Ir para conteúdo

Cobras - Como Evitar?

Dani B

Posts Recomendados

• Membros

Valeu Otávio, eu vi a a polaina do link. Vc sabe me dizer se ela é confortável para trekking? Estou querendo fazer a fumaça por baixo e há uma serra para passar chamada Serra do Veneno (esse nome é devido ao fato de que muitos garimpeiros eram picados por cascavel neste local). Ela se ajusta a qualquer tamanho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 122
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

• Membros de Honra

Polaina não é uma coisa confortável, e essa da Alpamayo menos ainda.

Eu experimentei na loja e achei bem incomoda, acabei comprando uma polaina normal, apenas p/ proteção de lama/água.

O melhor seria você mesma experimentar, no site vi que tem modelo masculino e feminino.

Link para o comentário

• Membros

As polainas até que oferecem uma certa proteção as picadas de cobras, mas elas não foram feitas para serem utilizadas em caminhadas longas, pois não são muito confortáveis e esquentam.

Em relação as cascaveis, elas são cobras mais agressivas, mas que durante o dia, ficam escondidas em locais com sombra, portanto durante a caminhada, quando for descansar em um local com sombra, ou até mesmo se sentar em um local que possua alguma sombra mínima onde uma cobra possa se proteger, tome o cuidado de observar se tem alguma cobra.

Uma vantagem sobre as cascavéis, é que elas possuem um guizo na cauda que elas agitam para informar aos outros animais sobre a sua presença (mas saiba que filhotes não possuem guizo, e que nas adultas, o guizo pode cair)

Abraços

Link para o comentário

• Membros

Putz, tão caras mesmo. Vou ver se encontro por alguma loja aqui em Salvador para eu experimentar. Devo achar em lojas com produtos para fazenda? Pelo menos a utilizo nos lugares de mata mais fechada. Uma vez fiz uma travessia que tinha um local de mato alto sem trilha demarcada e não dava bem para ver se tivesse alguma cobra por ali, quero a polaina para essas situções.

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Geralmente em casas especializadas que vendem produtos para proteção ao trabalho existe um produto chamado "peneira" que é destinado para esse fim. É um pouco pesado para aquelas pessoas que não estão habituados com o peso. O par pesa cerca de 1 kg. É vendido via internet também, mas sai mais caro. Tenho um par que usei para trilhas longas e em matas fechadas - estreiei na trilha do Corisco (Parati/Ubatuba). Mas acho válido o seu uso em prol da segurança. Na época (final do ano passado), paguei R$18,00 - comprei na R. Florêncio de Abreu, 680 (perto da estação da Luz), em S.Paulo, numa loja de equipamentos de segurança.

Quanto a cobra cascavel, vc. encontra mais em matas de transição ou em cerrados (locais mais secos). O seu venenno ataca o sisterma nervoso e parece-me que em pouco tempo cega a vítima, imobilizando-a. Na mata atlântica e em beiras de rio é comum encontrar as cobras da família das jararacas (bothrops). Estas possuem veneno que podem gangrenar ou putrefar o local da picada. Avistar uma coral é mais raro. Até agora, nas minhas andanças nas trilhas, só encontrei duas vezes com cobra coral; da família das jacaracas já perdi a contagem. Ainda não tive a honra de encontrar com cascavéis na trilha, pois ando mais em região de mata atlãntica de encostas. Mas deve-se levar em conta que todo veneno de cobra peçonhenta é mortal, portanto todo cuidado é pouco.

Um outra proteção quando anda na trilha fechada, principalmente quando for o 1º da fila é bater (tatear o chão) com cajado ou pedaço de pau. Assim o animal poderá assustar com a batida e se movimentar, logo poderá ser percebida pelas pessoas que estão andando.

Cuidado que devemos ter também, é andar num dia seco, posterior ao dia de chuva. As cobras saem p/tomar sol e geralmente ficam enrolados no meio das trilhas. Outro cuidado que se deve tomar é verificar o lugar na hora de colocar as mãos para transpor um nível ou obstáculo (rochas, pedras, raízes de árvores, troncos). O lugar é propício para o esconderijo de animais como cobras, escorpiões e aranhas.

Calçados adequados (ex. calçado a base de couro), também ajudam na proteção, dificultando o alcance dos dentes na pele.

Época de quaresma é também a época de procriação das cobras. Nessa época vai encontrar muitos filhotinhos nas trilhas.

Link para o comentário

• Silnei unpinned this tópico
  • Silnei unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...