Ir para conteúdo

Polônia - Guia de Informações


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[info]Este é o tópico guia sobre a Polônia.Estará em constante atualização, nele encontrará informações gerais sobre o país , suas cidades , locais interessantes , históricos , hospedagem e muito mais.O Mochileiros.com é uma fonte gratuita de informações e a sua contribuição é muito importante.

1) Se vc tem alguma dica ou dúvida Polônia Perguntas e Respostas

2) Escreva seu relato de viagem pela Polônia em Relatos de Viagem[/info]

 

 

[t1]Introdução[/t1]

 

[t3]Localização na Europa[/t3]

[map zoom=4]Poland/Polonia[/map]

 

bandeira-polonia-gr.jpg A Bandeira

 

[t3]Localização[/t3]

[align=justify]País da Europa Central , estando a Alemanha a oeste, a República Checa e a Eslováquia ao sul, a Ucrânia e a Bielorrússia a leste, e a Lituânia e o enclave russo de Kaliningrado ao norte. É banhada pelo mar Báltico ao norte. Fronteira marítima com a Dinamarca e a Suécia. Sua superfície total é de 312.683 km², o que a torna o 68º maior país do mundo. Sua população é de mais de 38,5 milhões de habitantes, concentrados principalmente em grandes cidades como Cracóvia e a capital Varsóvia.Sua moeda é o Zloty , a voltagem 230W/50hz a tomada brasileira não entra mas é só vc trazer junto um benjamin(T), o DDI é 48 .[/align]

[t3]Dados Gerais[/t3]

[align=justify]O primeiro estado polonês foi criado em 966, com um território muito semelhante ao da moderna Polônia. Em 1025 torna –se reino e em 1569, fortaleceu uma longa associação com a Lituânia para criar a Comunidade Polonesa-Lituana findando em 1795.

A Polônia recuperou sua independência em 1918, após a Primeira Guerra Mundial, perdendo-a durante a Segunda Guerra Mundial ocupada então por tropas nazistas e soviéticas. Com o fim do conflito, emergiu como um país comunista, integrante do bloco sob controle da antiga União Soviética. Em 1989, o governo comunista foi derrubado e a Polônia inaugurou a fase informalmente conhecida como "Terceira República Polonesa". Ingressa como membro da UE em 1º de maio de 2004 . Sistema de governo república parlamentarista seu presidente Lech Aleksandro Kaczynski desde junho de 2005 com mandato de 5 anos.A moeda Zloty(PLN).[/align]

 

[t3]A Pré-História[/t3]

 

[align=justify]Os primeiros rastros humanos que foram encontrados nas margens dos rios Vistula e Oder datam de 100 mil anos AC.Os caçadores neandertais(homo sapiens neandertalis) faziam suas incursões nos territórios meridionais da Polönia atual.

Os primeiros restos de povoados humanos permantentes (homo sapiens sapiens)datam do período 8000 – 5500 AC.Nesse período os habitantes chegados de outras regiões estabeleceram seus povoados em torno da cultura do Danúbio.

Por causa de constantes invasões de tribos asiáticas os habitantes da região organizaram-se em grupos a fim de construir fortificações.Nas eras posteriores o país foi objeto de varias invasões :do leste tribos Sármatas , do oeste os Celtas e Alemães.Terrenos conquistados eram integrados pelos invasores .Terras polonesas eram cobiçadas também por mercadores apartir da era do âmbar.[/align]

 

[t3]A Fundação[/t3]

 

[align=justify]A Polônia é fundada em meados do séc X na dinastia Piast, convertida ao cristianismo pelo príncipe Mieszko a fim de elevar seu estado e país com apenas uma religião adquirindo assim uma supremacia para assuntos externos.O marco de origem da Polônia entretanto só acontece no ano de 966 como estado centralizado segundo o modelo criado na Europa cristã.

Os reinados de Mieszko e seu filho Boleslaw Chrobry (também chamado de O Bravo)marcam o período de ascenção política internacional, assistida pelas autoridades eclesiásticas o principado da Polônia cresceu , absorvendo a Pomerânia, a Polônia Menor e a Silésia, através de conquista militar , comercio , alianças e casamento .

As conquistas do período Piastiano são comparadas as conquistas do Império Romano.No ano M , o Imperador Otto III reconhece Boleslaus como principal aliando( no Congresso de Gniezno ) que propõe uma Europa unificada em âmbito de Estado Imperial e a Polônia como estado metropolitano independente bem como a coroação de Boleslaus como seu chefe maior.[/align]

 

[t3]Da Idade Média aos dias de hoje[/t3]

 

[align=justify]Duzentos anos de dinastia de Jagiellon( Vladislaus Jagiello) governou Polônia e Lituânia assim como a Boêmia e a Hungria tiveram monarca Jagiellon

Esta dinastia é marcada por guerras , conquistas e muitas derrotas até a recuperarem parte da Pomerânia próximo a Gdansk e acabando assim com a ordem Teutônica.

Entretanto este mesmo período é o de ascenção cultural , transformando a Polônia no centro do Renascensa.

Porém o país não estava longe de perigo maior que foi , décadas mais tarde , o domínio pelo Grão Ducado de Moscou em poder ascendente que nos próximos 500 anos seria seu principal algoz, A era Jagiellon não consegue salvar tãopouco a Hungria que cai nas mãos dos turcos nos próximos 200 anos, na ordem Otomana.

No século XVII, os suecos tomam o país. Contra eles unem-se austríacos, russos e dinamarqueses. A guerra arruína a Polônia e mata um terço da população. No fim do século XVIII, um movimento por reformas abre o Sejm à burguesia e reinstala a Monarquia hereditária. A aristocracia apela para a intervenção de tropas russas e prussianas. Os revolucionários são derrotados, e, em 1795, realiza-se a partilha da Polônia entre Rússia, Prussia e Áustria. O país só ressurge como Estado independente em 1918. Em 1939, no início da II Guerra Mundial, a Alemanha invade a Polônia pelo oeste e as tropas soviéticas ocupam a porção leste. Na região sob domínio nazista, que inclui Varsóvia, a enorme comunidade judaica é dizimada. Quando os alemães são derrotados, em 1945, a URSS impõe sua hegemonia: apesar de independente, a Polônia torna-se satélite soviético. Em 1956, após a morte do ditador soviético Josef Stálin, há uma relativa abertura do regime político polonês.

Em 1970, o aumento dos preços provoca uma onda de greves que derruba Gomulka, substituído por Edward Gierek. No final da década de 70, operários liderados por Lech Walesa reivindicam o direito à greve e à legalização do sindicato livre Solidariedade. A URSS concentra tropas na fronteira e coloca no poder o ministro da Defesa, general Wojciech Jaruzelski. Ele decreta lei marcial, torna o sindicato ilegal e prende seus dirigentes. O movimento de oposição persiste nos anos 80 e recebe o apoio do papa João Paulo II. Em 1988, Jaruzelski enfrenta nova onda de greves. Reconhece, então, o Solidariedade e convida o jornalista Tadeusz Mazowiecki, ligado à entidade, para formar um gabinete de coalizão. A Assembleia aprova um programa de desestatização e emendas à Constituição. Em Janeiro de 1990, o Partido Comunista se dissolve. Em Dezembro, Lech Walesa passa a ser o primeiro presidente eleito da Polônia.[/align]

[align=justify]Mesmo com toda esperança no então líder Lech Walesa a Polônia estava passando por uma das piores crises , com inflação chegando a 500% , o alto índice de desemprego , industria ineficiente e obsoleta baseada na agricultura.

O então minsitro da economia aplica o plano Balcerowicz, plano que apela para uma política liberal de preços internos , aumenta as importações,uma política salarial mais dura controlando o aspecto financeiro e as empresas, introduz também taxas de juros mais elevadas que a inflação transformando o Zloty em uma moeda convertível e estabilizando a sua taxa de câmbio com o dólar americano.O resultado dessas medidas estabilizou a economia e abriu as portas para o mundo.Reforma do sistema bancário , monetário e da política de créditos.Privatizações feitas e criação de mercado de trabalho incentivam à competitividade.Nos próximos anos introduziram o imposto sobre rendimento pessoal e o IVA Apartir de 1992 a inflação cai para 43% e de 1993 até 2001 caiu abaixo de 4%.

Estes êxitos econômicos consecutivos persuadiram os credores a reduzir a dívida externa do país em 50% propiciando a empresas ocidentais incrementar investimentos na Polônia.

Em 2004 entra para a União Européia que é hoje sua maior parceira comercial comprando cerca de 70% da produção industrial do país.[/align]

 

 

[creditos]Fonte:Órgão oficial de turismo da Polônia

Texto: Joyce Banditelli

Fotos: google fotos[/creditos]

Link para o comentário
  • Membros de Honra

[align=justify][t1]Aeroportos[/t1]

 

[info]Os Valores abaixo mencionados podem sofrer reajuste por parte das empresas , foram colocados apenas para uma base de gastos, é bom consultar os preços das passagens na época da viagem.[/info]

 

[t3]Varsóvia[/t3]

Aeroporto Frederic Chopin ,localizado à 10km do centro da cidade tem fácil acesso tanto de carro quanto de ônibus.

 

Ônibus:

Linha 175 diário de 04:50 às 23:00 parada na Estação ferroviária, tempo de viagem aproximados 25 minutos a estação fica à 5 minutos do centro

 

Linha 188 diário de 04:23 às 23:30 , parada Estação Politécnica , tempo de viagem , aproximados 22 minutos, segue para um subúrbio cerca de 5 km do centro.

 

Linha N32

Noturno funciona de 23:09 às 04:39 parada na Estação ferroviária , tempo de viagem aproximados 20 minutos

 

O preço do ônibus é o mesmo tanto diurno quanto noturno , para um percurso de até 20 minutos 2,00 Zl , 40 minutos 2,80 zl,60minutos 4,00Zl.

 

[t3]Cracóvia[/t3]

 

Aeroporto João Paulo II – Balice, localizado à 16 km do centro da cidade , acesso mais complicado de carro ,ruas estreitas e mal sinalizadas.

 

Ônibus

Linha 208 diário de 05:20 às 22:53 tempo de viagem até o centro aproximados 25 minutos

 

Linha 292 diário de 04:53 às 23:13 tempo de viagem 25 minutos

 

O preço é de 2,80 Zl só ida , comprando com o motorista custa 3,10Zl

 

Trem

Partida do Terminal 1 , das 04:24 às 23:24 , tempo de viagem até o centro 16 minutos

 

O preço é de 6Zl pode ser comprado dentro do trem[/align]

 

[creditos]Fonte:Aeroportos Frederic Chopin e João Paulo II

Texto: Joyce Banditelli[/creditos]

Link para o comentário
  • Membros de Honra

[info]Os valores e horários podem sofrer alterações .Confirme os valores e datas ao fazer a sua reserva.As compras podem ser feitas por internet com antecedência.[/info]

 

 

[t1]Distâncias[/t1]

 

[align=justify]Abaixo relação das principais cidades na Polônia com respectivas distâncias até a capital Varsóvia.

 

Gdansk: 345 km ao norte

Wroclaw: 342 km ao sudoeste

Cracóvia: 292 km ao sul

Zacopane: 400 km ao sul

Tarnow: 298 km ao sul

 

 

[t3]Gdansk - Varsóvia[/t3]

 

Trem: Diário

Média: 4 horas de viagem

Preço: 1ª Classe 137,00Zl - 2ª Classe 103,00Zl

 

Ônibus : Diário

Média: 6 horas de viagem

Preço: 50,00 Zl ADT - 35,00 Estudante /acima 65 anos

 

[t3]Wroclaw - Varsóvia[/t3]

 

Trem:Diário

Média: 7 horas de viagem

Preço: 1ª Classe 90,00Zl - 2ª Classe 60,00Zl

 

Ônibus: Diário

Média: 7 h e 40 min de viagem

Preço: 48,00Zl - 33,60 Estudante / acima 65 anos

 

[t3]Cracóvia - Varsóvia[/t3]

 

Trem: Diário

Média: 6 horas de viagem

Preço: 1ª Classe 73,00Zl - 2ª Classe 49,00Zl

 

Ônibus: Diário

Média: 6 horas de viagem

Preço: 45,00 Zl - 31,50Zl Estudante / acima 65 anos

 

[t3]Zacopane - Varsóvia[/t3]

 

Trem: Diário

Média: 7 horas de viagem

Preço: 2ª Classe 57,00Zl

 

Ônibus: Diário

Média: 8 horas de viagem

Preço: 60,00 Zl - 42,00 Zl Estudante / acima 65 anos

 

[t3]Tarnow - Varsóvia[/t3]

 

Trem: Diário

Média:7 horas de viagem

Preço: 1ª Classe 130,00 Zl - 2ª Classe 95,00 Zl

 

Ônibus: Diário

Média: 6 horas e 40 min de viagem

Preço: 40,00 Zl - 30,00 Zl Estudante / acima 65 anos[/align]

 

[creditos]Fonte:PKP e PKS

Texto: Joyce Banditelli[/creditos]

Link para o comentário
  • Membros de Honra

[t1]Lista de Feriados Oficiais[/t1]

 

Esta lista é de feriados oficiais em todo o país, em caso de feriado regional é bom consultar com antecedência à sua viagem.

 

 

1º de Janeiro - Ano Novo

 

Páscoa - Vai da quinta feira até a segunda - feira após a Páscoa inclusive

 

1º de maio - Dia do Trabalhador

 

3 de maio -Dia da Constituição

 

Segunda semana de Junho - Corpus Christi

 

15 de Agosto - Assunção de Nossa Senhora

 

1º de Novembro - Todos os Santos

 

11 de Novembro - Dia da Independência

 

24(meio expediente) 25 e 26 de Dezembro - Natal

 

[creditos]Fonte:Site Oficial de Turismo da Polônia[/creditos]

Link para o comentário
  • Membros de Honra

[align=justify][t1]Nomes Importantes[/t1]

 

Karol Wojtyla - Papa João Paulo II (1926 – 2005 )

 

Adam Malysz ( 1977) – Atleta ( ski jumper)

 

Magdalena Abakanowicz (1930) – Escultora e professora de artes na California

 

Agnieszka Holland (1948) – Cineasta – ( O Tercerio Milagre e O Jardim Secreto )

 

Andrzej Wajda (1926) – Cineasta ( O homem de Mármore e A Terra Prometida)

 

Czeslaw Milosz (1911-2004) – Poeta – Prêmio Nobel de Literatura em 1984

 

Frederic Chopin (1810-1849) – Músico e Compositor

 

Nicolaus Copernicus (1473-1543) – Astrônomo

 

Krzysztof Penderecki (1933) – Compositor e Maestro

 

Marek Kaminski (1964) – Explorador, o primeiro a atingir o Pólo Norte e o Pólo Sul no mesmo ano.

 

Maria Sklodowska-Curie (1867-1934) – Física e Química, Nobel de Fisica em 1903

 

Robert Korzeniowski (born 1968) – Atleta

 

Roman Polanski (1935) – Ator, Diretor, Cineasta ( O Bebê de Rosemary – Chinatown )[/align]

 

[creditos]Fonte:Site Oficial de Turismo da Polônia[/creditos]

Link para o comentário
  • Membros de Honra

[t1]A Culinária[/t1]

 

[align=justify]Influênciada na cozinha por países vizinhos ,Ucrania, Bela Russia e Lituania, assim como a culinária Russa, Alemã, Tcheca e Austríaca, recebendo também algumas influências de países mais distantes como a Italia, França e Oriente Médio.

 

A grande especialidade polonesa é sem dúvida a salsicha defumada( Kielbasa).

Não ficando para trás os presuntos , aves domésticas e os patês.

 

Os Pães fazem parte da alimentação diária do povo e a variedade é enorme , todos perigosamente deliciosos, as sopas são pratos irrecusáveis pelos poloneses , em destaque Barszcz é sopa de beterraba fermentada , uma outra muito apreciada é a Zurek um tipo de sopa de farinha de trigo com linguiça , ovo cozido e cheiro verde, outras bastante populares são sopa de cogumelos selvagens , kapuśniak de repolho ácido , krupnik sopa de cevada com galinha.Assim como sopas de feijão, tomate e canjas já conhecidas de outras culinárias também são muito populares.

 

Bigos Este talvez seja o mais consumido no país ,acompanha carnes , é o repolho (sauerkraut ou chucrute) porém não tão ácido misturado com bacon e cheiro verde.

 

As carnes , assadas ,cozidas ou grelhadas são servidas acompanhadas de molhos quentes ou frios, salada , cogumelos e pepinos em conserva e batatas.O mais popular e famoso prato à base de carnes é a kotlet Schabowy , costeleta de porco frita salpicada de farinha de pão servida com batata e repolho.Schab de Pieczony , lombo de porco recheado com ameixas entre outras guloseimas à base de porco.

A culinária polonesa é baseada na carne de porco e na batata, porém há espaço para aves, legumes e verduras, abusam de cheiro verde deixando os pratos com uma aparência sempre fresca e apetitosa.

A cozinha regional também deve ser levada em consideração ,pois dentre os pratos nacionais fazem suas pequenas adições de temperos e toques especiais. Uma vez na Polônia não deixe de experimentar um de seus pratos típicos, garanto que não vai arrepender.[/align]

 

[creditos]Fonte:Site oficial de turismo da Polônia

Texto: Joyce Banditelli[/creditos]

Link para o comentário
  • Membros de Honra

[t1]Transporte Rodoviário[/t1]

 

Õnibus na Polônia e Europa

 

clique aqui

 

[info]Os preços e horários estão sujeitos a alteração conforme política da empresa.A compra da passagem deve ser feita com antecedência e pode ser feita pela internet.Consulte sempre antes de sua próxima viagem.[/info]

 

Varsóvia ( Wroclaw) - Praga

Segundas , quartas e sextas - feiras

Tempo. 9 horas

Preço 110,00 Zl

 

Cracóvia – Budapeste

Terças e sextas feiras

Tempo :7 horas

Preço 55,00 Zl

Não há direto pela Eurolines de/para Varsóvia.

 

Varsóvia - Berlin

Diário

Tempo 11 horas

Preço variavel entre 150,00 a 180,00Zl

 

Varsóvia – Viena

Quartas e sábados

Tempo- 13 horas de viagem

Preço: 159,00Zl

Obs: Estando em Cracóvia

Diário

Tempo 8 horas de viagem

Preço:136,00 Zl

 

Varsóvia - Minsk

Segundas , quintas e sextas feiras

Tempo :11 horas de viagem

Preço: varia de 85,00 a 150,00 Zl

 

Varsóvia – Bruxelas

Segundas, quartas, quintas e sextas feiras

Tempo: 20 horas de viagem

Preço:249,00Zl

 

Varsóvia – Copenhagem

Segundas, quartas e quintas - feiras

Tempo: 17 h de viagem

Preço: 345,00Z

 

Varsóvia Tallin

Segunda a Sábado

Tempo:18h de viagem

Preço: 201,00 Zl

 

Varsóvia – Paris

Segundas , quartas e sextas feiras em vários horários

Tempo: 27 horas

Preço:Variável de 249,00 a 289,00Zl

 

Varsóvia – Riga

Diário

Tempo: 13 horas

Preço:164,00 Zl

 

[li=Importante]A bagagem é cobrada tarifa à parte , varia de 20,00 a 40,00 Zl , e a bagagem de mão não pode exceder a 5 kg.[/li]

 

[creditos]Fonte: Eurolines - Polônia

Pesquisa: Joyce Banditelli[/creditos]

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...