Ir para conteúdo

Mochilão Turquia setembro-outubro de 2013 - relato com fotos


L.R.H.

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Fala ae galera mochileira... Dos dias 15/09/13 a 15/10/13, fiz um mochilão com minha esposa pela Grécia, Turquia e Israel... Apesar de esta não foi nossa primeira viagem pegando dicas e informações aqui no Mochileiros.com, este é o primeiro relato que escrevo por aqui... Das outras vezes, sempre fui deixando o relato para depois, e quando tive tempo disponível, já tinha me esquecido de um monte de coisas... Prometi a mim mesmo que desta vez sem falta ira fazer o relato... É o mínimo após pegar tantas dicas por aqui... fui fazendo o relato aos poucos, ao longo da própria viagem... Busquei ser o mais direto o possível, colocando aquilo que acho que pode ajudar o pessoal em um planejamento e naquilo que tive dúvidas quando estava montando meu roteiro...

 

Dividi o relato em 03 partes, 01 sobre cada país, para que aqueles que vão para as localidades específicas tenham algo mais direto para se informarem...

 

Esta parte é sobre a Turquia... a parte sobre a Grécia está no link http://www.mochileiros.com/mochilao-grecia-setembro-outubro-de-2013-relato-com-fotos-t87861.html

A parte sobre Israel está no link http://www.mochileiros.com/mochilao-israel-outubro-2013-t91312.html

 

Estou colocando minha planilha de gastos em formato de Excel... em cada célula, há o valor e uma anotação discriminando a que se refere o gasto...

 

O roteiro que fiz foi o seguinte:

 

DIA 1 – Chegada a Atenas

DIA 2 – Atenas

DIA 3 – Atenas

DIA 4 – Atenas - Mykonos

DIA 5 – Mykonos

DIA 6 – Mykonos - Santorini

DIA 7 – Santorini

DIA 8 – Santorini

DIA 9 – Santorini - Rhodes

DIA 10 – Rhodes

DIA 11 – Rhodes

DIA 12 – Rhodes – Marmaris (Turquia)

DIA 13 - Marmaris - Selçuk

DIA 14 - Selçuk

DIA 15 - Selçuk - Pamukkale

DIA 16 - Pamukkale

DIA 17 - Pamukkale - Göreme

DIA 18 - Göreme

DIA 19 - Göreme

DIA 20 - Göreme - Istambul

DIA 21 - Istambul

DIA 22 - Istambul

DIA 23 - Istambul

DIA 24 - Istambul

DIA 25 - Istambul - Tel Aviv

DIA 26 - Jerusalem

DIA 27 - Jerusalem - Bethlehem

DIA 28 - Jerusalem - Masada - Mar Morto

DIA 29 - Jerusalem

DIA 30 - Jerusalem

DIA 31 - Tel Aviv - Atenas - Brasil

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

PERÍODO NAS LOCALIDADES

 

MARMARIS – Ficamos 01 noite (chegamos 10:00 e fomos embora no dia seguinte 12:00). Lugar bem agradável, mas se estiver com pouco tempo acho que pode ser pulado... Há ônibus toda hora para Aydin, para então seguir para Selçuk (Ephesus).

 

SELÇUK – ficamos 02 noites, chegando no primeiro dia às 16:00 vindo de Marmaris (após pegar uma van em Aydin). Acho que daria para ter ficado só uma noite ao invés de 02. Dá para conhecer Ephesus, Casa da Virgem Maria, e Basílica de São João em uma manhã e uma tarde e partir no fim desta tarde para Pamukkale.

 

PAMUKKALE – ficamos novamente 02 noites. Poderíamos ter ficado só uma noite... Acho que dá para conhecer Afrodisias e Pamukkale no mesmo dia. Fica um pouco puxado, mas acho que é possível sim... De qualquer forma, para fazer com calma foi bem suficiente... Acho que Afrodisias pode ser pulada também... Para que foi em Ephesus e Grécia, não há nada surpreendente...

 

GÖREME (CAPADOCCIA) – ficamos 03 dias e 02 noites, tendo chegado por volta das 08:20 do primeiro dia, e indo embora em um voo às 19:10 do último dia... Foi o suficiente... O único problema foi que devido a condições climáticas, não conseguimos fazer o passeio de Balão, sendo cancelado 02 vezes... Caso queira muito fazer este passeio, raciocine que pode ser necessário colocar mais um dia (apesar de eu achar que é “jogar na loteria”).

 

ISTAMBUL – Ficamos 05 noites, sendo que a primeira noite chegamos no hotel por volta das 23:00, e saímos do hotel no último dia por volta das 15:00h. Acho que foi suficiente... Acho que poderíamos ter pego 01 dia a menos... Não faria tanta falta.

 

LOCOMOÇAO

 

TAXI – após chegarmos em Marmaris, por estar muito quente e ensolarado, resolvemos pegar um taxi, devido nossa experiência em Rhodes. Para ir do hotel para a rodoviária também utilizamos taxi. Foi meio tensa nossa viagem de taxi (ler o relato de Marmaris). Foi a única vez que utilizamos taxi na Turquia.

 

ÔNIBUS - Os preços das passagens estão na planilha de Excel que coloquei junto ao relato... Achamos muito fácil andar de ônibus na Turquia... A infra estrutura do país é muito mais desenvolvida que a do Brasil, com ótimas estradas. De Marmaris para Aydin e de Selçuk para Pamukkale, utilizamos a empresa Pamukkale, que achamos muito boa e organizada. Em Aydin, pegamos uma van para Selçuk (ver relato abaixo). De Pamukkale para Goreme utilizamos a empresa Süha. Ônibus confortável, e parando 4 vezes na viagem em paradas para a galera ir no banheiro e comer alguma coisa. ATENÇAO: não pegamos nenhum ônibus na Turquia que tivesse banheiro a bordo. Eles também não possuem o encosto de braço no meio, separando os passageiros. Outro ponto que achei negativo é o fato de os sites das empresas serem na maioria em turco, e não haver a opção de inglês, o que acaba atrapalhando bastante o planejamento de dias necessários nas localidades.

 

AVIÃO – De Kaysery (Capadoccia) para Istambul, utilizamos a empresa Atlas Jet. Bons aviões... Só o serviço que não é lá essas coisas... Aeromoças com extrema má vontade e lanche de bordo rasoável. De Istambul para Tel Aviv voamos pela Pegasus. Apesar de ser considerada uma Low Cost, o avião era excelente, bem espaçoso, comissários de bordo muito educados e gentis... Gostamos muito...

 

HOSPEDAGEM

 

MARMARIS – ficamos no Ozturk Hotel. Quarto muito bom, mas banheiro sem ventilação adequada, tendo cheiro de mofo. Café da manhã bem fraco... Localização muito boa e staff bom. Custo-benefício dentro da idéia. Diária de 30 euros.

 

SELÇUK – ficamos no Jimmy’s Place Hotel, indicado pelo Lonely Planet. Quarto muito espaçoso, banheiro bem grande (ótimo aspecto comparado com a Grécia). Localização excelente, do lado da rodoviária, perto da Basílica de São João e Aqueduto Bizantino. Café da manhã fraco. Custo benefício adequado (35 euros a diária)

 

PAMUKKALE – ficamos no Koray Hotel, também indicado pelo Lonely Planet. Quarto bem espaçoso... Parece ser um dos melhores na pequena vila de Pamukkale, porém deixa a desejar um pouco na manutenção do quarto, tipo banheiro com água não muito quente pela manhã, e lustre um pouco sujo... Staff muito atencioso. Custo benefício adequado (30 euros a diária).

 

GÖREME – ficamos em um apartamento no Shoestring Cave Hostel. Muito confortável e aconchegante. Bem localizado, perto do centrinho da cidade. Staff muito gente fina e ótimo café da manhã... Recomendo.

 

ISTAMBUL – ficamos no Nobel Hostel. Muito bem localizado, uns dois quarteirões ao lado da Mesquita Azul. Os funcionários são muito gente boa... Dentro do padrão comparativo com os cafés da manhã dos demais hotéis turcos, está bem dentro da ideia. Recomendo, principalmente pela localização... Os quartos não são muito sofisticados, mas pelo preço comparativo da cidade, achei um bom custo-benefício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

DIA 12 - 26/09/13 – MARMARIS

 

Chegamos 10:00 h de Rhodes. Ao desembarcar, vimos que cidadãos de vários países tem que comprar o visto para entrar na Turquia... Não é o caso de brasileiros, que não precisam de visto para o país, além de ter uma fila separada para o controle de passaporte.

Passamos no free-shop e compramos uns chocolates... como estava bem quente, e lembrando da nossa experiência em Rhodes, resolvemos tomar um taxi. Entramos na fila do taxi, e conhecemos um casal mais idoso de ingleses, que ofereceu dividirmos uma corrida até a rodoviária... Como tínhamos que ir até lá comprar a passagem para Aydin e Selçuk, aceitamos. O casal tinha casa na Turquia e falava turco muito bem... O motorista quis cobrar 7,00 euros pela corrida... Eles começaram a discutir no meio do caminho... A discussão foi ficando bem calorosa e tensa ::vapapu:: ... não entendíamos nada da conversa, mas no fim, chegamos à rodoviária, e pagamos 3,50, nossa parte, assim como o casal, que parecia ainda meio puto com o motorista... Ao nos despedirmos, a mulher disse para tomarmos muito cuidado com os turcos... disse que muitos querem sempre passar a perna em turistas...

Compramos nossa passagem para Aydin na empresa PAMUKKALE. Ao contrário do pensávamos, há ônibus de hora em hora para Aydin... Se soubéssemos disso, acho que não teríamos optado por dormir em Marmaris... Feito isto, pegamos uma van (dolmus) para o centro. Demos uma descansada no hotel, e por volta das 14:00 saímos para conhecer a cidade... Marmaris é uma cidade pequena, porém muito bonita e arrumada... As ruas são bem limpas, com canteiros cheios de flores, e bem cuidados... Há várias fontes na orla, com belas estátuas... Tivemos uma ótima impressão... DSC_0343.JPG.4329165c213fe7f5312f586e07ce3ae6.JPG

Tentamos visitar o Castelo de Marmaris, mas para nossa surpresa, naquele dia ele estava fechado para restauração... :( Resolvemos então seguir para a marina para passear... Este é muito bonita e repleta de restaurantes... A cidade estava cheia de turistas russos... Acho que é um destino popular entre eles... Como o sol estava vem forte, resolvemos parar em um restaurante na orla para almoçar... Comemos muito bem, tomamos uma ótima cerveja e suco, pedimos sobremesa, e no fim, só 84,00 liras!!!!! Bem diferente da Grécia!!!! Ficamos bastante tempo no restaurante... Estava bem prazeroso ficar alí tomando uma cerveja e vendo o movimento na orla... Após demos uma volta pelo centro da cidade, compramos umas besteirinhas e voltamos ao entardecer para o hotel...DSC_0353.JPG.8ec6440968bbb3a3beb9d9485e8a016e.JPG

DSC_0336.JPG.75dffc0a801215463bbeb4fad54ce670.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Parabéns pelo relato, está realmente muito empolgante ::otemo::

Você citou uma planilha no excel com os custos, ela tá disponivel para download? caso não esteja manda pra mim por email

victor.colona@gmail.com

Estou planejando passar por estes 3 paises no ano que vem e o seu relato esta sendo de muita ajuda

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Parabéns pelo relato, está realmente muito empolgante ::otemo::

Você citou uma planilha no excel com os custos, ela tá disponivel para download? caso não esteja manda pra mim por email

victor.colona@gmail.com

Estou planejando passar por estes 3 paises no ano que vem e o seu relato esta sendo de muita ajuda

abraço

 

 

Olá Vitor!!!! Muito obrigado!!!!

 

Cara... foi mal... queria colocar a planilha no fim do relato da Grécia, e nessa correria de chegar de férias e emendar com viagem a trabalho acabei esquecendo... vou colocar tanto no tópico da Grécia, como no fim deste...

 

Cara... Boa escolha para fazer a viagem!!!!! Nós adoramos nossa viagem!!!! Foi tudo muito maneiro!!!!!

 

Espero que goste da continuação!!!!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

DIA 13 – 27/09/13 – MARMARIS – SELÇUK

Acordamos tarde, tomamos o café da manhã no hotel (bem fraco) e arrumamos nossas mochilas. Por volta de 11:00 h, fizemos nosso check out e pedimos um taxi, uma vez que julgamos que não daria tempo de ir de ônibus. Deu 14,00 liras até a rodoviária. Pegamos o ônibus que saiu pontualmente... Após uma parada em Mugla, o ônibus chegou a Aydin por volta das 15:00 h. Embora a cidade de Aydin pareça ser bem arrumadinha comparada com as cidades brasileiras, a rodoviária era meio caidona... Mas nada intolerável... Tentei perguntar para o auxiliar do motorista onde poderia pegar uma van para Selçuk, mas o cara não entendia absolutamente nada em inglês... Nisso apareceu um garoto de uns 13 anos, e ao perceber o que eu queria se propôs a ajudar... Fiquei meio desconfiado e com cuidado fui seguindo ele... Toda hora ele se oferecia para carregar nossas mochilas... Não aceitei... Meio que do lado de fora da rodoviária tinha um monte de vans... Uma estava escrito Aydin-Selçuk. Pela ajuda do garoto, dei 2,00 liras... Ele meio que se assustou e ficou todo feliz.. rsrsrsrs... ::otemo::

A van, que custou 7,00 liras por pessoa, tinha capacidade para 16 pessoas sentadas, e saiu com umas 6 apenas... No caminho foi parando para ir subindo um monte de gente... Quando eu achava que não cabia mais ninguém, entrava mais gente... Parecia carro de palhaço de circo!!!! Acredite se quiser, teve uma hora que contamos 27 pessoas dentro dela!!!!!!! ::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh:: Detalhe... Tinha um pessoal fedendo para caramba!!!!!! ::xiu::::xiu::::xiu:: Foi engraçado para caramba... ::lol4:: Com uns 45 minutos de viagem, chegamos a Selçuk.

Fomos para o Hotel, deixamos as coisas, saímos para conhecer a cidade e ver como iríamos para Ephesus e casa da Virgem Maria no dia seguinte... O dono do Hotel nos ofereceu um passeio por 100 liras, fazendo Ephesus, Maria e Basílica de São João, com almoço incluso... Apesar de o preço estar bom, por incluir todas as entradas e almoço, preferimos ir por conta própria, uma vez que achamos que seria muito corrido em Ephesus (gastariam apenas 01:30 no local), além de odiarmos estes “pacotes turísticos” em grupos... Negociamos com um taxista na rodoviária para nos pegar no hotel 08:30, e fazer Casa da Virgem Maria e após Ephesus, e nos pegar lá 02:30 horas depois... Ficava por 80 liras... preço tabelado para todos os taxis...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

DIA 14 – 28/09/13 – SELÇUK

 

Acordamos cedo para tomarmos café e encontrarmos com o motorista de taxi. Como era sábado, estava acontecendo uma ferinha na rua do hotel, e os carros não conseguiam passar. O motorista do táxi foi até o hotel e nos chamou, e prosseguimos a pé até a rodoviária, de onde saímos... O motorista, apesar de não falar bem inglês, tinha muito boa vontade e foi bem simpático durante todo o trajeto. Ele tinha um guia ilustrado excelente de todos os pontos turísticos de Selçuk, e por conta própria nos emprestou. ISSO FEZ TODA A DIFERENÇA no passeio... Tente desenrolar um... no hotel, ou antes de fechar o táxi!!!!! ::otemo::

Começamos por Maryemana, a casa em que a Virgem Maria e São João foram morar após a morte de Jesus... Ficamos uns 45 minutos... Muito boa a visita... Como somos Católicos, achamos muito emocionante esta parte...

598daad11f392_CasadeMaria.JPG.6ac0d2a4cc72a2844cf0e6d72b228e23.JPG

De lá, partimos para Ephesus... Ficamos na entrada mais alta (Upper Gate – a melhor para iniciar a visita, uma vez que as melhores ruínas estão embaixo, e pois é melhor descer que subir, neh!!!!!! ::otemo:: ). Combinamos com o taxista de nos pegar 02:30 após nossa descida, no portão mais baixo (lower gate)... o taxista ficou dizendo que 01:30 seria mais que suficiente... Tomando por base os passeios em Atenas, pensamos que 02:30 seria o suficiente... ele aceitou tranquilamente sem criar resistência nenhuma (combinamos de pagar só no final, é claro!!!). Fomos explorando Ephesus com o guia ilustrado emprestado pelo taxista... para quem preferir, há a opção de utilizar os áudio-guias (acho que era 15 liras), ou contratar um guia na hora... Acho que o guia ilustrado é a melhor opção... Adoramos a visita a Ephesus... Várias ruínas estão em ótima condições, sendo várias restauradas... Dá para se ter uma boa ideia de como era a cidade bem como a vida na mesma. Achamos que as 02:30 horas foram meio corridas... Acho que entre 03:00 03:30 seria o ideal, mas isso foi nossa opinião... Gostamos de ir parado e lendo tudo sobre o local com calma...

598daad1420e5_goradeEphesus.JPG.9621919737870b7ef1750234743235ba.JPG

No horário marcado, o taxista estava do lado de fora do sítio arqueológico de Ephesus nos esperando... Antes de voltar para a cidade, o cara se ofereceu a passar na Tumba dos “Seven Sleepers” por conta própria, relacionado com uma lenda local de que 7 cristãos foram enterrados vivos nas catacumbas dalí, e que as mesmas foram seladas após isto... tudo isto no princípio do cristianismo... Segundo a lenda, séculos depois, um terremoto as catacumbas foram novamente abertas e estes 7 cristãos saíram andando e passaram um longo tempo vagando pela cidade...

598daad148c08_SevenSleeperTomb.JPG.de5fb8deac14500c5ba9dcb6af501e38.JPG Nada demais o local... Descemos do lado da rodoviária e seguimos a pé para a Basílica de São João... menos de 5 minutos de caminhada. A basílica, apesar de ter bastante restaurações, não chega nem perto do que vimos em Ephesus... Passamos bem rápido nela... Acho que por volta de 30 minutos... A "Citadel", que é uma antiga fortaleza em uma alta colina da cidade, estava fechada para restaurações... O dono do hotel disse que fazia mais de anos que estava assim... De toda a cidade, e principalmente da Basílica de São João tem-se uma boa visão dela... Como o sol estava bem forte e estávamos cansados e com fome, resolvemos não ir ao Templo de Artemis, uma vez que sabíamos que não havia nada no local a não ser apenas 01 coluna de pé, além de que da Basílica dava para ver o mesmo (tipo uns 250 metros...)

Citadel.JPG.61d819a09fa4502c3c3b378b4931c56a.JPG

Saímos da basílica uma 14:30... De lá seguimos a pé pela rua com as ruínas do Aqueduto Bizantino, e almoçamos de frente das colunas do mesmo... Como estávamos bem cansados devido ao sol forte, passamos no mercado, compramos uns snacks e fomos para o hotel descansar.

598daad116393_CasadeMaria2.JPG.8189482e3fb3d74fb936635cc73c089e.JPG

598daad12484e_AvenidadeEphesus.JPG.0a3f3c843dde25ec86bfc918625dba32.JPG

598daad129c37_BibliotecadeCelsus.JPG.3d1e7cd45b1dd2a8838c3d5c1c44c3e2.JPG

598daad12f1c8_AnfiteatrodeEphesus.JPG.c1d497bc2ba719a1726092d6749744cf.JPG

598daad135415_BasliadeSoJoo.JPG.9cfcac7ca1abc438b781f9e86b21563e.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

DIA 15 – 29/09/13 – SELÇUK – PAMUKKALE

 

Considero este dia talvez perdido... Talvez seria um pouco cansativo e corrido para pegar o ônibus, mas acho que daria para termos ido de Selçuk para Pamukkale no dia anterior, após a vista aos lugares... De qualquer forma, saímos de Selçuk no dia 29/09, um domingo por volta das 11:45, em um ônibus da empresa Pamukkale... O ônibus ia para Denizli, mas tinha um shuttle para Pamukkale já incluso. Em 03:30, após algumas paradas no meio do caminho, o ônibus encostou em um ponto da estrada, onde já havia uma van nos esperando para levar para Pamukkale... Assim nem chegamos a entrar em Denizli realmente... só nas imediações... Chegamos em Pamukkale por volta de umas 16:30. Deixamos as malas no hotel, tomamos um banho, e saímos para jantar... Durante o jantar, começamos a conversar com uma alemã, que estava namorando o dono do restaurante, e que foi nos contando sobre seus mochilões pelo Sudeste Asiático. Após contarmos que íamos pela a Cappadocia, ela disse que o cunhado dela tinha uma agência de turismo ali em Pamukkale e se ofereceu para nos levar lá sem compromisso nenhum... Como a conversa estava muito boa, resolvemos ver qual era... PRIMEIRA FURADA... :| Ao chegarmos lá, ficou bem evidente para mim o porque da fama dos turcos serem ótimos negociadores... Após mais de 01:00 de conversa, e com um certo tipo de pressão que não sei explicar direito, o cara conseguiu nos levar na conversa e acabamos comprando o Red Tour em Göreme com ele para logo após nossa chegada em Göreme... FURADA TOTAL. ::putz::::putz::::putz:: Acabei pegando porque já tinha enviado um monte de e-mails para agências em Goreme e não tinha obtido resposta alguma delas... Eu meio que já queria ter algo certo para este dia da chegada na cidade, pois achei que no último dia ia ficar corrido fazer o passeio e ainda pegar o voo para Istambul... Logo queria fazer o Red Tour no dia 1, o Green Tour no dia 2 e no terceiro só passear por Goreme mesmo... A pressão do cara era foda... enfim... meu conselho é... não dê muita conversa para nenhum turco que tenha qualquer possibilidade de te vender algo... Logo após sair da agência do cara, já fiquei com uma sensação de que havia feito mal negócio... Isto me incomodou bastante, tendo em vista a pressão do cara... Fiquei puto comigo mesmo...

Em Göreme o paseio era 20,00 liras mais barato, e dá para fechar na hora que se chega de ônibus perfeitamente... O que não falta em Goreme são agências de turismo... Voltamos para o hotel e dormimos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...