Ir para conteúdo

Sozinho: Roma > Florença > Munique > Viena > Budapeste > Moscou (02 - 23 Julho/2013)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Saudações mochileiros! É com muita satisfação e as passagens Ida/Volta em mãos que venho apresentá-los meu roteiro no meu retorno a Europa, sozinho, durante 21 dias de Trip. Além de ajudar quem está começando, com esse post tenho a intenção de receber o máximo de críticas sobre os diversos aspectos da viagem e sugestões (duração nas cidades, deslocamentos, lugares próximos, etc), se você tiver uma única dica ou dúvida sobre algo, por favor, não hesite em compartilhar. Com isso melhoro minha programação e, de tabela, muita gente é ajudada.

 

02/jul Chegada em ROMA, 12:00 ------------------- [Air France]

03/jul ROMA

04/jul ROMA

05/jul ROMA

06/jul ROMA

07/jul ROMA --> FLORENÇA -------------------------- [TREM]

08/jul FLORENÇA

09/jul FLORENÇA --> MUNIQUE ------------------ [TREM NOTURNO]

10/jul MUNIQUE

11/jul MUNIQUE

12/jul MUNIQUE

13/jul MUNIQUE --> VIENA -------------------------- [TREM]

14/jul VIENA (Day-Trip Bratislava) --------------------- [TREM]

15/jul VIENA

16/jul VIENA --> BUDAPESTE ------------------------ [TREM]

17/jul BUDAPESTE

18/jul BUDAPESTE --> MOSCOW --------------------- [AVIÃO]

19/jul MOSCOU

20/jul MOSCOU

21/jul MOSCOU

22/jul MOSCOU

23/jul (MOSCOU --> TERESINA), 19:45 ------------- [Air France]

 

Hospedagens (Previsão):

ROMA: Alessandro Palace's

FLORENÇA: Archi Rossi Hostel

MUNIQUE: Wombats

VIENA: Wombats - The lounge

BUDAPESTE: Wombats

MOSCOU: Casa de um velho amigo.

 

Lugares:

ROMA: Vou ao Vaticano, estou buscando se um dia inteiro já é suficiente, inclusive com a visita a necrópole.

FLORENÇA: Vendo a possibilidade de ir a PISA meio-período, se compensaria diante do tempo que tenho em Florença ou se isso me tomaria um dia todo (são 80 Km).

MUNIQUE: Dentre Dachau, Salzburg, Fussen e Innsbruck, estou escolhendo 3 para ir, a dúvida maior está entre qual dos dois últimos.

VIENA: Se viável, quero fazer uma day-trip a Bratislava, mas fico no receio de não compensar a correria.

BUDAPESTE: Chateado porque só há péssimas opções de horários de vôo para Moscou, rs.

MOSCOU: Na maior parte, programação da família do meu amigo.

 

Transportes:

Até tenho algumas dúvidas sobre trens regionais nos arredores de munique, no site da Trenitalia achei meio estranhas as opções na compra da viagem noturna (florença->munique), ainda não sei sobre a day-trip pra Bratislava etc, mas enfim, essas informações técnicas posso conseguir fácil lendo alguns posts e tenho até abril para isso, que é quando completam 90 dias de antecedência, no meu estilo de viagem, lugares bem definidos e sem alterações em cima da hora, acho importante comprar os tickets tão logo liberem no site, já que não acho "passes de trem" interessantes no meu caso.

 

Abraço a todos, aguardo as críticas, (quem tiver pensando em fazer algo parecido, pode perguntar também).

 

Daniel Brito

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Um dos meus arrependimentos é não ter explorado melhor a Toscana. Com 2 noites em Florença, você verá a cidade e alguma coisa ao redor, deixando muita coisa legal para trás.

 

Também não acho boa ideia ficar apenas 2 noites em Budapeste. A cidade se divide em duas, sendo um lado bem maior do que o outro. Há relatos no fórum de quem tenha feito com essa divisão, mas dá para notar que foi bem superficial.

 

1 dia para o Vaticano é suficiente, incluindo a necrópole. Eu fiz necrópole, Basílica, subida à cúpula, museu do Vaticano. Fiquei muito cansado, mas não dividiria a visita em duas.

 

Pisa te tomará meio dia, nem mais, nem menos. É basicamente o deslocamento do trem, andar da estação até a Piazza dei Miracoli, passar um tempinho lá e voltar. Com 1 dia inteiro você vÊ bastante coisa em Florença, pois a cidade é compacta. Porém, certamente ficará alguma coisa de fora, especialmente se você quiser visitar museus.

 

O que você selecionou dos arredores de Munique é como escolher entre laranja, banana, mamão e melancia. Tudo diferente. Eu diria que Salzburg e Füssen são experiências mais únicas, pois campo de concentração você vê em outros lugares e Innsbruck é, na opinião de muita gente, uma dentre várias cidades alpinas. Para o meu gosto, a ordem seria Salzburg - Füssen - Dachau - Innsbruck, pois gosto de belezas naturais, boa arquitetura e história.

 

A opinião da grande maioria é que Bratislava não vale a pena, mas naturalmente há exceções. Minha política é não apostar nas exceções a menos que eu tenha tempo de sobra, o que não parece ser o seu caso.

 

Para os arredores de Munique, jogue "Bayern Ticket" no Google e entenda como funciona. É o ticket que você deverá utilizar, inclusive para ir até Salzburg (mas não vale até Innsbruck).

 

VocÊ achou as opções de Florença a Munique estranhas na Trenitalia porque os trens aparecem na busca 3 meses antes. Faltam 4 para a sua viagem.

 

Minha opinião - eu deixaria de ir a Budapeste, redistribuiria os dias no roteiro e seguiria para Moscou. Creio que a oferta de vôos a partir de Viena seja maior.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Marcos fera, obrigado pela disposição em ajudar batendo em todos os pontos, você me deixou balançado porque bateu exatamente na minha dúvida, estou seriamente inclinado a abrir mão de Budapeste, pois saindo de Viena tenho vôos mais baratos, cias aéreas mais seguras e chegando em Moscou sem ser na madrugada, quanto a essa minha proposta de 2 noites em Florença até vai contra meu próprio princípio de passar, no mínimo três noite quando a cidade (região) for pelo menos razoavelmente grande e interessante. Mas pensando em horários, vou pegar um trem pela manhã de domingo em Roma e no máximo 11:00 estarei dentro do meu hostel em Florença, na segunda posso passar meio-período em PISA, ainda terei meio-período em Florença e na terça-feira tenho um dia completo na cidade já que meu trem noturno partiria para Munique só aprox 22h, aí já acho que para mim, que não ia viajar por lá, temo se não seria muito tempo mais um dia completo (talvez seja absurdo mas conheço pouco a região, o que acham? Pq quanto a região da toscana, talvez até me arrependa quando estiver lá, mas aqui, ainda de de longe, fico um pouco receioso de passar tanto tempo naquela região sozinho, se não seria ela o caso de um "rota romântica demais" rsrs, então ainda não me atrai alugar um carro e percorrer algumas daquelas certamente belas cidadezinhas, talvez acompanhado em outra ocasião. Então eu teria que redistribuir esses dois dias de Budapeste se optar mesmo por retirá-la, o que estou tendencioso.

 

2-Depois quero sua sugestão e de quem já foi sobre que horário seria interessante reservar a necrópole, levando em conta a logística, já que não sei as distâncias e o que vem primeiro no percurso a partir de onde eu chego até a última coisa por lá...

 

3-Quanto a Innsbruck, dentre as quatro cidades, sua sugestão coincidiu com a minha, talvez deixe numa outra ocasião para esquiar.

 

4-Eu estava simulando para datas mais próxima, realmente não consegui, mas aí fui no site da Bahn, está tudo muito claro e fácil, 59 euros o colchete na cabine p/6 e 69 euros na cabine p/4 pessoas. De florença para Munique (22h-06h30)

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Acho que você pode ter razão quanto a Florença. Só mesmo lá pra saber, mas esse tipo de decisão, no seu estilo de viagem, já tem que ser tomado agora. Como a Europa é muito grande, opções não faltam.

 

Uma delas seria ver algo mais na Russia. Será que não há mais nada que te interesse além de Moscou ? Eu pensaria em aproveitar o trabalho que terá pra chegar até lá (imigração extra, grana, tempo, etc) e conhecer um pouco mais do país.

 

Se achar que o tempo sobrou, uma opção seria combinar Pisa com Lucca. Lucca é bem pertinho e agrada bastante aqui no fórum. A principal atividade lá é pedalar, a cidade é cheia de bicicletas.

 

Olha, no final do passeio da Necrópole você já sai dentro da Basílica de São Pedro, o que te poupa filas pra entrar. Então eu não deixaria para fazer muito tarde. Outro aspecto é que a Basílica fica um pouco distante da entrada do Museu do Vaticano. Então é mais ou menos coisa pra deixar um período para Necrópole + Basílica (e a cúpula, se te interessar) e outro período pro Museu.

 

Qual período ? Nós fizemos Necrópole + Basílica de manhã e o museu de tarde. Como ponto positivo, subimos a já cansativa cúpula relativamente descansados. Já a Letícia, aqui do fórum, fez o oposto e disse que pegou um belo pôr do sol na cúpula. Creio que ela tenha muito mais disposição do que a gente, pois só de imaginar subir a cúpula após andar no enorme museu do Vaticano pela manhã. Então aí é com você, avalie qual estratégia parece mais interessante. Acho que o importante mesmo é não deixar a visita à cúpula tarde demais, pra dar tempo de aproveitar a Basílica depois, que é belíssima.

 

Quanto a Innsbruck, um ponto positivo que esqueci de destacar é que fica no meio do caminho entre Florença e Munique (ao menos teoricamente, tem que ver o trem que você vai pegar). Os trens de alta velocidade internacionais ou interestaduais na Trenitalia são o Eurocity, Frecciarossa e Frecciabianca.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

ROMA

Você pegará um calor danado indo a Roma em Julho. Eu estive lá em Junho/2012 (Na volta do Egito) e o calor foi considerável.

DICA QUENTÍSSIMA: Verifique no site dos Museus do Vaticano

http://mv.vatican.va/3_EN/pages/z-Info/MV_Info_Orari.html

se a visitação noturna ainda estará disponível.

Em caso afirmativo, COMPRE SEU INGRESSO PELA INTERNET porque esgota rapidamente. Visitar os museus depois das 19 horas te ganha quase um dia em Roma.

Assim, de manhã você vai ao Pantheon, Castel Sant'Angelo, Vaticano e deixa os museus para o final do dia

(ainda claro, anoitece bem tarde nesta época).

leve em consideração a grande possibilidade de uma greve nos meios de transporte (em todas as viagens peguei uma), na última percorri toda a Roma a pé...

 

FIRENZE X PISA

Visitar Pisa realmente é jogo rápido. Apesar de ter um casario bonito o quente mesmo é a Praça com a Igreja, o batistério e a torre.

Casario bacana você deixa para ver em Firenze.

Link para o comentário
  • Colaboradores

DeBau, mano valeu pela dica dos horários, já favoritei.

 

Adriano e Marcos, Para ser bem sincero, eu não tinha muito interesse em ir a Russia (Moscou e St Petersburg) antes de ir a outros destino prioridades como o interior de alguns países, a ásia, (tailândia), etc, é a questão da amizade mesmo, tô indo visitar um amigão que joga bola lá, não vou ter despesa alguma, até um motorista me esperando no aeroporto vai ter, muito menos comida e hospedagem e a distância não será problema se eu sair de Viena por exemplo, onde o vôo é direto, estou quase excluindo Budapeste do roteiro por isso, ficando a seguinte situação

 

02/jul Chegada em ROMA, 12:00 ------------------- [Air France]

03/jul ROMA

04/jul ROMA

05/jul ROMA

06/jul ROMA

07/jul ROMA --> FLORENÇA -------------------------- [TREM]

08/jul FLORENÇA

09/jul FLORENÇA --> MUNIQUE ------------------ [TREM NOTURNO]

10/jul MUNIQUE

11/jul MUNIQUE

12/jul MUNIQUE

13/jul MUNIQUE --> [ABERTO] ------------------------ [TREM]

14/jul [ABERTO]

15/jul [ABERTO] --> VIENA --------------------------- [TREM]

16/jul VIENA(Day-Trip Bratislava) --------------------- [TREM]

17/jul VIENA

18/jul VIENA --> MOSCOU --------------------------- [AVIÃO]

19/jul MOSCOU

20/jul MOSCOU

21/jul MOSCOU

22/jul MOSCOU

23/jul (MOSCOU --> TERESINA), 19:45 ------------- [Air France]

 

Esses dois dias em aberto obviamente podem ser usados antes de munique ou florença, mas como eu disse e o Adriano observou, eu não queria ficar muito tempo sozinho em cidades aparentemente calmas e românticas como a região da toscana, talvez seja impressão errada e o clima e os albergues lá até sejam bem interativos, mas é a impressão de quem nunca foi que eu tenho. Sei que essa parte da brecha no roteiro tem que partir de mim, decidir onde quero ir, mas logisticamente falando, não vejo opções adequadas. (Lembrando que a passagem de ida por roma e volta por moscou já estão compradas).

Link para o comentário
  • Membros

Hmm, com esses dias livres entre Munique e Vienna... seria legal você colocar Salzburg... Tiraria ela como opção de visita partindo de Munique e usaria ela de base no lugar de Budapest.

 

Salzburg é uma cidade pequena até (1 dia e meio é suficiente para entrar nas igrejas, se perder nas vielas, subir a Hohensalzburg e o parque do outro lado do Rio, andar pelos jardins do Mirabel Schloss e provar o chocolate do Mozart :P). Mas o interessante de Salzburg é a possibilidade de bate voltas a serem feitos a partir de lá. Hallstatt, Werfen e Konigssee são os mais interessantes...

 

Se gostar, no meu relato de viagem que eestá incluído na minha assinatura, vai ver que passei por Fussen, Salzburg, Hallstatt e tentei ir em Konigssee (fechado por risco de tempestade naqueles dias ¬¬). Dá uma olhada lá, e caso te agrade talvez se torne uma opção legal a ser incluída no seu roteiro para preencher o vazio deixado por Budapeste :D

 

Quanto a Bratislava, eu acho que aproveitaria mais se tivesse passado os 3 dias inteiros em Vienna, mas acontece kkk. As vezes você acha Bratislava muito melhor do que Viena...questão de gosto mesmo ^^

Link para o comentário
  • Colaboradores

Valeu pelas considerações johnson, já estou lendo teu relato... Abaixo segue meu roteiro como está até agora, já estou meio receioso se não está muito tempo em Munique, mas creio que não pq são muitas cidades pertos para day-trips, enfim, gostei da tua dica de usar Salzburg como base mas como estou sozinho, fico pensando se não devo optar pela cidade maior, com fama de mais animada ao menos para passar a noite, tentar conhecer a galera, ainda assim não sei se munique é isso tudo, imagine as outras... =/

Estou procurando então informações para saber o que fazer por lá nesse último dia em munique, já que vou passar o primeiro dia apenas na cidade e que Dachau não é tão longe, acho que deve fazer uma outra day-trip nesse ultimo dia... só me veio a cabeça Innsbruck até agora, mas não sei se valeria a pena no verão.

 

02/jul Chegada em ROMA, 12:00

03/jul ROMA

04/jul ROMA

05/jul ROMA

06/jul ROMA

07/jul ROMA --> FLORENÇA TREM

08/jul FLORENÇA

09/jul FLORENÇA --> MUNIQUE TREM NOTURNO

10/jul MUNIQUE (Chegada bem cedo pela manhã)

11/jul MUNIQUE (Dachau)

12/jul MUNIQUE (Fusen)

13/jul MUNIQUE (A Decidir - Innsbruck)

14/jul MUNIQUE --> SALZBURGO TREM 08:27 to 10:09

15/jul SALZBURGO --> VIENA TREM 08:02 to 10:24

16/jul VIENA (Day-Trip Bratislava)

17/jul VIENA

18/jul VIENA --> MOSCOW AVIÃO 12:40 to 17:25

19/jul MOSCOW

20/jul MOSCOW

21/jul MOSCOW

22/jul MOSCOW

23/jul (MOSCOW --> RIO), 19:45 Air France

 

Grato pela atenção.

Link para o comentário
  • Membros

Realmente... A Áustria é assim... tu vai olhar para os lados e falar: "Só tem velho aqui!!". rsrsrs

 

Mas, em Salzburg mesmo, na beira do Rio, do lado mais antigo da cidade, acompanhando o fluxo do rio Alzach depois da Ponte Principal, tu vai encontrar uns 4 pubs que ficam bem movimentados depois das 21:00 (O'Malleys me pareceu o melhor deles) praticamente colados uns nos outros.

 

O único porém é que as pessoas na Áustria fumam DEMAIS, e se tu não curtir muito o fumacê todo qualquer balada/pub que tu for vai diminuir sua expectativa de vida e umas 3semanas só de inalaar a fumaça dos austríacos... O que é uma pena, pois as austríacas são coisa de outro mundo :P.

 

Mas eu te entendo, passei 2 noites em Fussen e quase surtei porque eu era o único na Rua hahahahaha

Por um outro lado foi bom pois eu pude descansar muito bem do jetlag e do fato de ter praticamente virado 2 dias seguidos (noite no aviao + stopover de um dia inteiro em Amsterdã antes de seguir para Praga e pegar onibus as 6 da manhã para Ir à Alemanha)

Link para o comentário
  • Membros

Confirmo o que o fejohnson falou sobre o pessoal na Áustrai fumar demais. No meu primeiro dia em Viena, fui a um simples restaurante onde o fumo era liberado (o horror, o horror!). Resultado: meu casaco, minha blusa e meu cabelo ficaram com aquele odor insuportável de cigarro. Tive de chegar no hotel e lavar o cabelo, pois não ia conseguir dormir com aquele cheiro em mim! Lavei a blusa e enchi meu casaco de perfume... Putz, era só um restaurante, imaginem uma balada!!

 

 

Daniel, sobre viajar sozinho e lugares ditos "românticos": minha dica é "vá com tudo, mesmo sozinho"! Imagina se eu ia esperar o dia de são nunca para encontrar a cara metade para conhecer certos lugares! Eu tenho em mim que essa história de "cidade X ou região Y é romântica e vale mesmo a pena se for a dois" è o maior mito. Todos os lugares podem ser muito bem aproveitados indo sozinho ou acompanhado, basta a tua curiosidade! E você indo na alta temporada e ficando em hostels provavelmente não vai ficar sozinho,

Vai ter companhia boa e animada, certamente!

 

Eu viajo sozinha para cidades ditas românticas como Paris, Florença, Viena, etc e não estou nem aí, hehe!

 

Abs,

 

Cris K

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...