Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • 1 ano depois...
  • Membros

Eu possuo uma bota Guartelá Tactical. Optei por ela porque sou estudante de Biologia e realizo muito trabalho de campo.

 

Pesquisei diversos coturnos no mercado (Pedigree, Pé de Ferro, Arroyo) e pra mim estes de lona ou couro, mais simples (na faixa dos 100 reais) não são muito confortáveis a longo prazo (muitas horas de uso e longas caminhadas).

 

Estas botas da Guartelá são muito mais confortáveis, o pé fica "blindado" lá dentro (apesar de que qualquer coturno sem estar firme no pé e mal amarrado vai causar dores e desconforto).

 

O provável contra é o peso (1,6 kg o par, seco) mas com algum tempo é possivel acostumar. Para andar por aí e trabalhar no mato, pra mim é um bom meio termo, me atende bem.

 

Como relato e prova de fogo da bota, estive no Parque Nacional das Emas (Divisa de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás) em saída de campo pela Faculdade, por 5 dias. Andava muito todos os dias variando entre estrada de terra e Cerrado. O único dia que tive problemas foi um que pegamos muita chuva, o ônibus que estava levando a gente a um local mais distante dentro do parque atolou e eu e algumas pessoas fomos buscar ajuda na sede. Depois de uns 10 quilometros de caminhada com chuva e muita área alagada (algumas partes quase na altura do joelho) a àgua entrou mas foi pela meia (100% algodão). O coturno inundou, aí ficou pesando uns 3 quilos o par, e como tava molhado os pés começaram a incomodar dentro do coturno, mas no outro dia os pés não tinham nenhuma ferida, bolha ou calo.

 

No final das contas, creio que se não for se aventurar por caminhos mais difíceis, uma botinha ou tênis dá pro gasto, e são mais leves.

 

Agora se for se aventurar no meio do mato de verdade e tiver perna pra levar mais 1,2 kg, 1,6 kg a mais, talvez vale a pena investir num coturno mais incrementado.

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • Membros

Usei coturno Atalaia a vida toda, não só para atividades outdoor como na cidade também. Não troco por nada!!! Realmente ele tem que ser bem amaciado antes de grandes caminhadas, até por isso uso na cidade, assim quando saio pra trilha ele já está macio e meus pés não notam diferença em relação ao dia-a-dia...

Usando direto cada par costuma me durar uns 2,5 a 3 anos!

 

Só que ultimamente o Atalaia caiu muito de qualidade, então tenho usado o Magnum Defense.

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Membros
Alguém aí usa coturno mesmo?

 

Meu pai é militar... aí eu lembrei que eles usam coturno na selva durante vários dias e andam muito

 

Eu sei que é meio desconfortável, mas nada que não dê para acostumar...

 

Alguém usa?

primeiramente saudação a todos é meu primeiro post aqui.

coturno novo costuma dar bastante trabalho na trilha, lembro me muito bem quando servi nas forças armadas, mais depois de alaciado e bastante confiavel, mas o mais importante mesmo e o que meus superiores mais experientes sempre frisavão era o cuidado com os pés, mantelos sempre secos e levar meias de reserva.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Eu curto rock e portanto tinha costume de usar coturnos pra ir a shows, mas nunca tinha me aventurado com um por trilhas, depois q usei pela primeira vez um numatrilha nunca mais usei outro tipo de calçadopra fazer trilhas.

Como nas outras dicas dicas q deram:

Use ele sempre bemamarrado;

Com uma meia grossa, nescessariamente não prescisa ser 2;

Para trilhas use umcoturno q ja esteja amaciado, usar coturno novo numa trilha ira acabar com seu pé

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Galera,

 

também curto muito um coturno, mas hoje ele tá aposentado lá no sótão....

acho que depois da evolução das botas, infelizmente ele não tem mais espaço...

na época era o que existia de melhor, mas agora .... é como comparar fusca com land rover....

os 2 são bons pra barro e areia...cada um na sua época....mas se é pra escolher....

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Fala ai galera...!

 

Num ponto somos unanimes, só se usa boot (coturno), se estiver bem laceado.

 

Sou militar e como o Obias tb sou PQD.

No caso do boot (seria o cotuno dos paraquedistas) temos um agravante, na altura da junção dos dedos com o peito do pé, existe uma costura, isso facilita muito a entrada de agua (a saida tb, mas oq num entra num precisa sair. rs)

 

Em resumo faço das palavras do raphavet as minhas.

Temos botas de trekking com preços bem parecidos com os do boot e o conforto naum se comparam.

 

Fiquem com Deus

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá pessoal!!! Para quem gosta de trilhas ou passa por percursos acidentados e/ou irregulares a dica é o uso de coturno. Com a tecnologia atual os coturnos destinados ao público civil é excelente. Mas quando se exige muito como treinamentos militares o coturno militar se modernizou desde 1998. Existem os coturnos tradicionais (mais duros e muito resistentes, mas infelizmente para muitos militares da antiga acabam com a saúde dos pés com o passar dos anos). Agora existem coturnos acolchoados, a prova d'água, alguns com resistência para descarga elétrica, reforço nos tornozelos, boa aderência, extremamente confortáveis e muito resistentes. É claro que coturno deve ter o número maior que o usual para não machucar, pois se usa o coturno com duas meias atoalhadas 100% algodão. Existem meias específicas para uso de coturno para maior conforto dos pés e nas casas militares essas meias estão disponíveis para o público em geral sem a necessidade de apresentar a carteira funcional do Exército, inclusive essas meias são ótimas, são boas para manter a boa circulação e macias. Os preços dos coturnos não são convidativos mas em compensação...são bons!!! Mas para os aventureiros que não vão enveredar por caminhos de trilha semelhantes às trilhas de treinamento militar os coturnos destinados para o público em geral são muito bons pelo designer moderno uma vez que o coturno militar do Exército obedece um padrão estabelecido que não pode mudar. Oura dica para quem usa o coturno comum é o uso de caneleira ortopédica, toda lonada, que se ajusta de acordo com o formato de cada pé, pois tem as laterais firmes, alivia muito os pés nas longas marchas de caminhada e podem ser adiquiridas em qualquer loja que vende equipamentos ortopédicos. Essa caneleira é ótima, protege muito os pés. Espero com estas dicas ter colaborado de alguma forma. Neste universo em que vivemos é preciso ver todos na qualidade de amigos respeitando o direito e respeitando a pessoa humana para assim conservarmos este espírito aventureiro de poder conhecer novos lugares e novas pessoas como fator de crescimento humano.Felicidades para todos! Lima Brasil ::cool:::'>

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...