Ir para conteúdo
Danieleju

Dicas de Trekking- Iniciantes

Posts Recomendados

Pessoal, boa noite

Quero me iniciar na arte do Trekking e preciso de dicas de onde fazer curso de iniciantes (SP) e se até o final de março acontecerá algum desafio próximo à SP capital, gostaria de acompahar para entender um pouco melhor do esporte.

Brigadão

Daniele J.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Idem !

Todas as férias, desde pequena, eu pensava "imagina que bacana poder andar lá no alto daquele morro" quando ia visitar a família em Passa Quatro, Itamonte e imediações... então imagina o choque quando eu me dei conta que o tal do "morro" era a serra fina ::lol3::

Um dia, quem sabe, eu chego lá, mas primeiro é preciso ter ideia de por onde começar a se jogar nessas aventuras. O espírito pelo menos é aventureiro... o corpo, nem tanto rs

Compartilhar este post

Link para o post

salve!!!

ai galera sejam bem vindas !! o mundo do trekking é muito bom alem de estar lado a lado com a natureza é um esporte que precisa de empenho/garra e determinação e com o tempo vc vai aumentando os percursos!!

existe alguns campeonatos de trekking que é feito atraves de mapas e o pessoal sai montanha fora atras dos PC(posto de controle onde é marcado o tempo de cada participante e no final vê quem ganhou)

agoara tem o trekking (o que a maioria faz)que é vc junto com amigos ou só põe a mochila nas costas e vai rumo ao destino levando com vc alimentação e abrigo!! pode ser de um dia (o pessoal fala bate volta) ou mais dias dependendo do destino!!

o ideal na minha opnião é vcs começarem a dar aquelas voltas no quareteirão pra ja ir pondo os musculos pra funcionar e se juntar a um grupo para poder fazer os passeios !!

falow ::otemo::

bruno

• Curti 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno, voltas no quarteirão pelo menos eu ja dou kkkk

As "trilhas" que já fiz foram caminhadas com morrinhos entre praias (e uma "escalaminhada" de doente morro a cima pelo leito de um riacho na Prainha Branca, em Bertioga) ou caminhadas por estradas de terra.

Eu ja tinha pesquisado algumas coisas sobre esses grupos que fazem campeonatos, mas a ideia de competição me parece tirar um pouco o sentido da coisa, até porque já passei por chateações com gente que não tem paciencia alguma com quem fica pra trás - eu não sou de fazer corpo mole, mas ritmo é ritmo e eu respeito o meu - e a maioria que vi eram competiçoes de regularidade. Alem do que, o negocio é curtir juntos a trip e não estragar a trip de um mais apressadinho.

Tambem vi algumas operadoras de turismo de aventura oferecendo "curso para inciantes", achei interessante só pela parte de orientação - carta topografica pelo menos eu sei ler kkk - mas será que valem mesmo a pena (o custo é bem altinho)?

Seja qual for o caminho, conhecer gente com (pelo menos) disposição a aventura já vale o investimento (tempo, grana, tempo&grana... qual for!). Meus amigos andam muito preguiçosos e caem no mal de achar que viagem se traduz em praia.. sendo eu fanática por Minas é uma combinação que dificilmente me leva pra onde eu queria ir hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

salve!!!

com certeza eu as vezes vou só outras vou aco minha esposa com certeza sim é outro ritmo vou mais lento com mais paradas e vamos indo , as vezes conhecemos meninas nas montanhas(dizem que muita vezes não vão porque os" meninos"vão em outro ritmo ai não a chamam) e elas ficam muito feliz qd encontram com outra menina no pico , minha esposa ja arrumou alguma s amigas pra trilha ai sim vão num ritmos juntas e uma incentiva a outra

no mais é isso ai

falow ::otemo::

bruno

Compartilhar este post

Link para o post

negrabela...

Pelo que lí..Itamonte é "quintal da tua casa". rs....ou pelo menos da tua familia.

Vai embora menina...se enfia na mata..rs

Agora falando sério.

Não cai nessa de fazer curso. Experiência é algo que se adquire. Como já foi dito pelo Bruno em sentido figurado. Começe a dar voltas no quarteirão. Na real, começe a andar. Se teus amigos não são dessa pratica, procure grupos que seja.

Dicas de locais, equipoamentos, roupas, persursos, etc...aqui no mochileiros você encontrará sempre....

abraços...

Compartilhar este post

Link para o post

Itamonte nem tanto...

mas Passa Quatro é quintal desde que nasci. E o melhor tipo de quintal: de casa de vó, onde pode tudo kkk

E agora é quintal dos pais também, que largaram a cidade grande e voltaram pra calmaria de lá.

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal, boa noite

Quero me iniciar na arte do Trekking e preciso de dicas de onde fazer curso de iniciantes (SP) e se até o final de março acontecerá algum desafio próximo à SP capital, gostaria de acompahar para entender um pouco melhor do esporte.

Brigadão

Daniele J.

Itamonte nem tanto...

mas Passa Quatro é quintal desde que nasci. E o melhor tipo de quintal: de casa de vó, onde pode tudo kkk

E agora é quintal dos pais também, que largaram a cidade grande e voltaram pra calmaria de lá.

Olá Denieleju, pelo visto acho que você é de São Paulo, Capital. Se acertei, creio que para você que é iniciante, como eu, deva conhecer o programa que a secretaria do meio ambiente do estado de São Paulo está fazendo, que se chama, trilhas de São Paulo. Este programa consiste em divulgar 40 trilhas que estão espalhadas por 19 parques no estado de São Paulo. As trilhas ou são autoguiadas ou monitoradas, assim você vai adquirindo experiência ao andar no meio do mato e quando estiver mais experiente poderá fazer alguma trilha por conta. O site deste programa é www.trilhasdesaopaulo.sp.gov.br também deixarei meu msn [email protected] caso queira tirar alguma dúvida ou quem sabe acompanhar a mim e meu primo.

negrabela, penso que o pessoal mais experiente já deu a dica maior. Não tem jeito só vamos adquirir experiência com o tempo, um curso para iniciantes que seria legal seria um curso de sobrevivência na serra, caso ocorra algum imprevisto...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

O Enduro a Pé - São Provas de regularidades com orientação de Bussola, Mapas e Trilhas.

Para quem gosta é bem legal.

Trilhas

Conheça o Parque Estadual de Ilha Bela é fabuloso, tem diversas trilhas para Todos os Níveis..

Compartilhar este post

Link para o post

olá pessoal,

mto legal esse forum. comecei a le-lo agora e to pegando as dicas.

acho q ja passei um tiquinho da fase d "voltas no quarteirão" ... rsrs

mas nao avancei mto ainda.

fiz umas trilhas ou umas caminhadas curtas por aí. acho q os trechos mais longos q percorri foi na Ilha Grande. a ultima trilha q fiz foi a da Praia do Sono.

nao tenho muita noção de direção. To melhorando, mas as vezes faço umas bobeiras ...

vou numa boa, se a trilha estiver bem demarcada. nao sei usar gps, ler carta topografica, nada disso. por eqto só vou seguindo a trilha demarcada e sinalizada rsrs

tenho q confessar q sou sedentária, só caminho nas férias e em alguns finais de semana.

::bad:: é, eu sei, tinha q reverter essa situação.

entao, por enquanto, sao trilhas curtas, bate e volta, pois nao gosto de carregar tralha, quer dizer, não dá p/ carregar barraca, saco de dormir, comida, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

acho q aqui nao é o local certo p/ essa pergunta, mas como nao queria abrir um tópico só p/ isso, vai aqui msm.

alguem sabe se existe algum software p/ desenhar mapa/croqui d trilha?

nao quero editar mapa de gps, nem nada sofisticado, apenas queria fazer um desenho da trilha.

queria um software q tivesse, por exemplo, uns ícones de floresta, rio, casinhas, q eu clicasse no ícone e ele colocasse um desenhinho de rio, de ponte no mapa, p/ q eu nao precise desenhar tudo.

se alguem conhecer alguma biblioteca ou site q tenha esses icones bem simplificados, tb serviria.

Compartilhar este post

Link para o post
acho q aqui nao é o local certo p/ essa pergunta, mas como nao queria abrir um tópico só p/ isso, vai aqui msm.

alguem sabe se existe algum software p/ desenhar mapa/croqui d trilha?

nao quero editar mapa de gps, nem nada sofisticado, apenas queria fazer um desenho da trilha.

queria um software q tivesse, por exemplo, uns ícones de floresta, rio, casinhas, q eu clicasse no ícone e ele colocasse um desenhinho de rio, de ponte no mapa, p/ q eu nao precise desenhar tudo.

se alguem conhecer alguma biblioteca ou site q tenha esses icones bem simplificados, tb serviria.

Faço esses desenhos todos no Google earth, mas se você não está acostumada demora um pouco pra aprender.

Saudações,

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora