Ir para conteúdo

8 coisas que você deve fazer em Cusco - Fotos e Mapas


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Em fevereiro deste ano fiz uma trip entre a Bolívia e o Peru (Santa Cruz de La Sierra -> Copacabana -> Isla del Sol -> Cusco -> Inka Jungle Trek até Machu Picchu (inka-jungle-trek-e-machu-picchu-fevereiro-2013-relato-dia-a-dia-fotos-e-videos-t85840.html) -> La Paz.

 

A trilha até Machu Picchu foi sem sombra de dúvidas a parte mais intensa da viagem, tanto que decidi fazer uma tatuagem para marcar a ocasião. Mas Cusco foi disparada a cidade mais interessante que conheci. Fiquei encantado!

 

A arquitetura que confunde construções incas e coloniais, muros e casas feitas de barro, as ruas estreitas, casas e prédios preservados e toda a atmosfera backpacker são características especiais, na minha opinião. Lembro de ter tido a mesma sensação quando estive em Edimburgo e também fiquei encantado com aquela cidade.

 

Eu sempre achei que caminhar por uma cidade é a melhor forma de conhecê-la. Você passa pelos pontos turísticos e também os não turísticos. E para Cusco essa é uma dica que deveria ser obrigatória! Minha dica de ouro é: Pegue um mapa de Cusco no local onde você está hospedado, trace uma rota e saia caminhando por todos os pontos que você puder.

 

Sem sombra de dúvidas existem coisas muito interessantes que não estão na minha lista, porque Cusco é uma cidade com muitas atrações. Assim, aí vai outra dica: Não fique satisfeito só com a minha lista, leia bastante antes de ir a Cusco. De todo modo, acho que a minha lista é um bom começo

 

Mapa dos lugares que listei:

 

[googlemap]https://maps.google.com.br/maps/ms?msid=216558415809335500474.0004e479f6e976b41220e&msa=0&ll=-13.516252,-71.978538&spn=0.017045,0.01929[/googlemap]

 

Incluí algumas fotos no relato para ilustrar, mas o álbum completo da viagem está no meu blog, no link http://www.getoutside.com.br/?page_id=433

 

1. Sente em um banco e curta a Plaza de Armas

 

A Plaza de Armas é a principal praça da cidade, onde estão localizadas a Catedral de Cusco, a Igreja da Companhia de Jesus, além de inúmeras lojas e restaurantes.

 

Passar pela Plaza de Armas é inevitável, e sua caminhada pelos principais pontos da cidade certamente cruzará a Plaza inúmeras vezes. Muita gente passa por lá, visita as igrejas, lojas, restaurantes, tira fotos, é assaltado (sim, eu presenciei carteiras serem batidas por lá). Sente em algum banco da praça, assista ao agito dos turistas, vendedores ambulantes, veja situações inusitadas do dia a dia da cidade, tire fotos disso tudo. Além de sentar nos bancos da praça e observar tudo, também almocei um restaurante com vista para a praça (são várias as opções).

DSC_0423.jpg

 

DSC_0445.jpg

 

2. Caminhe sem rumo pela região de San Blás

 

San Blás é um pitoresco bairro de Cusco, que tem nas suas ruas estreitas e na arquitetura as suas principais atrações. Inicie sua caminhada pela Plaza de Armas, caminhando pelas ruas cheias de lojas de artesanatos e chegando ao final à praça onde está localizada a igreja mais antiga de Cusco, construída em 1563. Vá entrando nas ruas e ladeiras que chamarem a sua atenção.

 

De San Blás certamente sairão umas das fotos mais bonitas de sua viagem.

DSC_0466.jpg

 

DSC_0472.jpg

 

DSC_0464.jpg

 

DSC_0479.jpg

 

3. Conheça Qorikancha

 

Esse templo foi o mais importante do império Inca. Dedicado ao Deus Sol, tem-se que o templo tinha paredes e muros cobertos de ouro.

 

Assim como fizeram na maioria dos templos Incas de Cusco, os espanhóis construiram uma igreja sobre o templo de Qorikancha. A sobreposição da arquitetura Inca e colonial é evidente e talvez esse seja o lugar que melhor ilustra esse contraste.

 

Hoje em dia, além de possuir algumas ruinas da época Inca, funcionam no complexo a Igreja e o Convento de Santo Domingo.

 

Para maiores informações, segue o site de lá: http://www.qorikancha.org/

 

DSC_0509.jpg

DSC_0527.jpg

 

4. Visite o Museo Inka

 

Localizado bem próximo à Plaza de Armas, o museu reúne uma enorme coleção de artefatos do período Inca, incluindo tecidos, múmias, peças em ouro, armas, cerâmicas, ferramentas e etc. É um lugar bom para se entender a história do império como um todo, sua abrangência geográfica, dentre outros aspectos.

 

Para maiores informações, ai vai o site de lá: http://museoinka.unsaac.edu.pe/.

DSC_0447.jpg

 

5. Rode pelo Mercado Central de San Pedro

 

Tradicional mercado de Cusco, é uma boa possibilidade de testemunhar o dia a dia dos Cusquenhos. O mercado de San Pedro é essencialmente um lugar dos locais, com muitas iguarias, comidas, bebidas e etc direcionados ao povo da cidade. É um lugar cheio de cores, excelente para fotos e o turista aqui é a minoria.

DSC_0384.jpg

 

6. Suba no Arco de Santa Ana à noite

 

O Arco fico quase em frente ao hostel Loki, na rua Cuesta Santa Ana. É um lugar pequeno, que não está entre as principais atrações turísticas da cidade, apesar de sua importância histórica.

 

Acontece que de lá você tem uma vista muito bonita da Plaza de Armas e do centro de Cusco. É uma vista realmente muito legal durante o dia, mas ainda mais incrível à noite. De lá você irá tirar lindas fotos noturnas da cidade, como essas aí de baixo:

DSC_05521.jpg

 

DSC_05531.jpg

 

DSC_0547.jpg

Foto do Arco de Santa Ana.

 

7. Fique hospedado em um lugar com um bom astral

 

Bom astral é muito subjetivo, mas quando escrevo esse item eu estou pensando no conceito “party hostels”. Albergues com pessoas de tudo que é lugar do mundo, com bares dentro dos hostels onde rolam festas, jogos, muitos drinks e novas amizades. Eu fiquei hospedado no Loki e voltaria lá sem sombra de dúvidas. Um astral animadíssimo, boas instalações, excelente localização, restaurante dentro do próprio hostel e também uma agência de turismo para marcar os passeios pela região.

 

Outros exemplos de lugares como o Loki: Wild Rover (http://www.wildroverhostels.com/cusco.asp)e The Point (http://thepointhostels.com/peru/cusco.html) (Obs: não conheci esses dois).

 

Um aviso que julgo importante: Se você considera o seu sono a coisa mais importante desse mundo (mais do que boas experiências), talvez ficar em um hostel como esse não seja a melhor opção. Lá a música e a conversa rolam até tarde.

 

8. Faça uma tatuagem

 

Ok, isso é muito pessoal. Mas eu fiz e tudo foi tranquilo. Fazer uma tatuagem envolve muita coisa além de ideias e do preço. Mas no centro de Cusco existem alguns bons lugares que fazem tatuagem a um preço razoável. Depois da experiência que tive na trilha para Machu Picchu (leia o relato aqui: inka-jungle-trek-e-machu-picchu-fevereiro-2013-relato-dia-a-dia-fotos-e-videos-t85840.html), decidi que sairia de Cusco com uma lembrança além de souvenirs e fotos.

DSC_0480.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 23
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Adorei a lista, não fui em alguns lugares e nem fiz uma tattoo por lá, mas concordo que é um lugar de uma energia especial, ficar andando pela cidade só apreciando é bom de mais, sentar na praça ou nas escadarias e ficar observando as pessoas, os carros, sentindo o lugar é indescritível, uma das cidades que mais amo ::love::::love::::love::

 

ah a noite tbm é muito boa, pra quem curte um barzinho de rock tem os 7 angelitos que é bom de mais :)

 

ps. adorei a tattoo, sabe me dizer qual fonte usou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Susb, obrigado!!! É como eu falei, Cusco é tão especial que certamente a minha lista deixou muita coisa legal de fora! Seria legal cada um fazer a sua lista e postar abaixo e aí teríamos um guia hehe!!

 

Sobre a tattoo, boa pergunta! Não tenho nem ideia qual a fonte. Cheguei em um lugar o cara me mostrou algumas e eu escolhi! Vou dar uma pesquisada e depois te falo, pois fiquei curioso também!

 

Sobre a noite de Cusco, eu curti todas as noites dentro do Loki, mas seria legal fazer uma lista de 8 coisas para se fazer em Cusco à noite hehe

 

Beijos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não fui no Loki não, só em La Paz, a galera que eu tava só iam no Mama Africa, ai um dia vimos uma cartaz sobre um show cover do The Doors e resolvemos ir ver, foi a melhor balada que fui em Cusco, mas quando voltar com certeza irei, se for igual ao de La Paz deve ser massa!

 

Ah perguntei da tattoo pq estou querendo fazer uma mas ainda não encontrei uma fonte legal e achei a da sua tattoo bem maneira 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Não fui no Loki não, só em La Paz, a galera que eu tava só iam no Mama Africa, ai um dia vimos uma cartaz sobre um show cover do The Doors e resolvemos ir ver, foi a melhor balada que fui em Cusco, mas quando voltar com certeza irei, se for igual ao de La Paz deve ser massa!

 

Ah perguntei da tattoo pq estou querendo fazer uma mas ainda não encontrei uma fonte legal e achei a da sua tattoo bem maneira 8)

 

Susb, ainda to pesquisando a fonte! Prometo que vou achar e posto aqui!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Nossa muito linda suas fotos e o seu relato maravilhoso...estou indo em setembro pra Cusco e com certeza vou usar suas dicas no roteiro. Só estou com uma dúvida se compro a entrada de MP pelo site o lá mesmo, pretendo ir de trem. Você tem alguma dica pra me dar?

Ps.: Também quero fazer uma tatoo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Nossa muito linda suas fotos e o seu relato maravilhoso...estou indo em setembro pra Cusco e com certeza vou usar suas dicas no roteiro. Só estou com uma dúvida se compro a entrada de MP pelo site o lá mesmo, pretendo ir de trem. Você tem alguma dica pra me dar?

Ps.: Também quero fazer uma tatoo.

Oi Isabel, obrigado!!

 

Sobre sua dúvida, eu compraria antes de ir. Como o número de visitantes/dia em Machu Picchu é limitado, eu não correria o risco de chegar lá e não ter disponibilidade e Machu Picchu é algo que você não vai querer perder!

 

Tirei muita foto bacana lá, no link http://getoutside.com.br/?p=517 tem meu relato da trilha até lá e de Machu Picchu e no link http://getoutside.com.br/?page_id=659 tem as fotos!

 

bjs e boa viagem!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Legal. Claro que tem mais coisa, conforme o tempo e o jeitão de cada um. Mas para quem está indo a Cusco e caçando dicas, recomendo DEMAIS o Museu Pre Colombiano (fica perto do Museu Inka, fácil de achar). Ali estão as "melhores" peças, escolhidas a dedo dos sítios arqueológicos da região. Imperdível! E se você tem bastante disposição, alugue uma bike e vá pedalando até Pisac. São 32 km com uma subida violenta, mas o visual é maravilhoso. Depois você volta de van, porque a subida de volta é pra maluco. Outra dica: para almoçar bem e barato, caminhe algumas quadras "fora" do centro (pegue a calle Pumacurco e desça umas 4 quadras, por exemplo). O preço cai pela metade, é onde os cusquenhos almoçam...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...