Ir para conteúdo

Belo Horizonte e Cidades históricas - Dez 2013 /Jan 2014


Posts Recomendados

  • Membros

Raquel,

acho que com os relatos que foram postados aqui deu para ter uma boa ideia do que encontraremos neste nosso roteiro.

O meio de locomoção que vou escolher vai depender do meu orçamento na época da viagem.

Gostaria de locar um carro para ir para as cidades históricas, principalmente para ganhar tempo, e este trecho de Congonhas que é meio complicado, e devolver quando chegar em BH pois acredito que será fácil de se locomover de transporte público. Mas se caso estiver com a grana curta, tem problema não vou de ônibus mesmo e aproveitar da mesma forma, só um pouco mais corrido. ::otemo::

Quero ver seu relato em breve!

bjo e boa viagem

Erika

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 41
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Erika,

Atualmente resido em OP e vi a sua pergunta sobre oq fazer em OP na segunda. Como é um dia que a maioria dos museus/igrejas estarão fechados, aconselho além de visitar as minas, uma nova opção: Dar uma passada no distrito de Lavras Novas que fica a 17 Km de OP. Tem um ônibus que sai ás 06:00, 08:00 e 14:00 e retorna às 16:00, o valor da passagem é 5,10. Segunda lá tb é bem calmo sem muita agitação de turista, mas é um distrito super natureza e bem cultural. Dê uma pesquisada sobre o local. De repente pode ser uma opção bacana tb. Se precisar de alguma coisa, disponha. Abç!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi pessoal,

o dia da minha viagem está chegando e estou ficando mais ansiosa ::mmm:

Fiz este roteiro baseado no que vi aqui no site. Pretendo levar comigo e tentar me orientar por este roteiro, mas é claro que é apenas uma orientação, pois sabemos que em viagens o bom mesmo é curtir o momento e não sair desesperada tentando conhecer todas as atrações ::dãã2::ãã2::'>

Então segue o roteiro com as atrações que vi aqui no site, mas que sei que será impossível visitar todas!

 

Roteiro Belo Horizonte e Cidades Históricas

 

Ouro Preto e Mariana

 

Dia 28.12 – sábado - Chegada ao aeroporto de Confins previsto para as 10h30min.

1. Pegar ônibus urbano do Aeroporto de Confins até a rodoviária – Ônibus Aeroporto (R$ 8,90) empresa UNIR ou ainda o ônibus Conexão aeroporto.

2. Pegar ônibus na rodoviária de BH para Ouro Preto (R$ 25,70)- Duração da viagem aprox. 2h Viação Pássaro Verde – Tel.: 55 31 3551-1081 ônibus a cada hora. Tentar pegar o das 13h.

 

Dia 28/12 e 29/12 – sábado e domingo

 

Conhecer Ouro Preto

Pontos de interesse:

Próximo a rodoviária: 1.Igreja de São Francisco de Paula, Rua Padre Rolim (Antigo Morro da Piedade), de ter a dom das 9 às 10h45 e das 13h30 às 16h45 e dom das 13h30 às 16h45h; 2.Igreja de N. Sra. das Mercês e Misericórdia (Mercês de Cima), R. Padre Rolim, visitação: sem horário fixo

Próximo a Pousada:

Nas imediações da Praça Tiradentes: 1.Casa da Câmara,das 8 às 17h; 2.Museu da Inconfidência, ter a dom das 12h às 17h30 (R$8); 3.Estátua de Tiradentes; 4.Chafariz da Praça Tiradentes; 5. Igreja de N. Sra. do Carmo(R$2) e Museu do Oratório (R$4) (atrás do Museu da Inconfidência), ter a sáb das 12 às 16h45, dom das 9h30 às 11h e das 13h30 às 16h45, missas aos dom às 8h30, entrada paga.

 

Demais atrações:

1.Igreja NS do Rosário, Largo do Rosário, de ter a sáb das 12 às 16h45 e dom das 13 às 15h30, missas aos dom às 16h;

2.Igreja de Bom Jesus do Matozinhos ou de São Miguel e Almas, Rua Alvarenga Peixoto das 13h às 17h, missas aos sáb às 18h e dom às 9h

3.Casa dos Contos, R. São José, 12 (31) 3551-1444, ter a sáb das 12h30 às 17h30; dom e feriados das 9h às 15h e Vale dos Contos - gratuito

4.Igreja Matriz NS do Pilar (assistir a Missa no sábado as 19h);

5.Igreja do Padre Faria;

6.Igreja Santa Efigênia;

7.Igreja de São Fco de Assis (R$8);

8.Igreja NS da Conceição;

9.Casa da Ópera;

10.Casa do Aleijadinho;

11.Casa de Tomaz Antonio Gonzaga;

12.Largo Coimbra: Feira de Artesanato de Pedra Sabão e Igreja de São Francisco de Assis (ter a dom das 8h30 às 11h45 e das 13:30 às 17h, missas aos sáb às 19h, R$8)

 

Dia 30/12 – segunda-feira

Trem de Ouro Preto a Mariana às 10h. Preço: R$ 40 cada, apenas ida. Verifiquei no site e terá o passeio nesta segunda-feira, só não sei se as atrações estarão abertas... mas vale o passeio.

 

Visita a Mariana

Ponto de interesse:

Centro Histórico:

1.Praça Gomes Freire e Antigo Palácio Dos Bispos, Museu da Música e do Livro

2.Chafariz de Assumar ou São Francisco, próximo a Praça Gomes Freire

3.Casa do Conde de Assumar, Travessa São Francisco de Assis, 20

4.Museu Arquidiocesano de Arte Sacra - Arquidiocese de Mariana, R. Frei Durão 49, visitação: ter a dom das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h

5.Casa da Intendência/Casa da Cultura, R. Frei Durão, 84

6.Praça da Sé: Casa de Cláudio Manoel da Costa, Igreja Catedral de N. Sra da Assunção - Catedral da Sé

7.Praça Minas Gerais: Pelourinho, Casa da Câmara e Cadeia (visitação: das 8 às 11h e das 13 às 17h), Igreja de São Francisco de Assis, Igreja de N. Sra do Carmo

8.Largo de São Pedro: Igreja de São Pedro dos Clérigos e Chafariz São Pedro

 

Visita a Mina de Passagem ( Pegar o ônibus Passagem R$2,10). Preço: R$30, visitação das 9h as 17he30min.

Retorno a Ouro Preto (R$3,20)

No final da tarde e a noite: Ver o que não deu tempo e rever o que mais gostamos em Ouro Preto.

 

Congonhas

 

Dia 31/12 – terça-feira

1. Tomar um ônibus de OP a Ouro Branco. (R$ 11,15) Empresa Turin Transportes – tel: 55 31 3551-1650 Segunda a Segunda: 07:15, 13:15 e 17:30

2. Tomar um ônibus de Ouro Branco a Congonhas (R$ 5,30). Viação Comércio e Lubrificantes (0xx31) 3742-3937. Horários: 06:45, 08:25, 10:15, 13:00, 15:00, 17:15 e 19:15

3. Rodoviária de Congonhas pega o ônibus Basílica (R$2,40) até a Paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinho.

Visitar a Basílica, ver as estátuas e demais Igrejas.

4.Retorna a rodoviária (R$2,40)

5. Pegar ônibus de Congonhas a São João Del Rei

 

Tiradentes e São João Del Rei

 

Dia 31/12 – terça-feira

1. Ônibus de Congonhas a São João Del Rei (R$24,40)- cerca de 2h.

2. São João Del Rei a Tiradentes - De segunda à sexta-feira às 7:00, 8:15, 10:30, 12:00, 13:30, 15:00, 16:15, 17:45 e 19:00 horas. (R$4,55)

 

Conhecer Tiradentes

Dia 01/01 – quarta-feira (Não sei se vamos conseguir visitar algum local este dia devido ao feriado. Acredito que teremos que visitar os museus no dia 02 quando voltarmos de SJDR ou no dia 03 antes de irmos para BH)

Pontos de interesse:

1.No Largo das Forras: Igreja de Bom Jesus da Pobreza, 8, qui a dom das 12 às 17h; Prédio da Prefeitura e Ponte de Pedra

2.Igreja NS do Rosário dos Pretos, R. Direita, qua a seg das 12 às 16h (R$3);

3.Museu da Liturgia (R$10);

4.Igreja Matriz de Santo Antonio , R. da Câmara, das 9 às 12h e das 14h30 às 17h. (Show de Luz e som a noite) 5.Santuário da Santíssima Trindade , R. Santíssima Trindade, das 8 às 17h (gratis);

6.Museu Padre Toledo, R. Padre Toledo, qua à seg das 9 às 17h (R$10);

7.Centro Cultural Yves Alves, R. Direita, 168, qua a seg das 10h às 18h;

8.Chafariz de São José de Botas;

9.Capela São Francisco Paula (vista da cidade);

10.Igreja das Mercês;

11.Igreja São João Evangelista, R. Padre Toledo (Largo do Sol), qua a seg das 9 às 17h

12.Igreja Santo Antônio Canjica;

13.Casa da Câmara e Sobrado Ramalho, R. da Câmara;

14.Passo e Estátua do Alferes, Largo do Sol Tancredo Neves (Arte Sacra), R. Direita, qua à seg das 12 às 16h

15.Casa da Cultura, R. Padre Toledo, qua à seg das 9 às 17h

16.Comprar doces em Chico doceiro; 17.Bosque Mãe D'água, perto do Chafariz de São José de Botas. Horário, qua a dom das 7 às 11h e das 12 às 16h. 18.Serra de São José: passeio de meio dia, na parte da manhã, com direito a muitas cachoeiras e paisagens lindas.

19.Cachoeira do Carteiro

20.Passeio de Maria Fumaça, (32) 3371-8485 (São João Del Rei ) sex, sáb, dom e feriados, partidas de Tiradentes às 13h e 17h e de São João Del Rei às 10h e 15h, ida/volta (R$50) - só ida (ou volta) R$40)

21.Passeios de charrete, largo do Forras e estação ferroviária

22.Bichinhos. Tem artesanato e boa comida mineira.

 

Dia 02/01 – quinta-feira

 

Conhecer São João Del Rei

Pontos de interesse:

1.Igreja de N. Senhora do Rosário, Praça Embaixador Gastão da Cunha, Centro

2.Solar da Baronesa de Itaverna, Rua Getúlio Vargas, 242

3.Catedral Basílica de N. Sra do Pilar, R. Getúlio Vargas, Centro

4.Igreja São Fco de Assis, Praça Frei Orlando, Centro (R$3);

5.Solar dos Neves, Largo do Rosário

6.Museu Regional de São João Del Rei, R. Marechal Deodoro, 12, Centro (gratuito)

7.Campus da UFSJ;

8.Igreja de N.S. do Bonfim.

9.Casa de Bárbara Heliodora

10.Biblioteca Municipal

11.Memorial Tancredo Neves (R$ 2), R. Padre José Maria Xavier, Centro

12.Igreja de São Gonçalo Garcia;

13.Igreja NS das Merces, Praça Barão de Itambé - Antigo Largo da Câmara. 14.Igreja de N. Sra do Carmo, Praça Carlos Gomes, Centro, (31) 3371-4805, ter a dom das 12 às 17h

15.Igreja de Sto Antônio, R. Santo Antônio, Centro

16.Chafariz da Legalidade, Praça dos Expedicionários, Centro

17.Prefeitura Municipal, R. Ministro Gabriel Passos, 119, (32) 3379-2900/3371-3330, Centro

18.Teatro Municipal, Av. Hermílio Alves, Centro

19.Complexo Ferroviário (Rotunda, Maria Fumaça e Museu), R. Quintino Bocaiúva, Centro, horário do museu: ter a dom das 9 às 11h e das 13 às 17h

20.Pelourinho, Praça Barão de Itambé

21.Solar dos Lustosa, Praça Embaixador Gastão da Cunha, 54

22.Museu de Arte Sacra, Praça Embaixador Gastão da Cunha, Centro

 

Belo Horizonte

 

Dias 03/01 – sexta

Circuito Niemayer e Parque das Mangabeiras

 

Dia 04/01 – sabado

Instituto de arte contemporânea e Jardim Botânico na cidade de Brumadinho que fica a + ou – 60 km de BH. Ingresso é R$28,00. Transporte de BH ao Inhotim: R$35,50 Transporte interno:

 

Dia 05/01 – domingo

 

- Praça da Liberdade – Palácio da Liberdade aberto a visitação apenas aos domingos

- Memorial de Minas Gerais (grátis) -

- Centro Cultural Banco do Brasil (grátis) - vale a visita apenas para conhecer o prédio e alguma exposição;

- Museu das Minas e do Metal (R$ 6 inteira) - interessante e só

- Museu de Artes e Ofícios

- Feira Hippie

- Centro Cultural de Belo Horizonte - este centro cultural se destaca pela arquitetura neo-gótica de inspiração portuguesa e por possuir uma decoração bastante expressiva, tanto em seu interior quanto em seu exterior. visitações: segunda a sexta-feira, de 9:00 ás 18:00 h. Rua da Bahia, 1149 - Centro

- Igreja da Boa Viagem . visitações: todos os dias de 6:00 às 21:00 h.

- Palácio das Artes - visitações: segunda-feira a sábado de 9:30 a 21:00 h. Av. Afonso Pena, 1.537 - Centro

- Igreja São José: visitações: todos os dias das 6:00 às 18:00 h. R. Tupis, 164 – Centro

 

Retorno para casa a noite.

 

Gostaria de ajuda com mais dicas, quais as atrações que são imperdíveis e se há alguma informação errada...

 

Obrigada,

Erika

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olha, sou novo por aqui, mas como estou pedindo muita ajuda para uma viagem que irei fazer, estou tentando também ajudar alguém em algo que eu tenha conhecimento. Acho que poderei ajudar vocês um pouco:

 

1 - O ônibus entre Confins e BH: Como vocês já pretendem chegar na rodoviária de BH e ir para Ouro Preto o mais fácil é pegar o ônibus rodoviário convencional. O conexão aeroporto não para na rodoviária, para em um terminal próprio que fica um pouco distante (uns 2 km) da rodoviária, além de cobrar um preço a mais (R$ 19,70 contra R$ 8,90) que eu acho injustificável para alguns poucos mimos, dispensáveis na minha opinião (ar condicionado, wi-fi e sei lá mais o que). Claro que chegando nesse terminal próprio do Conexão Aeroporto é possível pegar um Taxi até a rodoviária, mas ai vai da preferência de vocês.

 

2 - Quanto ao aluguel de carro: Não sei se vocês têm conhecimento quanto a isso, mas alugar carro para devolvê-lo em lugar diferente da agência onde o carro foi retirado nunca é uma boa. Eles cobram (MUITO!) para cada km de distancia entre as agencias.

 

3 - Em BH indico visitar também o Mercado Central. No fim de Semana está aberto de 07:00 às 13:00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eita Erika, tá chegando a hora!

 

Li seu roteiro e achei maravilhoso, espero que consigas ver boa parte do planejado. Senti falta de Sabará e/ou Inhotim, por que tirou? Não conheço Inhotim, mas Sabará sim e vale muito a pena. É um centro histórico pequeno, que pode ser feito todo a pé, possui monumentos muito interessantes como as Igrejas e a casa de ópera. Acho que numa manhã ou tarde você consegue conhecer tudo. Fui numa tarde e deu certo. Aguardo seu relato pois em Março e Abril/14 é a minha vez de voltar a MG e estou querendo dicas de hospedagem e transporte.

 

Obrigado e boa viagem!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...