Ir para conteúdo

31 dias sensacionais na Bolívia e Peru (com fotos) - 03/2013


Posts Recomendados

  • Membros

Bom galera, fui meio que convencida pelo Sorrent a fazer esse relato! Hehehe

 

Vamos começar pelo começo.. 8)

Fui para Bolivia e Peru..saindo do Rio dia 7/03 pra Sta Cruz e voltando de Lima dia 8/4 para o Rio. 31 dias alucinantes!!!!

Fui com uma amiga, a Fernanda e o primo dela,o Phill que conheci na semana da viagem!! Ainda bem que ele é louco tipo a gnt e foi irado demais!!!!

Beleza..mas fomos pra onde?

 

[t1]Roteiro!![/t1]

Santa Cruz de la Sierra

Sucre

Uyuni

La Paz

Copacabana

Isla del Sol

Arequipa

Cusco

Ica/ Huacachina

Lima

 

 

Uma dica que fizemos nessa viagem e foi essencial pra gente: Tempo de sobra. Deixamos alguns dias de sobra, na verdade quase 2 semanas, então, se vcs quiserem, dá pra fazer esse roteiro ai com todos os passeios em duas semanas, se vcs forem na marca! Sem perder dia e comprando os ônibus noturnos, até pq salva grana com hostel.

No final das contas gastamos nosso tempo extra tdo em Cusco e La Paz... foram 5 a mais em La Paz e 6 em Cusco.

 

[t1]Quanto gastei[/t1]

Comprei a passagem meio em cima da hora.. Comprei com umas 2 semanas de antecedência só!!! E msm assim, pegamos uma promoção da Tam. Como disse comprei a ida pra Viru Viru (Sta Cruz) e a volta por Lima. A minha passagem saiu a mais cara de nós três!! ::hein:

 

Olha a sacanagem resumida: Os três estávamos na página pra comprar, fechando tudo quando vimos que não dava pra parcelar por um erro do site. Voltamos, tentamos de novo, quando tentei, minha passagem de 740,00 tinha aumentado pra 900,00!!! E sem querer eu cliquei pra comprar!!!!!! TAPADA!! ::putz:: Desesperei pq ngm tinha comprado! Até que a Fernanda do nada, vira pra mim.. (detalhe, eu estava em Vitória viajando, ela no Rio e o Phill tbm no Rio, mas na Barra..praticamente outra cidade..hehe) e fala... “Fiz merda, também comprei” hahahahha... ::lol4:: Aí ja foi né! As duas tontas com passagens compradas sem parcelar!! Mas a dela ela comprou por 700 ou algo assim. Pq realmente as passagens aumentaram, mas quando ela foi concluir, conseguiu uma desistencia que tinha pagado a tarifa anterior.. aff!! ::ahhhh:: Hahahahha E o Phill..comprou dias depois quando saiu uma promoção da Tam... ¬¬ E comprou mais barato de todos!

 

Vcs vão perguntar quanto de dinheiro levei, né? Bom, levei 1.400,00 doletas. E um único cartão de crédito.. Visa Platinum.

 

[t1]Dica:[/t1] Comprem a passagem com Visa Platinum. Não tem, pede pra ser dependente da mão, tio, irmão..etc.. Com ele vc tem várias vantagens além de seguro..mto importante!!!! Ou sei lá.. arrumem outro, não façam..hehehe

 

[t1]Como levei o dinheiro?[/t1]

No inicio, como tava com mto dinheiro vivo, dividi todo em 3 doleiras... duas nos tornozelos e uma na cintura..tipo a do ladrão, saca?! Depois de La Paz, desencanei totalmente e andei só com uma msm! Hehe

 

VTM: Não levei... medo de ser engolido! Como em muitos tópicos que já li aqui! Levei grana msm e o cartão pra emergências!

PS: Só levei dólar e o que levei de Real foi pra voltar pra casa do aeroporto. Cara, não esqueçam desse detalhe, por favor! Hahaha

 

Quem for pra esses dois lugares, gastem o que quiserem na Bolivia. É extremamente mais barato. Comprar roupa, casaco, pantalones, lembrancinhas, etc... BOLIVIA!!! Peru é caro!!! O Dolar é 1 pra 2,50, enquanto na Bolivia é quase 1 pra 7!!!!

 

[t1]Algumas Dicas[/t1]

 

1) Trecho Sta Cruz – Sucre.. AVIÃO!! Não caiam na besteira do ônibus. Pode ser mais barato, mas é demorado e por ser sem asfalto, quando chove vira um rio de lama e provavelmente seu ônibus vai atolar...Se fosse eu, certeza que iria atolar, pq Murphy pratica bullying diário comigo!

 

2) Levem dólar.. a taxa é melhor. E não levem notas amassadas, rasgadas etc. Eles não trocam! Em lugar nenhum! Se puderem, troquem seus reais em banco, pq as notas são novas. Lá eles tem um problema com dólar..tem algumas series que não são aceitas, não lembro agora. Mas trocando em banco ou em casa de cambio confiável aqui no brasil e verificando se a nota não tá rasgada ou mto velha..tá tranquilo!!! =)

 

3) Certificado de Vacinação internacional..ngm me pediu, até pq o meu estava grampeado no passaporte.. mas msm assim.. ngm pediu a ngm. No entanto, é obrigatório pra sair do Brasil e entrar nesses países. Aqui no Rio, aconselho a ir na Gávea que vc toma a vacina e tira o cartão no mesmo posto. Salva um tempo. Mas tbm tem outros locais.

 

4) Roupa de frio. Levei um conjunto Solo. Aqueles que se usam pra esquiar, fazer esportes na neve ou em baixas temperaturas. Foi extremamente útil!!!!!!!!!!!!!!!!! Mas, podem fazer camadas tbm. Mulhegada, meia calça grossa, corsário e jeans. Dá pra salvar! Lá comprei várias coisas super baratas! Vcs vão querer comprar as pantalones! Os casacos tradicionais e os gorrinhos lindos!! Então ou levem pouca coisa daqui, ou reservem espaço na mochila.

 

5) Mochila.. não sei mto a respeito pq peguei uma emprestada! Hehehe...

 

6) Sei que a mulherada vai me perguntar o que levei. Os itens básicos.. duas calças jeans, uma de malhar, e a do conjunto solo. Usei todas! Vestido, um short, 5 blusas. 3 normais e duas bonitinhas (afinal, temos nights) e ahh.. a do conjunto solo. Um chinelo e um tenis. Capa de chuva, meias, mtos remedios.. mãe medica! Hehe Casaco.. uma blusinha fina de frio, e um casaco da The north face que peguei emprestado com minha prima.. que eram dois.. um externo impermeavel e um interno acolchoado. Lá comprei um North Fake! Hahahha..mto fake.. mas barato e bom! ;). Mais ou menos isso.. Ahhh, ahhh... Toalha!!!! Toalha..comprei aquela microtowel...sabe qual?? Uma micro toalha que enxuga tdo até o cabelo e seca em tipo 1 hora!!!! Super hiper útil!!! O Phill levou toalha normal, que além de ocupar um espaço enorme na mochila, nunca secava, enquanto a minha e da Nanda cabiam em micro bolsas e estavam sempre secas! Melhor compra pra viagem!! ::otemo::

 

7) Remédios. Sempre bom ter alguns especiais, mas nem tantos quanto minha mãe mandou eu levar! Mas convenhamos que salvou geral! Eu era a farmácia ambulante! Os mais importantes são aqueles que vão te salvar de não fazer passeios e os com receita. Não esqueçam de levar: Antibiótico, Antiinflamatório, Carvão vegetal pros dias de rei/rainha, Anti alérgico (essencial pra quem tem qq tipo de alergia), Dorflex, Paracetamol ou qualquer outro para dores no corpo e de cabeça (Será necessário..confia em mim! Hahaha). Se tiver que levar alguma coisa pra machucado, recomendo nebacetin, pq como tem antibiotico na fórmula, nao sei se consegue comprar lá.. ou então um merthiolate..algo assim. Me salvou! Hehe

 

8 ) Lema da minha viagem que seguiu comigo e deu mega, hiper, certo: Não coma lá onde vc não comeria aqui. Não tive dias de rainha e ainda comi tdo que queria ter comido. Comi bem e barato.

 

9) NÃO DESGRUDEM DO PASSAPORTE!!!!!!! Vi mta gnt reclamando que foi roubado. Irlandês, Brasileiro, Inglês. CUIDADO!! tomem banho com ele no banheiro!!! Sério!!! Durmam com ele! Sério mesmo!!!!! É um parto pra conseguir voltar sem ele!! Levem sempre uma identidade também!!! Pq quando se sai pras nights nas cidades maiores, é melhor deixar o passaporte guardadinho no locker do hostel e sair só com a identidade. Melhor que perder pq estava bêbado, ou foi assaltado, esqueceu no táxi..tantas variáveis!! hehe

Outra coisa, cuidado com o papel de entrada e saída dos países. Vcs terão que apresentá-los pra sair! Na Bolivia, se vc perder, paga 50Bs pra sair de lá.

 

10) Cadeado: Prendam tudo de valor com cadeado dentro da mochila!!! Pode ser na de Ataque, na grande, na que vc quiser, mas cadeado!!! Minha mochila grande, de roupa, ficava aberta, com roupa jogada na cama, pelo chão...etc, mas minhas coisas de valor, sempre na de ataque, com cadeado, dentro do Locker!! Em vários hostels, eles oferecem locker pra mochila grande dentro do quarto e do lado de fora pra carregar equipamentos eletronicos. É bom sempre ter uns 3 cadeados.

 

[t1]Chegou o dia!!![/t1]

Cara... que frio na barriga!! Hehehe... Finalmente era o dia! Depois de muitos preparativos e mtos tópicos lidos aqui. Dois relatos mto bons:

 

1) O do Rafa (Sorrent) aqui ó.. http://www.mochileiros.com/bolivia-chile-e-peru-30-dias-inesqueciveis-junho-2012-t71539.html

2) Guia politicamente incorreto Bolívia – guia politicamente INcorreto! : América do Sul - Relatos de Viagem. http://www.mochileiros.com/bolivia-guia-politicamente-incorreto-t78236.html

3) Além de um livro que deu mtas dicas tbm..

O GUIA DO MOCHILEIRO: UM ROTEIRO PELA BOLIVIA E PERU

Autor: Alice Watson

Editora: Senac

 

É muito bom ler esses relatos antes.. fiquei mto mais sagaz!! Espero poder ajudar tbm!! Hehehe

 

Voltando ao dia.. Cara, então.. o vôo saia do Rio as 6 da matina!! Tinha que estar lá as 4 então nada mais justo que juntar os amigos pra beber antes de embarcar! Hahahah...e foi o que fizemos! Bebemos, jogamos kinect aqui em casa, fomos pro buteco, fizemos batidas de vodca...uma festa praticamente! Haueheauhae.. :D

 

8734251414_771da6acbd.jpg

 

Aeroporto > Alfandega e finalmente avião. Voo longo,viu! Rio>SP>Assunção>Sta Cruz Ufa!

Finalmente chegamos em Viru Viru.. E quando saimos do avião crente que íamos rapidinho pela imigração..mero engano! Filhote, na hora que vimos que a fila onde a gnt tava ainda dava uma volta, descia escadas e entrava num labirinto de fitas interminaveis até chegar nos 3 guichês da imigração.. quase chorei. :shock: Hahaha..

Mas fomos.. pelo menos, sem sacanagem.. umas 2 horas na fila. Nesse momento avistamos dois irmãos, israelenses que carinhosamente apelidamos de Borat! Huaehueahueauheauheauh... ::lol4:: ai ai.. Enfim.. eles seriam úteis mais tarde!

 

Chegamos lá na imigração a mulher foi com a minha cara e da Fernanda e nos deu 90 dias. Mas é altamente aleatório!!!! Pro Phill, eles deram menos. Pra uns israelenses que conhecemos, deram 15 dias! Eles tiveram que sair da Bolivia e entrar de novo pra renovar o visto! :o

Fomos finalmente pegar nossas mochilas. Quando despachamos, pedimos pra ensacar no próprio guichê da Tam. E foi ótimo, pq verificamos que tentaram roubar as coisas da Mochila da Nanda. :x O saco de dormir, mais precisamente. E com esse saco fica mais evidente se algo acontecer. Se puderem, nas viagens longas de ida e volta pro Brasil, com mtas escalas, peçam um saco lacrado no guichê. Mochila nas costas.. trocar dinheiro!!!!!

 

No próprio aeroporto trocamos e a taxa foi ótima!! Tem ai a tabela na foto!

8734251360_a73cd6e1c5.jpg

 

 

Fomos logo no guiche da BOA (http://www.boa.bo) comprar passagem pra Sucre... e começa nossa aventura.. Tinhamos que ir até a loja fisica da BOA pq não tinha vaga no voo ou algo assim.. enfim lá não rolaria. E lá fomos nós!! Pegamos um busão.. já que é pra viajar low cost, vamos com tudo. Que calor!!!

Pegamos um onibus e negociamos com o cara que queria 8 bs por pessoa!! Negociamos por 5! Haha.. Dai chegaram uns brasileiros.. uma familia inteira que o cara cobrou caro.. nao lembro quanto.. mas caro!!! Ai falamos que ele fez por menos pra gnt e ai ele teve que fazer por menos pra eles..hehehehe..

 

 

8733006597_659ac580b0.jpg

Chegamos!!!

 

8733006767_b3a6a24e01_z.jpg

Ônibus de Santa Cruz

 

8733006979_484a33d47d_z.jpg

Dentro do busão!!

 

8734251176_2b6c1e2126.jpg

Mais feliz que criança quando não tem aula!! hehe

 

Tinhamos que ir para o Palacio de Justiça e pedimos pra nos avisar quando chegássemos la... cara.. mto ruim pegar busao de onibus. Chegamos lá no tal lugar praça não sei de que.. Compramos por 330 bs eu acho. Foi fácil de achar!! Depois pegamos um taxi e fomos pra plaza principal. Sempre tem uma e hostel e resturantes perto. Começamos a andar, andar, e nada. Já disse que tava fazendo calor?? Quando ao longe vimos os Borat!! Hueahueahueahuaeuhea... gritei do outro lado da rua onde eles tinham arrumado hostel.. Nos indicaram o El Turista. Algo assim.. 60Bs por pessoa! Mas fomos. Banheiro privativo, tv no quarto, mas que travesseiro ruim!!

 

Beleza.. fomos dar uma volta na cidade e comer.. azuis de fome! Chegamos na plaza, de novo.. e tava tendo uma passeata, comicio, sei la.. E venerando Chaves! Que tinha morrido naquela semana!! Quando chegamos na praça a primeira coisa que ouvimos foi alto e sonoro “QUANDO CARAJO!?!?!”huaeuheahuae :lol:

Nos rendeu altas risadas e um bordão pra toda viagem!!! Arrumamos um lugar pra comer depois de mto rodar. Esse foi nosso primeiro Pollo com Papas!!! Delicinha!

Pagamos 20bs. Caro comparado ao resto da viagem, mas super valeu..ainda vinha com refri.

 

8733007571_d385350546.jpg

 

Depois passamos num mercado e compramos nossa primeira de incontáveis paceñas! Fomos pra praça ver o movimento e beber! Tava vendo que tava todo mundo olhando pra gnt. Passavam olhando. E eu pensando comigo: Turistas né! A gnt chama atenção naturalmente! Cara, quando do nada, chegam dois policiais e mandam a gnt sair da praça pq é proibido beber na praça!!! Haeuheauheuahhueahueauheauhae... Tenso! Terminamos nossa bebida, tiramos umas fotos.. já disse que tava quente??? E fomos pro hostel! Que calor dos infernos!! Tinha lá um ventilador que não deu vazão, e um travesseiro durooooooo!!! Mas o sono era tanto que fomos dormir umas 21:00!! Descansar pq dia seguinte: SUCRE!!! \o/

 

Continuaaaaaaaa!!!!! Até pq tá tarde e dá trabalho escrever tdo! hehehe =)

 

PS: DURANTE O RELATO, VCS VERÃO ALGUMAS FRASES EM VERDE. ISSO É PQ SÃO AS COISAS QUE LEMBREI DEPOIS. ENTÃO ACONSELHO, SEMPRE QUE ENTRAREM PRA LER A NOVA CIDADE, DAR UMA OLHADINHA NA ANTERIOR. COMO TEM MUITA COISA PRA ESCREVER, AS VEZES LEMBRO MESMO SÓ DEPOIS DE POSTADO. E COMO É PRA FAZER, VAMOS FAZER DIREITO, NÉ! =)

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 134
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...