Ir para conteúdo

Ajuda: Bolívia e Peru - Outubro 2013


Posts Recomendados

  • Membros

Olá

 

Esse é meu primeiro tópico, e após muitas leituras aqui e em blogs de viagem, resolvi postar meu roteiro com algumas dúvidas que não localizei.

 

Vou fazer um mochilão com meu marido, iniciando na Bolívia e terminando com Machu Picchu no Peru.

 

04/10 - São Paulo

05/10 - La Paz

06/10 - Tiawanaku

07/10 - Chacaltaya e depois Copacabana

(Aqui está minha primeira dúvida. Eu consigo terminar esse passeio e seguir para Copacabana no mesmo dia?)

08/10 - Isla del Sol - seguiremos para a parte Norte e dormiremos na parte Sul

09/10 - Saída 10:30 da Isla del Sol com destino à Arequipa

(Aqui minha principal dúvida que não localizei em lugar nenhum - Eu consigo ônibus de Copacabana para Arequipa? Sei que tem que fazer baldeação em Puno, mas dá tempo? Alguém sabe os horários para Arequipa?)

10/10 - Tour por Arequipa

11/10 - Saída para Cânion del Colca

12/10 - Cânion del Colca.

Aqui ou sairemos de Arequipa à noite com destino a Puno, ou com destino a Cusco diretamente). Alguém fez o passeio de trem de Puno à Cusco? Vale a pena?

13/10 - Trem de Puno para Cusco

14/10 - Cusco - Vale Sagrado

15/10 - Trilha Salkantay

16/10 - Trilha

17/10 - Trilha

18/10 - Machu Picchu

19/10 - Tour pelos arredores de Cusco

20/10 - Dia livre

21/10 - Retorno Brasil

 

Estou cortando as ilhas flutuantes depois de ler muita coisa contra e dando prioridade pra dormir um dia na Isla del Sol.

O passeio de trem, apesar de caro, parece interessante, e não li muita coisa a respeito, por isso gostaria de ter opiniões.

Estou deixando um dia de margem no final para caso dê algo errado no caminho, e considerando que consiga ir no mesmo dia de Copacabana para Arequipa.

 

Outra dúvida é se alguém já fez trekking no Peru nesta época do ano, e como estava o clima.

 

Agradeço as colaborações.

 

::otemo::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acho que você não terá dificuldades em ir de Copacabana a Arequipa em um dia. Já conhece a companhia Peruana Cruz del Sur? Verifiquei que eles têm uma partida as 15h no dia 09/10 de Puno para Arequipa (inclusive dá para comprar on line, com marcação de assentos), então deve dar tempo de vocês saírem pela manhã de Copacabana e chegarem em Puno (acredito que deva ter bastante ônibus fazendo essa linha).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Acho que você não terá dificuldades em ir de Copacabana a Arequipa em um dia. Já conhece a companhia Peruana Cruz del Sur? Verifiquei que eles têm uma partida as 15h no dia 09/10 de Puno para Arequipa (inclusive dá para comprar on line, com marcação de assentos), então deve dar tempo de vocês saírem pela manhã de Copacabana e chegarem em Puno (acredito que deva ter bastante ônibus fazendo essa linha).

 

Oi Robson, grata pela colaboração.

O problema é que pegaremos o barco às 10:30 da Isla del Sol, que demora até umas duas horas pra chegar em Copacabana, correto? Não achei em nenhum post se tem barco saindo antes disso da ilha.

Chegando 12:30 em Copacabana, teríamos um ônibus às 13:00 sentido Puno. só que li que essa viagem demora até 4 horas, portanto só chegaríamos por volta das 17:00 em Puno.

E não achei nenhuma companhia de bus que saia depois desse horário para Arequipa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

ilanamwe, vc não chega em puno as 17 horas, mas as 16:00, pq o peru é 1 hora a menos que a Bolívia.

 

Vamos as outras dúvidas:

 

07/10 - Chacaltaya e depois Copacabana

(Aqui está minha primeira dúvida. Eu consigo terminar esse passeio e seguir para Copacabana no mesmo dia?)

 

se vc não for ao vale da lua (que é um lixo e perda de tempo na minha opinião), vc consegue ir pra Copacabana no mesmo dia, pq eles te deixam no centro às 14:00. basta ir até a região do cemitério (qualquer táxi sabe onde fica) e pegar um ônibus. essa região do cemitério é onde tem os ônibus que vão pra Copacabana. se vc for pro vale da lua, chega em la paz de volta entre as 17 e 18 horas, ai é mais arriscado pra conseguir ônibus pra Copacabana.

 

09/10 - Saída 10:30 da Isla del Sol com destino à Arequipa

(Aqui minha principal dúvida que não localizei em lugar nenhum - Eu consigo ônibus de Copacabana para Arequipa? Sei que tem que fazer baldeação em Puno, mas dá tempo? Alguém sabe os horários para Arequipa?)

 

Acredito que vc consiga sim, pq vc vai chegar em puno, no mais tardar umas 16:00. quase todas as companhias tem ônibus pra Arequipa, e são várias companhias. lá a rodoviária é mais parecida com as nossas.

 

Aqui ou sairemos de Arequipa à noite com destino a Puno, ou com destino a Cusco diretamente). Alguém fez o passeio de trem de Puno à Cusco? Vale a pena?

13/10 - Trem de Puno para Cusco

 

Olha, sobre esse passeio eu já li bastante, dizem que é bonito e tal, mas o custo é bem alto. veja bem, vc vai gastar uma nota e perder um dia de viagem. particularmente, eu acho que vc pode empregar melhor esse dinheiro e esse tempo. paisagens bonitas e diferentes você vai ver por toda a Bolívia e peru, então, esse trem não tem nada de extraordinário que vc já não tenha visto quando chegar nesse dia da sua viagem. sugiro que vc vá de Arequipa pra cusco, direto, não volte pra puno só por esse trem. alias, trem por trem, vc vai pegar o de aguas calientes pra ollantaytambo, quando estiver voltando de Machu picchu, e as paisagens são bem bacanas ao redor do rio urubamba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Aletucs, grata pelas suas dicas.

 

Será que seria interessante então, em vez dessa correria de sair da Isla del Sol direto para Puno, passar o resto do dia em Copacabana, sair umas 17:00 ou 18:00 para Puno e fazer a viagem cedo (6:00) para Arequipa no dia seguinte?

Copacabana vale uma tarde?

Daí ao invés de eu passar o dia de trem, passo o dia em Arequipa.

Até queria ir para Ica, mas acho que ficaria muito corrido né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu não sei se há ônibus para Arequipa as 6 da manhã. geralmente eles saem na parte da tarde e viajam a noite toda. se vc fizer como planejado, economizará uma noite de hospedagem, que será passada no ônibus, e aproveitará a noite viajando. do contrário, vc iria gastar uma noite com hotel e ainda um dia todo dentro do ônibus.

 

bem, eu sou suspeito pq amo Copacabana, então acho que vale muito mais que uma tarde, mas é que pra mim tem um significado próprio. do ponto de vista de atrações, não há muito o que se fazer além do lago. é uma cidade pequena, com umas ruas de comércio e uma igreja. quando vc chegar de la paz, no dia 07/10, vc consegue conhecer a cidade a noite, ao menos as ruas mais principais.

 

Em Copacabana coma nas barraquinhas na beira do lago, é a melhor trucha da viagem, pode crer. indico a barraca nº 08, mas todas oferecem as mesmas opções ao mesmo preço, de uma olhada naquela que te cativa mais. é bem simples, mas deliciosa a comida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

To achando esse roteiro seu muito extenso para poucas coisas.

Bem, eu sou do tipo que procura por lugares de tirar o fôlego. Então deixe-me fazer umas perguntas:

 

1) Você faz questão de ir ao lago Titicaca? Eu sinceramente não vi uma alma viva sequer escrever um relato emocionado desse lugar...Todo mundo fica no "legal". E a logística pra rodar entre essa região e Arequipa (essa sim vale muito a pena) não é muito fácil.

 

2) Faz questão de ir à Machu Picchu via Salkantay? Ir para o Vale Sagrado e Salkantay é meio redundante( de certa forma). Vantagem de ir só pelo vale sagrado é a economia de dinheiro e tempo. Mas seguir a trilha de salkantay vai te proporcionar uma ótima caminhada também.. Passar pelos dois não acho que vale tanto a pena.

 

3) Vi que passando por La paz você vai a Chalcantaya e Tiwanaco. Você não vai fazer o downhill da estrada da morte não?

 

Acho que se você der uma reavaliada no seu roteiro(não sei se suas passagens já estão compradas) daria para você esticar um pouco e descer até o salar de uyuni. Que é fantástico. Você pode começar em Cusco, seguir para Arequipa, Canion del Colca, La Paz, Uyuni, San Pedro Atacama. É um roteiro mais completo.

Estou indo em Outubro também com minha esposa e optei por esse roteiro. E de San pedro ainda vamos esticar para Santiago para um bom descanso.

 

Se precisar de alguma ajuda com isso, conte com a gente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

André Marion, eu acho o Titicaca tão foda, que pedi minha esposa em casamento lá. dá uma olhada no meu relato. eu voltei lá só pq o lugar é, na minha opinião, extraordinário.

 

Quanto ao salar, na minha opinião, o primeiro dia, que é o único que fica no salar propriamente dito, vale a pena, os outros dias, que fica andando no deserto e vendo lagoa colorida, eu achei um saco. se fosse hoje, eu faria o passeio de um dia só e depois partia pra outro lugar. como o passeio pelo atacama é meio que a mesma coisa, eu só iria pra lá pra fazer aquele tour astronômico, que é feito a noite e o Sandboard, o resto eu dispenso. as lagunas são bacaninhas, mas não justifica, na minha opinião.

 

olha, eu acho o passeio do vale sagrado muito legal, principalmente pelas ruinas. não acho que a Salkantay exclua o valle sagrado. acho que a trilha é perda de tempo porque é só cansaço atoa (sou sedentário), porque em 4 dias dá pra se fazer e ver muita coisa, porque se vc quer ver os lugares, é simples, vá pelo caminha da hidrelétrica que passa pelos mesmos visuais da trilha. mas é por isso que cada um monta o seu roteiro, porque cada pessoa tem as suas predileções pessoais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Então, como você colocou muito bem: "Cada um tem suas predileções." (Pessoais no caso é pleonasmo já que, por natureza, a predileção é algo pessoal. É tipo subir pra cima, descer pra baixo.Preparar de antemão. Pré-planejamento. Prevenir antecipadamente. ...rs)

 

Eu particularmente achei mais jogo não passar por lá. Concordo também com relação a trilha. Porém, é como eu disse: Eu procuro por fortes emoções! E você sabe muito bem que Salkantay e Valle Sagrado não são o máximo da adrenalina.Tanto que, se você for a Machu Picchu primeiro e passar em qualquer um na volta, não vai ter a mesma graça( Li um posts sobre isso em outros sites e todos concordam com essa afirmação).

 

Tem pessoas que optam por esgotar as opções de um lugar. O roteiro da Ilana é mais ou menos isso. É uma questão de estilo.

O resto, é gosto. Portanto colega, eu não concordo e nem discordo da sua opinião. O gosto é seu. Como diria Voltaire:"Posso não concordar com nenhuma das palavras que disser, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las."

 

Agora falando sério, meu ponto é:

 

Ilana, se você prefere ver tudo que esses lugares tem a oferecer, mesmo que isto possa significar sacrificar tempo e dinheiro por algo que não necessariamente vai valer REALMENTE a pena. Seu roteiro está bom! Siga as dicas do colega aletucs.

Se você for do tipo que prefere curtir somente aquilo que vá REALMENTE te emocionar, mesmo que isso signifique ignorar as vezes os lugares por onde todos passam e não ter essas lembranças na memória. Revise seu roteiro e leia mais extensivamente sobre esses lugares. Acredito que cabem algumas mudanças.

 

Um outro ponto que achei relevante com relação ao seu roteiro é o seguinte: você vai a Bolívia e não vai a Uyuni e Atacama. Se esses lugares não forem do seu interesse, ótimo! Contudo, se futuramente você optar por conhecer esses lugares você vai ter que: ou voltar a La Paz e fazer o caminho até lá de ônibus, trem ou avião.(nesse caso você estaria repetindo uma viagem, o que pode não ser interessante para você. Depende da sua predileção..rs) Ou, numa futura viagem à Santiago, pegar um Voo para Ataca e depois voltar, morrendo aí em R$ 800. Por isso que estou dizendo: pense mais um pouco a respeito se ainda não tiver considerado isso.

 

E por último se você tiver predileção por esportes radicais, adrenalina e fortes emoções...considere o downhill em La Paz que, na minha humilde predileção, é o mais interessante atrativo nesse trecho.

 

ALETUCS...to brincando com você em meu camarada...não me leve a mal, agora eu sou um predilecionista..rsrsrs!

 

Forte abraço pra vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá a todos.

 

Então...as minhas passagens já estão compradas, porque quero começar na Bolívia e quero muito fazer Salkantay, por último.

Como eu pratico montanhismo, dou prioridade por montanhas, trilhas, trekkings, etc. É um trecho pra refletir, superar limites e estar em contato direto com a natureza. Não troco esse trecho da viagem por nada...rsrsrs.

Quanto ao downhill, como moro em Curitiba, tem bastante trecho legal pra fazer isso por aqui, e às vezes até faço, mas não a ponto de tirar um dia da viagem para isso.

Tiawanaku eu coloquei por ser uma cidade histórica, e porque como falaram bastante do soroche, queria fazer algo leve no primeiro dia de passeio.

Eu até pensei em conhecer Uyuni, mas sendo bem sincera não me parece ter muita graça. São três dias na viagem para conseguir fazer isso, certo?

Santiago eu já conheço bem, então já descarto.

Eu li muitos relatos legais sobre Isla del Sol, falando que nunca viram um céu tão lindo quanto lá a noite, que super vale a pena dormir lá, e como é trajeto entre a Bolívia e o Peru, creio ser uma boa opção.

Não faço questão de dormir em Copacabana, só pensei nisso pra não ficar uma viagem tão cansativa.

 

Aletucs, a Cruz del Sur tem um ônibus saindo às 06:20 de Puno, e a viagem dura 5 horas, então chego lá meio-dia, dá tempo inclusive de ver um pouco da cidade a tarde.

 

Ai ai viu, tão difícil decidir tudo isso...kkkk

 

Valeu pela ajuda galera!!! Como ainda tem tempo, e não tá nada fechado (exceto passagens de ida e volta), dá tempo de avaliar bem esse roteiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...