Ir para conteúdo
Mochileiros.com
Márcia Bastos

Aiuruoca - Perguntas e Respostas

Posts Recomendados

Th4t1    0

Alguem tem informações sobre Airuoca ou será Aiuruoca?

Não consigo saber nada e tava afim de ir pra lá na semana santa! Alguem pode me ajudar?!? Vlw a tds.

Abs,T.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amiga,

 

Nos sites e na cidade está escrito Aiuruoca (palavra indígena, significa casa do papagaio). Algumas informações, o mapinha da cidade,entorno,vc pode encontrar no site da Pousada Ajuru:

 

http://www.pousadaajuru.hpg.ig.com.br

 

Aiuruoca é um lugar lindo. Se vc vai acampar sugiro o camping do Mercadinho da Pedra, no Vale do Matutu. A Tati toma conta do local e faz uma comida divina e baratinha. Pra vc ter uma idéia o pão de queijo do café da manhã é feito na hora e o pão comum feito em casa ,tudo no forno a lenha. Procure informações sobre o trabalho desenvolvido pela Fundação Matutu : http://www.matutu.org

O Vale do Matutu é lindo e por lá fazemos alguns passeios como à Cachoeira do Fundo, Cahoeira dos Macacos, Cach. das Fadas.

 

Dica gastronômica ; em frente á praça principal da cidade há um mercadinho (quand eu era criança se chamava aquilo de quitanda)onde se pode encontrar um pão excelente (mas não melhor do que da Tati) , queijo cura maravilhoso e biscoito de amendoim.

 

Vibrções positivas,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Th4t1    0

Vlw Marcia!

Entrei nos sites que vc recomendou e pude conferir que o local eh msm maravilhoso.Gostaria de saber quanto tempo se demora p chegar lah do RJ e se alguem sabe qual a media de custo dos campings por lah..

Mt Obrigado!

T.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

São em aproximadamente 350 Km do Rio. Eu e meu irmão fizemos em 6h de fusquinha. Até Juiz de Fora é tudo ok, mas preste atenção da BR-267,a estrada é muito ruim. Buracos e sinalização deficiente.

 

Vibrações positivas,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quando estive em Aiuruoca fiquei numa pousadinha na cidade - a KungFu. A diaria estava 25 reais por pessoa com café.

Na estrada que vai para o vale do Matutu (logo ao lado do inicio da trilha do Pico do Papagaio) tb tem um camping legal.

Faça a trilha do Pico do Papagaio; são aprox. 3 horas de subida e vale a pena pela visão. No dia que subi fez muito frio e choveu bastante...em todo caso va preparada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
cad girl    0

Th tb estive em Aiuruoca em setembro com uma galera aqui do mochileiros, como a Márcia falou camping Mateuzinho (35 3344 - 1421).

Q pode ser conhecido tb como camping da Pedra, ele fica a 11km do centro no caminho pro Matutu, pouco antes da cachoeira do macaco. Foi um dos melhores campings q já estive em toda minha vida, as pessoas de lá de uma simplicidade encantadora e a Tati é uma excelente cozinheira.

Do camping se avista com perfeição o Pico do Papagaio, d+++

A comida da Tati é maravilhora, não deixe de pedir pra te fazer uma omelete, é sensacional. Esse camping é o mais barato, lindinho e o tratamento é VIP, do camping vc tem uma bela vista do pico do papagaio, se quiser depois te mando umas fotos de lá.

As energias de Aiuruoca são indescritíveis, vc vai gostar muito e como o Alberto falou leve blusa, a noite fez friozin do cão, mas foi bem legal q fizemos fogueira todos os dias.

Não deixe de subir no Pico do Papagaio, o visual é insano!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola. To pensando em ir para Aiuruoca nesta semana santa so q to querendo ir de onibus. alguem sabe se tem onibus que chegue lá(tô saindo de BH), e se da para chegar nas cachoeiras e pocos a pé partindo de algum dos campings de Aiuruoca?

 

Ah, tem camping no vale do matutu tb? Tava pensando em ir para la tb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
cad girl    0

Postado pela usuária lunuf

Mensagem:

Oiii galera tudo bem? Estava precisando de umas dicas sobre camping, alimentação e o que é mais importante como chegar em aiuruoca saindo de juiz de fora!!!como eu faço indo de bus...

é tranqlo ir sem carro? ou a cachoeiras são mto longe?

rola alguma coisa a noite?

 

Por favor me ajudem....

 

bjinhos

 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pela usuária dore

Mensagem

Putz vc tah do lado quase de aiuruoca, não sei se tenho direto para aiurioca mais de caxambu tem, não sendo no domingo rsrs, tem poucos onibus um deles se eu não me engano sai as 9:30 da manha, mais é tranquilo, o camping fica um pouco longe da cidade cerca de uns 10km o camping da tath, muito bom lá e fica bem pertinho do pico do papagaio ir até lá é tranquilo vc consegue carona facil indo para aquele lados rsrsrs..

 

 

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pela usuária cad girl

Mensagem:

Linda dá até pra se chegar em Aiuruoca sem carro, mas as cachus são bem longes.

Tipow o camping da Tati fica a uns 11 km do centro, é "perto" da cachoeira dos macacos e mais a frente vc tem a entrada pro Pico do Papagaio e maisssssss a frente o Vale do Matutu.

A noite bem, no camping da Tati fizemos fogueira todos os dias, mas estavamos de galera. No centro rola um pequeno movimentozinho, mas sei lá são só moradores, galera do interior q fica na praça e os tiozinhus q ficam nos butecos.

No vale do Matutu deve rolar um lualzinho, lá parece q fica uma galera mais zem, mas ripppie. Eu não conheci a comunidade q tem lá, passei somente na entrada do Vale, visitamos o casarão e algumas cachus q tem por lá

 

Cláudia

 

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pela usuária silvadeia

Mensagem:

vcs podem procurar o Cassio, dono das terras onde vive a comunidade. Eles são uma comunidade Daime, mas turistas não podem participar dos rituais, eles levam aquilo muito a sério. As vezes rolam umas festas lá maneiras. A melhor cachoeira é a dos Garcias, mas a pé não da pra ir, a entrada pra cocheira é na estrada, antes de entrar na cidade.

 

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pela usuária lunuf

Mensagem:

Mas se for de bus dá pra conhecer algumas cachus, né? pq só rola de de bus...senão é melhor mudar meus planos...

se eu for ficar nesse camping da tati rola de ir viação canela pra cachoeira dos garcias???

 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuário Raffa

Mensagem:

AS cachoeiras são longes, apesar que é feriado é capaz de voce conseguir algumas caronas por lá

 

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pela usuária cad girl

Mensagem:

Camping da Tati = camping do Mateuzinhu (homenagem ao pai dela q é falecido) = camping da Pedra (pq tá perto do pico do Papagaio)

 

Então a cachoeira dos Garcias é antes da cidade e o camping são 11km depois do centro, então deve ser no mínimo uns 16km a cachu do camping, mas como o Raffa disse deve rolar carona sim.

 

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuário silvadeia

Mensagem:

 

A cachoeira dos Garcias é muito longe para ir a pé sim. Como o Raffa disse, é facil conseguir carona. Teve um ano novo que passei lá, e essa época chove muito. Como fui de toyota, eu e meu namorado levavamos a galera que conhecemos na pousada pra todo canto, já que o carro deles não tinha condições de andar por lá, naquela lama toda. Na festa que falei do Matutu, faziamos as vezes, duas viagens, pra levar o pessoal.

 

 

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pela usuária cad girl

Mensagem:

Um pouquinho sobre os atrativos, tirei desse link: http://www.viagensmaneiras.com/viagens/aiuruoca.htm

 

Cachoeiras Dos GarciasÉ uma das principais cachoeiras. Pra chegar até lá pega-se uma estrada de terra precária leva até bem próximo do local. Em apenas 10 minuto de caminhada chega-se a uma grande piscina natural que se forma embaixo da queda.

 

Cachoeira do Batuque

Possui aproximadamente 25m de altura e localiza-se no córrego do Soro .Ela é acessível por caminhada (20 min.) em trilha leve, a partir da sede de uma fazenda na estrada para o Matutu. É bom procurar um guia.

 

Pico do Papagaio

Possui aproximadamente 2.293m de altitude e a montanha mais imponente da região. Para se chegar ao topo é preciso pegar um a estrada para o Retiro dos Pedros, de onde se tem uma visão panorâmica do Vale do Gamarra. A partir dali rolam mais duas horas e meia de trilha a pé, mas a vista do alto do pico é irada.

 

 

Vale do Matutu

N o final d a estrada do Vale do Matutu chega-se ao Casarão do Matutu, onde existe uma Associação de Moradores do Matutu que procura proteger a reserva ecológica. A partir do casarão uma caminhada de cerca de duas horas leva à Cachoeira do Fundo, de águas cristalinas. Duas opções de cachoeiras próximas são a Cachoeira dos Índios e a Cachoeira das Fadas. As visitas são orientadas por guias obrigatoriamente.

 

Caldeirões

Fica próximo ao centro da cidade.É um local legal para nadar e, para dar um jump do alto de uma árvore ou então descer este trecho do Rio Aiuruoca de caiaque ou bóia.

 

Cachoeira Deus Me Livre

Fica a mais ou menos cinco quilômetros do centro da cidades . A queda d'água fica dentro de uma fazenda, portanto peça permissão para entrar.Vale a pena tomar cuidado com o caminho

 

Lu em Aiuruoca por volta de 100 cachoeiras, mas 28 estão catálogas.

Converse com os nativos, eles podem te dar infos valiosos e divirta-se

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
cad girl    0

Daniel eu acredito q vc consiga alugar cavalos sim, a região é rural. Penso q vc não terá dificuldades.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
cad girl    0

Adriana, além do camping da Tati, tem o Alquimia q fica pertinho do centro, na entradinha da estrada q vai pro Matutu, só q não curti esse camping , além de elitizado, os proprietários visam o lucro não tão nem aí pra nada. No camping da Tati vc tem a receptividade mineira, pessoas simples e humildes, é como se estivessemos em casa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
michel    0

Olá Galera !!

 

Puxa... Aiuruoca é muito Dez !! Já estive por lá 3 vezes ... a 1a. fui de mochila com dois amigos para fazer a travessia até Alagoa, camping selvagem por 3 dias... muito legal !!! Vcs não tem idéia do que é passar a noite no Pico do Papagaio !!

Das outras duas vezes fui com a minha namorada de moto, a viagem por Itatiaia é de um visual belíssimo e curvas super gostosas... O que posso dizer dessas experiências é que ir pra lá sem algum "transporte próprio" é complicado, pois pra fazer esses passeios "usuais" (leia-se cachoeiras) só se tiver a sorte de fechar com um grupo e ir de van...

 

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuário [email protected]

em 18/05/2005 22:26:10

Mensagem:

E aí galera, sou nova por essas "bandas" , estou perdidassa nessa "comunidade "...bem , lá vai. Alguém aí q já foi p/ Aiuruoca sabe o q rola à noite, se é q rola alguma coisa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala moçada...

 

Tem um lugar no sul de Minas Gerais que pouca gente conhece. Quem conhece mais é a galera de São Paulo. Até aqui em Minas Gerais, é raro achar alguém que conhece o destino. Lá é simplesmente maravilhoso e ainda é pouco explorado pelo turismo se comparado aos destinos consagrados que temos por aí.

 

Lá tem cachoeiras maravilhosas, reservas naturais, Parque Estadual e uma população super hospitaleira, o que torna a cidade muito pitoresca e interessante, principalmente para os interessados no ecoturismo e relaxar nas férias.

 

Pra vocês terem uma idéia nem funciona celular lá, e acho que as vezes isso é até vantajoso!!

 

E olha que nem falei da Reserva Natural do Matutu. Simplesmente sensacional!!

 

Abraço Galera!! Vale a pena visitar esse pedacinho do paraíso!!

Bruno Scarpelli

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ticiaq    0

nossa!! valeu pela dica!!

eu já estive lá, mas era criança, nem me lembro direito de como era a cidade...

Mas lembro muito bem de meu pai tentando me ensinar a falar o nome da cidade ha ha ha ha Eu era mto pequena msm

 

[:D]

 

 

id="orange">

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, só para acresentar, sou natural e moro em Belo Horizonte. Ou seja, não tenho nenhum compromisso com a cidade de Aiuruoca. EStou dando o toque, porque realmente vale a pena visitar. E cara Ticiaq, tá na hora de voltar então né? uahuhahua Realmente Aiuruoca não é fácil de falar não... abraço a todos..

Bruno Scarpelli

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Silnei    33

Aiuruoca - MG - Novos Destinosid="size4">

 

Aiuruoca - nome de origem tupi, que significa casa dos papagaios - tem sua origem em princípios do século XVIII, quando um paulista de Taubaté, João Siqueira Afonso, atravessou a Serra da Mantiqueira, descobriu as minas de Sumidouro e Guarapiranga e, impulsionado pela ambição, seguiu até a Serra dos Papagaios.

 

 

200562415531_Aiuruoca11.jpg

 

 

Nessa serra, o paulista fundou, por volta de 1706, o arraial de Aiuruoca, junto às minas de mesmo nome, atraindo exploradores portugueses e paulistas. Com o seu território desmembrado de Baependi, a Vila de Aiuruoca foi instalada e em 1868, passou à categoria de cidade.

 

Quando o ouro se esgotou, o povoado, que se fixou na região, começou a se dedicar à criação de gado leiteiro e à agricultura. A criação de gado transformou a Aiuruoca de hoje em um dos grandes produtores de laticínios em Minas, sendo, inclusive, um grande exportador de queijos.

 

Tendo como pano de fundo a Serra do Papagaio, onde se encontra a estação ecológica de mesmo nome, Aiuruoca é uma cidade privilegiada pela beleza natural.

 

 

Atrativosid="size4">

 

Pico do Papagaio

 

2005624155931_Aiuruoca01.jpg

 

O pico do Papagaio é um conjunto de oito picos, localizados na serra de mesmo nome. Seu nome de origem se deve à presença de grande quantidade desses animais no seu cume. Encontra-se dentro da Estação Ecológica do Papagaio. Tem a forma arredondada que se desenvolve em sentido horizontal, com várias pontas, terminando com uma grande rocha, com altitude de 1.976 metros. Nele se encontram muitas nascentes d'água.

 

A vegetação que circunda o pico é de mata virgem, com árvores de grande porte, além de campos de cerrado. A fauna é bastante diversificada sendo composta por: periquitos, papagaios, tucanos, onças, lobos-guará, veados, raposas e pássaros silvestres. A paisagem que circunda o pico é de montanhas, podendo-se avistar à noite várias cidades adjacentes, entre elas: São Lourenço, Pouso Alto, Baependi, Caxambu, Cruzília, São Vicente de Minas, Andrelândia, etc.

 

Devido à grande extensão da rocha, há muitos locais interessantes para passeios e caminhadas. Não há nenhuma infra-estrutura nestes percursos cujo acesso só é possível por trilhas estreitas de terra, para andar a pé ou a cavalo. A área não é cercada. No sopé da montanha há muitas propriedades particulares, dentre elas, a comunidade Santo Dame e duas pousadas. O pico é singular, podendo ser visto em longas distâncias. Na época dos bandeirantes, ele foi usado como ponto de referência.

 

Da cidade de Aiuruoca tem-se uma bela vista do atrativo, porém, do Vale do Matutu, que está mais próximo, pode-se sentir de mais perto a sua imponência e a aura mística que o circunda. No Vale do Matutu há guias que fazem a cavalo o passeio até o alto do Pico.

 

 

Estação Ecológica do Papagaio

A Estação Ecológica do Papagaio foi criada pelo decreto Estadual nº 31.368, de 2 de junho de 1990. Localizada na Serra da Mantiqueira está numa área de relevante interesse ambiental.

 

A área total da Estação Ecológica do Papagaio é de aproximadamente 26.788 hectares, distribuídos em 10.117 hectares com altitude superior a 1.800 metros. A estação abrange parte dos municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto, onde se apresenta um conjunto de maciços conhecidos como: as Serras do Garrafão, do Charco, do Gamarra, do Papagaio e ainda o extenso vale de altitude do rio Santo Agostinho.

 

Nela estão concentradas as nascentes dos principais rios formadores da bacia do Rio Grande, responsáveis pelo abastecimento de grandes centros urbanos do sul de Minas.

 

Abrange uma das últimas matas nativas do bioma da Mata Atlântica, em Minas Gerais, constituindo-se, desta forma, em uma das únicas unidades de conservação com estas características no Brasil.

 

A fauna é bastante diversificada sendo composta por: papagaios, periquitos, tucanos, onças, lobos-guará, veados, raposas, etc.

 

Em função da sua riqueza ambiental, a sua criação contou com o apoio de inúmeras entidades ambientais nacionais e internacionais.

 

A administração é da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM).

 

Retiro dos Pedros

 

200562417579_Aiuruoca12.jpg

 

Pelos campos de altitude iremos conhecer melhor esta região do futuro Parque Estadual da Serra do Papagaio. Muros de pedras centenárias compõem também a paisagem. Teremos finalmente uma incomensurável visão do mar de montanhas das Minas Gerais.

Trilha com duração de + ou - 6 horas

Grau de dificuldade Médio

 

 

Cachoeira das Fadas

A Cachoeira das Fadas possui cerca de três metros de altura. Ela forma um poço de aproximadamente cinco metros de circunferência, por três metros de profundidade. Sua água é transparente, límpida e gelada. O volume d'água é razoável, havendo possibilidade de banho. A vegetação circundante é formada por mata nativa densa. A cachoeira se encontra dentro de uma propriedade particular e é necessária a autorização para se visitar.

 

 

 

Cachoeira do Batuque

A Cachoeira do Batuque localiza-se em propriedade particular. Ela possui aproximadamente trinta metros de altura por três metros de largura, e não há possibilidade de banho. A água é límpida, fria e transparente. A vegetação que circunda a cachoeira é de mata nativa, destacando-se a presença de araucária. A fauna é rica em aves, raposas, onças e cachorros-do-campo.

 

 

Cachoeira dos Garcias

 

200562418123_Aiuruoca07.jpg

 

A cachoeira dos Garcias, de propriedade particular, tem aproximadamente 25 metros de altura por sete metros de largura. Possui um grande poço para nadar, com uma profundidade que varia de três a cinco metros. A água é límpida, fria e transparente. A vegetação circundante é de campo e mata natural. A fauna é rica em aves, raposas, cachorros-do-campo, porcos do mato, onças, jaguatiricas e lobo-guarás.

 

 

Cachoeira do Cacique

A Cachoeira do Cacique tem aproximadamente 30 metros de altura, sendo formada por fios d'água, sem haver formação de poço. Sua água é límpida e não há possibilidade para banhos.

 

O acesso ao local é difícil, havendo somente possibilidade de aproximação.

 

O atrativo está localizado em área particular, sendo necessária uma autorização para visitá-lo.

 

200562418417_Aiuruoca09.jpg

 

 

Fonte: Pousada do Lado de lá

http://www.doladodela.com.br/

 

Descubra Minas

www.descubraminas.com.br

 

Fotos: Pousada do Lado de lá

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba!! que fotos heim!! Realmente é isso aí ó... estive lá esse ano e o lugar é de babar!! E você encontra hopsedagem de 20 até 300 reais a diária... Arruma a mochila e vai pra lá pessoal, porque vale a pena!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
nitolas    0

ME LEMBREI!!!![:P] NOSSA AIRUOCA!!! [:)] eu lembro de meus pais ( que eram de um grupo religioso) me levarem até Airuoca por que tem um lugar onde o pessoal de todo Brasil desse grupo se reunia... e dai eu fui junto por que era pequeno e não tinha onde fica... nOssa o lugar é muito show pra quem curti uma natureza de verdade... eu lembro... as ruas eram de terra... apenas algumas delas e apenas com casas... ainda quero voltar pra la.. pra curtir essa natureza... [;)]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×