Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Bom galera vou relatar a aventura que fiz com uma galera da pesada na Reserva Biológica de Tinguá no ano de 2003, onde ficamos acampados durante 4 dias.

 

Marcamos de se encontrar em Nova Iguaçu, em frente a Prefeitura, Pegamos o ônibus da viação Elmar, acho que é a unica empresa de ônibus que faz a linha Nova Iguaçu-Tinguá, o trajeto é de 26 km.

 

A Reserva Biológica de Tinguá possui 26 mil hectares de Mata Atlântica, localizados entre a Zona Metropolitana e a Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, está a maior parte das quedas d`água da região. A reserva conta com mata atlântica preservada, rios, corredeiras, cachoeiras, piscinas naturais e ruínas dos séculos XVIII e XIX.

 

  • Clima
    O clima é tropical úmido, com temperaturas variando entre 15,7 e 27,7 graus em média. A precipitação máxima ocorre nos meses de dezembro e fevereiro.
    Relevo
    Possui um relevo acidentado, com escarpas sulcadas por rios torrenciais. Destaca-se o maciço do Tinguá, uma montanha cônica com 1.600 m de altitude.
    Vegetação
    A unidade apresenta uma amostra representativa do ecossistema de Mata Atlântica, com variação associada à diferentes faixas altimétricas. Espécies como jequitibás, sapucaias, guapuruvus, jatobás e quaresmeiras são encontradas, bem como orquídeas em grande abundância.
    Fauna
    A Reserva apresenta uma fauna bastante diversificada, destacando-se dois grupos: aves, com 296 espécies e anuros com 52 espécies. Abriga o menor anfíbio do mundo já descrito: o sapo pulga. Grandes mamíferos como a onça-parda e outras espécies ameaçadas de extinção, típicas de Mata Atlântica, encontram refúgio na unidade.

 

Após 26 km em estradas de terra esburacadas e muita poeira, chegamos ao nosso destino, descemos em uma pequena cidadezinha, pessoas bem simples e muito simpática. Se caso alguém for de carro, pede a uma senhora que tem uma birosca para guardar o carro no quintal dela, muito gente fina ela e o marido dela, infelizmente o marido dela tem problemas mentais, e não fala coisa com coisa, ela oferece almoço, e na maioria das vezes o prato do dia é galinha, isso se dá pelo fato deles terem uma criação de galinha e pato no quintal. rsrsrs

 

Assim que chegamos tiramos uma foto logo na entrada da Reserva, infelizmente as fotos não são de boa qualidade, pois a máquina era do paraguai e não era digital então eu tive que digitaliza-las para guardar no computador. Por isso perdeu muita qualidade.

 

Eu estou sentado de frente, o Jairo sentado logo atrás e o Fumadão em pé.

 

 

Essa foto aqui não é minha mais a qualidade está melhor. Só pra voces terem uma idéia, se comparar com a foto acima vai notar que a guarita da guarda florestal foi pintada, colocaram uma placa maior e ganhou uma porteira, no entanto ganhou de brinde algumas pixações.

412755.jpg

 

Aqui é a estrada de terra, já dentro da Reserva, uma longa caminhada carregando as tralhas que por sinal estavam pesadas. Essa estrada foi construida devido a criação de uma represa dentro da Reserva que abastece alguns bairros por lá.

 

Logo no início da estrada existe algumas casas, campos de futebol e sítios.

 

 

Depois é apenas selva de um lado e do outro da estrada. A estrada acaba na represa, e lá é onde começa a trilha.

 

 

Paramos no meio da trilha pra descansar, e aproveitamos para tirar algumas fotos. Da esquerda pra direita, Fumadão, Tenente, saudoso Negão, Jairo, Dank.

 

 

 

 

Bom, a trilha não é sinalizada, em alguns pontos a trilha some, a mata é muito fechada, não existe estrutura alguma, a trilha é relativamente pequena devido a sua dificuldade, cerca de uma hora e meia, me perdi várias vezes ao tentar fazer a trilha sozinho durante a noite.

spaceball.gif

 

Após o final da trilha, ainda andamos cerca de 2 horas abrindo caminho mata a dentro, até chegarmos a uma clareira, ao lado de uma pequena e bela cachoeira, e montamos o acampamento.

 

A brincadeira e zuação entre o grupo era demais, o Jairo puxou a bermuda do Kioto enquanto eu me praparava pra bater uma foto. Repare a fumaça do fogão a lenha subindo e um tronco pontiagudo do lado direito da foto, foi uma armadilha que eu fiz onde todo mundo esquecia e acabava se machucando, quase não dá pra notar as barracas montadas em meio a vegetação.

 

 

A noite colocavamos a nossa farda camuflada do exército, e caminhavamos pelas trilhas.

 

Se não fosse os braços e os rostos destampados, quase não daria para notar os dois em meio a selva. Os dois estavão se agarrando pois queriam me mostrar as suas habilidades de Jiu Jitsu.

 

 

Como não tinha nenhuma mulher disponível em um raio de 40 km, o Kioto achou melhor levar a sua revista. E começou a folhear no meio do acampamento.

 

 

Alguns casos inusitado que aconteceram foi quando caminhavamos pela trilha em direção ao quilombo e nos deparamos com pequenos focos de incêndio. É claro que apagamos. Encontramos 2 caçadores de animais silvestres e colocamos pra correr de lá, fardado e armado quem é que vai falar que não somos guardas florestais?

 

Veja algumas matérias sobre o local.

pf_reprime_exploracao_ilegal_na_reserva_do_tingua

MORTE DE AMBIENTALISTA QUE DEFENDIA A REBIO TINGUÁ

 

Aqui sou eu caminhando pela trilha, carregando minha mochila minha barraca e meu inseparável trêsoitão...

 

 

O camping neste lugar é selvagem mesmo, pois não tem estrutura, possui pousadas, hotel-fazenda mais no entanto o local é muito pouco explorado. Tanto que voce não consegue ver muitas fotos do lugar no google. Eu particulamente prefiro que seja assim.

 

Não encontramos nenhum guarda florestal, o ibama alega que não possui recursos financeiros para fiscalizar a reserva. Uma pena!

 

0,,11880898-EX,00.jpg

 

Qualquer dica sobre o local, fique a vontade, tiramos várias fotos no entanto muitas delas queimaram, passamos 4 dias no meio da selva, e guardo recordações comigo até hoje, o lugar é maravilhoso.

 

É muito bom ficar em meio a natureza, voltei renovado pra casa

 

Bye

Wyllo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Devo ir na segunda,dia 07/09/09,ja conheço um pouco da região e vou tentar chegar até a serra da antartida por la,,tinha uma trilha bem antiga que levava até la,,vou ve se encontro,da ultima vez que tive por la quase perdi minha maquina,,que dei de cara com uns caras caçando,,montando trabuco,ai não tive como continuar,,como vc disse,,a fiscalização ainda é muito precaria por la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...