Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

Vi algumas perguntas aqui sobre recomendação de hotel/pousada/albergue na selva... Quando fui a primeira vez fiquei no Mirante do Gavião em Novo Airão e AMEI a minha experiência lá, mas acho válido pontuar que foi um dos hotéis mais caros da vida hahahah

 

Alguns meses depois organizei uma viagem de voluntariado na Amazônia para ajudarmos no desenvolvimento de algumas comunidades ribeirinhas. Foi uma maneira de vivenciar a Amazônia de uma perspectiva mais realista (e mais barata): dormindo em um barco regional no meio da floresta e conhecendo profundamente a população ribeirinha. Amamos tanto a experiência, que estamos planejando a próxima viagem pro segundo semestre. Estamos avaliando as preferências dos interessados através desse questionário: https://goo.gl/forms/0RnHdBeh6QcZXz7w2

 

Uma outra alternativa para vivenciar a Amazônia de verdade e estando imerso à natureza, é se hospedando em uma comunidade ribeirinha. Nesse projeto voluntário conheci uma família de ribeirinhos que queria mudar a realidade da comunidade através do turismo. Por isso, decidi ajudá-los promovendo o turismo em São Thomé através da Braziliando (www.facebook.com/braziliando). A ideia é que as pessoas possam vivenciar a Amazônia dormindo na casa deles, comendo a comida regional preparada pela família, fazendo os passeios com os nativos. O lugar é simplesmente incrível! Se tiverem interesse em conhecer mais da população local e dessa região especial, me avisem :)

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá colegas! Final do ano pretendo ficar duas semanas na capital amazonense. Porém, tal como em outras viagens, busco conhecer a cidade onde vive a população local, fujo das atrações feitas para turistas. O que os colegas manauaras me sugerem, como feiras mais populares, bairros característicos, lanchonetes/comidas que as pessoas comem no dia-dia, locais peculiares que somente as pessoas comuns daí costumam ir??

Link para o comentário
  • Colaboradores

Bom dia Adam.

Como Manauara, vou ver se te dou uma luz.

Manaus é uma pequena metrópole (desde a criação de trocentos bairros originados das famosas "invasões", que tá virando uma prática cada vez mais comum, a cidade tem engordado bastante nesses últimos anos), que basicamente possui quatro grandes zonas: Zona Sul/centro sul (a melhor zona em termos de proximidade com o Centro comercial da cidade, também no sul, e os shoppings mais conhecidos), Zona Leste ( famosa por reunir o povão, ali o comércio tradicional como feirinhas e camelôs é bem forte, mas tem uma certa reputação negativa pela questão da violência), Zona Norte (não há muito o que ver ali, são bairros mais recentes e afastados, também possuem reputação de periferia, não sou eu que estou falando, é o senso comum), e a Zona Oeste (São Bairros também próximos aos limites da cidade, Nele estão inclusos a ponta negra, cartão postal da cidade, e tarumã, região onde é possível achar alguns balneários).

Se fores ficar fixo em algum lugar, recomendo fortemente algum bairro na Zona Sul/Centro sul, pq de lá o transporte é fácil para as demais localidades. Tem muita opção de ônibus, e agora Uber. Bairros como Cachoeirinha, Educandos, Praça 14 ou Japiim são boas opções. E é onde a criminalidade não é tão pesada, ainda (estamos tendo uma crise de segurança pública, e isso vale para todas as zonas da cidade, mas enfatizei as zonas leste e norte por serem consideradas "zonas vermelhas"). Existem feiras populares geralmente nos finais de semana, no centro mesmo tem a feirinha da Eduardo Ribeiro aos domingos, onde vc pode encontrar culinária, artesanatos e livros a preços variados. Tem feira popular em quase todos os bairros, onde vc pode abastecer seu hortifruti, comprar uma boa goma de tapioca (lanche típico daqui), e se abastecer com polpas e frutas comuns do amazonense, como tucumã, pupunha, cupuaçu, açaí......farinha é cultural do norte, um prato pode ficar sem proteína, mas sem farinha é sacanagem, hahaha. E também as feiras daqui são ricas em peixe, se vc não tiver o costume, já pode conhecer algo diferenciado, tambaqui, pirarucu, pacu, sardinha, jaraqui, matrinxã (particularmente matrinxã assada é TOP DOS TOP hahaha =D), tucunaré, surubim, piranha....a feira da manaus moderna, no centro, é uma boa pedida, para vc ter uma noção da vida do caboclo. E de lá saem os barcos para diversas localidades do interior, caso vc pense em ir para outro local do norte, como Pará.

Lanche não falta na cidade, basicamente amazonense vive de x-salada, pizza, hot-dog (que a gente chama de kikão), e agora sushi (temakeria brota que nem planta na cidade), mas tem outras opções como churrascaria, restaurante de frutos do mar (com ênfase na praça do caranguejo no bairro eldorado, próximo ao amazonas shopping, ali é muito visitado pela quantidade de bares e transmissão de jogos e lutas). Agora se quer comer lanche realmente caboquinho, vc pode ir em lanches mais requintados e pedir x-caboquinho (sanduíche de tucumã, queijo e banana), ou uma tapioca recheada. Também dá pra encontrar cuscuz, pé de moleque, pastelzinho de feira....

Manaus tem e ao mesmo tempo não tem muita coisa pra fazer, aí vai da criatividade da pessoa. Bar, casa noturna, rock chopp, "casa das primas" (ah vá, também é opção), praças (com ênfase no jefferson Peres e bilhares), shoppings (toda zona tem seu shopping), museus, comércio, banhos (recomendo fortemente você tentar ir à presidente figueiredo, município vizinho, tem muito banho legal ali), praias de rio (praia da lua, tupé, paricatuba, castanho, japonês...).

No site do tripadvisor tem quase todas as opções comuns ao manauara do que fazer. Sei que vc quer algo mais diferenciado, mas veja bem, as opções que temos são as "populares", pq o que nós gostamos a pessoa que visita também gosta, e até mais (penso que manauara é um povo desinteressado, em boa parte, na história e nos aspectos ambientais da terrinha, vc vê mais gringo visitando o museu do seringal e a reserva ducke/bosque da ciência, por exemplo, do que Manauara em si). Espero que possa elaborar um bom  roteiro a partir daí.

  • Gostei! 4
Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores
Em 15/12/2017 em 14:22, Sofia S disse:

Pessoal,

 

desejo ir conhecer a cidade e de quebra rever uma pessoa na cidade de Manaus, porém o período que tenho disponível é a 2 quinzena de março. Li que essa época chove muito na cidade. Vcs acham que é possível passear e conhecer a cidade nessa época ou é chuva 24hs por dia? 

Abs,

Sofia

 

Então, é possível conhecer sim, mesmo com chuva. Manaus é uma cidade razoavelmente pequena (para turismo), a maioria dos pontos badalados são próximos uns dos outros (se vc tiver de carro). 24 horas de chuva como vc falou é raro, o que ocorre muito é chuva em zonas isoladas, é mais fácil vc reclamar do calor, rs.

 

vc conhecendo o Centro Histórico e os pontos turísticos, visitando os shoppings, a praia da ponta negra e os pontos naturais (zoológico do CIGS, reserva ducke e bosque da ciência), já vai ter o principal.

Link para o comentário
  • Silnei changed the title to Manaus
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Poxa cara, não há como agradecer seu espetacular post sobre Manaus!!! Suas informações foram pontuais, mas escritas de maneira cuidadosa e bem humorada. Me deram a exata noção que buscava e agora já posso ir pesquisando os itens que mencionou separadamente. Muitíssimo obrigado mesmo, Stanlley, achei que não teria resposta, pois sabia que a pergunta era incomum. A data da viagem mudou pra junho (passagem já comprada numa super promoção: 240 reais num voo direto Rio-Manaus). 

A questão da violência, tão comentada pelo senso comum (como você sabiamente destaca) é muito relativa. Já morei em favela no Rio, assim como fiquei hospedado por algumas semanas em bairros pobres de Buenos Aires e Assunção - nunca me senti paranoico nesses lugares, do mesmo jeito que sentia quando via televisão (e não estava nesses locais)... Nos subúrbios é onde conheço, de fato, a cultura local que pode não ser tão cheirosa ou "bonita" como nos shoppings (todos idênticos no mundo inteiro). Sempre há riscos, em qualquer lugar há... Mas há também um fator nesse lance da violência/segurança que depende da postura e do olhar do viajante sobre o diferente.

Inicialmente devo ficar pelo centro-sul mesmo, já que dinamiza o transporte pela metrópole. Um domingo será reservado para a feira da Eduardo Ribeiro, certamente terá goma boa pra fazer tapioca. Aqui no sudeste, nos últimos anos, encontramos tanto a goma em supermercados, quanto o lanche de tapioca, feito na hora em carrinhos na rua ou lanchonetes. Infelizmente, as gomas daqui (especialmente as do supermercado) tem qualidade inferior à nordestina, que é de onde trago a minha. Não faço ideia do que seja tucumã, nem pupunha, mas não vou jogar no google pra antecipar, quero descobrir in loco! O lance da farinha sei bem como é, talvez porque no nordeste seja um item culinário muito importante, ainda que no sudeste também seja frequente seu consumo, principalmente como ingrediente básico em farofas. Então, cara, os peixes de água doce!! Isso será muito curioso, pois imagino que sejam muitos e preparados de diversas formas - esse matrinxã assado é o primeiro da lista, se a pouca grana permitir...

Hahaha, tive que rir aqui você dizendo sobre "a casa das primas" ser também uma opção, hahaha 

Me pareceu importantíssima essa dica do município de Presidente Figueiredo e as praias de rio. Tinha feito algumas pesquisas antes e não tinha encontrado nenhuma menção sobre essa cidade.

Não somente o manauara, acho que o brasileiro, de maneira geral, não se liga em questões históricas ou conhecimento geográfico/ambiental, apesar de eu gostar. Mas a informação histórica dum folheto/livro ou uma visita ao museu é bacana, porém é algo meio artificial, apenas uma representação idealizada das coisas, dos lugares. Por isso que sempre reservo tempo pra me aventurar pelo cotidiano das pessoas comuns dos lugares onde mochilo que é quando mais percebo sobre as peculiaridades da cultura local.

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Aproveitando o ensejo, deixo a sugestão aos colegas do site dum programa francês no qual um mochileiro anda pelas ruas de várias metrópoles/cidades/vilarejos do mundo pedindo aleatoriamente às pessoas se ele pode dormir na casa delas. Situações inusitadas e lugares totalmente fora dos estereótipos que usualmente temos dos países.

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Colaboradores

Bom dia rapaz. Olha, Junho é uma época boa, está chovendo horrores aqui (influência do la niña do ano passado para cá, possivelmente), então talvez prejudicasse sua estadia, se tivesse vindo agora. Já estaremos na época seca, mas com os rios bem cheios, ainda.

Achei interessante o que escreveu sobre a violência, concordo, já andei muito em "áreas de zona vermelha" (quando saía com alguma moça da região), e nos meus anos, só tive um infeliz episódio, mas é aquele conselho que temos que dar para evitar que tenha dor de cabeça por aqui. O negócio tem ficado um pouco tenso em virtude da "guerra do tráfico" que tem se agravado por aqui, fora questões de má gestão que não preciso me aprofundar. Mas não se intimide, é só questão de conhecimento e cuidado msm.

Pois é, vi que vc terá muita coisa a conhecer por aqui, rs. Vai pesquisando as iguarias e frutos que são consumidos aqui, o povo de fora tem um pouco de "cara amarrada" em relação ao tucumã, mas quero acreditar que não será seu caso.

Quanto a Presidente Figueiredo, isso foi uma surpresa pq a cidade é uma das mais próximas daqui, e é uma referência em banhos, trilhas e afins (talvez eu deva adicionar um relato no fórum). Mas vale a pena vc pegar um carro e separar um final de semana lá.

Espero que goste quando vir.

  • Gostei! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...