Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Versalhes - Guia de Informações


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[info][align=justify]Este tópico é um Guia de Versalhes que está sendo construido com informações de viagens realizadas pela equipe do site e também com informações de usuários que foram postadas nos fóruns relacionados ao tema aqui no Mochileiros.com. Os vídeos foram selecionados dos sites Youtube e Google Vídeo e servem apenas para ilustrar o guia. Este guia é atualizado periodicamente.

 

O Mochileiros.com é uma fonte gratuita de informações para viajantes de língua portuguesa e a contribuição de todos os membros é muito importante.

 

Veja como contribuir com o Guia de Versalhes:

Faça perguntas ou deixe suas dicas no Tópico: Versalhes - Perguntas e Respostas[/align][/info]

Link para o post
  • Membros de Honra

[align=justify][t1]Versalhes[/t1]

Versalhes é uma pequena cidade dentre as mais ricas nas proximidades de Paris, na Ile de France. Sua popularidade se deve principalmente ao seu Palácio Real construído pelo Rei Luis XIV.

Informações turísticas da cidade de Versalhes

Fotos: Paris Architecture

043-Versaillespanorama.jpg043-Parkversailles.jpg043-Trianon1.jpg043-Versailleshallofmirrors.jpg043-Versailles_bedroom.jpg043-VersaillesCourHonneur.jpg

 

 

[picturethis=http://img104.imageshack.us/img104/6518/treatyofversaillessigniuz1.jpg 435 320 Assinatura do Tratado de Versalhes][t1]História[/t1]

Quem não matou as aulas de história já ouviu falar bastante de Versalhes. O Palácio de Versalhes tem papel de destaque não só na história francesa mas na de todo o mundo.

Versalhes era uma pequena vila que existia desde a época medieval. A pequena cidade começou a ganhar importância quando no século XVII o Rei Luis XIII decidiu construir lá um castelo para suas caçadas e, durante os anos seguintes, o castelo foi expandido e a cidade também cresceu. Seu filho, o Rei Luis XIV, decidiu deixar Paris e se estabeleceu permanentemente em Versalhes, juntamente com sua corte, e Versalhes tornou-se capital do reino mais importante da Europa na época. No século XVIII Versalhes figurava como uma das maiores cidades européias.

A cidade de Versalhes foi um dos berços da Revolução Francesa. O castelo foi invadido e a família real foi obrigada a mudar-se para Paris. Napoleão chegou a passar uma noite no castelo antes de ele ser completamente abandonado e transformado em um museu nacional em 1837.

Versalhes voltou a chamar atenção em 1870, após a Guerra Franco-Prussiana, quando os alemães vitoriosos coraram o Rei da Prússia, Wilhelm I, Imperador da Alemanha, na galeria dos espelhos do palácio. No mesmo ano, após a insurreição da Comuna de Paris, Versalhes voltou a ser capital, em uma tentativa dos governantes de evitar o “espírito revolucionário” de Paris, e assim permaneceu até novembro de 1879, quando a monarquia foi derrubada.

Em 1919 Versalhes participou de um dos momentos mais importantes da história mundial. Lá foi assinado o Tratado de Versalhes, que dava fim a Primeira Guerra Mundial. Os termos do tratado arruinaram a já derrotada Alemanha, abrindo espaço para a ascensão do Nazismo e o começo da Segunda Guerra Mundial. Na ocasião também foi criada a Liga das Nações, o embrião da Organização das Nações Unidas (ONU).

Atualmente Versalhes faz parte do subúrbio chique de Paris. A cidade é voltada principalmente para prestação de serviços e é também um importante centro militar.

Foto: Cerimônia de assinatura do Tratado de Versalhes, na Galeria dos Espelhos do palácio de Versalhes.[/picturethis][/align]

Link para o post
  • Membros de Honra

[align=justify][t1]Palácio de Versalhes[/t1]

http://www.chateauversailles.fr

 

O território do Palácio de Versalhes pode ser dividido em 3 áreas: o Castelo, o Trianon e o Jardim.

 

[t3]Castelo[/t3]

Alguns aposentos com destaque:

 

Grande Apartamento do Rei

O salão principal é dedicado ao Sol, o símbolo do Rei, e os outros, chamados Vênus, Diana, Marte, Mercúrio e Apolo, foram cada um deles feito em homenagem a um corpo celestial. Há também uma outra sala dedicada ao herói mitológico Hércules.

 

[picturethis=http://img299.imageshack.us/img299/9008/galeriadosespelhosversakm6.jpg 169 210 Galeria dos Espelhos]Galeria dos Espelhos

Este salão é a principal obra prima do palácio. O teto é adornado com pinturas que retratam os feitos de Luis XIV em seu reinado. As janelas com vista para o jardim são pareadas com espelhos na parede oposta. Em uma das pontas do salão está o Salaão da Guerra, e na outra o Salão da Paz.

Foto: Galeria dos Espelhos, Chateau de Versailles[/picturethis]

 

[picturethis2=http://img91.imageshack.us/img91/4176/capelarealversalhesra9.jpg 181 236 Capela Real]Capela Real

Dedicada a São Luis (que foi Luis IX, Rei da França na época das Cruzadas). A capela possui uma tribuna no mesmo nível dos aposentos reais, com vista superior da nave, onde todos os dias a família real assistia a missa.

Foto: Capela Real, Chateau de Versailles[/picturethis2]

 

 

[picturethis2=http://www.chateauversailles.fr/images/Trianon-Z.jpg 225 183 Grand Trianon][picturethis=http://www.chateauversailles.fr/images/petittrianon-Z.jpg 225 183 Petit Trianon][t3]Trianon[/t3]

O Trianon é a parte do palácio reservada ao convívio familiar dos reis. O charme do Trianon é a decoração floral, em madeira, pinturas e arranjos, alem é claro das vistas para os jardins. No Trianon também estão a casa da rainha e a fazenda.

Fotos: À esquerda o Pequeno Trianon e à direita o Grande Trianon, Chateau de Versailles[/picturethis][/picturethis2]

 

 

[t3]Jardim[/t3]

O eixo principal do jardim é ilustrado com a história do Deus grego Apolo. Deste eixo partem outros caminhos, sempre de maneira simétrica, cercados por flores e árvores. A paisagem muda a cada curva no caminho, com novas fontes, estátuas e arbustos.

Foto: Jardim de Verslhes, Paris Architecture

043-Parkversailles.jpg[/align]

Link para o post
  • Membros de Honra

[align=justify][t1]Como chegar a Versalhes[/t1]

 

[t3]De trem[/t3]

Há 5 estações de trem em Versalhes. A mais próxima ao Palácio de Versalhes é a Gare Rive Gauche, localizada no centro histórico da cidade. De lá, uma curta caminhada leva ao Palácio. Mas fique atento, pois dependendo da sua estação de origem sua viagem pode terminar em uma das outras estações.

A cidade fica na zona 4 do RER, e a conexão com Paris é pela linha C, levando em torno de 40 minutos. O RER C na direção Versailles Rive Gauche te leva à estação de mesmo nome, enquanto o Saint-Quentin-en-Yvelines para na estação Chantiers.

Pelo SNCF, há trens de Paris Montparnasse para Versailles Chantiers, ou de Paris Saint Lazare para Versailles Rive Droit.

plan_gare.jpg

 

[t3]De carro[/t3]

Rodovia A13 em direção a Rouen. Saída Versailles-Château. Estacionamento na Place d’Armes.[/align]

Link para o post
  • 6 anos depois...
  • Membros de Honra

O RER C não passa pela estação de Montparnasse, você tem que pegar o metrô até algumas das estações por onde o RER C passe, ao pegar o primeiro metrô compre separado um ticket direto para Versailles Chateau ( Rive Gauche), o ticket normal do metrô não vale, e não jogue o ticket fora, você vai precisar dele para passar nas catracas do RER C.

 

Mais detalhes você pode obter no site do metrô de Paris (http://www.vianavigo.com/)

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...