Ir para conteúdo

Fernando de Noronha não vale a pena. É uma farsa.


Posts Recomendados

  • Membros

Retornei de Fernando de Noronha ontem e fiquei muito decepcionado com a administração do parque. Embora haja belas paisagens o custo benefício não compensa, por vários motivos:

1- Estradas esburacadas e em mal estado de conservação;

2- Há lixos despejados desordenadamente em praticamente toda a área habitada;

3- A taxa que se paga à econoronha e ICMBio não dão retorno algum ao contribuinte. A única praia com trilhas feitas com material sintético e isso é especialmente importante para idosos e deficientes só existe no mirante da baía do Sancho e, assim mesmo é miuto curta;

4- Dentro do parque nacional marinho há cavalos e dejetos, o que contribui para a degradação tanto da vida terrestre quanto marinha. Por esses e outros motivos, Noronha já está fora da lista dos lugares mais encantadores do mundo.

5- Esse não é o melhor spot de mergulho do Brasil. Está longe de ser. A ilha de Boipeba, por exemplo, é muito melhor tanto em termos de beleza cênica quanto em termos de condições de mergulho e infraestrutura. O próprio site tripadvisor coloca boipeba na lista de ilha mais bonita e com maior biodiversidade marinha do litoral brasileiro.

 

6- Os prédios históricos estão em péssimo estado de conservação. Há plantas e fungos crescendo em canhões, fortes e outros prédios antigos;

 

7- Logo ao lado da capela centenária, na vila dos remédios, há lojas de grande estilo, o que descaracteriza e polui visualmente o centro histórico, que está quase em ruínas.

 

8- O abandono já pode ser visto logo em frente ao prédio da prefeitura. Lixo por toda parte e plantas crescendo nos canhões.

 

Tenho fotos de muitas coisas horríveis que vi em Noronha. Posso postá-las aqui no site, se houver alguma maneira ou posso mandar pra quem tiver interesse. Basta escrever.

Portanto, minha recomendação é; Se você guardou uma boa grana, vá pra abrolhos, boipeba, morro de São Paulo ou praia do espelho. Garanto que são lugares muito melhores. Não vá a Noronha. O arquipélago é uma grande enganação. Nativos e sócios de nativos que possuem empreendimentos lá vão querer fazer você gastar muito, vendendo ilusões

  • Gostei! 2
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
  • Membros

fiquei realmente intrigada com este relato, pois é o primeiro comentário negativo que vejo a respeito do de fernando de noronha.

nunca estive lá, mas muitos amigo/conhecidos meus SUPER viajados sempre me afirmaram que o lugar é mais bonito do que qualquer ilha do caribe, pacífico ou até maldivas.

 

enfim, como não acredito em unanimidades, gostaria de ver estas fotos também para conseguir visualizar o que descreveu.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Infelizmente o colega pegou Noronha num momento ruim, assim como já estive em Morro de São Paulo onde vi as praias tomadas por lixo. Lamentável ver que o Brasil ainda não conseguiu aprender tratar bem o que tem. Já visitei Noronha em dois momentos e, na minha opinião, é o lugar das praias mais espetaculares do Brasil, devendo ser visitada entre os meses de agosto a novembro, pois permite uma melhor visibilidade. A Ilha de Boipeba foi eleita pelos internautas, os quais nem sempre conhecem os dois lugares para fazer a comparação. Para mim, das ilhas que conheço, Noronha e Ilha Grande, no Rio de Janeiro, são as duas ilhas brasileiras que possuem as praias mais impactantes do Brasil. Conclusão: vale a pena sim ir a Fernando de Noronha.

 

Abração.

 

Marcos.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Oi Gente! Posso postar as fotos e até quero porque são revoltantes. Alguém sabe como devo proceder?

 

Olha, já viajei um bocado e não só pelo Brasil. Mas nunca vi uma propaganda tão desproporcional. As informações da internet são totalmente mentirosas sim.

 

Concordo com o Marcos, a ilha grande tem belíssimas praias. Estive lá e recomendo. Fernando de Noronha tem praias lindíssimas mas tem todos os problemas que citei acima. Querem pagar pra ver? Eu não pagaria, até porque sai bem caro.

 

Há uma explicação para a coisa ter chegado neste nível de degradação, e parece que vai piorar. Vou tentar resumir muito aqui.

 

Em 1988, Fernando de Noronha deixou de ser um território para ser parte intergrande de Pernambuco, com 70% da área sendo transformada em parque nacional marinho, administrada pelo Ibama e atualmente pelo ICMBio. Quem ia a Fernando de Noronha na década de 80 ou era militar ou pescador nativo mesmo. Aí o lugar era bem rústico e, de fato, lindo.

 

Nos anos 90 um plano diretor e um plano de manejo foram elaborados. Apenas nativos poderiam abrigar turistas e a melhor acomodação da ilha era a base militar americana abandonada. As águas que abasteciam turistas e moradores vinham das chuvas do meio do ano. O arquipélago continuava lindo e rústico.

 

No fim dos anos 90, os planos de manejo e diretor mudaram. Nativos poderiam associar-se a milhonários para que grandes empreendimentos fossem construídos. Há agora resorts que abrigam celebridades. Aí a coisa caiu em desgraça e está piorando. Por quê? Porque é preciso dessalinizar a água pra atender a demanda (um processo caro e com impactos significativos). As coletas de lixo não são regulares e há dejetos espalhados por toda parte.

 

As taxas de administração e preservação são elevadas e aparentemente nada está sendo feito.

 

Bom, reconheço que há belas paisagens mas o preço não compensa e eu não recomendo.

 

Quero postar as fotos do que disse. Alguém sabe como devo proceder? Posso também criar um flicr só pra isso.

 

Por favor me avisem sobre o melhor procedimento porque falo questão de mostrar. Está tudo documentado.

 

Grande abraço,

 

Fabiano.

Editado por Visitante
  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • Membros

Aqui mesmo no Mochileiros existem vários outros tópicos falando sobre a farsa de Fernando de Noronha.

 

Não é que não seja bonito, mas como falaram, o marketing é excessivo. Cria-se uma grande expectativa de "paraíso" e quando se chega lá não é nada disso.

 

É claro que pouquíssima gente tem coragem de falar que pagou mico gastando uma grana para ir lá e não valeu a pena. Brasileiro quer sair na vantagem, se aparecer. Quem é que bota a cara a tapa pra dizer "realmente, paguei caro pra caramba, mas Fernando de Noronha é uma bosta"? São poucos. Gente "super viajada" dizendo que Fernando de Noronha é lindo não me surpreende.

 

É como dizer que o Rio e Salvador são cidades maravilhosas, quando na verdade são apenas um gigantesco vaso sanitário fedendo a urina em formas de cidade.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • Membros

Oi boreiajr! Obrigado pela mensagem! Eu realmente fico me questionando sobre o por quê da galera que vai dizer que o lugar é um paraíso. Até porque, enquanto estão lá reclamam dos problemas que mencionei. Cheguei a pensar nisso que você falou. Seria então uma questão de Glamour? Algo como "Fui a Fernando de Noronha, lugar belíssimo, via a celebridade tal e tal na praia da conceição". Será que é isso? Se for é mais decepcinante do que eu imaginava.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Oi Arlan! Obrigado pela mensagem. Que bom que reconhece que o que eu disse é verdade. Acho importante as pessoas saberem disso antes de ir. Como disse, as taxas de administração são elevadas e não há retorno ao contribuinte. Cabe a quem planeja a viagem decidir se ela vale a pena. Pelo que percebi muita gente ficou surpresa com o que está escrito. Reforço o que disse. Claro, é a minha opinião. O custo benefício não compensa e eu não recomendo.

  • Gostei! 2
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...