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MILÃO

Bem, cheguei em Milão dia 19/04, Luana (minha amiga) só chegaria dia seguinte. Como cheguei no final da tarde, tava frio e chovendo, optei por dar uma descansada no albergue e sair pra comer uma pizza: quatro queijos, muito gostosa, numa biroska da esquina qualquer! ::otemo::

 

No dia seguinte, acordei e fui buscar minha amiga no aeroporto e lá já pegamos o carro (um Fiat chinquechento, 1.0, 2 portas) que alugamos para ficar 18 dias, no valor de 450E (25€ a diária), com seguros e taxas incluídos.

 

Achamos o carro bem bonzinho, não nos deu nenhum problema (e olha que a gente rodou com ele, hein!!). A empresa que efetuou a reserva foi a Europcar (http://www.europcar.com/) e o atendimento lá foi ótimo, bem rápido e a reserva estava perfeitinha! Estimo que gastamos cerca de outros 250€, entre abastecidas e pedágios.

 

Se valeu a pena alugar um carro direto?? MUITO! A Itália, principalmente a Toscana, é feita pra se rodar e apreciar aquelas paisagens e cidadezinhas MA-RA q tem por lá! Curtimos MUITO e não nos arrependemos em nada de ter ficado com o carro direto, apesar do trânsito louco e dos motoristas sem amor às suas próprias vidas! As únicas ressalvas que faço são o de rodar com o carro dentro das cidades durante o dia - principalmente Roma -, e nas estradas da Costa Amalfitana que também dispensam o carro (tanto pela dificuldade, como pelas belas vistas que valem a pena somente ficar lá admirando): pegue o busão e vá ser feliz sem se preocupar! [/i]

 

Outro fator foi q o aluguel do GPS era caríssimo – cerca de 17€ a diária ( ::ahhhh:: !???!?!) - e precisaríamos dele porque rodaríamos em muitos lugares. Então optamos por comprar um por lá mesmo! Escolhemos um de 99€, MT bom, q tinha os mapas bem atualizados e não nos deixou na mão em nenhum momento! Lindo e belo até hoje!

 

 

HOSTEL: Reservamos o Hostel Colours (http://www.hostelcolours.com) e gostei bastante. Ele é relativamente novo, mas muito confortável. Os quartos são beeem espaçosos, tem metrô perto, alguns restaurantes bem legais Tb ficam próximos, o staff é simpático e atencioso. O único problema que eu vejo é não poder usar a cozinha para cozinhar, apesar de ter geladeira à disposição.

 

 

SOBRE A CIDADE: Bem, começamos a passear pela cidade logo depois de deixarmos o carro no albergue. Optamos pelo metrô pq era bem próximo do hostel e nos levávamos a quase todas as principais atrações de Milão. E, apesar de estar chovendo e fazendo um frio considerável, queríamos passear pela cidade.

 

Fizemos aquele roteiro que todos devem fazer minimamente, eu acredito: Duomo (super bonito, mas MT mal iluminado por dentro), Castello Sforzesco, Teatro Scalla, Galeria Vitorio Emanuelle II e mais várias outras pequenas curiosidades no entorno dessas atrações. Como eu disse, o dia estava chuvoso então nos atrapalhou um pouco na hora de desbravar a cidade.

 

CONTANDO DERROTA:Como MUITO pesar digo que não reservamos a entrada com antecedência para o Cenacolo Vinciano (onde - como vcs devem saber - fica a “Última Ceia”, de Da Vinci). Mas tentamos a sorte e fomos lá ver se tinha alguma desistência ou alguma vaga aberta de última hora: só que não! :shock::o:(:(:( Não tinha data para o próximo mês inteiro! :o . Fiquei frustrada, mas não tinha muito o que fazer. Pra evitar essa frustação, comprem o ingresso com antecedência: http://www.vivaticket.it/?op=cenacoloVinciano.

 

Fomos ainda ao estádio San Siro (q é ao mesmo tempo da Inter de Milão e do Milan), mas no dia que estava jogando era a Inter. Isso já foi no dia seguinte, não chovia mais, mas fazia um belo de um frio. O jogo em si foi bem sem graça (1x0 Inter em cima do Parma - paguei 27E), mas o San Siro tem um estrutura bizarramente escrota! :? Entre todas as coisas estranhas e mal arrumadas, a que eu fiquei mais de cara foi q no banheiro das mulheres, a privada é simplesmente um buraco no chão... isso mesmo: um BURACO NO CHÃO! E eles não te dão papel higiênico! :?:? Nooossa, que eca daquele lugar. E o cheiro, acho que vcs conseguem imaginar... Mas valeu a experiência e foi um divertido programa de aniversário.

 

Nesse dia ainda aproveitamos para passear na Corso Buenos Aires, q é uma rua enooooorme, cheia de lojas com coisas bem bonitinhas, bem variadas, para todos os gostos e pagáveis! Quem quer marca, é só seguir nessa rua que ao final chega no “quadrilátero fashion”, onde ficam as lojas das grifes mais famosas e absurdamente caras do mundo. A sensação é q estão te assaltando sem arma... mas vá lá, tem gente q gosta, né. 8)

 

 

BALADA: Os caras dos hostel indicaram um bairro (ou talvez uma região...) chamado Conchetta. Chegamos lá e é bem legal mesmo. Tem umas boates, uns barzinhos, uns restaurantes... para todo e qualquer gosto, bolso, disposição e orientação.

 

Não abusamos MT nas saídas, pq só ficamos 2 dias em Milão e sairíamos cedo no 3º para chegar a Cinque Terre. Minha impressão de Milão q a cidade é uma metrópole, meio ‘maaaaaarrô mênu’, mas dá pra se divertir e ver coisas bonitas e interessantes... Sugiro mesmo 2 dias inteiros lá para o básico e satisfatório.

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Saímos numa segunda-feira, bem cedo de Milão com destino à La Spezia, que é a maior e mais desenvolvida cidade perto das Cinque Terre (se não conhece, vale a pena dar uma olhada aqui: http://www.viajenaviagem.com/2012/04/cinque-terre/) . Não reservamos acomodação antecipadamente; chegamos lá e fomos à procura de um B&B. Infelizmente não lembro o nome do lugar :( , mas se achar coloco aqui.

Na verdade, foi uma história mt louca: Chegamos em um B&B q já não tinha mais vaga, e a dona do lugar – mt simpática – nos indicou a outra pessoa. O cara demorou uns 30min até chegar no lugar e nos apresentar. Entregou-nos a chave e disse para (ao sairmos no dia seguinte) deixar a chave em cima da mesinha e bater a porta; pagamos 70E e só. Terminou q a casa inteira ficou com a gente, pois não tinha nenhum outro hóspede. ::otemo:: Deixaram até uma boa cestinha de café da manhã, tinha banheiros e quartos MEGA espaçosos... ::cool:::'>

 

 

Cinque Terre

Quando era quase 10h, pegamos o carro e optamos por começar por Monterosso. Estacionamos lá, demos uma voltinha pela “orla” q tem lá, vimos umas lojinhas. Como estava um nublado e chegamos um pouco tarde, fomos à estação e compramos nossos Cinque Terre Card (compra-se direto na estação e o preço foi 10E) q dá direito à utilização ilimitada dos trens q fazem o trajeto das cinco cidadelas por um dia.

 

Dali partimos para Vernazza. Uma cidade MT maneira, bonita e interessante. Vc pode subir num lugar q é uma espécie de ruína de um castelo (ou sei lá oq é aquilo, mas é tipo isso... ::tchann:: ahahhaah) e ter uma vista incrível. E olha q o dia não estava bonito, mas ali as nuvens já foram abrindo aos poucos.

 

Depois de Vernazza, nosso destino era Corniglia. Lá vc precisa subir VÁRIOS (literalmente, gato ::essa:: ) degraus até chegar à cidade mesmo. Então, prepare as pernas e o fôlego e as pernas de novo e vá na fé... De todas as cidades, confesso q essa foi a q eu menos gostei e achei bem sem gracinha. :? Apesar de ter uma bela vista lá de cima e imaginar q entre agosto e outubro deve ter um visual animal já q nos paredões da costa há algumas vinícolas.

 

A quarta cidade era Manarola. Chegando lá, vc pega uma espécie de um pequeno túnel q te deixa na entrada. Achei a cidade fofinha, com várias lojinhas q cobram os olhos da cara por qualquer lembrancinha ... Realmente, não estava afim de gastar a pequena fortuna q eles cobravam nos ímãs de geladeira. Só caminhei, comprei um sorvetinho e já tava ótimo! Indo embora de lá com destino à próxima, tive um dos momentos mais belos: era o sol dando o ar de sua graça em meio às nuvens no céu. Uma imagem espetacular q eu botei aqui embaixo, nos anexos! :o:D

 

A quinta e última foi Riomaggiore. Talvez tenha sido pelo fato de que o tempo estava melhorando, mas essa foi a cidade q mais gostei. Achei fofíssima, mt bela, mts lojinhas (bem caras tb), mts bares, mts restaurantes... com uns visuais bem bonitos! Indico SUPER! ::otemo::

 

Voltamos à Monterosso já quase 21h e decidimos jantar por lá mesmo. Boa decisão, devo dizer! Paramos num dos restaurantes q ainda estavam abertos, pedimos uma garrafa de vinho da casa, uma pizza, com entrada, pagamos uns 15E cada e voltamos felizes para La Spezia. A noite tinha q ser boa, pq o próximo dia era à caminho de Florença, passando por Pisa e Lucca. Cena dos próximos capítulos...

 

OBS: Há outros meios de vc percorrer as Cinque, como de barco, carro e a pé. Por diversos fatores (principalmente o tempo q tínhamos e as condições climáticas) optamos só pelo trem. Ficamos só um dia, mas recomendaria 2 dias para fazer com calma, desfrutar das diversas opções e dar uma chegada em Portovenere!

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Depois de um café reforçado, de novo com pé na estrada e lá fomos nós em direção à Pisa. No mesmo dia – antes de chegar em Florença – escolhemos passar ainda em Lucca.

 

PISA

Bem, existe um graaaaande “campo” na cidade, onde ficam o batistério, a catedral, alguns museus e a famosa torre. E é só o q existe de relevante na cidade mesmo! :? AHAHAHAHAAH. Mas vou te falar: é belíííííssimo e a inclinação da Torre é MUITO impressionante. E é mais torta do q qualquer foto pode tentar mostrar. Pensei em subir nela, mas só pra ir lá eram 18E!!! Gente, não acho q valha a pena, já q pra mim a graça é mesmo ver de fora... Além disso, não tinha a entrada só pro Batistério, só a conjugada com a Torre q era 25E. Só se for Tio Patinhas life style...

 

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AHAHAHAHA SQN! Óbvio q não fui! Tão achando q eu achei meus ricos dinhEurinhos no lixo?!

 

No entanto, a entrada da catedral tava 0800, e claro q eu fui desfrutar e dar uma espiada. Achei bela, mas praticamente vazia, quase sem acomodações, bancos... vazio mesmo. Mas com uma estrutura maneira e belas cenas pintadas em suas paredes e teto.

Ficamos lá por cerca de meio dia (MAIS Q SUFICIENTE), compramos uns lanchinhos numa vendinha e pé na rua de novo até Lucca!

 

 

LUCCA

 

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Já ouviu sobre essa belezura em algum lugar? Se não, vale a pena conferir mais a respeito aqui oh: http://www.viajenodetalhe.com.br/2012/02/lucca-toscana-italia/. A parte murada da cidade é pequena e dá pra fazer a pé confortavelmente no período q fizemos. Tem gente q gosta de bike e lá deve ser maneiro dar um rolézinho. :wink:

Cidade pequena, bonitinha, com aquele ar pacato e tranquilidade interiorana... Eu, particularmente, gosto muito. ::otemo::

Não sei pq, mas em Lucca, resolvemos ir ao Museu da Tortura... Pagamos 6E e eu achei q valeu a pena ao menos para ver uns bagulhos sombrios e pra lembrar como o ser humano pode ser perverso. AHhaahhahaha... foi divertido mesmo! Até recomendo. Esse tipo de museu é sempre um tapa na nossa cara.

A gente comeu lá, mas nem vale indicar pq era caro, não era bom e depois de pedir um aperitivo, até nós achamos melhor não pedir o prato principal e ficar só na cerveja mesmo! ::tchann::

 

 

Volto falando de Florença! :wink:

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Chegamos em Florença à noite e por lá permanecemos outros 3 dias inteiros. E acho muitíssimo razoável e um período bom pra desfrutar da cidade, ir aos museus e dar um rolézinho na região da Toscana (principalmente se vc tiver um carro à disposição!). Nós fomos para Siena, San Gimignano, Castellina in Chianti, Volterra, uma passadinha em Montepulciano só pra ver o visu, além de rodar pelas estradas da região só pra ficar apreciando a beleza daquele lugar. Mas depois falo melhor desses lugares...

 

Inicialmente, tínhamos pensado em ir no esquema de day trip. Mas achamos melhor parar nas cidades e conhecer um pouco melhor qdo já estivéssemos em direção à Roma, pois nos pouparia tempo para ficar um pouco mais em Florença e tb para só rodar nas estradinhas entre as infindáveis vinícolas da Toscana.

 

 

FLORENÇA

Eu, particularmente, AMAAAY Florença! Achei uma cidade fofa e encantadora por ser um verdadeiro museu a céu aberto como a Itália sabe ser como nobody else! ::love:: Vale o esforço e disponibilidade pra ficar um tempinho bom lá e respirar aquele ar...

 

HOSTEL: Escolhemos o PLUS Florence (http://www.plushostels.com) q é um hostel mt bom e com um preço razoável. Na verdade, é uma cadeia de hostels bem famosa na Itália... e por ser beeem grande, ter uma ótima estrutura (lavanderia, piscina, sauna, barzinho...) e um café animal (q não está incluído no preço da diária) é difícil de interagir com o povo e conhecer gente. Só q as nossas colegas de quarto preencheram nosso vazio: eram duas americanas MUCHO crazy q chegaram tds os dias MUCHO lokas no quarto, dormiam com a roupa da night e com aquela maquiagem toda na cara, ai acordavam sempre meio assim:

 

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::ahhhh:: Só pra assustar aizámiga tudo!! Ahahahahah... Mas eram gente boa, se esforçavam para não avacalhar o quarto e nossas noites de sono... fofas!

 

Caminhamos muito pela cidade, fomos aos principais pontos novamente como: Duomo de Santa Maria del Fiore, Piazza della Signoria (onde fica a Fonte de Netuno, uma réplica de Davi, vááááárias outras obras tb), Pallazzo Vecchio, Galleria degli Uffizi (compramos com antecedência e eu SUPER indico fazer isso, pq a fila pra comprar na hora – papai! :o – é GIGA!), Ponte Vecchio, Battistero, Palazzo Pitti & Giardino Boboli (Galeria Palatina)...

 

Tem um detalhe de q na Piazza della Signoria há váááááááááááários ambulantes, vendendo todo tipo de traquitana imaginável... bem daquele estilo q a gente vê por aqui com coisas q voam girando e piscando pelo céu, bolhas de sabão, entre outros produtos certamente originais e produção independente. Só marca boa e de procedência indubitável...

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::tchann::::tchann::::tchann::::tchann::

 

 

Mas o q eu recomendo mais fortemente é – sem dúvidas! – subir até a Piazza Michelangelo e desfrutar da melhor vista de Florença, na minha opinião. 8) Mt gente vai lá, principalmente no pôr-do-sol, leva um bom vinho, uns quitutes, senta lá, curte um sonzinho (sempre tem um artista de rua FODA tocando por lá!) e simplesmente pangua curtindo aquilo tudo! Fomos lá todos os dias e voltaria lá todos os demais dias até sempre... ::cool:::'> É um chão e mts degraus, já adianto... mas vale todo o esforço! E se vc não for mt disposto assim ou se te faltar tempo ou se te faltar saúde e pulmões, ainda rola um busão até lá! :wink:

 

Outra recomendação? Não poderia ser outra senão a Feira de São Lourenço (dei uma pesquisada aqui e parece q não funciona domingo e segunda, vale confirmar isso ai)!! É animal, mt grande, com mtttt variedade, várias coisas com preço de gente como a gente... ::tchann:: e é próxima do Mercado Central onde vc acha comidinhas e alimentos q cabem e se adaptam ao seu estômago e bolso. ::otemo::

 

Tome um gelatto por lá. Sem mais.

 

 

ALIMENTAÇÃO: Comemos em alguns lugares por lá, mas o que eu mais me lembro foi de um onde comemos – prestem bem atenção – umas das carnes mais absurdamente saborosas q eu já comi na minha vida! Mas não lembro o nome e juro q vou procurar aqui com todo afinco e edito qdo achar! ::putz::

 

A outra dica é o Tijuana... é, sim, um restaurante mexicano, mas vale a pena. Não é MT caro, as bebidas são ótimas e fica bem agitado qdo vai escurecendo... Fica a dica! :P

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Nossos passeios pelas cidadezinhas próximas à Florença começou ainda no segundo dia q estávamos na cidade... Lá pelas 17h, 18h, as coisas já iam fechando e como era abril, quase maio, o sol só se punha dps das 21h. Nossa decisão? Pegar o carro e sair rodando por aí... encontramos várias vistas maneiríssimas, andamos por aquelas vinícolas MA-RA-VI-LHO-SAS e eu só lembrando do The Godfather (Poderoso Chefão)...

 

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Tá, eles são da Sicília, blza, mas não importa. Lembrava disso o tempo todo! AAHAHAHA... Meu sonho secreto de ser mafiosa. 8)

 

 

 

CASTELLINA IN CHIANTI

Enfim, sei q numa das andanças, achamos uma pequena cidade (bem pequena mesmo!) cuja fonte de renda é... vinho, claro! Ela se chama Castellina in Chianti e eu havia lido alguma coisa sobre na internet (não lembro exatamente qual era, mas esse aqui já dá uma boa ideia da região de Chianti em geral: http://planodeviagem.wordpress.com/2011/07/05/o-lindo-vale-de-chianti/).

 

Paramos numa loja/depósito q é a revendedora de uma pequena produtora (as produtoras lá são consorciadas sob a denominação “Chianti Clássico Gallo Nero”... tem outros consórcios, mas esse é o maior) de vinhos e outros produtos derivados da uva e da oliva... no dia em q chegamos não havia mais tours, então agendamos para o dia seguinte. Pagamos o valor de 25E, salvo engano, q nos dava direito, além do tour pelas instalações e algumas explicações sobre a produção deles e sobre vinhos em si, uma degustação e um brinde (foi um abridor de garrafa ....  )! ::otemo::

 

No dia seguinte, só tínhamos nós. A moça q nos conduziu no tour foi extremamente simpática e detalhista na “apresentação” dela... eu A-DO-REI a experiência, as histórias, os aprendizados, além de ter tido a oportunidade de beber alguns vinhos às 10h da matina! ::dãã2::ãã2::'> Vida boooa! Bem, o ‘passeio’ termina na loja deles, e é óbvio q compramos alguns vinhos e outras coisas mais.

 

De lá, seguimos viagem até San Gimignano, Volterra e Siena, passando por outras cidadelas só pra curtir as paisagens... Mas resolvi encurtar esse post só pq as fotos vão ocupar mt espaço! ::tchann:: Ahahahha Aí, decidi só colocar as fotos aqui de Castellina e das paisagens q vimos rodando de carro por lá.

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Seguindo pela estrada q nos levaria à Roma, chegamos à:

 

 

 

SAN GIMIGNANO

 

Uma cidadela – conhecida como a Cidade das Torres e patrimônio da Unesco - mttt fofa, bem pequena, acolhedora… só q era feriado nacional na Itália e estava LOTADA! :shock: Lotada na rua, na praça, no banheiro, nos cafés, nas muretinhas, nos restaurantes, na vendinha, na gellateria... Owwwww, sorte! ::lol4:: Ahhahahaha. Mas ainda assim vale muito a pena e achamos a cidade uma graça: dar uma rodadinha básica lá, tomar um café e apreciar a transportação q aquelas ruas e prédios antigos te fazem para algum lugar do passado. :)

 

Além disso, as lojinhas são umas graças e há mts delas pra vc garimpar alguma lembrança... Ficamos por lá umas 4h e digo q é suficiente pra rodar na cidade, bater perna, e tomar um cafezinho. Foi corrido, mas dentro do q planejávamos isso cabia bem... logo, meio dia pra San Gimignano é super suficiente! ::cool:::'>

 

Continuando o caminho, nos bateu uma fome grande e nosso destino era Siena, o q nos tomaria um tempinho ainda na estrada. Optamos, assim, por dar uma paradinha em Volterra, cuja cidade eu não sabia de nada, para tomar um lanche ou comprar alguma coisa pra comer numa loja qualquer...

 

 

 

VOLTERRA

 

Chegamos em um café e o dono foi tão simpático, mas tão simpático q a gente resolveu dar um rolé na cidade. ::tchann:: E não é q a gente se amarrou?!?! Pois é, ela tem aquele estilo bem próprio da Toscana, calma, um museu a céu aberto – como quase tudo por lá. Dei uma pesquisada e vi q a cidade tem pra lá de 3.000 anos de idade. Ai, ai... e Brasil aqui com seus 500 e poucos! AHAHAHA. A cidade estava bem vazia, principalmente se comparado com San Gimignano, vale dizer.

 

Mas o q nos supreendeu mt mesmo e fez toda aquela improvisação no roteiro valer a pena foi q encontramos ruínas de um Teatro Romano por lá... Foi o primeiro q vimos na Itália e a impressão era de uma conservação absurda pra idade q tem! Fiquei de cara com aquele cenário e já indicaria a cidade só por isso. Quem gosta de história então nem se fala!

 

Logo, Volterra é uma dica q eu dou. Algumas horinhas (acho q ficamos lá umas 3h) e já tá lindo! ::otemo::::otemo::

 

 

 

SIENA

 

Chegamos em Siena já quase 20h, mas ainda estava bem claro (aaaaaaaaah, como eu amo esses dias longos!!! ::love::::love::::love:: ) e como era feriado a maior parte das coisas estavam abertas (tá vendo?! Nem tudo é negativo!). Caminhamos pela cidade e fomos até um restaurante q – segundo as avaliações do Trip Advisor – era o melhor da cidade (chamado La Taverna di San Giuseppe) e ficava bem no final de uma ladeira, mas era óbvio q estaria lotado. E realmente estava; só com reserva. :cry:

 

Tudo bem, o dia estava bonito, então voltamos para a Piazza Del Campo, escolhemos um restaurante lá q estava mais ou menos em conta e sentamos só pra apreciar o fim daquele dia, comer e beber algo pq ainda tinha um puta chão pela frente para chegar até Roma!

 

Dizem q a catedral de Siena é belíssima, mas pela hora q chegamos não conseguimos entrar... :/ Apesar disso, a cidade é outra coisa maravilhosa, a arquitetura, a história intrínseca, o ar... Enfim, já falei tanto q fica até repetitivo! ::tchann::

 

DICA: Experimentem uma bebida chamada Spritz. Ela leva vinho, soda (tem lugares q trocam essa mistura por prosecco), Aperol (tipo um licor q é um mix de laranja e infusão de ervas), fatias de laranja e gelo! É uma delícia e combina absurdamente com as temperaturas mais elevadas, pq é bem leve e refrescante! Além disso, quase sempre há promoções envolvendo o spritz nos restaurantes e bares, pq pra eles isso é tipo a nossa caipirinha: bem tradicional! ::otemo::

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Depois de um dia inteiro de mt chão, chegamos em Roma mais de meia-noite. Conseguimos uma vaga bem próxima do hostel, mas a essa hora não é preciso pagar pelo estacionamento no parquímetro (o horário era entre 8h e 19h, ou algo assim)... Acontece q no dia seguinte, estávamos cansadas, acordamos um pouco mais tarde, e lá estava uma bela multa no carro! AHHAAHHAHA 40E!!! :o:o:cry:::putz::::toma:: Mas fazer oq!?!? Pagamos na tabacaria (aliás, lá td se faz e se compra numa tabacaria, impressionante!) e fomos ser felizes, mais atentas e pobres q antes... #todaschora

 

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ROMA

 

Roma é uma cidade absolutamente impressionante! Tudo impressiona no lugar: a arquitetura, as ruínas, a cultura, a história toda, a comida, o vinho... o trânsito, a quantidade de excursões infernais nos lugares...! :?

 

HOSTEL: A Itália, em geral, não é mt boa em ofertas de hospedagens, principalmente com custo-benefício bom. Optamos pelo The Yellow (http://www.the-yellow.com), q foi mt bonzinho, arrumadinho... mas caro! Não tem cozinha à disposição, nem wi-fi nos quartos. Em contrapartida, eles disponibilizam café da manhã MUITO gostoso e bem servido num preço razoável (há várias opções no menu), além de servirem refeições em preços acessíveis. É tb razoavelmente bem localizado.

No geral, achei bom... mas bem carinho pro q oferecem em contrapartida! :wink:

 

Roma Pass: Ouvi mta gente falar sobre ele e seus benefícios e, seguindo o q eu já vinha fazendo nas cidades maiores e mais cheias, comprei o Roma Pass tb. Dá pra comprar online (http://www.romapass.it/p.aspx?l=en&tid=2), nos pontos de informação turística por lá ou (como eu fiz) eu quase todas as tabacarias da cidade. Fácil e rápido. ::cool:::'> Paguei 30E (acho q agora já tá 34E), valendo por 72h e entrei 0800 nos 2 primeiros monumentos (eu escolhi o Coliseu para já cortar aquela fila monstro q fica lá... vale como dica! E o Foro Romano.) e tive desconto em alguns outros lugares q fui. O Pass tb dá direito a transporte público free e desconto em restaurantes, museus, atrações, bares... ::otemo::

 

 

Nos dias q passamos lá (ao todo 5 – NÃO FAÇA MENOS Q ISSO, SÉRIO!), fomos ao basicão: Coliseu (foda, sem mais.), Foro Romano, Fontana di Trevi (MARAVILHADA com aquilo!), Piazza Navona (a mais bela delas), Piazza di Espana, Pantheon, Palatino, Monte Capitolino, Piazza Del Popolo, Jardins da Vila Borghese... além do Vaticano, claro.

 

Além disso, minha forte recomendação é entrar em todas as igrejas q vc encontrar pela frente; nunca se sabe qdo vc dará de cara com um Caravaggio, um Da Vinci, um Michelangelo, um Rafael... ou simplesmente vai ficar babando naquele esplendor todo! Minhas maiores recomendações são: Sant'Ignazio di Loyola, San Luigi dei Francesi, Basilica di Santa Maria Maggiore, Basilica di St. Augustine in Campo Marzio, São Pietro in Vincoli (praticamente só tem o Moisés, de Michelangelo)...

 

O outro programa q eu fiz 0800 com o Pass foi o Museo Nazionale Romano. Achei bem interessante tb, vale a dica! :wink:

 

Não posso falar mais q: “caminhe por Roma”!! Mas, serinho, reserve um tempo pra se jogar em Trastevere. É um bairro famoso e com um ar delicioso, vários restaurantes bons e preços legais... senta por lá, pede um vinho da casa, algo pra comer e fique olhando a vida passar! 8)

 

Um outro lugar q me deixou babando foram os Jardins da Villa Borghese! Reservem um tempinho e cheguem lá tb, vale demais a pena! ::otemo::

 

CONTANDO DERROTA: não façam como eu, reservem o ingresso da Galleria Borghese com antecedência (http://www.galleriaborghese.it/default-en.htm). Fomos lá e já estava esgotado até agosto! :(::grr::::putz::

 

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VATICANO: compramos as entradas online e com antecedência. Não só indico q vc faça o mesmo, mas faço desse o meu maior conselho! AHAHHAAH A fila não é grande, não, é absurda... e embaixo daquele sol! Saravá!!!!!!! :shock: FATO q se não tivesse comprado antes, não ficaria lá naquela fila nem a porrada! Tá aí o link http://www.rome-museum.com/br/reservas_museus_vaticano.php pra ajudar uizámigu! ::tchann::

Vou evitar maiores comentários sobre os museus, a Sistina e blá blá blá, pq eu acho q sempre vale a visita e ver com os próprios olhos... No entanto, gostando ou não, não reserve menos q um dia pro Vaticano. Não é tãããããão grande, mas tem bastante coisa pra ver, muitas excursões asiáticas infernais pra desviar ::grr:: , muitas filas pra esperar... q vc fica meio... meio... meio...

 

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AHAHAHAHAHHAAHAHAHA, foi mal o palavreado ae! :roll:::tchann::

 

 

ALIMENTAÇÃO: tb não tenho nenhuma indicação específica - até pq não lembraria mesmo os nomes, mas garanto q em Trastevere vc achará excelentes restaurantes. E, como eu disse no começo, peça qlqr coisa com frutos do mar q é quase sempre acerto!! :wink:

Uma situação engraçada q me aconteceu foi quando pedi uma lula (eles chamam de calamari por lá) e o garçom – q tinha uma cara de Traquinas Meio-a-Meio, sabor turco com italiano – ao trazer meu prato, me negou o azeite dizendo: “no, no, no. No bueno!”, virou as coisas e saiu andando. Como assim, tio????

 

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Só q ele não ficou satisfeito... Já q não tinha azeite para temperar, resolvi pegar o limãozinho q já tava no pranto. Ele, então, saiu da pqp de onde ele tava, veio até a nossa mesa, suuuuuper feliz e falou: “ahhh, sí... questo và bene!”. Deu um tapinha no meu ombro, virou as costas e saiu sambando! E eu, de novo:

 

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AHAHAHAHAHAAHAHAHA! ::lol4::

 

 

Assim eu termino meu relato sobre Roma.

Bjs, italianos... seus lindos!

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Saindo de Roma, nosso destino era Sorrento. Lá ficaríamos por 4 dias e nosso roteiro incluía um rolé pelo resto da Costa Amalfitana (Positano, Amalfi, Capri e Anacapri) e uma ida à Pompeia, a qual decidimos ir já no primeiro dia.

 

Lembram q no começo falei q a Costa Amalfitana é o lugar mais indicado para não ir de carro. Pois é, guarde essa dica com carinho pq é MESMO!! Só até Pompeia q nós usamos o carro, pq além das estradas serem complexas (mtttttt estreitas e os motoristas lá não tem amor à vida!) o preço dos estacionamentos é o olho da face! Aliás, dois olhos da face! :o:o Vamos lá, gente: 20E por 4h?????

 

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POMPEIA

Não compramos ingresso com antecedência, mas tb não pegamos nenhuma fila praticamente (o preço inteiro foi de 11E, sem a subida até o Vesúvio, mas vc pode optar por esse passeio completo). Eu sei q havia 2 lugares diferentes pra comprar, no q fomos (um pouco mais distante do portão de entrada –Piazza Esedra) havia 2 pessoas na nossa frente. Na outra bilheteria, q é bem em frente à entrada, a fila dava voltas. Dica dada! :wink:

 

No entanto, se quiser garantir o ticket com antecedência e ir de cabeça fria, tá aqui o link pra vc ser feliz desde já: http://www.pompeiturismo.it/index.php?Itemid=28&lang=en. ::otemo::

 

Bom, pra qm por acaso não sabe, Pompeia foi uma cidade destruída pelo vulcão Vesúvio há muito tempo atrás, na ilha do Sol (não, não, não... essa última parte é mentira! AHahhaha)... E até hoje tem coisa conservada por lá, inclusive corpos q acabaram petrificados pela lava expelida na erupção nas mesmas posições e expressões faciais do momento do desastre. Não vou falar mt sobre isso, mas tem umas informações simpáticas aqui: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/a_tragedia_de_pompeia.html pra quem se interessa por História, ou talvez pra fazer despertar a vontade de visitar o lugar.

 

Eu achei o lugar interessantíssimo, as ruínas, as peças q ainda estão lá impressionam... Pra isso, não deixe de comprar o guide tour senão vc não vai entender quase nada até pq são ruínas, né?! Outro fator é q mts dos objetos e afrescos q lá estavam foram levados pro Museu Arqueológico Nacional de Nápoles – q nós até tentamos ir, mas nosso apuradíssimo senso de localização não nos permitiu achar...

 

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Beeeem, eu sei q tava um dia bem bonito, mas o sol e calor castigando. Gastamos umas 4h a 5h lá dentro, pq o lugar é bastante grande mesmo... mas acho q foi mt preciosismo nosso pq chega um hora q – na minha humilde opinião - vira tudo um grande “mais do mesmo” até pelo fato de q vários itens já nem estão mais lá em exposição. :? Acho q fazer umas 3h com disposição, pesquisando antes as partes de maior interesse, pegando o mapa e traçando uma estratégia seja o mais indicado pra tu não ficar lá dentro rodando como uma barata tonta.

 

DICA:: leve um lanche e bastante água! Os preços lá são bizarros... e é quase um cartel. Do contrário, se prepare pra gastar 3E numa garrafinha de água.

 

Um fato triste, muito triste é q em perdi minha identidade lá... Na verdade, foi em algum lugar por lá. Nem sei onde foi, mas perdi!! Eu esqueci de falar no momento certo, mas já havia perdido minha carteira de estudante em Nice. Só me restava meu passaporte!! E eu ia ter q pagar tudo no preço inteiro!! #chatiada #todaschora #luto

 

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Depois disso, a gente tinha a pretensão de ir à Nápoles, dar uma voltinha, conhecer um pouco da cidade, parar naquela pizzaria famosa e comer um pizzazinha gostosa... Mas a gente passou por lá, ficamos rodando quase uma hora de carro e não achamos um lugar sequer q despertasse uma mínima vontade de parar o carro e descer. Desculpa qm gosta, mas achei Nápoles HORROROSA! Um aspecto sujo, mal cuidado, desorganizado, perigoso... E olha q sou do RJ, e aqui desviar de pivete e assaltante é quase modalidade esportiva!

 

No próximo falo sobre as outras cidades!

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