Ir para conteúdo

Como você organiza a mochila?


z41d

Posts Recomendados

  • Membros

Eu organizo tudo em sacos plásticos. É melhor assim. Dependendo da sua mochila, se você colocar tudo SEM sacos plásticos, com o tempo, tudo fica muito bagunçado e você terá que tirar algumas coisas para encontrar uma peça ou outra. Um saco para cada tipo de peça é o ideal. Cuecas, meias, camisas, bermudas, tênis, chinelos etc, cada um com seu saco. Você pode organizar tudo em sacos de cores diferentes ou marcas diferentes (Sendas, Casa&Video etc), se achar necessário. Ou ainda colocar o mais importante num saco preto, por exemplo, para não perder tempo procurando quando precisar. Sacos para os produtos de higiene e sacos para os remédios. O ideal é mantê-los em sacos separados mesmo. Além disso, compre também sacos mais grossos para colocar peças úmidas ou molhadas. Mais uma vez, o ideal é não colocar peças úmidas ou molhadas na mochila mas isso nem sempre é possível. O correto seria deixar a peça secar para evitar mofos na mochila ou na própria roupa. É possível colocar também anti-mofo na mochila bem acondicionado longe dos alimentos para não contaminá-los. Isso evita que a mochila tenha que ser lavada constantemente devido ao cheiro das peças usadas ou úmidas etc. E por fim, sacos para as peças usadas e para o lixo. Você não vai ficar jogando tudo no chão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu não costumo acampar, fico mais em albergues. De qualquer forma minha organização é a seguinte:

em baixo vão os calçados, e livros

logo acima, toalha, lençóis e similares (qdo necessário)

Em seguida, pijama (que normalmente eh uma roupa mais do que velha que no ultimo dia acabo usando na trilha)

Acima, o saco com roupas íntimas, meias, bikini e similares

Logo dps roupas mais quentes e que não amassam: calça e moletom

então coloco as roupas que amassam um pouco mais (tudo sempre dobrado em rolinhos bem comprimidos)

Mais acima, vai a necessaire com escova de dente e outros objetos que posso precisar no meio do caminho.

Na minha mochila (conquista caminhos 58 l) tem um espaço, que parece um bolso interno, onde eu coloco também livros e guias e outros papeis.

Nos bolsos externos eu coloco meu diário de viagens, discman, carteira, lanchinho e outros itens que a gente sempre precisa ter acesso fácil.

 

Por ficar mais em albergues, posso me dar ao luxo de carregar algumas coisas que num camping seria impossível, mas espero ter colaborado de alguma forma

Bjux

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu tenho uma mochila de 85l, bom eu levo o sleepbag, na parte de baixo e a barraca presa em baixo pelo lado de fora, enrolo minhas roupas parecendo uns canudos, menos espaço assim e coloco tudo em sacolas,nos bolsos externos coloco coisa de higiente, shampoo, sabonete essas coisa,na parte de cima da mochila coloco as coisa mais importantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Uma dica que dou aki he....colocar o saco de dormir em baixo...no fundo...acima algumas roupas ke nao vai usar do no dia...e desmembrar a barraca d dobrar tudinho e ir colocando bem organizadinho...eu gosto mais assim...e vai colocando os itens mais pesados e que nao vai usar durante o dia[jornada]...como: Panelas, fogareiros, etc...no meio da mochila, junto as costas[lombo do burro].

Acima dos ombros os itens que utilizara durante o dia e que nao podem amassar ou quebrar etc...como: Lanches de ataque, maquina fotografica, uma blusa de frio e kit S.o.S, e nos bolsos ponha o protetor solar e um dinheirinho...de emergencia e o algumas outras bujuganta ke va usar...e precisa ter a mao rapidamente...

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

sem quere parecer sabichão nem nada assim, mas vou começar dizendo o que NÃO SE DEVE FAZER:

de preferencia NADA, absolutamente nada FORA DA MOCHILA( SOMEMNTE O ISOLANTE TERMICO).

ou seja, nem pensar deixar o coitado do saco de dormir o lado de fora...eu pessoalmente boto até a barraca, como o IVAO, dobrada...

coisas pesadas, omo comida, colada nas costas, saco de dormir - no fundo, varetas da barraca - nos porta esquis laterais, comida, como alguem aqui já disse, em sacos om ziper, roupas: sacos plasticos, TUDO EM SACOS PLASTICOS!!!!!!!!

saludos!

leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Se viajo sozinho tento arrumar de forma que fique fácil o acesso das coisas que tenho mais chances de usar. Uo seja comida e primeiros socorros sempre a mao. no fundo sempre coisas como o saco de dormir e a barraca. Quando viajo em grupo a coisa muda, depende do tamanho da mochoila e da capacidade de cada um carregar coisas. Colocasse tudo em cima da mesa e comeca a organizar grupos de coisas que devem ficar junto... existem um milhao de teorias nesse momento, mas acaba dando sempre certo (pelo menos nas minhas poucas viagens em grupo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros de Honra

Algumas dicas são básicas e funcionam mesmo para quem vai viajar no final de semana para a casa de praia, mas não dispensa o uso da mochila.

 

1. Enrole suas roupas - além de dobrá-las direitinho, enrole-as depois, uma a uma, para facilitar na hora de acondicioná-las dentro da mochila. Desta forma, elas amassam menos também!

 

2. Guarde tudo dentro de saco plástico - esta dica funciona bem no Brasil e em lugares úmidos, já que não há nada mais desagradável do que roupa molhada no final do dia. Pior ainda se isto acontecer com a roupa limpa que deveria estar seca e quentinha... Não esqueça de verificar se os sacos não possuem furos, pois um temporal não perdoa nem mesmo os menorezinhos. E procure separar quase peça a peça, ao invés de usar um grande para tudo.

 

3. Preencha os cantos - a mochila ideal será montada não apenas por dentro mas, também, por fora. Ou seja, é fundamental que você, ao preenchê-la, cheque pelo lado de fora se alguma parte do tecido está frouxa, sinal de lugar vazio e, portanto, mau uso da mesma. O ideal é que ela fique totalmente esticada, com roupas, equipamentos, fogareiro e comidas preenchendo inteiramente ao menos 2/3 dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

4. Os locais corretos para cada peça - sim, existe um lugar ideal para cada coisa que você está levando... O saco de dormir deverá ser o primeiro a entrar, situando-se no fundo da mochila (pode até ser usado aquele compartimento que separa-o do resto. No entanto, não esqueça de colocá-lo em um saco plástico grosso e de preencher cada cantinho do fundo da mochila, pois sempre sobra um espaço precioso mesmo depois de colocar o saco de dormir). Continue enchendo-a com as roupas. Do meio para o final, comece a colocar os materiais de cozinha e/ou de escalada - materiais pesados (o maior peso deve se situar do meio para cima, encostado às costas, permitindo que a mochila fique com o centro de gravidade relativamente alto, ideal para carregá-la - procure colocar o centro de gravidade entre os ombros!). Se tiver barraca e precisar colocar dentro, divida-a em duas e coloque cada parte de um lado da mochila. Termine com as comidas que, além de pesadas, deverão ser usadas durante o primeiro dia (deixe o lanche deste dia bem à mão, para facilitar na hora de usá-lo). Também deixe o anorak e a água à mão - coisas que se usam com muita freqüência e em momentos que, geralmente, não temos muito tempo a perder...

 

5. Ajustando-a ao seu corpo - todas aquelas fitinhas da sua mochila têm uma razão de ser e existir. Além de visualmente bonitas, elas proporcionam um ajuste perfeito ao seu corpo. As mochilas maiores, chamadas cargueiras, possuem uma barrigueira acolchoada, que proporciona um conforto maior na hora de transferir os cerca de 70% do peso dos ombros. As mochilas menores, chamadas de ataque, possuem apenas uma fita como barrigueira e sua função é mais de estabilidade. A carga, neste caso, fica mesmo nos ombros. Ajuste a cargueira quando já estiver cheia - é mais fácil. Assim, coloque-a nas costas com as fitas frouxas. Tenha certeza que a mochila é feita para o seu tamanho ou, então, ajuste a distância entre o ombro e a barrigueira (muitas mochilas permitem este ajuste - certifique-se disso na hora da compra). Coloque, então, a barrigueira e ajuste-a. Depois, ajuste as fitas dos ombros e, em um segundo momento, as fitas acima dos ombros, que servem para estabilizar as alças. Para terrenos muito acidentados, é sugerido usá-la mais justa. Para terrenos mais fáceis, pode-se deixá-la um pouco mais solta mas, o mais importante, é deixar o peso na barrigueira e não nos ombros. Não se esqueça de verificar de tempos em tempos este ajuste, já que ela vai "assentando" conforme você se movimenta.

 

6. Quanto você pode carregar? - se você tem experiência com este tipo de equipamento e já caminhou muitas vezes por trilhas e terrenos acidentados, o ideal é que você não ultrapasse 1/3 do seu peso. Se você está começando e não tem experiência alguma, além de estar fora de forma, comece levando apenas 1/5 do seu peso. Agora, se você tem algumas (poucas e/ou curtas) trilhas no currículo, pode aumentar para 1/4 - lembrando sempre de não ultrapassar o limite de 1/3. ¨

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros de Honra

Bem, para trekking arrumo do jeito que todo mundo já sabe: pesado junto ao corpo, colado as costas, no compartimento principal (CP). Leve, no fundo, no compartimento do saco de dormir, ou no lado de trás (lado oposto ao das costas).

 

Colocação:

 

Benzina e coisas que podem vazar/sujar: bolso lateral.

 

Fogareiro e panelas: pesado, pois dentro das panelas/caneco sempre levo comida. Junto ao corpo, no (CP).

 

Comida: café e janta no (CP) junto ao corpo (é pesado). Lanche de trilha: nos bolsos laterais e no bolso superior (tampo da mochila).

 

Garrafa de água ou térmica de inox: bolso lateral

 

Barraca: normalmente vai bem no fundo do (CP). Pode também ir em posição vertical, atrás. Sempre separando o corpo das varetas e dos espeques (estes, pesados, junto ao corpo).

 

Roupas: no (CP), atrás da mochila, dentro de um saco impermeável.

 

Capa de chuva 3 lâminas, poncho e polainas: topo do compartimento principal.

 

Óculos, corta vento, livro e mapas no bolso superior, tampo da mochila.

 

Isolante térmico: se houver espaço na mochila, vai dentro do (CP), enrolado, formando um canudão. Boto as demais coisas (panelas, roupas, etc...) dentro deste canudão. As vantagens são muitas: dá uma melhor arrumação a mochila, protege os equipamentos em caso de queda, transfere melhor o peso para a barrigueira e protege o próprio isolante de rasgos e arranhões do mato. Se não houver espaço, preso no lado externo, atrás, na vertical.

 

Merda: sim, merda! Alguns parques nacionais americanos exigem que vc leve embora do parque o resultado de suas cagadas!! Dizem que na rota de ascensão do Aconcágua também passaram a exigir isto (para não deixar o caminho “intransitável”). Nunca precisei carregar isto, mas e se um dia for para um lugar assim?. Não dá para cavar um buraco e cagar escondido, pois na saída vc deve entregar o saco (cheio) ao guarda-parque ou paga multa. Só falta pesar!! O lugar óbvio é pendurado fora, embaixo da mochila. Mas deve ser uma visão triste: vc caminhando e os de trás vendo pendurada a sua produção... :(

 

Não uso a mochila para trips convencionais, pois amarrota muito a roupa.

 

peter

  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...