Ir para conteúdo

de Viagem Bolivia


Visitante Dete

Posts Recomendados

  • Membros

Andrea,

 

Muito legal seu relato !

 

Eu fiz Bolívia e Norte do Chile (até Santiago) em FEV.2009.

 

Depois de ler alguns relatos de meninas que também foram para a Bolívia sozinhas, eu criei coragem, coloquei pé na estrada mochila nas costas e lá fui eu !

Todo o percurso eu fiz de bus saindo do RJ até Corumbá, depois Trem da Morte e daí pra lá bus e carona até Santiago.

 

1. Não espere encontrar Bolívia com Índios, Tribos, gente do mato etc. A Bolívia é um país que não houve desenvolvimento quase que nenhum! Não pense em viajar de algumas cidades distantes para outra de carro, é furada (ex. Puerto Quijaro para Santa Cruz).

 

2. Tudo é negociável, repara que eles irão te enrolar na fronteira para a bilheteria do trem fechar com mais de 1h faltanto para o Trem sair rumo a Santa Cruz de la Sierra, negocia, chora aqui e ali, nunca os deixe ver todo o seu dinheiro, eles acham que os CARIOCAS são ricos, moram todos em Copacabana, trabalham até 12h e depois pegamos praia para ter a cor que temos hehehehe isso foi muito surreal, mais eu escutei isso de 4 pessoas enquanto estive ali na estação de trem negociando para entrar ilegalmente no trem. DEPOIS DE NEGOCIAR, E PAGAR 20 PESOS A MAIS DO QUE A TARIFA NORMAL, O GUARDA PEGOU MINHA IDENTIDADE E DISSE QUE ME ENTREGARIA JUNTO COM O MEU TICKET DENTRO DO TREM, eu confiei com muito cagasso de perder minha identidade, e depois que o trem saiu eu já estava lá dentro e o guardinha veio buscar a propina e me entregar a identidade. DETALHE, MEU LUGAR JÁ ESTAVA VENDIDO, DEPOIS DE 20H EU VIAJEI NA COZINHA DO TREM ATÉ SANTA CRUZ.

 

3. SUPER ULTRA MEGA CUIDADO COM OS TAXISTAS e não marque bobeira na saída da estação de Santa Cruz de la Sierra, lá tem muitos brasileiros, então se vc não fala espanhol, eles te entendem e algumas pessoas até conversam português com vc de tantos brasileiros que moram ali.

 

4. COCHABAMBA É LINDINHAAAAAAAA e tem um mercado negro fabulosoooooooooo !!! eu comprei minha Sony com cartão de 4Gb, cabo USB e carregador por somente 100 USD, a culinária ali é fantástica !!!!!!

 

5. Para quem sofre de altura (como eu), fique um pouco mais de tempo 3 ou 4 dias nas cidades para seu organismo se acostumar, ou então fique drogado de medicamentos, pois eu fiquei internada em La Paz 1 dia no oxigênio por causa do mal da altura .

 

AH! EU JÁ SEI, vc pensou no chá de coca ?! hummm... tá .. vai se enganando heheheheh é ilusão hehehe até folha de coca eu masquei e nada ... em já teve problemas pulmonares, é bom não marcar bobeira, pq nos hospitais públicos em La paz, tudo você paga, até o médico ter lhe auscutado (eu tenho nota fiscal disso .. é muito surreal), ah! mais não tem filas nos hospitais, são limpos e vazios (também pago .. quem vai encarar...)

 

6. La Paz é uma Favela da Rocinha gigante !!!!!!!!! As casas 90% no tijolo por todos os lados, a parte baixa da cidade, é aonde ficam as embaixadas, e os bairros mais caros, aí sim, vc acostumado com cidade se sente um pouco confortável.

 

7. Vc observará muitas mulheres indígenas nas ruas, tipo aquelas peruanas enfeitadas, é isso que vc vê no Centro de La Paz, principalmente na Plaza Murilo, elas ficam com as crianças ali pedindo moedas e falando Quéchua o tempo inteiro!!! É muito estranho!!!

 

8. SUPER ULTRA MEGA CUIDADO COM OS TAXISTAS DE LA PAZZZZZZZ SE VC OLHAR PARA A CARA DO MOTORISTA E ELE FOR SINISTRINHO NÃO ENTREEEEEE, OS TAXISTAS SÃO OS BANDIDOS ARMADOS DA CIDADE .. É HORRÍVEL... EU QUASE FUI ASSALTADA .. EU DESCI CORRENDO .. E 2 HOMENS CORRERAM ATRÁS DE MIM RUA ABAIXO .. EU ENTREI EM UM MERCADO .. A DONA DO MERCADO DISSE QUE~NÃO HAVIA POLÍCIA E EU TINHA DE SAIR SE NÃO ELES A ROUBARIAM TAMBÉM .. É ..são furadas .. mais foi bom que eu aprendi hehehehe agora taxista na bolívia só CARROS COM RÁDIO AQUELE TRANSMISSOR, CARRO COM NÚMERO E COM O NOME DA COMPANHIA E O MOTORISTA IDENTIFICADO.. aí sim eu entro !!

 

9. O Norte do Chile as cidade fronteiras com a Bolívia, eles não trocam pesos bolivianos, então se livre das monedas todasssssssss ainda na Bolívia e atravesse com dólares !!!

 

10. quanto custou tudo isso ?!

BUS + TREM + ALIMENTAÇÃO + PRESENTES PARA OS MEUS AMIGOS + ARTESANATO DESPACHADO PELOS CORREIOS DE LÁ = R$ 1.600,00

TEMPO DE VIAGEM: 35 DIAS (FEV. 2009)

PS. Hospedagem eu usei um site de hospitalidade e fiquei na casa dos outros : )

 

Se você gastar R$10,00 reais na Bolívia em um dia, você comeu como um Rei do bom e do melhor, e andou muitooooooooo !!!!

 

Beijo no coração e boa trip para vocês !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...