase fechados e descobri que, realmente, Munique eh muuuuito caro de se hospedar. Mas faz parte...

 

Tenho algumas duvidas, se puderem me ajudar:

 

1) Como eh dirigir na Alemanha? Eh tranquilo? Precisa ou nao da carteira internacional de habilitacao?

 

2) Entre Fussen e Munique, pensamos em dar uma passadinha em Garmisch-Partenkirchen. Mas o melhor trajeto é ir pela Austria. Eh tranquilo, estando de carro, entrar e sair da Austria? Sempre fico receoso com essas coisas...

 

3) Vcs sabem dizer se o cartao visa travel and money (VTM) eh amplamente aceito na Alemanha e nas cidades menores??

 

Agradeço todos os comentarios e as dicas. Estamos contando as horas... rs.

Link para o comentário
  • Membros

Ola cesarpinho,

 

Como já falamos antes, o ideal era diminuir o tempo em Frankfurt, pois do jeito que seu roteiro está, você vai sentir muito a falta de tempo na bavaria. Se não puder fazer isso, não dividiria meu pouco tempo entre munique e nuremberg, escolheria somente uma delas e aproveitava melhor o que cada uma tem a oferecer.

 

1) A Alemanha é um dos melhores países do mundo para se dirigir, assusta um pouco no começo, é verdade, mas fica apaixonante depois. Relato um pouco de como é esse sentimento, junto com algumas dicas aqui : http://avidadoviajante.blogspot.com.br/2012/12/europa-2013-como-e-dirigir-nas.html. A Alemanha é um dos países que assina o tratado da CIH, mas a rigor ninguem nunca me pediu ela por lá, embora eu recomende fortemente levá-la do Brasil.

 

2) Quem falou que o melhor trajeto é ir pela Austria? Pode ser até o mais curto, mas certamente não é o mais popular, pois não passa pelas principais atrações da região. Saindo de Fussen, Siga pela estrada que leva a igreja patrimonio da humanidade da Unesco de Wieskirche, depois Oberammergau (e suas famosas janelas em alto relevo), abadia de Ettal (recomendo o licor produzido lá), castelo de Linderhof (por dentro é mais bem decorado que os de Schwangau) e logo chegará a Garmirsh.

 

3) O VTM em euros é muito bem aceito em cidades maiores. Já em cidades pequenas, nem tanto, é melhor ser prevenido e levar cash.

Link para o comentário
  • 6 anos depois...
  • Membros

Boa noite pessoal!! Amo esse site...bom, anos dps de tds os comentários, que me ajudaram mto por sinal, praticamente resumindo o q tinha em mente, gostaria de saber o seguinte: não me interesso por Munique, talvez apena como cidade para voltar ao Brasil. Minha idéia de roteiro inicial era Amsterdam - Berlim - Rota Romântica - (inicialmente fazer praga, viena e budapeste, mas dps decidi q queria um pouco mais de natureza e foi aí q entraram salzburg e alpes...seriam 15-18dias, em Novembro, acham viável?

Chega a nevar nesta época? 

 

@Andrea.CG conta um pouco como foi sua viagem?!

 

Obrigada! :)

Link para o comentário
  • Membros
Em 25/10/2019 em 01:01, thati_freitas disse:

Boa noite pessoal!! Amo esse site...bom, anos dps de tds os comentários, que me ajudaram mto por sinal, praticamente resumindo o q tinha em mente, gostaria de saber o seguinte: não me interesso por Munique, talvez apena como cidade para voltar ao Brasil. Minha idéia de roteiro inicial era Amsterdam - Berlim - Rota Romântica - (inicialmente fazer praga, viena e budapeste, mas dps decidi q queria um pouco mais de natureza e foi aí q entraram salzburg e alpes...seriam 15-18dias, em Novembro, acham viável?

Chega a nevar nesta época? 

 

@Andrea.CG conta um pouco como foi sua viagem?!

 

Obrigada! :)

Nas montanhas, já costuma começar a nevar no começo de novembro, em Salzburg, que fica em uma altitude mais baixa, aos pés dos Alpes, geralmente começa a nevar da metade de novembro em diante.

Mas geralmente ainda são nevascas fracas, e a neve derrete e desparece em 1 ou 2 dias da cidade, só mesmo nas montanhas é que a neve dura um pouco mais.

Agora em Amsterdam, Praga, Berlin, Viena, Budapeste, e rota romântica, geralmente não costuma nevar em novembro.

Mas também não dá para garantir que não tenha uma nevasca antecipada fora de época, a maior nevasca que eu peguei aqui em Düsseldorf na Alemanha foi no final de novembro alguns anos atrás, 10 cm de neve, mas em compensação, teve anos onde fez 20ºC na mesma época aqui em Düsseldorf, e lembro que o pessoal de Salzburg estava reclamando que não tinha nada de neve até começo de janeiro neste ano...

Ou seja, é algo bem imprevisível, não dá para dar certeza de nada em relação ao clima de novembro, só tem uma certeza, vai ser frio para ficar fazendo treking.

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
  • Membros
Em 27/10/2019 em 11:49, poiuy disse:

Nas montanhas, já costuma começar a nevar no começo de novembro, em Salzburg, que fica em uma altitude mais baixa, aos pés dos Alpes, geralmente começa a nevar da metade de novembro em diante.

Mas geralmente ainda são nevascas fracas, e a neve derrete e desparece em 1 ou 2 dias da cidade, só mesmo nas montanhas é que a neve dura um pouco mais.

Agora em Amsterdam, Praga, Berlin, Viena, Budapeste, e rota romântica, geralmente não costuma nevar em novembro.

Mas também não dá para garantir que não tenha uma nevasca antecipada fora de época, a maior nevasca que eu peguei aqui em Düsseldorf na Alemanha foi no final de novembro alguns anos atrás, 10 cm de neve, mas em compensação, teve anos onde fez 20ºC na mesma época aqui em Düsseldorf, e lembro que o pessoal de Salzburg estava reclamando que não tinha nada de neve até começo de janeiro neste ano...

Ou seja, é algo bem imprevisível, não dá para dar certeza de nada em relação ao clima de novembro, só tem uma certeza, vai ser frio para ficar fazendo treking.

Mto obrigada!! E vc acha que em 15 dias cabem tudo? 😬 

Tenho 3 opções:

Amsterdam-Berlim-rota romântica - praga-Viena-Budapeste- salzburg (n necessariamente nesta ordem)

Ou excluir Amsterdam ficando com o resto ou

excluir Viena-praga-Budapeste 

Obrigada!! 

 

Link para o comentário
  • Membros
11 horas atrás, thati_freitas disse:

Mto obrigada!! E vc acha que em 15 dias cabem tudo? 😬 

Tenho 3 opções:

Amsterdam-Berlim-rota romântica - praga-Viena-Budapeste- salzburg (n necessariamente nesta ordem)

Ou excluir Amsterdam ficando com o resto ou

excluir Viena-praga-Budapeste 

Obrigada!! 

 

Quanto tempo em cada local depende muito dos seus interesses em cada um destes locais, e do seu ritmo de viagem, algumas pessoas são mais agitadas que outras, e fazem as coisas mais rapidamente, outras gostam de fazer tudo com a maior calma do mundo....

Mas levando em consideração que será inverno, que o clima pode ser horrível em alguns dias e atrapalhar os seus passeios na rua, e o fato de os dias serem mais curtos, as 16:00 já está escurecendo, pessoalmente eu recomendaria a seguinte quantidade de dias em cada local:

Amsterdam: 3 dias
Berlin: 4 dias
Praga: 3 dias
Viena: 3 dias
Budapeste: 3 dias
Salzburg: 2 dias
Estrada Romântica com carro alugado: 3 dias.
Estrada Romântica de ônibus ou trem: 5 ou 7 dias, por que tudo é complicado e de difícil acesso usando trem e ônibus.

Ou seja, não cabe em 15 dias, você teria que priorizar alguns locais e cortar outros.

E ainda tem que ver se serão realmente 15 dias livres, você tem que considerar o dia que você sai do Brasil como dia perdido, a maioria dos voos chega na Europa só depois do almoço no dia seguinte, e ai até você se livrar da burocracia do aeroporto e ir até o centro, já está escuro e o dia foi perdido, e no dia da volta, dependendo do horário do seu voo, pode ser outro dia perdido.

 

A propósito, você vai alugar carro para fazer a estrada romântica? Sem carro fica beeem complicado!  Pois a maioria dos locais são cidades e vilas minúsculas longe de tudo, e com acesso complicado usando transporte público.

Com um carro alugado, você consegue visitar sem grandes problemas 2 ou 3 vilas/cidades da estrada romântica num dia, pois são tudo locais bem pequenos, mas se depender de trem e ônibus, geralmente não consegue visitar mais que uma única vila/cidade por dia.

  • Gostei! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...