Ir para conteúdo

Panama - Costa Rica - 2 semanas - nov /13


Posts Recomendados

  • Membros

Relato simples e confuso.

 

Antes de tudo o dinheiro.

No panama se aceita dolar em qualquer canto.

Na costa rica nos lugares que fui todas aceitam dolar, mas o comercio te devolve em colones. O cambio varia de 485-500 colones por dolar.

Em nenhum dos paises fui numa casa de cambio

 

Primeiro dia - Panama City - Canal Panama

 

Cheguei na cidade do panama la pelas nove horas horario local (tinha saido as 4 da manha de guarulhos). Em vez de pegar o taxi, tinha lido que o busao era mais ibarato, resovi arriscar.

O povo era firmeza e geral me indicou o lugar do busao que e' facil de chegar. A zica e' que era domingo, passava menos busao que o normal, um passou nao parou pq ja estava cheio, e pior, tinha que ter um cartao pra passar e entrar no bus o tiozinho nao aceita grana. Dei sorte que enquanto esparava uma meia hora no ponto um cara do meu lado se propos a pagar minha passagem (25 cents de dolar). O busao ia pro albrook demorou uma hora no trajeto e chegou no terminal rodoviario que e' do lado do aeroporto e de um shopping.

 

Chegando la comprei meu cartao de bus, coloquei um dolar de credito e fui comprar minha passagem pra almirante (para ir a bocas). Azar de novo, como era domingo a boleteria so abria uma da tarde. Fui no shopping de mochila passear, deixei minha mochila cargueira numa paqueteria (tipo guarda volumes de lojas no shopping) e fiquei passeando por la para trazer alguma bugiganga do panama que dizem que [e mais barato.

 

Comparado com os states nao achei o panama barato, mas comparado com o brasil tem algumas coisas mais baratas. N'ao conheci a zona de livre comercio de colon, mas de acordo com meu pouco conhecimento (fui pra uns outlets em NY esse ano) se quiser comprar barato va' pros states.

 

Uma da tarde comprei minha passagem pra almirante. Tem busao saindo todo dia as 8 e oito e meia da noite. Ja nao lembro quanto foi, tipo uns 40 dolares.

Comprei tb minha passagem de volta de san Jose pra cid do panama 55 doletas. Tem dois horarios meio dia e onze da noite, comprei o da 11 da noite.

 

Depois resolvi ir no canal pra matar o tempo. Tive que comprar outro cartao (mais um dolar) e mais 35 cents pra ir ver o canal. Esse outro cartao era pq pra ir no canal e' outro tipo de busao, o busao colorido tipo escolar americano tunado. O do aeroporto era mais bonitinho parecido com o brasil com ar (chamam de metrobus). Uns 15 minutos tava na eclusa miraflores, usn 10 min de caminhada e se chega la. Gastei umas 2 horas, vendo navio passar, museu e outras coisas. Bacaninha. 8 doletas o pacote de vista do canal, fecha as 5 da tarde. Voltei de bus, paguei mais 35 cents.

 

Opiniao: de bus se vai a qualquer canto na panama city, e' mais barato que taxi, mas se vc tiver em uns 2-3, talvez o taxi sejaj a melhor opcao mesmo. Quanto ao aeroporto pra cidade, o taxi e' a unica opcao, pq so se consegue os bilhetes de busao no albrook.

IMG_0767.JPG.a91a8a155253c6bdf6a23944945df31c.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Segundo dia - Almirante - Bocas del Toro - Playa Buff

 

Peguei o busao oito da noite, busao congelando de frio, cheguei em almirante 6 da manha.

Decendo do busao os taxis te oferecem viagem ate o cais por 1 doleta. Pedi informacao pra uma tiazinha e fui andando, tipo uns 15 minutos descidinha leve. Chegando la o barco e 5 doletas. Tem de meia em meia hora. Dura uns 30-45 min

 

Saindo do barco vc ja esta na rua principal (so tem ela praticamente). Fui no albergue Torunga que minha prima tinha feito a reserva. Paguei 12 dolares a diaria dormitorio com AC, sem cafe. Nenhum albergue tem cafe nessas bandas. Albergue bem localizado, limpo, lockers grandes, mas espaco interno pra cozinha e tudo mais meio pequeno. Funcional. Talvez tentasse outro se nao tivesse feito a reserva.

 

Nesse primeiro dia resolvi ir andando pra praia bluffy. Umas 2 horas pra ir, duas pra voltar, caminhada plana, paisagem bonita, muita chuva na ida. Chegando l[a comprei uma agua e fiquei estirado na rede e lendo um livro num restaurante com piscina que tem na praia (tem que pagar 3 pelo uso da piscina). Resolvi sair tipo umas cinco da tarde, o sol se ia as 6. la pelas seis 2 policiais de quadriciclo me disseram que era perigoso andar sozinho a noite por la e me deram carona ate a cidade. Achei meio estranho, agradeci e cai fora o mais rapido que pude. Eram policiais pq tavam armados e passaram varias vezes na trilha durante o dia, mas esse negocio de perigo nao entendi.

 

Terceiro dia - Passeio de barco para iha sapatilha - dolphins bay - ilha do pregicoso e praia red frog.

 

No terceiro dia fechamos um passeio por 30 doletas com um tiozinho. Fomos em 6 na lancha. No final acho que o preco normal era 25, mas a nosso barco foi mais vazio e ele acrescentou a praia da rana roja no final. Levei sanduba feito pra economizar o almoco. Eles param pra comer mas vai sair umas 15 doletas o prato.

 

Opiniao: ver golfinho bacana, ilha zapatilha bonita, ver o bicho preguica (vi melhor e mais perto na costa rica), a praia red frog bom tambem, gostei mais que a ilha sapatilha. Valeu a pena.

IMG_0877.JPG.85cdffb8245a3958918ea28490088d39.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quarto dia - Praia da estrela do mar - bocas del drago

 

Pegamos um busao 10 da manha por 5 doletas ida e volta , viagem dura uma meia hora de deixa na praia bocas del drago que nao tem nada, uns 15 min vc caminha e cai na praia das estrelas do mar ( da para ir de barco tb, tipo um dolar cabeca se for uns 4). Tem bastante estrela, mas nao tem coco gelado. Ficamos morgando la o dia inteiro. Barato e bonito.

 

Opiniao: se for escolher entre praia da estrela e praia bluff, fico com a da estrela

 

Quinto dia - Viagem a Pueto Viejo + parque nacional cahuita (snorkel + caminhada)

 

Em vez de pegar o shutle que sia uns 27 dolares fomos por conta.

Pegamos a lancha das 6 da manha, chegando em almirante nos ofereceram viagem ate a fronteira por 7 dolares cabeca (ja que estavamos em 4) o busao saia mais barato, mas estavamos com pressa e topamos). Nos deixaram na fronteira que so abre as oito , tivemos que esperar uns 10 minutos. Cruzamos a fronteira e nos ofereceram outro taxi ate puerto viejo, mais sete dolares (choramos o desconto tb).

 

Chegamos em Puerto viejo ficamos no hotel casa verde num ape para quatro pessoas 15 dolares cabeca, pisicina irada, tudo bonitinho. Tinha opcao mais barata, mas resolvemos gastar o que economizamos no shutle no hotel. Pegamos um bus ate Cahuita 625 colones (pagamos em dolares), uns 25 min. Chegando la os passeios de barco ja tinham saido todos as 9 (quando tem muita gente eles fazem outros saindo mais tarde disseram), resolvemos ir andando para o parque e ver de qual era la. Um tiozinho nos abordou na praca e perguntou se agente queria fazer mergulho. Topamos 20 dolares cada (preco das agencias). Ele foi comprar umas frutas pro nosso passeio e nos levou ate a doca. Entramos numa lancha mais zuadinha, mas o coral e ali perto tipo uns15 min, chegando la o tiozinho deu uns pes de pato e mascaras meio velhas mas ok. Mergulho com a gente e de vez em quando ele desentocava um ou outro peixe debaixo da pedra pra gente ver. Foi muito bacana, vimos tubarao e tudo mais. No final ele nos deixou na popnta do parque e voltamos andando (da pra voltar de barco se quiser tb). A volta tem um bixos na trilha (nao sou fanatico por bixo) e paramos numa praia pra ficar de bob. Os corais ficam perto da terra, mas no parque e proibido mergulhar sozinho entao compensa pegar o barco, pelo menos ele ja te leva no fundo direto.

 

 

Quinto dia - Rafting Pacuare - viagem La fortuna

 

Fizemos o que geral faz agendamos o rafting no dia anterior, saimos 7 da manha, fizemos o rafting e depois mias 4 hs de van ate La fortuna.

100 dolares, nunca tinha feito rafting antes, achei caro porem bacana. Ruim so as 4 hs na van ate La fortuna. As estradas na costa rica nao adam por nada, nao tem acostamento, so curva, limite de 60, gente, bicicleta andando na pista, zuado.

IMG_1071.JPG.5cbabc1c67bc2939ff7bbd851002a366.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sexto dia - Cerro Chato + Cachoeira La fortuna.

 

Ficamos no arenal backpackers, 14 contos, bonito, arrumada, piscina bacana, mas nao tem cozinha. Os caras ate deixam vc usar a geladeira, emprestam garfo faca, mas cozinha,cozinha nao tem.

 

Acordamos tarde, pedimos informacao no albergue o cara explicou tudo. Ficamos na preguica e o cara do albergue chamou um taxi, ate a entrada do cerro chato 8 doletas a ida. L[a paga mais 10 dolares, foi 3 horas de subida, fomos parando sem pressa. Subida puxada. Chega la tem um lago verde bonito numa cratera. BAcana nadar la. Mas se nao fosse um vulcao antigo, diria que nao tem nada de mais. Volta ate a entrada da trilha mais 2 hs.

 

10 minutos andando ate a entrada da cachoeira. 10 dolares pra entrar na cachoeira mais 15 min pra descer ate la. Bacana, nada fora de serie, como ta no caminho compensa.

 

Depois mais uma hora andando voltando pra cidade ( a volta e bem melhor pq apenas decida, se for a ida acho que ia uma hora e meia)

 

Opiniao: Vale a pena o taxi na ida, ja a volta como e' descida vai bem de boa.

IMG_1149.JPG.85ec2b2309a68cff2aa8a42db455c645.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Setimo dia - Rio celeste – economize 70 dolares e ande horas! (ou pegue carona)

 

O preco do rio celeste pelas agencias e 90 doletas. Resolvi ir por conta, gastei 9 dolares.\

Peguei o bus cedo 630 que vai pra Upala 1800 colones . Falei com o motorista que ia pro rio celeste pra ele me avisar quando chegasse (e' no povoado de Katira). Dormi, o omotorista esqueceu, sorte que uma tiazinha me avisou que tinha passado, fui falei com o motorista e ele me deixou com um colega que fazia a direcao contraria - atrasei uma meia hora nisso). Desci do bus oito e meia da manha, resolvi andar rapido pq tinha gente que dizia que ate a entrada do parque era oito km outros 11km. Fui pedindo carona, depois de meia hora o quarto carro era de um alemao, me deu carona (fiquei meio sem graca que tava todo suado). Os locais nao sao muito de dar carona.

Cheguei no parque nove e meia da manha, contei meu drama a tiazinha foi com a minha cara e me cobrou a taxa de nativo (2 doletas), mas o preco para gringo e 10 dolares.

No parque gastei uma hora e meia indo ate o final (com 15 minutos parado na cascata), um mundo de agua caindo, o rio e bacana a pacas, o tenedor (onde a agua fica azul , parece magica). Nao tinha um mudno de barro, se for pulando nas pedras, pelas beradas, da pra voltar com o tenis sujo, mas nada impossivel. Uma hora voltando descendo, meio dia tava no portao.

Resolvi comecar minha descida. No meio da descida, comecou a chover o alemao passou e me ofereceu carona de novo, um anjo de Deus! mas como tava todo suado, molhado e com o pe sujo de carro, resolvi seguir minha trilha caminhando. Na volta pelo horario, passou menos carros, tentei umas 5 caronas em caminhonetes e motos, sem sucessdo. Os locais sao ruins de jogo. Na volta gastei 1,45 minutos andando direto sem parar. Cheguei 2 da tarde no ponto de onibus, fiquei conversando com o povo do local e peguei um bus de volta as 4 da tarde ate el tanque (2 hs - 1500m colones) e de el tanque - la fortuna outro bus uns 10 min depois (uns 500 colones - 15 min). Cheguei em la fortuna como seis e 20 da noite. Mas tem um busao que vai direto que passa em katira as 4 e meia. Dica tem um restaurante tipo pf na rua do terminal que custa 5 dolares prato farto com direito a refresco (Tico qqer coisa)

 

Opiniao: vale os 10 dolares, ja os 90 nao sei. O rio e' bonito pacas.

 

Oitavo dia - La fortuna - Quepos

 

Resolvi ir por conta. Tinha opcao de ir a quesada - san jose - Quepos. Mas sei la porque fiz diferente.

Peguei busao 5 e meia pra San Jamon 5 dolares - 3 hs, San Jamon andei 2 quadras ate o terminal da outra empresa, esperei meia hora e peguei busao pra punta arenas mais uns 5 dolares. Punta arenas esperei masi 20min busao pra Quepos 3hs mais uns 5 dolares.

Total aprox 15 dolares, cheguei uma e meia da tarde.

 

Opiniao: se tiver com mais grana e menos tempo pega uma van pq esses bus param mais que tudo no mundo

 

Fiquei no wide mouth frog que e 3 quadras do lado do terminal. piscina mais simples, cozinha bacana, ventilador top.

 

De meia em meia hora tem bus pra manuel antonio (375 colones -15 min) - fui pra manuel antonio na parte publica da praia fiquei por la a tarde.

IMG_1187.JPG.c94f337cadafbd3d9a805fd7a40bc647.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Décimo dia – Manuel Antonio parque + Viagem San Jose -> Cid Panama

No dia seguinte, fui de bus de novo pro parque. Vale a pena chegar cedo no parque, cheguei umas 8 e já parecia lotado igual um shopping center. Muitos animais, praias bonitas e cheias. Cuidados com as comidas os bichos roubam tudo.

Fiquei até as duas da tarde. Cinco peguei o bus direto (para menos) pra San Jose. O tio me deixou numa praçinha que tem uns taxis que me levaram até o terminal do Tica Bus.

 

Décimo primeiro dia – Viagem até Cid. Panamá e passeio centro antigo

Viagem até Cidade do panama. Na entrada do panama tem que ter pelo menos 500 doletas com vc, se não vao embaçar o meio de campo. Na hora quem não tem pode pegar um "empréstimo" com o tiozinho do bus, 10 doletas pra cada 100 emprestado. Zuado.

Cheguei em cid. panama tocumen as 5 da tarde, peguei busão até a praça 5 de maio pra pegar o outro bus que ia pro chorrizo (passa mais perto do Luna´s Castle). Mas como o bus demorava, era horario de pico, resolvi ir andando - uns 10-15 min. Só pegar a avenida e seguir reto, quando os prédios começarem a ficar antigos, pergunte onde é pros guardas que eles sabem. A noite sai pra correr no bairro, super seguro e de boa, guardas em todas esquinas e vários restaurantes de bacana, como a grana tava curta comi numa padaria lá perto mesmo.

No albergue mesmo fiz a reserva pra ir no dia seguinte pra chimimé - 30 dolares a diária, dizem que é uma das maiores ilhas de san blas, masi 60 dolares de transporte, mais 20 de barco.

Luna´s: primeira vez fiquei num quarto zuado, sem janela, com 10 -12 camas - dormi no sofá na sala bem melhor. Na segunda vez fiquei no segundo andar, bastante gente, mas ventilador melhor e visão maneira da cidade. O albergue não é o mais top, mas como é cheio, e bem movimentado, foi maneiro pela galera. Tb é bem localizado no casco viejo que é a parte mais turistica da cidade.

IMG_1251.JPG.37c34992bf496f160ada3a4a18f36d85.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Decimo segundo dia – Ida pra San blás

Acordei 5 da manhã o transporte nos pegou na porta, parou na agencia que fica em cima de um mercado, pagamos umas taxas e comprei agua, uns biscoitos e tals.

Chegamos umas 10-11 da manhã na ilha. Maneiríssimo. Fiquei numa cabana coletiva com mais 3 pessoas. Em rede. Almoço e janta peixe frito, assado, gostoso e bem temperado, com salada, arroz e feijão/batata...

San blás é o imperdível do panamá. Todas as outras praias no panamá ou costa rica, vc tem coisas parecidas no Brasil. San blás não.

Pra quem tá com mais grana pode ficar em barcos que ficam perto das ilhas. Tem a opção de ir da cidade o panamá pra cartagena na Colombia. SE tivesse tempo faria o passeio de barco pra Colômbia, vi alguns barcos assim , conversei com o povo, parecia bacana.

 

Decimo terceiro dia. San blas

Fomos pra ilha del perro que tem o barco afundado, melhor lugar pra mergulhar do arquipelago certeza. Foi 2 contos pra entrar na ilha mais 20 contos o barco dividido em 4.

20131129_134314.jpg.cc7019cc2d4af52a6aaa24079c9a67f7.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Decimo terceiro dia. Volta Cid. Panama + passeio na cidade.

Volta pro Panama - fiquei no luna de novo dessa vez no quarto do segundo andar - mil vezes melhor. Passeio pelo centro a tarde pra fotos.

 

Decimo quarto dia - Volta brasil

Volta brasil. Andei uns 10 minutos até em frente a praça de antes(era domingo tava tudo meio vazio + centro comercial: andei meio ligeiro), peguei o busão de 1 doleta que vai diretão pela orla na parte de fora da praça. Como era domingo 40 min tava no aeroporto.

20131201_165417.jpg.5f638fcbd0b21536f57fe41002898802.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Roger,

Legal o seu relato, eu embarco para a AC dia 3 de janeiro. Mas preciso de sua ajuda se possível, tenho um amigo que está agora em Panamá City, tentou comprar a passagem do Ticabus para San José e não venderam pq ele estava sem o cartão internacional de vacina. Indiquei para ele tentar entrar na Costa Rica por Bocas, pq até agora nos relatos que li ninguém menciona a exigencia dessa carteira. Pediram para vc?? Pq para ele comprar no Ticabus só daqui a 10 dias, hoje ele tomou a vacina, estou tentando ajudá-lo a distancia mesmo.

Obrigada e fico no aguardo da resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...