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Fuganti

Circuito Completo-Torres del Paine. NOV/13

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Começo aqui um relato do circuito completo "O" de Torres del Paine, Gastos, equipamentos, comida, no fim tudo o que foi feito.As fotos posto depois do relato.

Cambios, 1USD-520 CLP 1 BRL- 240CLP USD=Dolar Americano CLP- Peso Chileno BRL - Real Brasileiro.

Sai do Brasil com 101kg na balança aqui de casa, e a mochila estava depois de pronta no chile com 23kg, na volta a mochila estava com 19, e eu com 98kg, 5 anos depois de nao baixar dos 3 digitos haha.

Começo pelos equipamentos, comida, combustivel etc.

 

EQUIPAMENTOS

 

Mochila Carqueira Deuter Aircontact Pro 70+15( modelo novo com abertura frontal.) 3.3kg

Segunda Pele X Thermo Solo Blusa e Calça.

Calça Impermeavel TNF Hy Vent

Anorak Columbia(Impermeavel mais nao respiravel Grande ERRO).

2 Camisetas de algodao

2 Camisetas de secagem rapida

Calça Bermuda Hard Adventure, maravilha.

2 bermudas(desnecessario)

2 meias lorpen pra temperatura media.

2 meias sociais.

4 ou 5 cuecas de tecido de secagem rapida.

2 meias de algodao .

2 Fleece columbia um 200 um 100.

Saco de Dormir Deuter Orbit 1100L 1900kg -4 conforto -24 extremo( Muito Bom)

Barraca Marmot Limelight 2p 2.5kg

Isolante Doite AutoInflavel, 1600kg meio pesado mais conforto extremo pra min que tenho 100kg( 16.990 CLP Balfer Zona Franca.)

Botas Scarpa Nangpa-La XCR Gore-tex Perfeitas.

Fogareiro MSR Whisperlite International

Garrafa de Combustivel MSR G 875ml (Benzina ,Comprei 1l na Ferreteria El Aguila, 1490 CLP )

Garrafa Termica Chinesa 500ml comprada na La Cumbre, 3500CLP

Toalha Pocket Towel Sea to Summit P 8900CLP

Camera Sony Cyber-Shot 7.2mp

Lanterna de Cabeça Princeton Tec Fuel( desnecessario, a nao ser que vc queira ir ao banheiro ou va cozinhar a noite).

 

COMIDA

 

Café da manha

 

10 Pacotes de Mistura.(Leite em pó, nozes, avelâ, amendoin, castanhas, aveia e frutas secas.) + - 200g cada um. total de 5000CLP para a mistura.

10 Pacotes de Café com Leite 3corações 20g cada. 7.00 BRL

 

Lanches, almoço, tarde.

 

2 barras de chocalate de 150g 560CLP cada

2 Salames Caseiros Chilenos 250g 1750CLP cada

Sopa Maggi de carne e macarrão

24 Barras de Cereais de varias marcas.

2 Bolachas Toddy 75g cada 350CLP cada

 

Janta.

 

9 Arroz Paella, Chaufan, e um com cogumelos, 210g cada um levei 10 559CLP cada

2 Miojos de frango 309 CLP cada

2 Cupple noodles de camarão 515 CLP cada

2 Latas de Atum em Azeite. 585CLP cada

20 pacotes de cha Vermelho. 325CLP

10 pacotes de suco de Laranja 20g cada. 85CLP cada

 

Ao todo no tempo de 15dias foram 30.000 CLP para comida, sem restaurante nenhum dia, mais irei relatar somente os gastos para a trilha.

 

 

Farmacia

 

Micropore

Pastilhas e efervecentes para o estomago.

Dorflex

Cataflan gel

Compressao pro Joelho.

 

 

 

TRANSPORTE]

 

Passagens de Avião Curitiba Punta Arenas- Punta Arenas Curitiba, 1.513,74( Base do dia 694 USD)

Taxi Aeroporto Punta Arenas-Zona Franca 8000CLP

Taxi Zona Franca Hospedaje Independencia 2000CLP

Passagens Punta Arenas Porto Natales ida e volta 5000CLP o trecho. Buses Fernandes Excelentes.( Existe uma empresa que cobra 4500 cada trecho)

Passagens Ida e Volta Torres del Paine 13000CLP(Comprada no Hostel em Porto Natales sai 15000)

Transfer Laguna Amarga Hosteria Torres 2500CLP

Taxi Hospedaje -Aeroporto 5000CLP

 

Hostels

 

Punta Arenas

Hospedaje Independencia. Avenida Independencia 374, Falar com o Eduardo. Recomendadissimoooo, Duchas otimas, ambiente animal, galera da Hospedajem Super parceira.

 

1 Noite com Cafe da manha 7000CLP

3 Noites Camping 3000CLP cada

1 Noite sem cafe da manha 6000CLP

 

Porto Natales

 

Hostel El Melting Pot. Calle Yungay 875/871 Duchas Otimas, camas tbm ambiente amigavel, Recomendo. 6000CLP com café da manha 2 noites. Falem com o Oscar, o nome vai ser trocado mais o hostel é bom, mal estado de conservação mais bem tranquilo.

 

 

1º dia

 

 

Porto Natales- Laguna Amrga- Hosteria Torres- Campamento Seron

 

Saio de Porto Natales as 7:40am chegando na portaria Laguna Amarga as 9:30am. Feito o pagamento da taxa, 18000CLP ou 40USD , pego o transfer até a Hosteria Torres, 2500CLP, 20min evitando 7.5km ou 40min de caminhada.Chegando a Hosteria as 10:30 e começo a caminhar para o lado direito sentido anti-horario, pego a trilha logo após as maquinas que estão aterrando um novo alguma coisa haha. Logo no começo a paisagem começa a mudar de casas, hoteis e barracas a Trilha batida, rios e lama, um belo sol me acompanha ao longo de todo o dia com ventos fortes mais tranquilos.Começo ingrime ate chegar no descampado pertencente ao Fantastico Sur que admistra alguns campings e refugios.Caminho bem sinalizado, marcações laranjas, vacas e lebres pra todo lado. Passo por 3 alemaes de uns 70 anos, um casal do canada de seus 20 e pocos anos. Caminho muito tranquilo, sem nenhum problema, muito capim e arvores ate o camping, varios crusos de rios, antes do refugio so tem reta e a trilha se baseia na estrada por onde passa o 4x4 que vai ate la e de la ate o dickson com gas e provisoes.

Chego no Campamento Seron as 14:00pm, 3:30min depois. São 9km de belas paisagens. O cara que cuida é um roquerao que ja andou por tudo que é canto do mundo Leo o nome dele, refugio com banheiro e ducha quente. sem lugar pra cozinhar. Muito vento e a noite o puma andou pelo meio do camping, mais muito timido correu qnd o pessoal fez barulho.No fim do dia somos um total de 14 pessoas+ - 4 americanos, eu, 1 japones de 70 e pocos, os 3 velhinhos alemaes, 3 poloneses que seriam meus parceiros depois, 2 dos paises baixos.

Campamento Seron 4000CLP

 

2º dia

 

 

Campamento Seron - Refugio Dickson

 

Levanto pelas 9:00am ajeito tudo tomo café e as 10:30 começo a caminhar, me dou ao luxo de todos os dias começar a caminhar tarde porque o sol chega as 4:50am e se vai la pelas 10:30pm todos os dias.

Começo bem tranquilo, me acompanha uma das vacas da estancia, trilha bem demarcada, depois de uns 30min de caminhada começo a subir e só paro 1hra depois, o primeiro passo haha, vento incomoda bastante, no fim da subida uma paisagem linda do que vai ficando para traz, e na frente um lindo vale me aguardava, caminho sozinho e acabo passando todo mundo, na minha frente so um casal dos USA, muitos rios e mata, subidas e descidas, crusos de rios mais a trilha sempre bem marcada e facil de seguir, basicamente um caminho de cavalos, caminha-se bastante e chega-se ao El Coiron supostamente deveria haver alguma estrutura e Guarda Parques para dar informação, mais pelo que fiquei sabendo so chegariam no começo de dezembro para a temporada, meio abandonado mais rio pelo meio, como umas barras de cereal. Caminho mais um pouco e chego ao charco, facil de passar ja que existe uma "ponte" no começo e depois sao uns pedaços de madeira e uns troncos no meio, nao piso na lama nenhuma vez, começo a subir denovo e depois de um tempo ainda de cima avisto o Refugio Dickson, venta muito, converso com o pessoal, armo a barraca(demorei uns 20min devido ao vento de uns 60km/h que chegou a incomodar. Visto uma bermuda e vou ate o lago pra tirar umas fotos do glaciar e meter os pés na agua geladissimaaaa. Faço minha janta la pelas 10hras na noite e vou dormir, muito vento, mais muito mesmo na madrugada, aconselho no Seron e Dickson ancorar bem a barraca, nao tive nenhum problema em relação a isso. Sao 20km neste dia e o sol sempre comigo, faço em 4:30 hras.

Camping estruturado com venda de alimentos(2700CLP cerveja de lata e 5000CLP vinho de litro nao comprei nada.), Banho quente e possivel cozinhar na porta do refugio devido ao vento.

Custo do Camping 4000CLP

 

3º dia

 

 

Refufio Dickson - Campamento Los Perros - Campamento Paso

 

Acordo depois de uma noite turbulenta as 8am as 10 estou caminhando, começo ingrime subida quase continua ate um dos miradores do percurso, caminhada por dentro de um bosque lindo, ate se iniciar a descida que leva ao Mirador Britanico, quase chegando começao as pedras, e o sol se vai, dando lugar a uma garoa chata, chego no mirador por volta das 11:40am e logo depois o primeiro dos poloneses, muito vento, um par de fotos, e continuo a descida ate o Los Perros, Camping horrivel, frio, humido, sem estrutura alguma, chuveiro frio, e espaço pra cozinhar nao muito bom, sento a minha frente ja havia chego o senhor japones e no camping nao havia ninguem da empresa que administra, eu havia passado um tempo atraz por ele, estava sem notas e o camping estava gratis hehe, me sento no comedor e faço uma sopa, junto comigo o polones com sua mochila super leve, 18kg no primeiro dia, depois vim a saber que era minimalista carregando apenas o necessario, barraca de 900g entre outros equipamentos top de linha, converso um pouco com ele e logo depois outros 2 poloneses chegam, pai e filha , eram os 3, pai, filha e um amigo da familia. Converso um pouco com eles e me falam do plano de seguir ate o Campamento Paso, visando que o dia nao estava ruim, a garoa ja tinha parado e ainda eram 2 da tarde descido seguir com eles, seria bom na parte mais complicada de todo o trekking alguem ao meu lado, e como foi, logo saindo do Los Perros começa uma subida bem acentuada, e seria assim por mais 3 ou 4 longas horas, subida ruim, pra quem conheçe estilo itapiroca com chuva, trilha mal marcada, chegamos a perder por alguns momentos as marcações nada que nos atrasa-se, muita lama, arvores caidas, neve, e rios para cruzar, saindo do bosque chega-se a parte alta, sem verde, caminho basicamente feito de pedras, rios , gelo e neve, muita neve. Um sol de rachar nos esperava na saida do bosque, colocamos calças impermeaveis, e anorak pois o vento aumentava e muito, começos a subir e nos deparamos com a primeira parte com neve, o pé em alguns pontos chegou a afundar ate a altura da canela, nada muito grave mais foi o suficiente para gelar os dedos haha, subimos e subimos, e a neve vai ficando mais rasa mais muito mais fofa e nos atrasa um pouco, ja estavamos cansados dos 9km do Dickson ao Los Perros, ao fim chegamos ao Final do Paso John Gardner com um vento alucinante, muito forte que chegava a nos arrastar algumas veses, meu oculos saiu voando assim como as mochilas que foram arrastadas pelo vento, fotos de la e de ca, vista maravilho para o glaciar grey e o campo de gelo, muitas nuvens do outro lado do glaciar, e um sol lindo acima da gente, ficamos ali uns 30min e começamos a descer, descida horrivel, cheia de lama e neve, corrimão que ja nao existia, cordas bem gastas, gelo, saindo das pedras entramos novamente no bosque onde nos deparamos com arvores caidas e nao eram poucas, e depois depois de mais algumas horas chego antes dos poloneses que haviam parada para umas fotos, com suas supercameras haha, camping com um espaço pra cozinhar, um pouco humido, vento moderado, lugar pra cozinhar e rio bem no meio. Guarda Parques bem receptivos, contam da avalanche que havia ocorrido em abril tirando as escadas do vale entre o Paso e o Grey dando muito trabalho para recolocalas. Dia mais longo para min, nao sabia que meu corpo andava tao bem, após uns 10min sentado ja estava bem e ja montava meu acampamento, como o acampamento é no meio do morro em lugar quase plano todos acabam dormindo em desniveis, cozinho algo, e como é gratis e nao tinha banho vou dormir. Este dia senti que o Anorak era um lixo e que pra neve nao exista botas que resistam pois a neve acaba entrando por cima em certos locais deixando as meias molhadas. Anorak nao era respiravel entao a camiseta mandava o suor pra fora e ele retia fazendo com que todo a parte de cima do meu corpo e a minha cueca ficassem molhado deviso ao suor e como eu suo meu deus.

Dickson - Los Perros 10km

Los Perros - Paso 14km.

Total de subida acumulada do dia de 1857 metros, e descida 1119 metros, muito cansativo, o mapa que recebemos na entrada do parque tem a KM toda errada, variando muito pois eles medem em linha reta sem contar subidas e descidas, neste dia caminhei aproximadamente 12 horas.

Campamento Paso- Gratis.

 

4º dia

 

 

Campamento Paso - Refugio Grey

 

 

Depois de uma noite fria, acordo la pelas 9 da manha, guardo tudo, desmonto acampamento e vou comer, saio do camping pelas 10:30am o caminho ja começa dentro do camping, virando uma longa trilha em um bosque ate o Grey, passa um tempo de trilha chego a primeira escada, achei que iria ser mais tranquilo esta parte, nao chegava nem a estar preocupado, no campamento Paso os guarda-parques haviam comentado sobre deslizamentos no final da temporada, la por abril, depois de terem fechado aquele camping, comentaram que tinham terminado de concertar o caminho havia 1 semana mais ou menos, achei que estaria tudo certo, pelo contrario, as escadas estavam sem fixação nas lateraism sendo fixadas somente na parte de cima e de baixo, o que achei um pouco estranho mais sem nenhum problema visto que a primeira escada era pequena, paisagens vao e vem chega-se a segunda escada, que te faz atravessar um pequeno vale, com um rio que estava meio cheio por causa do degelo, sento no rio e tiro a mochila para dar um descansada, fotos e mais fotos chegam os poloneses, sempre liderado pelo cabeludo, conversamos um pouco sobre a trilha, que nao estava bem facil, ali as escadas estavam realmente feias, com degrais( é assim?) feitos de madeira, breve fotos, uma parte do barranco caiu a hora que eu estava subindo denovo, a goroa começou e coloquei um anorak, e me seguiu ate o grey, fiz paradas repetitivas para colocar e tirar roupa de chuva e a capa da mochila, visto que o vento era grande e a mochila virava um paraquedas, depois da ponte grande que é subida por sinal, caminho mais um pouco e chego ao Grey, lindo, mais a visao dele de cima do Paso é simplismente impressionante, chego coloco toda a roupa para secar, faço aquela sopa e vou ajeitar as coisas, a noite, depois das roupas terem secado e eu ter reencontrado algumas pessoas que estavam comigo nos outros dias vou cozinhar e encontro o japones de 70 e poucos anos falando do Paso, havia saido direto dos Los Perros as 6:30am, chegou no Grey as 7pm antes de todos que tinham feito o mesmo percurso naquele dia, converso com varias pessoas diferentes, afinal, ali começava o "W' pra quem termina nas torres, muito mais gente, muito maior a estrutura, Refugio com suites, quartos gigantes e muito caros, ate o camping subiu haha, banheiros otimos e bem limpos, agua quente só depois das 17hras, fiquei um bom tempo esperando cheio de frio pra tomar um banho haha cheguei as 3hras no camping, ali ja vendiam uma quantidade boa de comida para os que ficavam no camping ou so dormiam no refugio, local para cozinhar livre de tempo, dentro de uma "sala" com pia e 3 ou 4 mesas grandes, cozinho ali e vou dormir com um vento bem forte, mais forte que o do Dickson no segunda dia, a garoa retorna me fazendo correr tirar a toalha e as botas que estavam fazendo um varal com os bastoes. São 11km que fiz em mais ou menos 4:30hras.

 

Campamento Paso - Refugio Grey 11km

Refugio Grey- Camping 6000CLP

 

5º dia

 

 

Refufio Grey - Paine Grande - Campamento Italiano

 

O dia começa cedo, acordo la pelas 7am visto que o dia seria cansativo, tomo meu café e começo a caminhas as 7:40hras, vento atrapalhou para guardar a barraca, trilha começa facil mais sempre com a garoa chata comigo. Caminho um bom tempo sem encontrar ninguem, e o Lago Grey sempre ao meu lado, após a Puente Olguin, encontro um grupo de uns 8 franceses, me perguntam como esta o Grey, conto a verdade, nem era tao ruim, chuva e vento forte, eles ali, desistem, e começam o "W" sem ver o glaciar, burros estavam do lado, e dava pra ver tranquilo, no ultimo dia conto sobre eles. A partir da ponte o tempo só piora ate o Italiano, caminho bem facil ate o Paine Grande, passando pelo extinto Los Guardas, desativado após o incendio e algumas arvores realmente grandes caidas, Laguna de Los Patos, estava com a agua levantando por causa do vento, e incrivelmente essa agua vinha em direção a trilha, chego ao Paine Grande com um garoa meio grossa, mais o vento estava incrivelmente forte, deixando as barracas que o proprio refugio arma dobradas, entro na gigante area para cozinhar, depois do incendio tanto Grey quanto Paine Grande, proibiram de fazer fogo ate dentro das barracas, tiro anorak e calça cheios de agua e fico so de segunda pele, que seca no meu corpo e bem rapido. Faço um miojão, tomo um café com leite, coloco as roupas e saio caminhar, acho que fiquei ali uma hora, conversei com os franceses denovo, e com mais gente, avistei os poloneses dentro do refugi achei que ficariam por la, tremendo engano. Saio do grande em baixo de toda aquela tempestade em direção ao Los Cuernos, ficando pra traz o que pra min foi o Refugio mais bonito de todo o percurso, sinto nao ter fotos. Trilha muito cheia, bem demarcada como em todos os outros lados, extremamente facil, esta parta ja é utilizada pelo "W" e o numero de pessoas é muitooooooo maior, o lago após o Paine Grande estava como a laguna de los patos, com as ondas grandes até. Caminho um pouco mais e chego ao Lago Nordernskjold, alucinante, tirando a tempestade o lago era lindo, redemoinhos se formavam por causa dos ventos, oriundo de ambos os lados do lago. A trilha um pouco antes do Los Cuernos passa pelas pedras que beiram o lago, ali mesmo nao estando chovendo, se o vento estiver muito forte, acabara ficando molhado. Encontro 2 brasileiros, os primeiros, me dao os parabens por estar fazendo sozinhos, e dizem para eu nao ir pro italiano e ficar no Los Cuernos, inocentes, estavam mechendo com um louco haha. Grandes rajadas chegavam a quase 70km/h, a trilha é bem boa, e converso com varias pessoas, no meio do caminho a chuva aumenta, me deixando completamente molhado, ate penso em seguir para o Los Cuernos, mas nao, pra que voltar no outro dia, preferi nao seguir e subo em direção ao Italiano, ate chegar no rio que me levaria ate la, no rio perdi as marcaçoes da trilha e subi por ele,cagada, nao chegou a entrar agua nos meus pés, mais a agua gelada me deixou congelando haha. Chego no Campamento Italiano, converso com o Guarda Parque e me diz que havia nevado na noite anterior, uns 4cm dentro do campamento, acho um lugar com uma grande pedra ao lado, bem escondido de vento e chuva, ajeito as coisas, e vou comer, chegam os poloneses, e alguns mais que eu nao via a uns dias, casal dos EUA que estava comigo no aviao de Santiago a Punta Arenas, haviam feito Los Perros Paine Grande, gente boa e muito esperientes, ja haviam feito trilhas pelo Alaska e o Denali. La pelas 11 termino minha janta no escuro, encontro 2 portugueses este dia que viriam a se tornar grandes parceiros de conversas e dircuções sobre politica , sempre na mesma conclusão, politicos sao todos ladroes, seja no brasil ou em portugual haha. Após uma hora de uma longa conversa entro beirando a 1hra da manha na minha barraca, achando que acordaria cedo para curtir o Vale do Frances. Um dia ainda volto ao parque so para subir no mirador, fechado no dia seguinte devido ao mal tempo.

 

Campamento Italiano - Gratis.

 

Refugio Grey - Paine Grande 12km

Paine Grande - Campamento Italiano 8km

 

 

Amanha tem mais.

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Fuganti, muito bom seu relato! Já está ajudando bastante, principalmente quem está indo agora no verão, pois pegamos informações atualizadas.. Estou ansioso pela continuação!! hehe Estou partindo daqui a 10 dias para TDP!

Uma pergunta se puder me ajudar: você levou dinheiro em espécie? Pesos chilenos ou dólar? O que acha melhor pra pagar as coisas lá? (vi que na maioria das coisas informam preços em pesos e em dolar)

Sabe se pagando em dólar o hostel em P. Natales ficamos isentos do tal imposto de 19%?

Obrigado!!

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Show. De relato.

Parabéns.

Foram só cinco dias?

Dá para fazer tranquilo neste tempo ou você recomenda mais dias?

Em real R$; qual foi seu custo total?

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Seu relato esta ótimo !!!

Esperando ansiosa o restante e as fotos....

Qro fazer o "O" mas tenho medo de nao aguentar tanta caminhada carregando a mochila!!

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Aguardando o restante do relato assim como a Kátia, minha companheira de mochilões!

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Muito bom o relato.

Gostaria de saber sobre a data exata que Vc fez a Trip.E se Vc encontrou ratos nos campamentos.

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