Ir para conteúdo

Fernando de Noronha não vale a pena. É uma farsa.


Posts Recomendados

  • Membros

Muito obrigado danielrmt! Vou colocar aqui o link para as fotos no site que recomendou. Por favor não pensem que eu tenho alegria em postar as fotos. Sinto uma tristeza muito grande em ver um santuário ecológico e patrimônio histórico sendo degradados. Mas, como poder econômico é o que manda no país, tenho poucas esperanças de que as coisas vão melhorar.

 

Aqui vai o link

 

http://fabiano1.imgur.com/all/

 

A foto 1 foi tirada na região próxima à Igreja NSa dos remédios. Reparem no buraco e no estado da estrada. Isto pode ser visto em toda a ilha.

 

As fotos 2 e 3 mostram os mal estado de conservação dos canhões do Palácio São Miguel. Reparem nas plantas crescendo sobre eles

 

As fotos 4 e 5 mostram o lixo espalhado desordenadamente no palácio São Miguel, que é a sede administrativa de Fernando de Noronha. Claro, se há sujeira ali, imaginem no restante da ilha.

 

As fotos 6 e 7 mostram o lixo espalhado na rua do sol.

 

A foto 8 é de fezes de cavalo na trilha grande de Atalaia, dentro do parque nacional marinho.

 

A foto 9 é a placa indicadora da trinha longa de atalaia. Reparem no estado de conservação da placa. Está quase apagada. Ou seja, há muito tempo sem manutenção. Há placas assim por toda a ilha.

 

A foto 10 foi tirada no forte, que está quase em ruínas. Reparem na haste de sustentação e no estado das bandeiras.

 

Tenho muitas fotos, mas creio que estas já ilustrem bem a situação.

 

Forte abraço a todos,

 

Fabiano.

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
  • Membros

Olá pessoal!

 

Também estive em Noronha em dezembro/2013 e vou falar um pouco sobre o que eu achei da ilha:

 

- Pagamos uma taxa ambiental em torno de R$ 40,00/dia, mas sinceramente não sei onde ela está sendo aplicada. Conversando com os nativos, eles disseram que esse dinheiro fica com o governo de Pernambuco e muito pouco é revertido para a ilha. Além do mais, parece que a pessoa que governa a ilha é nomeado pelo governador de Pernambuco, e os nativos já tentaram tirá-lo do poder, mas sem sucesso. Disseram que a pessoa nomeada não luta pela preservação do meio ambiente e melhores condições de vida para aqueles que lá vivem;

- Um taxista me disse que há ANOS que eles esperam por melhorias nas estradas que são totalmente esburacadas.

- Além da taxa ambiental, tem a taxa do Parque Nacional Marinho de R$ 75,00 que teoricamente é para melhorar as estruturas das praias, trilhas e preservação das mesmas. O que eu vi? Eu vi uma trilha feita com madeira ecológica; Dois bares com lembrancinhas CARISSIMAS de FN na praia do Sancho e Sueste; E só ::bad::

- Para acessar a trilha do Atalaia tem que ter pago a taxa de R$ 75 e antes de fazê-la tem que ouvir uma palestra do ICMBio sobre a importancia de não tocar nos corais em na piscina do Atalaia, por isso o uso obrigatório de colete. Ok, agora me diz como NÃO tocar nos corais em uma piscina com 30 cm de profundidade. Além do mais não pode usar protetor solar pois tambem danifica os corais, e VÁRIOS turistas estavam brancos de tanto protetor no corpo e mesmo assim puderam entrar na tal piscina. Minha opinião: Proteção ambiental zero, pois todos que entram nesta piscina tocam pelo menos uma vez em algum coral. Solução: FECHAR A PISCINA PARA VISITAÇÃO, ISSO SIM É PROTEÇÃO AMBIENTAL.

- Quero relatar aqui uma indignação quanto a esta taxa de 75,00. Para entrar na Baía dos Golfinhos é necessário apresentar o comprovante de pagamento no PIC do Sancho. Pois bem, teoricamente o PIC abre a partir das 06:30 para visitação a Baia dos Golfinhos. Chegamos exatamente 06:30 e não havia NINGUEM lá para abrir a visitação. Eram 06:45 e haviam umas 10 pessoas esperando, até que a primeira pessoa pulou a cerca e depois todas pularam tb. Total falta de respeito com os turistas que pagam caro para poder visitar esses locais, e os caras não aparecem no horário!!

- Sujeira: olha, eu não vi essa sujeira toda nas praias, aliás achei tudo bem limpo. Claro, o centro histórico não está tão bem conservado e tal, mas nada que deixe FN feio ou que não valha a pena.

 

Na minha opinião FN tem muitos problemas a serem resolvidos, muito por parte do Governo, que deveria investir mais por melhores condições de vida dos nativos. Quanto a natureza, foi um dos lugares MAIS lindos que já visitei na vida, praias DESERTAS, natureza linda, mar fantástico. Para mim, Noronha é paradisiaco. Agora, se torna um local muito CARO, pois para ficar uma semana gasta-se mais de R$ 300 em taxas, que não se sabe pra onde vão...

 

Valeu!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Obrigado pela mensagem e pelas observações, Daniela Immig

 

Na verdade esses problemas vem sendo divulgados pela imprensa há algum tempo e a administração parece não se importar.

 

Aqui vão alguns links para jornais e sites bastante acessados:

 

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0305200911.htm

 

http://www2.uol.com.br/JC/especial/noronha/ochorumedacacimbadopadre.html

 

http://blogs.estadao.com.br/fernando-gabeira/2011/01/27/noronha-crise-no-paraiso/

 

http://g1.globo.com/platb/pe-viver-noronha/2013/09/05/moradores-enfrentam-problemas-no-abastecimento-de-agua-na-ilha/

 

Grande abraço,

 

Fabiano.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Fabiando, legal você compartilhar a sua experiencia, acho muito bom os membros relatarem também suas experiencias ruins, assim ajudam outros membros a evitarem lugares ou estabelecimentos com problemas, afinal estamos aqui pra nos ajudarmos e a viagem não necessariamente tem que ser perfeita para ser relatada! :D

 

Nunca fui a FN, mas ja li diversos relatos de membros do fórum e noticias sobre FN

 

O numero de turistas cresceu absurdamente e a ilha não tem estrutura para manter tudo isto, o lixo é tirado da ilha por balsas e quando o movimento de turista é muito grande, elas não dão conta. Boa parte dos turistas que vao visitar a ilha, também não respeitam esse paraíso.

Muitas pessoas também relatam que os custos são absurdo.

 

Acredito que FN deixou de ser um lugar muito bom para mochilar, pois alem dos custos serem absurdo, elas esta toda direcionada ao turismos estilo "CVC". Claramente se nota que o turismo esta fazendo um mal absurdo para a ilha, minha dica é, se você quer mochilar ao estilo clássico, não vá a FN, existem diversos lugares muuuuuito bacanas nos quais você não vai incentivar a destruição do local, vai gastar muito menos e absorver muito mais sobre a cultura local.

 

::otemo::

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros
Aqui mesmo no Mochileiros existem vários outros tópicos falando sobre a farsa de Fernando de Noronha.

 

Não é que não seja bonito, mas como falaram, o marketing é excessivo. Cria-se uma grande expectativa de "paraíso" e quando se chega lá não é nada disso.

 

É claro que pouquíssima gente tem coragem de falar que pagou mico gastando uma grana para ir lá e não valeu a pena. Brasileiro quer sair na vantagem, se aparecer. Quem é que bota a cara a tapa pra dizer "realmente, paguei caro pra caramba, mas Fernando de Noronha é uma bosta"? São poucos. Gente "super viajada" dizendo que Fernando de Noronha é lindo não me surpreende.

 

É como dizer que o Rio e Salvador são cidades maravilhosas, quando na verdade são apenas um gigantesco vaso sanitário fedendo a urina em formas de cidade.

 

O tópico é válido, porém devemos evitar os excessos e a difamação, correto.

Vamos ser construtivos e tentar orientar. Moro no Rio de Janeiro e adoro esse lugar, não adimito tamanha falta de respeito.

Quero que me diga uma cidade perfeita. Em 2013 fui para Paris, Londres, Veneza, Roma, Siena, Piza, Barcelona, Madri, Valencia e Lisboa, e excetuando a história e cultura de cada uma, o Rio está ainda tomando surra em questões de transporte público, porém já está evoluindo, de resto, o Rio está melhor do que muitas cidades que citei, pode acreditar. Vá e confira, tem cidade lá muito mal conservada.

Vou postar meus relatos, se quiserem acompanhar.

Abraço.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Muito obrigado pelos seus comentários Idorr!

 

Bom Ederrj, esse tópico foi criado para mostrar a degradação que vem ocorrendo no arquipélago de Fernando de Noronha. Exatamente para alertar as pessoas que têm o sonho de conhecer esse "paraíso". É muito importante saber como o lugar está antes de ir ou o viajante pode ter uma viagem absolutamente frustrante e onerosa, como foi o meu caso. Não houve excessos. A realidade é que o santuário ecológico está em franco processo de degradaçção. A mídia tem relatado isso, já postei vários links onde as reportagens podem ser acessadas.

 

Abraços,

 

Fabiano.

Link para o comentário
  • Membros

Concordo. Essa ilha maravilhosa pertence ao Brasil, não somente ao estado de Pernambuco e muito menos aos "nativos", que reclamam muito mas não tomam atitude contra os mandos e desmandos dos "administradores". Sou contra as taxas abusivas cobradas que ninguém sabe para onde vão. Sou contra a venda de autorizações para carros. Isso é um absurdo! Somente os que nasceram na ilha deviam poder morar lá permanentemente. TODOS os outro brasileiros que queiram deveriam poder ficar temporariamente trabalhando voluntariamente num sistema de rotatividade. Afinal, esse paraíso pertence ao Brasil.

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

Fernando de Noronha NAO vale a pena, e os motivos sao muitos.

1- Taxa de turismo preservação ambiental é altíssima, mas o nativos dizem que nao sabem onde este dinheiro todo é aplicado DIZEM QUE NA ILHA NAO É MESMO visto que a preservação é precária é feito por uma empresa do governo federal a PETROBRAS, ai você ja sabe onde vai este dinheiro todo...né?

2- lixo em todas as partes

3- Taxa de preservação alta, mas nao tem nem hospital que seja pelo menos básico na ilha, se vc quebrar o dedao do pé TEM QUE TOMAR UMA AVIAO e sair da ilha.

4- Quer sair a noite da pousada e dar uma passeada pelo centro da vila? se prepare! é escuro, sujo, ruas esburacadas, lugares mal cuidados.

5-Quer jantar a noite? se prepare os VALORES sao fora da realidade da ilha e do brasil. conheço muito bem a Europa, e os valores praticados nos restaurantes da ilha por um bom prato esta no mesmo valor da Europa.

6-Quer ir a praia? como, se tudo é a titulo de preservação e nao pode ficar por ali, ou nao tem fácil aceso, se fora a Noronha esquece que vai ter praia normais...nao vai!

7-O valor das pousadas de baixo nível sao ate razoável, porem ser quiser uma pousada melhor, se prepare! pois o valor da diária é o mesmo que um hotel 4* em roma, Madrid, Lisboa. Fiquei na melhor pousada da ilha, a do ZÉ MARIA, paguei pelo quarto em conta, que tem preço de Europa(sou agente de turismo, e sei o que estou dizendo) e o quarto esta 100 metros da recepção, descendo escadarias interminaveis, para minha surpresa o quarto ficava em um buraco onde a vista era um barranco.

8-Quer alugar uma bug para andar na ilha? se prepare...o valor é de tirar o coro do turista que nao tem outra saída para se locomover na ilha.

9- Pagar por passeio com os barcos das agencias de turismo que tem na ilha - chega a ser irritante o que eles fazem, pois nao tem tempo de nada é uma correria louca, nao tem tempo para saborear as praias, pois as mesmas sao preservadas, e quando tem é por apenas 30 minutos...

 

ESTAS COISAS NINGUÉM TE FALA ANTES - pois se a agencia te falar antes voce nao viaja para Fernando de Noronha.

 

Sai da ilha com nariz de palhaço e revoltado.

  • Gostei! 2
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...